Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Tragicerror

Perdi o medo de avião, mas ganhei o medo de QQ

Recommended Posts

Na semana passada viajamos ao Rio de Janeiro para a apresentação oficial do Chery QQ, subcompacto da marca chinesa que chega ao Brasil com o status de carro mais barato do mercado, a R$ 22.990. Como no caso de outros modelos vindos do país asiático, seu “preço baixo” não é tão baixo assim — a vantagem ante o tradicional e confiabilíssimo Fiat Mille é de menos de R$ 500, por exemplo. O que torna a oferta boa é o pacotão de equipamentos de série, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ABS e airbags etc. Como bem notou o jornal Folha de S.Paulo, é um nível de conteúdo à la Toyota Corolla por um preço de… Fiat Mille.

Como o evento de lançamento foi no esquema bate-e-volta, publiquei imediatamente a apresentação de mercado do carrinho e convidei o leitor a reler a avaliação exclusiva e antecipada que UOL Carros fez do modelo, em janeiro.

Mas eu não poderia deixar de alertar o internauta e potencial comprador de um Chery QQ a respeito da sensação de insegurança que experimentei a bordo do modelo, ainda no Rio e depois de publicar o texto de mercado. Isso, não obstante o fato de a citada avaliação de Eugênio Augusto Brito narrar perfeitamente o comportamento do subcompacto, como no trecho a seguir:

Como ocorre com os outros Chery, a suspensão do QQ ainda está a quilômetros de distância do ideal para nosso piso. Mole, solta, instável demais, causa desconforto em lombadas, valetas, buracos (e o Brasil está cheio disso), e também sustos em curvas mais fechadas, dividindo a culpa com o centro de gravidade mais alto (o hatch QQ quase lembra uma minivan) e rodas e pneus de aro 13. Na estrada de pista simples e mão dupla, num determinado momento da avaliação, iniciamos uma curva mais fechada feita com maior velocidade do que o recomedável para um carro assim, e fomos escorregando até terminá-la na outra faixa — ou seja, na contramão (por sorte, não havia trânsito no sentido oposto). Mantenha-se, ainda, longe de caminhões e veículos pesados em geral: a turbulência vai jogá-lo para um lado indefinido (algo que ocorre com qualquer carro pequeno, mas cujo perigo é ampliado pelas imperfeições do QQ).

Divulgação

Chery QQ: vai lá, que a gente fica de fora só olhando…

O fato é que eu, pela primeira vez em quatro anos guiando todo tipo de carro, senti medo de verdade durante um test-drive. E isso num itinerário curto, urbano e seguro, entre o Aeroporto Santos Dumont e a praia de Botafogo, passando pelo Aterro do Flamengo.

Como passageiro, no banco de trás (havia quatro pessoas a bordo), quase surtei quando a colega que dirigia o carrinho o levou a pouco mais de 100 km/h. Como passávamos por um túnel, a sensação foi a de estar num chacoalhante trem-fantasma. Detesto que deem palpite quando eu dirijo, e por isso evito fazê-lo quando outros estão ao volante — mas dessa vez recomendei cuidado à motorista. Nem precisava, porque ela mesma já havia percebido o problema e logo tirou o pé.

Depois eu assumi o volante e, ao longo de um trecho de pouco mais de 5 km, fiquei perplexo com a instabilidade mostrada pelo QQ até em situações corriqueiras, como mudanças de faixa e retomadas modestas (de uns 70 km/h para uns 90 km/h) para ultrapassagens. O carrinho oscilou lateralmente o tempo todo, implorando para sair do controle.

Sim, a carroceria é alta e os pneus e rodas (aro 13) são pequenos, mas se eu quiser viver a “emoção” de guiar uma Towner eu vou à loja e compro uma, certo?

Boa parte dos colegas que dirigiram o QQ durante o evento no Rio apontou o mesmo problema, com intensidades semânticas diferentes. Veja em Carsale, Interpress e MotorDream.

Não tenho a menor dúvida de que um Chery QQ trafegando a regulamentares 70 km/h numa via deteriorada, como por exemplo a Avenida do Estado em seu trecho paulistano, tem tudo para se tornar incontrolável caso passe em defeitos graves do pavimento. Outro dia assisti, naquela avenida, a um Chevrolet Astra simplesmente tirar as quatro rodas do chão devido a um desnível acentuado na pista. O “voo” durou uma fração de segundo e o motorista segurou o carro, que é relativamente largo, no braço. O que aconteceria se fosse um QQ?

Eu sempre tive um certo medo de avião, a ponto de suar frio nas turbulências mais fortes e, a cada nova viagem, pensar se valia mesmo a pena corroer meu estômago uma vez mais. Só que, de tanto voar a serviço de UOL Carros, esse medo simplesmente passou.

Depois dessa viagem ao Rio (de avião, diga-se), eu tenho medo é de QQ.

Clique aqui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Astra tem boa estabilidade...

Chery não IHeiuAHhAIe

Compartilhar este post

Link para o post

Po, parecem que vocês estavam torcendo pro carro ser uma mer** (o Jão eu até entendo). Eu torcia pro carro ser EXCELENTE, pra mudar um pouco o paradigma. Uma pena que é esse lixo todo!

Compartilhar este post

Link para o post

Quem comprar e se foder no final .... "é porque deus quis!".

Compartilhar este post

Link para o post

Xan, eu torço pra vir coisa boa, mas sou realista: Da China não vêm... prá quê que eu vou ficar me iludindo à toa?

Compartilhar este post

Link para o post

ATÉ QUE ME PROVEM O CONTRÁRIO, é tudo uma bost@!

Compartilhar este post

Link para o post

Xan, eu torço pra vir coisa boa, mas sou realista: Da China não vêm... prá quê que eu vou ficar me iludindo à toa?

Eu criava expectativa nesse carro Kleber, porque minha tia mora em Taiwan e diz que ele é um sucesso lá, onde você passa só vê "kiukiu"... Disse que era um carro bom e tal. Apesar dela não entender de carro, achava que ia ser pelo menos do mesmo nível de nossos populares.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Um carro de 60 mil reais, não custa 20 mil (estou me referindo a sistemas de segurança e conveniência)...

É simplesmente IMPOSSÍVEL um carro tão completo, custar tão pouco e ser bom.

Se alguém vai quebrar paradigmas na indústria nacional, vai ser Hyundai, Kia, talvez Nissan... Marcas com algum renome (depois de bastante insistência) oferecendo carros tão bons quanto a concorrência (talvez melhores, talvez piores, enfim, vamos deixar tão como adjetivo certo para a frase) por valores menores (mas longe de 1/3).

Não achem que por que nos EUA 40 mil reais compra um excelente carro que no BR também é possível. Não é! Mesmo se as importadoras tiverem lucro próximo a zero.

Apenas a titulo de curiosidade... Um Impreza 2.0 (carro bom! Poucos acessórios, mas apenas a titulo de comparação) chega no BR a pouco menos de 50k (47 e uns quebrados, a versão 2010 dele) e é vendido por 60 e pouco... Carro no Brasil é CARO e ponto, a menos que mude todo o sistema tributário, ESQUEÇAM pagar preço de popular e andar com carro de luxo!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu criava expectativa nesse carro Kleber, porque minha tia mora em Taiwan e diz que ele é um sucesso lá, onde você passa só vê "kiukiu"... Disse que era um carro bom e tal. Apesar dela não entender de carro, achava que ia ser pelo menos do mesmo nível de nossos populares.

Nossos populares são lixo...

Mas funcionam bem por que não tem o que dar problema!

Pegue um popular nosso e adicione 500 sistemas eletrônicos.....

A titulo de comparação... Compare o acabamento de um Corolla com um Celta (por exemplo!).

O corolla chega aos 100 mil km sem maiores problemas.....

O celta o interior vai parecer uma escola de samba....

Agora expanda isto a tecnologias caras, complexas, sistemas e sensores de todos os tipos....

É utópico pensar em algo complexo e barato, funcionando perfeitamente e durando muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Jão, não sabemos até onde os lucros das montadoras vão! É prática comum no mercado (com exceção do automotivo) diminuir absurdamente o lucro no início pra ganhar a confiança do consumidor. Vai que a Chery resolveu fazer isso?

Não é o caso, mas pode vir a ser. Os custos brutos dos sistemas de segurança não são assim tão altos ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Jão, não sabemos até onde os lucros das montadoras vão! É prática comum no mercado (com exceção do automotivo) diminuir absurdamente o lucro no início pra ganhar a confiança do consumidor. Vai que a Chery resolveu fazer isso?

Não é o caso, mas pode vir a ser. Os custos brutos dos sistemas de segurança não são assim tão altos ;)

Não? Custa quanto? E para fazer o sistema confiável?

Estou falando de uma importação oficial! CHEGA NO BRASIL custando 47 mil reais o impreza e é vendido por 62 (foi o que meu amigo pagou, na época).

DUVIDO que um carro como Civic CUSTE menos do que 40 mil reais para ser feito!

E DUVIDO que com preço de 23 mil seja possível oferecer um carro tão bom quanto civic....

Entende?

Compartilhar este post

Link para o post

Breve um blog "Chery QQ" a la LIFAN ...

É que no brasil nao tem um programa igual "top gear" que botava justamente carros assim em pistas molhadas, freagens absurdas... Ia ser legal ver [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém posta uma foto dessa joça aí. É bom sabermos do que estamos falando para mantermos distância quando avistarmos um.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém posta uma foto dessa joça aí. É bom sabermos do que estamos falando para mantermos distância quando avistarmos um.

[]'s

Crawling Chaos

Crawling Chaos Lá no link tem a repotagem com foto.Não coloquei pq a oreia não deixou. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sabia que isso não ia ter segurança a bordo.

Aliás, posso afirmar que segurança os concorrentes dele não possui tanta também. Se melhorassem a suspensão e adptassem para o piso brasileiro venderia sim. Aposto que freia melhor do que um Mille por exemplo. A questão é que a matéria avaliou justamente o lado mais negativo do carro.

Nunca pensei que isso fosse bom, apenas que é barato e que pode sim vender e ser útil - dependendo do uso.

Agora viajar com isso? Não, obrigado. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Não? Custa quanto? E para fazer o sistema confiável?

Estou falando de uma importação oficial! CHEGA NO BRASIL custando 47 mil reais o impreza e é vendido por 62 (foi o que meu amigo pagou, na época).

DUVIDO que um carro como Civic CUSTE menos do que 40 mil reais para ser feito!

E DUVIDO que com preço de 23 mil seja possível oferecer um carro tão bom quanto civic....

Entende?

Mas não tô pedindo pra ser tão bom quanto um Civic Jão, mas sendo do nível do Corsa, do Palio, já está de bom tamanho (acrescentando os equipamentos como ABS e Airbag já é meio caminho andado). No entanto, pelo relato, nem isso ele é!

Compartilhar este post

Link para o post

Nossos populares são lixo...

Mas funcionam bem por que não tem o que dar problema!

...

Agora expanda isto a tecnologias caras, complexas, sistemas e sensores de todos os tipos....

É utópico pensar em algo complexo e barato, funcionando perfeitamente e durando muito.

Como assim? Tá doido?

Em 98 a Ford lançou o Fiesta Class, com opção de airbag, ABS, trio, ar... tudo. Num popular BARATO. Eu tinha um e tudo funcionava.

O problema não é ter o que dá problema. O problema é que existem 2 preços pra mesma peça: O preço da peça boa, e o preço da peça RUIM.

Um A/C pra fábrica deve custar uns 400 reais. Mas dá pra fazer por 200, usando componentes menores e com menor coeficiente de cagaço.

Um vidro elétrico pode ter um trilho e cabos superdimensionados, pra durar 10 anos numa boa. Ou pode ter trilho de plástico e cabo fino... funciona, mas quebra em 5 anos, por exemplo.

No final das contas, o carro tem tudo. Funciona tudo. Mas não presta.

É assim que os chinas trabalham. Mas parece que ninguém aprende.

Compartilhar este post

Link para o post

Siena se não me engano, nesses anos ae, vinha com airbag e sem AC... Em uma das versões iuHEUhuiahehiahAe

Mas não custava o preço de um uno mille!

Edit: Montana tinha versão com ABS e Airbag até outro dia (não sei se ainda tem). Corsa provavelmente também.

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo preço e o relato desse jornalista, eu compraria facil.

Metia uma susp mais baixa e firme com um cj de pneus mais largo e já era.

Quanto será que eu gastaria com isso? merreca.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o projeto do carro não lhe proveu nem estabilidade, vai ter o quê?

Suspensão resolve em parte seu problema de dirigibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

e tem gente que defende!

Deve ser muito confortável com uma suspensão dessa....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...