Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

Acoplamento para alta eficiência..

Recommended Posts

Vou tentar tirar algumas dúvidas então Sandro.

1º) O grave recuado lá atraz, não teriamos um atraso de respsotas do mesmo? Ou isso seria tão pequeno a ponto de não ser sentido pelos nosso ouvidos?

2º) Como definir o comprimento do duto da caixa band-pass ali que vc nos apresenta, seria a 1ª chapa de entrada ao qual vai seguindo reta, e logo depois faz a 1ª curva, sendo o comprimento essa chapa reta e após ela é que temos a litragem da caixa?

3º) Os alto falantes de grave com o imã ao contrário como vc postou, é para melhorar a refrigeração, já que sendo ao contrário ele ficaria preso dentro da câmera selada tendendo a esquentar mais, estou certo ou estou errado?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar tirar algumas dúvidas então Sandro.

1º) O grave recuado lá atraz, não teriamos um atraso de respsotas do mesmo? Ou isso seria tão pequeno a ponto de não ser sentido pelos nosso ouvidos?

2º) Como definir o comprimento do duto da caixa band-pass ali que vc nos apresenta, seria a 1ª chapa de entrada ao qual vai seguindo reta, e logo depois faz a 1ª curva, sendo o comprimento essa chapa reta e após ela é que temos a litragem da caixa?

3º) Os alto falantes de grave com o imã ao contrário como vc postou, é para melhorar a refrigeração, já que sendo ao contrário ele ficaria preso dentro da câmera selada tendendo a esquentar mais, estou certo ou estou errado?

Abraços

Teixeira, acredito que vc se confundiu nos nomes.. Mas vamos lá:

1) Sim. A caixa band-pass tem um certo problema de fase, principalmente posicionada atrás do sistema. Por ventura, os delays gerados pela própria caixa pode resolver o problema, mas é praticamente indispensável o uso de um processador de sinais;

2) O duto termina no final do painel reto, aquele "chanfro" ajuda a evitar turbulências e por conseqüência distorção;

3) Certíssimo, ajuda na refrigeração do conjunto motor.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Hum Renan, então é como imaginei mesmo, é bom que isso já ajuda a outros que tiveram a mesma dúvida.

Abraços

Editado por Teixeira Palio g3
Confundi Renan com o Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Renan eu não sei se deixei de ler algum comentário sobre as faixas de atuação de cada via. Estou tomando por base as faixas que um dos nossos colegas comentou, que pode até não ser a faixa ideal no momento que for alinhar o sistema, mas acho que pode servir de base para discussão ou parâmetro.

Como você nos deixou à vontade para questionarmos alguns pontos, eu tomei a liberdade de levantar essa discussão.

Qual a condição para que fosse usado o conjunto de médias e altas frequências, ou seja, aquela faixa coberta pelos médios (300Hz ~ 2KHz) + Driver ( a partir dos 2KHz), evidentemente com outro conjunto (isso implica falantes e caixas distintas que atue na faixa de resposta até os 300Hz?

Em outras palavras a pergunta é a seguinte. Supondo que eu tenha um conjunto de falantes de caixas e falantes que atue até os 300Hz e que de acordo com o meu gosto pessoal atue de maneira satisfatória e opte por usar apenas esse conjunto de altas (Médios + Drv com Guias de Onda), com esse cojunto já definido/escolhido. Posso usar?

Se eu não posso usar. O que eu tenho de ter para usar, se não é somente pelo fato dele atuar bem até os 300Hz?

O contrário também seria interessante discutirmos, ou seja, eu particularmente acredito ter um belo conjunto de médios e Driver Ti (com outra marca de falantes, especificamente ESX 310 e Driver Sd 375), que poderia tentar desenvolver um arranjo desses, só faltando para essa marca o Guia de Onda e também pelo fato dos Driver serem de 2". Quais as características que devem ser observadas nessa questão.

Olhem eu me interesso de ter isso na prática, talvez não com a mesma quantidade de falantes, mas como os falantes que eu possuo atualemente e são totalmente diferente dos citados, creio que seja complicado negociar e depois adquirir esses da Bomber. Também não quero ficar questionando ao ponto de dar dicas aos concorrentes. Meu interesse é apenas de entender o processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum Sandro, então é como imaginei mesmo, é bom que isso já ajuda a outros que tiveram a mesma dúvida.

Abraços

Não entendi pq do "Sandro"??

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi pq do "Sandro"??

RenanLopes

Confundi brother, foi mals, hehehe, Sandro é brother nosso tb, e acabei me passando na hora de digitar, pq tava digitando rápido, na loja conversando com um cliente, aí errei seu nome, me desculpa aí.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Renan eu não sei se deixei de ler algum comentário sobre as faixas de atuação de cada via. Estou tomando por base as faixas que um dos nossos colegas comentou, que pode até não ser a faixa ideal no momento que for alinhar o sistema, mas acho que pode servir de base para discussão ou parâmetro.

Como você nos deixou à vontade para questionarmos alguns pontos, eu tomei a liberdade de levantar essa discussão.

Qual a condição para que fosse usado o conjunto de médias e altas frequências, ou seja, aquela faixa coberta pelos médios (300Hz ~ 2KHz) + Driver ( a partir dos 2KHz), evidentemente com outro conjunto (isso implica falantes e caixas distintas que atue na faixa de resposta até os 300Hz?

Em outras palavras a pergunta é a seguinte. Supondo que eu tenha um conjunto de falantes de caixas e falantes que atue até os 300Hz e que de acordo com o meu gosto pessoal atue de maneira satisfatória e opte por usar apenas esse conjunto de altas (Médios + Drv com Guias de Onda), com esse cojunto já definido/escolhido. Posso usar?

Se eu não posso usar. O que eu tenho de ter para usar, se não é somente pelo fato dele atuar bem até os 300Hz?

O contrário também seria interessante discutirmos, ou seja, eu particularmente acredito ter um belo conjunto de médios e Driver Ti (com outra marca de falantes, especificamente ESX 310 e Driver Sd 375), que poderia tentar desenvolver um arranjo desses, só faltando para essa marca o Guia de Onda e também pelo fato dos Driver serem de 2". Quais as características que devem ser observadas nessa questão.

Olhem eu me interesso de ter isso na prática, talvez não com a mesma quantidade de falantes, mas como os falantes que eu possuo atualemente e são totalmente diferente dos citados, creio que seja complicado negociar e depois adquirir esses da Bomber. Também não quero ficar questionando ao ponto de dar dicas aos concorrentes. Meu interesse é apenas de entender o processo.

fcoelhogomes,

O fato de ter usado uma via de médio atuando de 300Hz-2KHz foi pelo seguinte motivo:

Para se ter acoplamento de uma via com a via superior, os centros acústicos dos transdutores têm que comportar no máximo um lambda (um comprimento de onda) no ponto de crossover. Ou seja, admitindo que o centro do guia de ondas e o centro do falante de média tenha 170mm (Considerando o falante de 8"), se eu dividir a velocidade do som (344m/s) por essa distância (0,17m) tem uma frequência de acoplamento máxima de 2023Hz, acima dessa frequência as vias desacoplam. Com isso, quanto menor meu falante de média, mais próximos os centros e mais alto esse ponto de crossover.

*Lembrando que isso se dá apenas para acoplamento no ponto de crossover para alinhamento horizontal, afim de evitar lóbulos nos famosos "Paredões". Numa formação de line source (ou na prática, Line Array) deve-se considerar 1/2 Lambda, independente de ser no ponto de crossover entre vias ou no acoplamento de falantes de mesma banda passante na linha vertical. No projeto do tópico não temos uma perfeita formação de onda cilíndrica, pois para isso precisaríamos de um plug de fase nos 8" para reduzir os centros acústicos e atuarmos nas regiões de interferências construtivas e destrutivas, já que para essa consideração, os 8" estão acoplados apenas até 840Hz entre eles (Considerando que estão bem próximos e com centro acústico de 210mm) e os drivers atuando acima de 2KHz.

Falantes de 8" não tem um punch interessante na região de 150Hz, e por isso a necessidade de 12" (Poderia ser 10") cobrindo essa região, como esses 12" não descem tanto, entram os 15" (Poderiam ser 18") para região de subgrave. Nessa configuração, eu posso integrar toda energia dos meus amplificadores numa banda passante menor e assim alimentar melhor os falantes específicos de cada via, além de utiliza-lo corretamente na região de atuação do mesmo. Isso não quer dizer que um sistema 3 vias não tocaria bem.. Sim, podendo tocar até melhor dependendo de quem vai alinha-lo, já que a quantidade de vias são menores, reduzimos uma série de problemas como fase, crossovers e outros itens que dão um certo trabalho para ajustar.

Toda essa "tecnologia"(prefiro colocar em aspas já que não é uma tecnologia, mas sim a maneira correta de posicionar o arranjo de transdutores) não é da Bomber, mas sim da física! Podendo ser aplicada para qualquer falante. Usei produtos da Bomber pq trabalho pra empresa, apenas por causa disso.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Carass! voces são demais!

sou iniciante no forum e tomo coça de som automotivo a 3 anos já! estou sempre mudando de sistema e aprendendo um pouco mais a cada tapa na cara q levo!

Amo som automotivo e espero um dia poder estar conversando no mesmo nível de entendimento que vocês!

e só uma pergunta, qual a formação de voces?

quais cursos fizeram ou não, e oq me aconselham a fazer...

atualmente estou fazendo Sistemas de Informação(Informática) e tenho muita vontade de aprender sobre este mundo vasto de som!

Compartilhar este post

Link para o post

Carass! voces são demais!

sou iniciante no forum e tomo coça de som automotivo a 3 anos já! estou sempre mudando de sistema e aprendendo um pouco mais a cada tapa na cara q levo!

Amo som automotivo e espero um dia poder estar conversando no mesmo nível de entendimento que vocês!

e só uma pergunta, qual a formação de voces?

quais cursos fizeram ou não, e oq me aconselham a fazer...

atualmente estou fazendo Sistemas de Informação(Informática) e tenho muita vontade de aprender sobre este mundo vasto de som!

Cristian,

As poucos estão surgindo cursos dedicados ao mundo do audio, principalmente superior.

A engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações e a própria física te da uma bagagem muito boa.

Uma boa escola ainda é você mesmo, busca informações, livros.. A internet é uma boa fonte de informação.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Não me coloco no nível do Renan e de outros daqui, mas reforço o que ele disse.

Já aprendi muito em fóruns e em livros que adquiri, mas tem assunto que eu boio legal mesmo.

Esses cursos que ele falou tem tudo a ver e nos grandes centros há maiores possibilidades de instrução. Pode começar com alguns cursos dados por algumas instituições, o que lhe dará uma certa prática, pois quando for partir para aprofundar a teoria, pode associar a teoria ao que viu na prática e fica bem interessante.

A teoria em alguns casos fica até chata, pois parte para demonstração de fórmulas matemáticas, que se não forem de sua vivência, dá vontade de desistir logo no início. Foi assim comigo, quando que peguei um Livro que foi traduzido pelo Homero, do Vance e outro que de sua autoria.

Se tiver domínio do inglês vai pode pegar muita coisa na net, mas muita coisa mesmo e tem um site interessante e nacional que é bom também (Audiolist), mas a praia deles é mais som profissional e não automotivo.

Meu grande problema é tempo, mas que tiver tempo e disponibilidade para estudar vá em frente.

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes,

O fato de ter usado uma via de médio atuando de 300Hz-2KHz foi pelo seguinte motivo:

Para se ter acoplamento de uma via com a via superior, os centros acústicos dos transdutores têm que comportar no máximo um lambda (um comprimento de onda) no ponto de crossover. Ou seja, admitindo que o centro do guia de ondas e o centro do falante de média tenha 170mm (Considerando o falante de 8"), se eu dividir a velocidade do som (344m/s) por essa distância (0,17m) tem uma frequência de acoplamento máxima de 2023Hz, acima dessa frequência as vias desacoplam. Com isso, quanto menor meu falante de média, mais próximos os centros e mais alto esse ponto de crossover.

*Lembrando que isso se dá apenas para acoplamento no ponto de crossover para alinhamento horizontal, afim de evitar lóbulos nos famosos "Paredões". Numa formação de line source (ou na prática, Line Array) deve-se considerar 1/2 Lambda, independente de ser no ponto de crossover entre vias ou no acoplamento de falantes de mesma banda passante na linha vertical. No projeto do tópico não temos uma perfeita formação de onda cilíndrica, pois para isso precisaríamos de um plug de fase nos 8" para reduzir os centros acústicos e atuarmos nas regiões de interferências construtivas e destrutivas, já que para essa consideração, os 8" estão acoplados apenas até 840Hz entre eles (Considerando que estão bem próximos e com centro acústico de 210mm) e os drivers atuando acima de 2KHz.

Falantes de 8" não tem um punch interessante na região de 150Hz, e por isso a necessidade de 12" (Poderia ser 10") cobrindo essa região, como esses 12" não descem tanto, entram os 15" (Poderiam ser 18") para região de subgrave. Nessa configuração, eu posso integrar toda energia dos meus amplificadores numa banda passante menor e assim alimentar melhor os falantes específicos de cada via, além de utiliza-lo corretamente na região de atuação do mesmo. Isso não quer dizer que um sistema 3 vias não tocaria bem.. Sim, podendo tocar até melhor dependendo de quem vai alinha-lo, já que a quantidade de vias são menores, reduzimos uma série de problemas como fase, crossovers e outros itens que dão um certo trabalho para ajustar.

Toda essa "tecnologia"(prefiro colocar em aspas já que não é uma tecnologia, mas sim a maneira correta de posicionar o arranjo de transdutores) não é da Bomber, mas sim da física! Podendo ser aplicada para qualquer falante. Usei produtos da Bomber pq trabalho pra empresa, apenas por causa disso.

Att,

RenanLopes

Plenamente satisfeito com a resposta. Aos poucos vou "digerindo", he he he.

Fica claro que a faixa de resposta em que o falante atua (que normalmente é confundida com a gama de resposta do falante) é tudo e a questão de usar o falante apropriado para cada faixa é o que se busca nos sistemas de alta performance como esse.

Percebo que no Brasil há certas deficiência de falantes atuarem em certas faixas.

Num projeto de LT de um colega de forúm em outra seção (Não é Trio Elétrico), ela fala das características que um falante deve ter para tal projeto. Então isso que eu estou dizendo se reforça.

Como exemplo eu poderia dizer que é raro ter um bom falante de 15" com faixa extensa que atenderia em parte essa demanda, assim como falantes de 6". Os de 8", recentemente é que começaram a surgir alguns interessantes, depois que os Lines viraram febre. O fato das empresas Brasileiras desenvolverem pesquisas em determinadas áreas já é um bom começo. Essa defasagem foi aumentada por conta do tal regime militar, que fechou o mercado.

Se as empresas tivessem essa preocupação de citarem as faixas de atuação do falantes, tornaria alguns projetos mais facilitados.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o fórum está voltando a ser interessante.

Exatamente o que eu iria dizer, valeu por compartilhar ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto simples demais pra mim! Por isso que deixei pros iniciantes... :vts

Se tem alguém que me inspira no mundo do áudio, com certeza é o Renan! Ele que o diga em quantos e-mails eu envio com perguntas e mais peguntas, pedidos e mais pedidos... Gente disposta a ensinar já difícil; Mas gente capaz de ensinar na prática é muito mais raro! :rever1:

- Subgrave: Band-Pass 4ª Ordem com banda passante de 40Hz-80Hz / Flat. Câmara Selada individual e Câmara Sintonizada Dupla;

Renan... Por quais motivos, apesar de compartilharem a sintonizada, vc deixou as seladas individuais? Isso gera alguma perda, ou somente ganhos (e em qual sentido)?

Compartilhar este post

Link para o post

M A G N I F I C O !

So uma duvida, um player com TA independente por canal, seria capaz de consertar a fase do sistema? Tá suponhamos que o sistema deje 3 vias !

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Mais dúvidas hehe,

Em outro fórum que também acompanho, os usuários experientes comentam que as caixas BP não fornecem um subgrave dos melhores, por isso a preferência das caixas cornetadas, sejam dobradas ou não, então lhe pergunto, Porque vc escolheu as BP4ª ? Vantagens e Desvantagens em relação as cornetas dobradas levando em conta o que vc ja ouviu e teve experiência, e como fica a propagação do subgrave para médias distancias com as BP4ª em relação as cornetas dobradas ?

Se puder gentilmente responder fico muito grato. :legal:

Att.

Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

ThiagoPug,

Primeiramente muito obrigado pelas colocações, fico lisonjeado.

Fique a vontade para enviar e-mails, pra mim sempre será um prazer falar de audio.

O ideal é que todas as câmaras sejam individuais, principalmente num sistema com muitos falantes, onde você acaba não monitorando todos a todo momento.

O fato de ter compartilhado a câmara sintonizada foi por problemas de disposição física das caixas mesmo.

viniciusaleixo,

E aquele sofá, "bombando" na tua casa??

Sim, o TA de um player poderia alinhar essa fase, mas o sistema requer outros ajustes que seria interessante ter um processador atuando em todo o sinal desse sistema.

Em função do espaço físico não pude contemplar no projeto as disposições necessárias para ajuste acústico/mecânico do sistema, por isso a necessidade de processamento.

Leonardo,

De fato a BP não é um dos melhores sonofletores, principalmente para ajuste de fase, e se falar de BP6 então, ai sim os problemas são maiores! Mas como contemplei o uso de processadores, poderia otimizá-las.

Porém essa configuração tem ganhos maiores que as bass reflex, além do filtro passa banda mecânico que ameniza as características intrínsecas de alta freqüência pós crossover e o punch característico dessas caixas.

Eu não teria espaço suficiente para uso de cornetas, mesmo que dobradas.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

ThiagoPug,

Primeiramente muito obrigado pelas colocações, fico lisonjeado.

Fique a vontade para enviar e-mails, pra mim sempre será um prazer falar de audio.

O ideal é que todas as câmaras sejam individuais, principalmente num sistema com muitos falantes, onde você acaba não monitorando todos a todo momento.

O fato de ter compartilhado a câmara sintonizada foi por problemas de disposição física das caixas mesmo.

viniciusaleixo,

E aquele sofá, "bombando" na tua casa??

Sim, o TA de um player poderia alinhar essa fase, mas o sistema requer outros ajustes que seria interessante ter um processador atuando em todo o sinal desse sistema.

Em função do espaço físico não pude contemplar no projeto as disposições necessárias para ajuste acústico/mecânico do sistema, por isso a necessidade de processamento.

Leonardo,

De fato a BP não é um dos melhores sonofletores, principalmente para ajuste de fase, e se falar de BP6 então, ai sim os problemas são maiores! Mas como contemplei o uso de processadores, poderia otimizá-las.

Porém essa configuração tem ganhos maiores que as bass reflex, além do filtro passa banda mecânico que ameniza as características intrínsecas de alta freqüência pós crossover e o punch característico dessas caixas.

Eu não teria espaço suficiente para uso de cornetas, mesmo que dobradas.

Att,

RenanLopes

Muito obrigado pela resposta Renan.

Então a BP4 é uma boa opção quando temos necesidade de alta eficiência em spl, com área frontal limitada como no seu caso. Você pode nos definir como é a grosso modo, a curva de ganho entre 40hz e 80hz de uma boa BP4ª no seu ponto de vista?

Isso se não for abusar de seu conhecimento claro!

Att.

Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela resposta Renan.

Então a BP4 é uma boa opção quando temos necesidade de alta eficiência em spl, com área frontal limitada como no seu caso. Você pode nos definir como é a grosso modo, a curva de ganho entre 40hz e 80hz de uma boa BP4ª no seu ponto de vista?

Isso se não for abusar de seu conhecimento claro!

Att.

Leonardo

Leonardo,

Os ganhos de uma BP vão depender do projeto. No caso da BP4, mesmo ela tendo bastante controle, não desce tanto quanto uma BP6.

Mas para a banda passante que você citou, o ideal seria uma BP4, pois mesmo não tendo os ganhos que uma BP6 teria e nem tanto subgrave, vale pelo controle e fidelização da mesma.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo,

Os ganhos de uma BP vão depender do projeto. No caso da BP4, mesmo ela tendo bastante controle, não desce tanto quanto uma BP6.

Mas para a banda passante que você citou, o ideal seria uma BP4, pois mesmo não tendo os ganhos que uma BP6 teria e nem tanto subgrave, vale pelo controle e fidelização da mesma.

Abraço,

RenanLopes

Com certeza Renan, obrigado pela explicação.

Mas você, pessoalmente com sua experiência, tem preferência por uma BP4ª mais linear em sua faixa de atuação ou um pico para salientar um certo nível de spl é bem vindo?

Pergunto isso pois quando tento simular BP4ª, geralmente há um belo pico, para conseguir boa linearidade preciso de caixas enormes e inviáveis, seria algum erro na minha simulação ou apenas o driver inadequado?

Obrigado mais uma vez pelos grandes esclarecimentos Renan, pelo menos para mim. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza Renan, obrigado pela explicação.

Mas você, pessoalmente com sua experiência, tem preferência por uma BP4ª mais linear em sua faixa de atuação ou um pico para salientar um certo nível de spl é bem vindo?

Pergunto isso pois quando tento simular BP4ª, geralmente há um belo pico, para conseguir boa linearidade preciso de caixas enormes e inviáveis, seria algum erro na minha simulação ou apenas o driver inadequado?

Obrigado mais uma vez pelos grandes esclarecimentos Renan, pelo menos para mim. :legal:

Leonardo,

Cada caso é um caso. O tipo de BP é muito dependente do driver..

Quando parto para BP, geralmente opto pela BP4 em função do controle, mas dependendo do driver que estiver a disposição vale optar por uma BP6.

Para uma boa conclusão, só simulando.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo,

Cada caso é um caso. O tipo de BP é muito dependente do driver..

Quando parto para BP, geralmente opto pela BP4 em função do controle, mas dependendo do driver que estiver a disposição vale optar por uma BP6.

Para uma boa conclusão, só simulando.

Att,

RenanLopes

Compreendo Renan. :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal.......

Primeiramente gostaria de informar que não atuo na área de som automotivo , mas de som profissional.

Acabei caindo aqui no fórum em busca de informações sobre Line Arrays.

Por coincidências ainda maiores, logo num tópico escrito por um grande amigo, o Renam.

Mas, deixando a área de atuação de lado, áudio é áudio desde o fone de ouvido , passando pelos carros, até os PA's de shows. Portanto informação nunca é demais.

E o fórum tem bastante informação, apesar da galera estar reclamando que já foi melhor. Como meu cadastro é novo não posso falar nada a respeito de antigamente , mas achei muita informação valiosa por aqui.

Minha pergunta específica ao Renam sobre o projeto é:

Qual o SPL esperado deste arranjo?

Confesso que fiz muito show em PA's que não tem metade desse arranjo para mais de 2000 pessoas............Fico imaginando isso sendo transportado "no bagageiro" de uma caminhonete!!!! Heheheheheheheeh

Dá pra montar uma empresa de sonorização móvel!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal.......

Primeiramente gostaria de informar que não atuo na área de som automotivo , mas de som profissional.

Acabei caindo aqui no fórum em busca de informações sobre Line Arrays.

Por coincidências ainda maiores, logo num tópico escrito por um grande amigo, o Renam.

Mas, deixando a área de atuação de lado, áudio é áudio desde o fone de ouvido , passando pelos carros, até os PA's de shows. Portanto informação nunca é demais.

E o fórum tem bastante informação, apesar da galera estar reclamando que já foi melhor. Como meu cadastro é novo não posso falar nada a respeito de antigamente , mas achei muita informação valiosa por aqui.

Minha pergunta específica ao Renam sobre o projeto é:

Qual o SPL esperado deste arranjo?

Confesso que fiz muito show em PA's que não tem metade desse arranjo para mais de 2000 pessoas............Fico imaginando isso sendo transportado "no bagageiro" de uma caminhonete!!!! Heheheheheheheeh

Dá pra montar uma empresa de sonorização móvel!!!!!

Grande Diego!

Bem vindo ao fórum... Mais um pra contribuir com o crescimento de informações aqui!

Sinceramente não havia parado pra calcular o spl final de todo o sistema.. Mas levando em consideração que iríamos aplicar algo em torno de 35KWrms em todo sistema e fazendo uma média de sensibilidade dos transdutores, acredito que conseguiríamos fácil algo em torno de 141dB@1m. Não considerei possíveis perdas e contemplei tudo funcionando como na teoria. Esse valor pode ser altera bruscamente, fiz um calculo relativamente superficial...

Dois sisteminhas como esse, um de cada lado de um palco, faria um excelente papel! Ficaria devendo na altura, pois eu teria "dó" de quem resolvesse ficar parado bem na frente.

Abraço.

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Up to curioso de mais sobre o projeto... Renan esse projeto será o próximo da bomber ? ou só um protótipo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...