Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alex_84

Parece que a onda dos processadores veio p/ficar

Recommended Posts

Concordo, o RF tem tudo pra ser bom tanto quanto os outros.

o único q não compraria seria esse JBL, um processador com amplificador interno pra mim não dá.

comprei um BitOne pra usar no próximo set, vou usar a saída digital do player, espero q realmente seja muito bom. :mac1

Não é obrigatório o uso do amp interno. E de qualquer forma, acho ótimo para testes.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, claro. Mas trasnporte ótico é coisa raríssima! E tenho minhas dúvidas que realmente exista nos carross de luxo, como alguns falam por aí.

Por quê Kleber?

Meu pai tem uma XC90,e tenho quase certeza que os cabos sao óticos...

Até levei uma vez em SP pra colocarem DVD e disseram que não havia entrada ótica no DVD ,por isso não dava pra colocar o dvd,até criei um topico aqui na época.

Editado por fernandoribas

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu tb compartilhava da mesma idéia sobre o que nasce torto nunca se endireita, mas depois que ouvi pelo menos dois carros no campeonato, mudei meu modo de pensar...

Eu sou a favor dos processadores.. eu uso a saída digital do player na entrada coaxial digital do bitone, e consegui um excelente resultado (ao meu ver), já usando a saída rca do pioneer, por incrível que pareça, o bitone conseguiu mudar a ass sônica do mesmo, e o som é inferior sim que quando usado a digital, mas nem se compara como quando usado direto no amp...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinceramente não escutei nenhum player original com processador capaz de fazer frente a um player top.

Nos campeonatos, eu por enquanto nao escutei nenhum carro que me surpreendeu com esse combo. Os melhores que escutei, todos tinham players tops.

Editado por triatletadan

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que para carros que impossibilitam a instalação de um player top, o processador é uma utilíssima ferramenta.

Pensei várias vezes antes de arrancar o painel da minha Sorento para colocar o F#1, muitos iriam preferir manter a originalidade do carro.

Para quem está disposto a sacrificar o carro pela qualidade de som a recompensa será grande, para quem não tem tanta disposição o processador já ajuda bastante, principalmete via cabo optico.

Uma pergunta:

É verdade que o Audison Venti, também tem ligação optica com o Bit One? Se sim, o sinal melhora muito?

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que para carros que impossibilitam a instalação de um player top, o processador é uma utilíssima ferramenta.

Pensei várias vezes antes de arrancar o painel da minha Sorento para colocar o F#1, muitos iriam preferir manter a originalidade do carro.

Para quem está disposto a sacrificar o carro pela qualidade de som a recompensa será grande, para quem não tem tanta disposição o processador já ajuda bastante, principalmete via cabo optico.

Uma pergunta:

É verdade que o Audison Venti, também tem ligação optica com o Bit One? Se sim, o sinal melhora muito?

Nenhum carro impode a instalação. O dono é que não quer dar um jeito, nem que seja instalando em outro lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta:

Não é optica, mas sim digital.

Serve para qualquer amplificador da linha Thesis (TH).

É chamada AD-Link, funciona, aparentemente, com um cabo de rede que acompanha o BitOne...

Com certeza deve melhorar alguma coisa.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

penso que vai de carro pra carro, e do quanto se está disposto a abrir mão (não só estética, mas integração, recursos, etc). Hj para a maioria dos carros (mesmo de luxo ou 'exóticos') existem faceplates prontos, existem interfaces para comando no volante, interfaces para sensores de estacionamento, chicotes adaptadores, todas estas coisas. Claro que o caminho mais fácil (e mais garantido) é trocar a HU por algo realmente bom... acho que cai em questionamentos filosóficos do tipo 'pezinho ou porta', 2 ou 3 vias frontais. A gente SABE que um carro (que permita, cĺaro... um carro é pra andar tbem né?) com pezinhos bem feitos e falantes bem escolhidos nele TENDE a ter um midbass bem melhor que um carro com midbass nas portas. Idem para 3-vias frontais, com mids e tweeters nas colunas... creio que é consenso que TENDE a ser mais interessante, realista e entusiasmante que um singelo tweeterzinho na coluna lutando para se integrar aos médios bloquedos pela perna do passageiro encostada no forro de porta. A questão é: o quanto vc. topa alterar, retrabalhar, modificar, etc... para ter a melhor qualidade possível. Tem carro que fica na rua, que para em lugares perigosos... nem todo mundo tem condições de deixar o som à mostra, sejam falantes ou players. É o caso de jogar a toalha e dizer 'ah, deixa como tá, sem extensão, sem brilho, com distorção, etc... pq veio assim de fábrica'? Eu acho que não. Muita gente vai usar estes processadores para dar um 'up' para gente que nem se importa muito com fidelidade e quer volume, pressão sonora... e alguns vão usar estes processadores para dar um UP até o limite do que podem partindo da fonte original, dos espaços originais, etc. Um exemplo bastante bacana neste sentido é aquele BMW montado pela Bass Audio, com mids embaixo do banco e JBL MS8, que o Iana postou na galeria de instalação tempos atrás.

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim, impressionou sim, é só ver a pontuação do Focus do Gustavo. Parece que agradou os juízes também, basta ver a pontuação e tinha players bons competindo com ele. Tudo bem que no caso dele, a instalação ajudou muito a ele pontuar, mas no áudio deu pra perceber sim que ficou muito bom. Pode até não agradar aos audiófilos, mas como não sou um... e áudio é muito subjetivo..

Compartilhar este post

Link para o post

A mim, impressionou sim, é só ver a pontuação do Focus do Gustavo. Parece que agradou os juízes também, basta ver a pontuação e tinha players bons competindo com ele. Tudo bem que no caso dele, a instalação ajudou muito a ele pontuar, mas no áudio deu pra perceber sim que ficou muito bom. Pode até não agradar aos audiófilos, mas como não sou um... e áudio é muito subjetivo..

Ok, subjetividade, eu respeito sua opinião. Não quero desmerecer o carro do Gustavo, achei a instalação impecável. Mas na minha opinião, em áudio tinham vários carros melhores(gostei do timbre mas não gostei da largura de palco, imagem estava desfocada e instavel), na novato eu nao sei pois escutei uns 3 carros no sabado apenas. Mas no domingo tinham carros com áudio melhor na MINHA opinião.E alguns pontos vem da limitação do player

Gustavo, se ver esse post, leve minhas opiniões como crítica construtiva.

Pode ter agradado aos juizes, mas não leve em consideração a pontuação tanto assim. A novato recebe maior pontuação para estimular mesmo o ingresso nos campeonatos, em relação as outras categorias. (palavra de um dos organizadores da competição)

Eu mesmo achei muita falta de coerência o meu julgamento entre as etapas 5 e 6 do quality ano passado. Recebi uma pontuação de 252 em audio e 73 de instalação. na sexta etapa, o juiz foi o mesmo, a categoria foi a mesma, troquei de tweeter e cabos. meu som melhorou. Na minha linha de julgamento,

recebi a seguinte pergunta do juiz: "voce mexeu no carro?"

eu respondi: Mexi, por que? está melhor ou pior que a etapa de curitiba?

ele: está melhor!

para minha surpresa, vou com 231 pontos, ou seja, 21 pontos a menos que na etapa anterior, sendo que tive a confirmação do juiz que meu som tinha melhorado.

Na parte de instalação a mesma coisa: na etapa de curitiba, vou com 73 pontos de instalação, recebo um "parabéns" do juiz, falando que a instalação está muito boa, e que precisava melhorar em tal e tal ponto. Alterei essas recomendações para a etapa de sp, ou seja, deveria ir com pontuação maior que a de curitiba. E isso não é SUBJETIVO, é uma mudança física e não de percepção auditiva. Vou com 67 pontos, 6 pontos a menos que a 5. etapa. Inclusive tive pontuações máximas em alguns quesitos em curitiba, entao nem me preocupei em tentar melhorar mais, e foi um dos pontos que recebi menos pontos.

Conversei com o Mauro sobre isso, ele deu a sua explicação, falou que no aspecto de áudio, de acordo com o nível dos participantes, a pontuação pode subir ou descer e na instalação, está havendo uma evolução muito rápida do nível de instalaçào dos competidores. Aceitei e respeitei a sua opinião,mas não concordo e, sinceramente, preferia muito mais receber pontuação inferior em curitiba pra poder evoluir do que ir com quase 30 pontos a menos, e com instalação e som melhorados.

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado.. realmente as vezes ficamos sem parâmetro pra evoluir, já que dependemos da subjetividade sim dos julgamentos, muitas vezes relativo ao nível daquele dia...

Acredito que eu tenha entendido errado o propósito do tópico.

O que tentei dizer é que pode ser que os processadores vieram pra ficar, pois o mercado atual (menos exigente, excluo aqui os clientes com maior referência auditiva) pediu isso.. e os carros de hoje estão vindo com players bonitos e embutidos, o que não ocorria na época dos primeiros dsp.. bom, mas aí é que defendo o uso dos DSPs, pois ele pode funcionar dessa forma, como também mandando um audio de primeira, basta usar um player "Britânia" com saída digital... sendo assim uma solução bem flexível para todos os gostos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mesmo achei muita falta de coerência o meu julgamento entre as etapas 5 e 6 do quality ano passado. Recebi uma pontuação de 252 em audio e 73 de instalação. na sexta etapa, o juiz foi o mesmo, a categoria foi a mesma, troquei de tweeter e cabos. meu som melhorou. Na minha linha de julgamento,

recebi a seguinte pergunta do juiz: "voce mexeu no carro?"

eu respondi: Mexi, por que? está melhor ou pior que a etapa de curitiba?

ele: está melhor!

para minha surpresa, vou com 231 pontos, ou seja, 21 pontos a menos que na etapa anterior, sendo que tive a confirmação do juiz que meu som tinha melhorado.

Mas a pontuação não é absoluta! Até pq juiz não é máquina de pontuar.

Geralmente a nota vai do primeiro carro. A partir da nota do primeiro, os melhores vão marcando pontos acima, e os piores abaixo.

Se o primeiro for muito bom, as notas provavelmente fiquem mais altas. Se o primeiro for mediano, provavelmente as notas tendam a ser mais baixas.

Por isto que não dá pra comparar pontuação diretamente entre etapas.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao Quality Sound, para minimizar o efeito da subjetividade, que vai sempre existir, e faz parte do jogo, já deixei aqui a sugestão de ter dois ou três juizes para o questito de qualidade do som, pois assim a média seria mais justa, sem margem para comentários e questionamentos.

Dos carros que ouvi no domingo, achei que a classificação final foi justa, ou seja, pelo menos na minha opinião, ganhou o que mais gostei, que foi o Meriva do Luciano de Santos com DLS. Estava mesmo bem legal para o que eu gosto, sem muita frescura.

Como já disse aqui são projetos e instalações que são feitos e preparados para competir segundo a regra, que nem sempre é o mesmo que vai ouvir no dia a dia.

Compartilhar este post

Link para o post

O dan eu tb tenho um desses 3861 pena q sao 2 canais de delay. Se quiser vamos testar com os 4 canais... A nao ser que vc ja tenha um par rsrsrs abs

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado.. realmente as vezes ficamos sem parâmetro pra evoluir, já que dependemos da subjetividade sim dos julgamentos, muitas vezes relativo ao nível daquele dia...

Acredito que eu tenha entendido errado o propósito do tópico.

O que tentei dizer é que pode ser que os processadores vieram pra ficar, pois o mercado atual (menos exigente, excluo aqui os clientes com maior referência auditiva) pediu isso.. e os carros de hoje estão vindo com players bonitos e embutidos, o que não ocorria na época dos primeiros dsp.. bom, mas aí é que defendo o uso dos DSPs, pois ele pode funcionar dessa forma, como também mandando um audio de primeira, basta usar um player "Britânia" com saída digital... sendo assim uma solução bem flexível para todos os gostos...

Concordo contigo, eu sei que desvirtuei o tópico, mas é isso aí mesmo que voce disse, esses processadores suprirão 98% do público que queira um pouco mais de flexibilidade e controle do som. Mas existem 2% como nós que sempre procurarão atingir o máximo do sistema. E na minha opinião, ele tem um limite que os players tops não o têm.

Mas a pontuação não é absoluta! Até pq juiz não é máquina de pontuar.

Geralmente a nota vai do primeiro carro. A partir da nota do primeiro, os melhores vão marcando pontos acima, e os piores abaixo.

Se o primeiro for muito bom, as notas provavelmente fiquem mais altas. Se o primeiro for mediano, provavelmente as notas tendam a ser mais baixas.

Por isto que não dá pra comparar pontuação diretamente entre etapas.

Eu sei que não é absoluta, principalmente se for outro juiz. Mas no meu caso, o juiz que me avaliou nas duas etapas, ele não pontuou na hora, ele fazia sinais de + e - em cada quesito e só deu os pontos no final, quando nao tinha ninguém vendo e após ter julgado todos os carros. Portanto essa tese não se aplica.

Em relação ao áudio, é mais aceitável, devido à subjetividade. Agora na instalação não, são modificações físicas. Pontos que ganhei em uma eu não ganhei em outra... tiveram várias diferenças e não foram poucas.... só de instalação umas 4

O dan eu tb tenho um desses 3861 pena q sao 2 canais de delay. Se quiser vamos testar com os 4 canais... A nao ser que vc ja tenha um par rsrsrs abs

Fala Fabio

eu to com um par delas sim...rs, não sei se vou usar as duas, to vendo ainda...

mas não é pra usar agora, só pro proximo carro, estou na fase de compras de equipamentos ainda

e vc, já decidiu como irá montar o seu?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo contigo, eu sei que desvirtuei o tópico, mas é isso aí mesmo que voce disse, esses processadores suprirão 98% do público que queira um pouco mais de flexibilidade e controle do som. Mas existem 2% como nós que sempre procurarão atingir o máximo do sistema. E na minha opinião, ele tem um limite que os players tops não o têm.

Certo, esqueçamos o uso com saídas amplificadas ou pré amplificadas de players comuns e falemos do uso do mesmo com conexão digital, aonde ficaria a limitação?

Desculpe se a dúvida for muito idiota, mas é que realmente até hoje não soube de ninguém que fez um comparativo plausível entre um DRZ por exemplo com um Bitone usando esse tipo de configuração... se vc já o fez, seria até bom compartilhar com a gente, pois assim, tiraria inclusive essa dúvida que tenho, pois se basear apenas em especificações técnicas (números) é um pouco complicado..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

A limitação está na qualidade do transporte. Quanto maior o Jitter, pior a qualidade. Mas é bem melhor que usando a saída do player.

Quanto ao DRZ, é um ótimo transporte, um ótimo DAC, interligados sem um cabo no meio.

Adicionar um ótimo DAC a um transporte bom ou meia-boca não vai te dar um resultado excelente, mas vai te dar um bom resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Kleber, deixa eu ver se entendi.

Existe um leitorque vai pro DAC em um player top, existe uma conexão digital direta. Depois do DAC vai pro pré amp, e um cabo rca "enorme" levando sinal eletronico sujeitos a interferências até chegar no amp. (resumo bem simplório)

Já no sistema onde a saída digital vai em um cabo supostamente competente (teoricamente sem perdas até X kms) até lá bem próximo aos amps, onde saem cabos rcas bem curtos e de excelente qualidade (devido ao tamanho, onde ninguém economiza muito..) pro amp.

Se tudo que eu disse estiver correto, um seria superior ao outro se o DAC fosse nítidamente superior ao outro caso contrário uma coisa compensaria a outra...

Estou falando besteira?

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Kleber, deixa eu ver se entendi.

Existe um leitorque vai pro DAC em um player top, existe uma conexão digital direta. Depois do DAC vai pro pré amp, e um cabo rca "enorme" levando sinal eletronico sujeitos a interferências até chegar no amp. (resumo bem simplório)

Já no sistema onde a saída digital vai em um cabo supostamente competente (teoricamente sem perdas até X kms) até lá bem próximo aos amps, onde saem cabos rcas bem curtos e de excelente qualidade (devido ao tamanho, onde ninguém economiza muito..) pro amp.

Depende... qual a conexão? Se for ótica (TOSLINK), a qualidade da conexão sofre pouco com o cabo. Se for coxaial a qualidade pode despencar bastante por influência do cabo!

Isto considerando que o player original já tenha saída digital. Se não tiver e for necessário adaptar (caso do new beetle demo da bass audio), a qualidade desta adaptação pode destruir o sinal a ponto do processador sequer conseguir decodificar o stream. É preciso inclusive balancear impedâncias, o que é complicado pros DIYers.

Ah, sim, neste caso, e em outros casos de processadores não-nativos (aftermarket), é que o volume do player perde sua função. Aí o controle de volante só vai servir pra controlar o CD. E dependendo, o rádio também morre (a não ser que você coloque uma conexão RCA só pro rádio).

Ou seja, não é uma solução que mantenha 100% do conforto como se pode imaginar. É algo a se levar em consideração também, caso que não ocorre quando o processador recebe sinal analógico.

Se tudo que eu disse estiver correto, um seria superior ao outro se o DAC fosse nítidamente superior ao outro caso contrário uma coisa compensaria a outra...

Não apenas o DAC. O transporte (leitor) tem que ser excelente, pois sua imperfeição degrada a qualidade.

Isto explica pq tem gente usando players TOPs apenas como transporte.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, então o problema estaria mesmo no transporte... eu particularmente já usei em casa cabo óptico (toslink) e coaxial, do mesmo tamanho, e não notei nenhuma diferença... no carro eu até pensei em usar, fibra óptica, até comprei, mas achei muito frágil e preferi um cabo coaxial pro ambiente automotivo. Caiu como uma luva, pois o pioneer não tem saída óptica.

A compatibilidade entre o pioneer e o bitone foi perfeita. Perdi sim o rádio, mas pra isso uso o rca. USB e Ipod funciona perfeitamente com o coaxial digital.

Conversando com um técnico que faz a manutenção da telefonia da empresa do meu pai, onde a pouco anos instalamos fibra óptica de 7 kms para uma central dentro da empresa, ele me disse que pra enormes distâncias a fibra é a diferença entre o serviço funcionar ou não (no caso lá, o serviço de dados e não de voz). Porêm em distâncias pequenas, não me lembro a distância, mas 5 metros é uma distância muito pequena para provocar algum tipo de perda em um cabo coaxial 75 ohms. É praticamente impossível perder ou atrasar algum bit a ponto do sistema de buffer falhar nessa distância...

Compartilhar este post

Link para o post

isso explica um pouco o porquê do DAC(MDA5000) faz a diferença. O MX5000 já vem com um DAC semelhante ao DRZ, mas a idéia é subir a um patamar superior. além do que o preço dele é igual o player, ao invés de comprar o combo, daria pra comprar dois MX5000

estou escolhendo qual cabo pra fazer essa conexao agora, um coaxial digital HU p/DAC e outro par de RCA pra volta DAC p/ HU

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa q legal um par desses para delay parece uma otima solucao. Eu vou ficar de olho se nao acho outro por ai...

Eu decidi o som do passat so falta o foca montar. Ou seja falta sorte rsrs a fila ta grande

Para nao desvirtuar o topico, no meu carro vou usar o player nakamichi, sem recurso algum, e farei o processamento com o amplificador focal dual monitor. Algo um pouco diferente do convencional, e que parece que nao firmou no mercado. So pouquissimos amps que tem processador integrado

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum carro impode a instalação. O dono é que não quer dar um jeito, nem que seja instalando em outro lugar.

Era isso que tentei dizer.

O que costuma acontecer é que quanto mais caro o carro é, menos animo de fazer alterações mais radicais o dono tem.

Compartilhar este post

Link para o post

E o problema é que algumas funções primordiais estão vindo integrado com o player, tais como Ar Condicionado, computador de bordo, etc... Aí o jeito é trocar uma coisa pela outra.. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa q legal um par desses para delay parece uma otima solucao. Eu vou ficar de olho se nao acho outro por ai...

Eu decidi o som do passat so falta o foca montar. Ou seja falta sorte rsrs a fila ta grande

Para nao desvirtuar o topico, no meu carro vou usar o player nakamichi, sem recurso algum, e farei o processamento com o amplificador focal dual monitor. Algo um pouco diferente do convencional, e que parece que nao firmou no mercado. So pouquissimos amps que tem processador integrado

Arisa, desvirtuando mais um pouco, qual o nakamichi vc vai usar ? desistiu do denon?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...