Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fredye18

Problemas com módulo

Recommended Posts

Olá pessoal.

Instalei o som do meu carro, usei um kit duas vias hertz dsk 165 de 80wrms, um subwoofer NAR sw2 de 180wrms e usei um módulo audiophonic club 4100 pra empurrar.

Só que depois de instalar percebi um problema, o módulo esquenta muito quando ouço com volume alto e muito grave.

Colocando muito alto ele automaticamente entra em modo de segurança e pára de tocar.

Ouvindo não tão alto com grave ele esquenta, mas continua funcionando.

Se amenizo bastante o grave ele fica normal, não esquenta nem nada.

A bridge dele fornece 190wrms de potencia pro sub.

Qual será o problema, o audiophonic que não aguenta mesmo ou veio com defeito?

Quem souber ajuda aí! Valeeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

De quantos mm é o cabo de alimentação??

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Cabo de 21 mm², bateria de 45ah...

De quantos mm é o cabo de alimentação??

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

ta aquecendo mesmo, ele é AB... tavez esteja num lugar q prejudica ainda mais o aquecimento..

não é defeito, simplesmente entra em proteção pq aquece de mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta parafusado direto na lata na traseira do banco... Mas nao tem acabemento em volta, revestimento nem nada...

É um lugar que agrava?

ta aquecendo mesmo, ele é AB... tavez esteja num lugar q prejudica ainda mais o aquecimento..

não é defeito, simplesmente entra em proteção pq aquece de mais.

Compartilhar este post

Link para o post

qual sub se ta usando nele

pode se que ta esforsando demais isso auxilia

Compartilhar este post

Link para o post

qual sub se ta usando nele

pode se que ta esforsando demais isso auxilia

O sub é o Nar sw2 1004, 10", 180 w rms de potencia

"Teoricamente" não teria problemas, visto que a bridge do amp forneceria 190..

Pode ser pelo tamanho da caixa? dutada de 28, recomenda-se pelo menos 32...

Editado por fredye18

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo abri um tópico não faz 1 semana com o mesmo problema que você, mas era outro modulo AB, adicionei 2 cooler de 120mm nele , só retardou o desligamento do mesmo, uns 10 minutos a mais.

Eu cheguei a seguinte conclusão. Modulo AB não é feito para trabalhar esguelado, tem que trabalhar com uma folga de uns 30% ou mais senão superaquece, pode ser stetsom, audiobank, hurricane , roadstar qualquer um, Há exceções. Você terá que baixa o ganho infelizmente, no meu caso não quero baixar, vo passa o meu modulo adiante e vou comprar um novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo abri um tópico não faz 1 semana com o mesmo problema que você, mas era outro modulo AB, adicionei 2 cooler de 120mm nele , só retardou o desligamento do mesmo, uns 10 minutos a mais.

Eu cheguei a seguinte conclusão. Modulo AB não é feito para trabalhar esguelado, tem que trabalhar com uma folga de uns 30% ou mais senão superaquece, pode ser stetsom, audiobank, hurricane , roadstar qualquer um, Há exceções. Você terá que baixa o ganho infelizmente, no meu caso não quero baixar, vo passa o meu modulo adiante e vou comprar um novo.

To perdendo a paciência com o meu também...

Vai partir pra qual?

Compartilhar este post

Link para o post

é exatamente isso cara...tenta diminuir a potencia.

ou optar pelos amp class D que nunca aquecem :D ai seu problema acaba.

voce sabe de quantos anos é ese amplificador?

equipamento digital = 1/3 menos de energia, vale lembra que energia = calor :D

creio eu que a eficiencia do seu amp ta PESSIMA..

Solucoes :

Compra outro amplificador serie D (digital mosfet de preferencia)

Ou diminuir a potencia do amplificador para que ele nao trabalhe tanto...como nosso amigo falo 30%

vai diminuindo gradualmente pra ve até quando ele bate sem desligar !

Editado por anikilenter

Compartilhar este post

Link para o post

é exatamente isso cara...tenta diminuir a potencia.

ou optar pelos amp class D que nunca aquecem :D ai seu problema acaba.

voce sabe de quantos anos é ese amplificador?

equipamento digital = 1/3 menos de energia, vale lembra que energia = calor :D

creio eu que a eficiencia do seu amp ta PESSIMA..

Solucoes :

Compra outro amplificador serie D (digital mosfet de preferencia)

Ou diminuir a potencia do amplificador para que ele nao trabalhe tanto...como nosso amigo falo 30%

vai diminuindo gradualmente pra ve até quando ele bate sem desligar !

Quantos anos? Comprei novo... kkk

O problema é esse, diminui o ganho o som fica mais fraco que de ipod...

Por isso to sem paciencia, acho q só trocando ele mesmo pra ficar satisfeito

Compartilhar este post

Link para o post

Sim cara...sabe sempre vale lembra que preco nao é sinonimo de qualidade.

e marca influencia sim e mto..

percebi que voce quer um amplificador barato e com bom custoxbeneficio... voce nao necessita de tanta potencia !

ja que voce esta indo por ese caminho,dá uma olhada nos amplificadores Hbuster e falcon.

a Hbuster muita gente que nao conhece fla mal. mas eu ja tive muitos equipamentos dela e sempre fizeram seu papel muito bem !

entre nesse site > www.autoz.com.br e da uma olhada ae !

Compartilhar este post

Link para o post

Peraí gente, classe AB esquenta mais sim é claro !

Mas daí dizer que não dá pra usar ....aí é complicado.

Já usei amps AB de até 1100 rms REAIS e nunca tive problema na questão de desarmar por proteção térmica.

Ah , o audiophonic esquenta bem mesmo (tenho 4100 - tocando dois kits 60D e tenho um 1700 tocando UXP ) pois os mesmos tem pouca massa de carcaça de aluminio para uma dissipação DECENTE.

Porém NUNCA consegui desarmar nenhum deles mesmo trabalhando no talo , pois tenho 120 A de bateria e cabeamento com bitola sobrando . Pouca alimentação superaquece qualquer amp.

E outra , não tem grave tesão e gostoso de ouvir como de um classe A ou AB . Só compensa classe D (DIGO PRA MIM) quando começamos a falar de seus 1500 rms pra cima. Classe D só presta se for amp top , o que é caro pra karai.

É só a minha opinião.

Abraço :legal:

EDIT: qualquer amp de qualquer classe , sempre é recomendado trabalhar por volta de 75~80% de sua capacidade máxima , exceto nos casos de competição .

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Já usei amps AB de até 1100 rms REAIS e nunca tive problema na questão de desarmar por proteção térmica.

Ah , o audiophonic esquenta bem mesmo (tenho 4100 - tocando dois kits 60D e tenho um 1700 tocando UXP ) pois os mesmos tem pouca massa de carcaça de aluminio para uma dissipação DECENTE.

Porém NUNCA consegui desarmar nenhum deles mesmo trabalhando no talo , pois tenho 120 A de bateria e cabeamento com bitola sobrando . Pouca alimentação superaquece qualquer amp.

E outra , não tem grave tesão e gostoso de ouvir como de um classe A ou AB . Só compensa classe D (DIGO PRA MIM) quando começamos a falar de seus 1500 rms pra cima. Classe D só presta se for amp top , o que é caro pra karai.

É só a minha opinião.

EDIT: qualquer amp de qualquer classe , sempre é recomendado trabalhar por volta de 75~80% de sua capacidade máxima , exceto nos casos de competição .

Tenho uma ac delco de 45 a...

Não é um sistema de som potente, mas será que pode ser o problema?

Compartilhar este post

Link para o post

É só a minha opinião.

IUHAUHAUHIA gostei da parte nao tem grave tesao e gostoso de ouvir como de um classe A ou AB... isso é verdade

agora adquiri um banda ice 800 mas msm assim classe A,AB é insubistituivel.

sabe o que se faz? tenta abrir ele e colocar uma refrigeracao direta :x um cooler de 80x80 ou dependendo do tamanho 120x120 refrigerando DIRETO nos circuitos.

ve o queque dá *-*

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho muito pouco , além do que não posso afirmar exatamente qual é o estado de saúde de sua bateria, pode estar cansada né ?

Quanto mesmo de bitola de cabo vc está usando ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto é que ta ai umas explicacoes que vou colocar sobre as classes ! afirmando o que nosso amigo rick demolidor disse sobre as classes A !!

Classe A:

O amplificador que possui melhor qualidade de som sem distorção mas com um consumo de potência muito grande, possui eficiência de +/- 20% (teórico máximo de 25%) , isto é, se ele fornecesse 10W de som, consumiria 50W de energia, essa diferença de 40W seria transformada em calor. Geralmente é um amplificador com potência de saída abaixo dos 100W, gasta muita energia e seu preço é muito alto;

Classe AB:

Como o nome indica, é um circuito de amplificação que une características de um classe A e um classe B. Consumindo energia, pequeno quando comparado com um Classe A, temo distorção de um Classe B somente para grandes potências e em pequenas potências (pequenos sinais) o funcionamento é como um classe A. Possui rendimento em torno de 50% , isto é, se ele fornece 100W de som consome 200W de energia. A maioria dos amplificadores comercializados são de classe AB, pois possui boa qualidade e bom rendimento utilizando componentes baratos, portanto, ótima relação custo benefício;

Classe D:

As vezes confundido com "Digital". Mas um classe D, não leva o D por ser digital, mas pela sequência de classificação dos amplificadores. Seu funcionamento se deve a um circuito de chaveamento digial com frequência de 100Hz a 200KHz que transforma o sinal de entrada em uma onda quadrada de largura variável, possui rendimento perto de 90% (fornecendo 100W de som, estará consumindo 111W de energia) e está limitado a trabalhar abaixo de 1Khz, porque acima disso, existe a geração de distorção e pode ocorrer do amplificador interferir em rádios AM. Com isso seu uso fica restrito a alimentar subwoofers com potências acima de 1000W RMS;

Repare bem na parte "fornecesse 10W de som, consumiria 50W de energia, essa diferença de 40W seria transformada em calor."

é por isso que ele esquenta muito cara :/

Editado por anikilenter

Compartilhar este post

Link para o post

IUHAUHAUHIA gostei da parte nao tem grave tesao e gostoso de ouvir como de um classe A ou AB... isso é verdade

agora adquiri um banda ice 800 mas msm assim classe A,AB é insubistituivel.

sabe o que se faz? tenta abrir ele e colocar uma refrigeracao direta :x um cooler de 80x80 ou dependendo do tamanho 120x120 refrigerando DIRETO nos circuitos.

ve o queque dá *-*

O amigo ali em cima tentou e só retardou o efeito...

E mesmo assim com muito grave ele desarma direto, nem espera aquecer

Vendo por aí parece mais provável alimentação do que calor em si, nao?

Compartilhar este post

Link para o post

é muito raro encontrarmos amps baratos classe A atualmente (nunca vi)....então considere um rendimento de uns 60% dos AB atuais

Procurem por "ROSALFONSO BORTONI" na web , o cara tem artigos excelentes , é ENg, eletronico e mestre também.

Volto a repetir que alimentação deficiente não ajuda o modulo ficar bem.....a fonte do mesmo sofre mais pra compensar as quedas de tensão , e lógico que esquenta mais ......

Cara, faça um teste, primeiro no auto eletrico pra ver se seu alternador está ok e a bateria também e depois pega uma bateria maior emprestada e veja se vai continuar no mesmo pe´que está

EDIT: acrescimo de informaçõa

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente...sendo que a refrigeracao nao é problema acho que o cabeamento deve ser de má qualidade

Voce mandou colocarem cabos? voce colocou?

como que foi?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho muito pouco , além do que não posso afirmar exatamente qual é o estado de saúde de sua bateria, pode estar cansada né ?

Quanto mesmo de bitola de cabo vc está usando ?

Cabos de 21mm²

Comprei o carro usado com essa bateria, não posso defende-la hehe

Ia esperar ela morrer e por uma de uns 65, 75a...

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente...sendo que a refrigeracao nao é problema acho que o cabeamento deve ser de má qualidade

Voce mandou colocarem cabos? voce colocou?

como que foi?

Mandei colocar, não entendo muito pra fazer...

Peguei referencia com o Fernando aqui do fórum pra escolher onde instalar

Mas vo levar em outros lugares pra sondar, o pessoal pra achar defeito no serviço do concorrente faz com prazer kkk

Editado por fredye18

Compartilhar este post

Link para o post

Cabos de 21mm²

Comprei o carro usado com essa bateria, não posso defende-la hehe

Ia esperar ela morrer e por uma de uns 65, 75a...

Então vá fazer todos os testes no auto eletrico como já disse antes :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Sim *-*

vai em alguma loja de cabos e tenta achar Kit para cabos amplificadores

eu ja comprei o meu para garantir a qualidade =D

sao baratos, creio que 20 a 100 reais

Compartilhar este post

Link para o post

Então vá fazer todos os testes no auto eletrico como já disse antes :legal:

Vou ver se faço amanhã mesmo

Alguém sabe como testo a potencia que ta mandando pro modulo?

E pra esse sistema quais seriam as condições mínimas?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...