Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

n3n0

Qual o melhor tamanho para um SUB?

Recommended Posts

Postado em

O maior desce mais e deve ser mais lento mesmo.

Pra usar abaixo de 40hz (que é como eu uso) ambos atendem.

Mas depende mto da caixa, botar um sub grande numa dutada pra tocar baixo é complicado.

Exigiria mais controle por parte do amp. e mais potência, assim como força do conjunto motor..

Não é isso?

Abraços.

Postado em

Kleber e Pad,

Beleza, penso exatamente assim como vcs...

Mas no caso da comparação que propuz acima, de pegarmos um sub de 10" e um de 12", da mesma marca, mesma linha e utilizarmos o mesmo projeto de caixa (claro que cada uma otimizando cada sub), a que conclusão chegaríamos?

[]s

Rui

Tem um diferença chave pra mim, se é igual ou proporcional. Se alterar o apenas o cone é como o Kleber disse, mas para mim seria um projeto falho.

Se redimensionar corretamente, para mim o desempenho é o mesmo, com diferença no SPL, pela diferença da área do cone.

Tinha um artigo interessant do John Krutke (Zaph Audio) chamado "Porque woofers com X-max menor tem um som melhor", mas não estou achando. :(

Postado em

Nem precisa ir muito longe pra saber porquê:

1 - Uma bobina que precisa realizar um deslocamento menor se movimenta em uma área mais linear no GAP.

2 - A suspensão trabalha com movimentos menores, e de forma mais linear (quanto mais estica, menor é a elasticidade), provocando menor compressão mecânica.

Isto sem falar, lógicamente, que num deslocamento menor, menor é a distância que o cone precisa se mover, logo, menor é a necessidade da suspensão reposicionar o cone em um curto período, reduzindo a intermodulação.

Postado em

Gostei muito desse tópico.

Bom ler relatos que as pessoas demonstram ter domínio sobre o que falam e sabem ponderar.

Vou marcar ele para futuras consultas, se a conversar continuar aprender mais um pouco :legal:

Abraço

Postado em

Queria tirar uma duvida aqui tb. Subs com xmax menor resultariam em menos ruido proveniente da movimentação do conjunto certo? mas o xmax pequeno também pode implicar em algumas exigências acredito eu, como mais controle por parte do amp. O volume da caixa tambem pode ser um fator de preocupacao, se o volume for grande demais o falante pode tender a excursionar muito e vir a bater a bobina no fim do gap? Quais outras implicações nos subs com baixo xmax?

Sei que, como alguém aqui ja disse: parametro de alto-falante é igual cobertor curto. Você cobre de um lado e descobre do outro.

Fora as minhas perguntas. Aqui vai um link que achei com algumas consideraçoes.

http://forum.ecoustics.com/bbs/messages/4/599946.html

Postado em

Sandro, ruído mecanico, ao meu ver, depende muito mais da construção do falante e do uso que será feito do que de um único fator. Ao "forçar" um midbass Peerless SLS 50 USD e um SS Revelator de 180 USD, é bem provavel que o Revelator "incomode" primeiro, num volume mais baixo. Isso não significa que o Revelator é ruim, mas o projeto dele foi feito para atingir outras especificações, e não para chegar a 110dB sem suar, por exemplo. E mesmo o Scan tendo um xmax menor.

E pode, como qualquer sub na caixa errada. Por isso que eu sempre digo para seguir a especificação do fabricante, se ele for sério. Ec se for fazer diferente, prestar atenção na simulação (embora mais ilusória que qualquer outra coisa). E depende muito dos pontos de corte. Vejo muita gente usando os JL 6W0/3 como midbass. O power handling vareia. Uma coisa é cobrir 40-63/80Hz. Outra 40-200Hz. E outra é largar ele sem um subsônico. Vai estar gastando xmax numa resposta que cai feito uma pedra, ficando muito mais propenso a uma falha térmica ou mecânica.

Sobre damping factor/controle de cone é uma coisa meio mistificada também. Muita gente fala que quando mais melhor. Eu não apostaria que um Zapco toca bem só porque o DF é > 1000. Pelo que eu li, você só notaria efeitos negativos caso fosse < 50, e qualquer amp ~200 já tem um DF muito bom. Além de ter muito DF mentiroso por aí. O certo era dizer a frequência e Z da medição,se bem me lembro. De qualquer modo, não vejo porque precisa de mais. Se um amp consegue empurar bem um sub de alto Xmax, com um Xmax menor vai ser "mais fácil", afinal o cone não vai querer ir parar na esquina a cada estucada esparramada com pressão. Mas isso eu só acho, é um dúvida boa.

Postado em

Depende principalmente do objetivo do sistema.

Se for SQ/Hi-fi estamos falando de subgrave somente como complemento.

É totalmente diferente do que muitos (eu inclusive) usa no dia a dia.

Para um som de competicao um sub de 10 eh mais que suficiente...

Pra mim se for de 12, obrigatoriamente, caixa selada...

Se for dutada, na minha opiniao, nao serve (salvo raras excessoes)

Essas fotos de sistemas com subs enormes (15"18") tem uma proposta bem diferente.

Sao subs muito rapidos com caixas enormes (IB as vezes) é um outro tipo de objetivo.

Isso é verdade, Sub de 12" sempre em caixa selada. Os menores respondem sempre melhor nas dutadas. Posso falar pois antes eu tinha um JL de 8" numa dutada e ele era rápido e claro, porém não enchia o carro.

Dessa vez vou testar o de 12" com selada e ver no que dá.

Postado em

Isso é verdade, Sub de 12" sempre em caixa selada. Os menores respondem sempre melhor nas dutadas. Posso falar pois antes eu tinha um JL de 8" numa dutada e ele era rápido e claro, porém não enchia o carro.

Dessa vez vou testar o de 12" com selada e ver no que dá.

Nada de "SEMPRE" é exatamente do que o tópico trata... veja que a discussão relata que não há algo certo, mas que depende de inúmeros fatores... pasmafaute

Abraços.

Postado em

Sempre q escutei dois subs do mesmo modelo, só q um de 10' e o outro de 12', eu preferi o de 12'. Arc10 e Arc12, Ultimo 10 e Ultimo 12 e 10w6v2 e 12w6v2, perferi sempre os de 12 pois achei q desciam mais. Nenhum deles embolou (nem de 10, nem de 12). Lógico q as caixas eram diferentes e dimensionadas por um programa (q esqueci o nome). Podem dizer q a culpa foi das caixas, mas não acredito e uso isso q escutei como referência p/ mim. Ou seja, entre sub de 10' e de 12', eu prefiro os de 12'.

Postado em

Em selada realmente nenhum dos dois deve embolar.

Mas em dutada acho muito dificil isso nao aontecer...

pode nao ser facilmente perceptivel neh,

mas so simular num WinISD que da pra ver que o group delay eh bem mais alto...

Mas isso eh somente um dos fatores cm todos ja disseram acima.

E a maior parte dos subs tem parametros meio diferentes nas versoes 10 e 12. O ultimo por exemplo, vendo as specs fica meio obvio que o de 12 desce mais e deve tocar melhor, fato.

Postado em

Na minha opinião,

Para um SQ básico, dia a dia, espectro balanceado acredito que o custo benefício ficaria num sub de 10 ou até 9".

Algo que estive pensando, por sugestão que recebi inclusive, seria a possibilidade de utilizar (por exemplo) 8 SUB's de 6" da JL, ou até TANG BAND.

O objetivo seria adquirir som agradável através de subs de baixa eficiência por Watt/m que em compensação forneceriam mais linearidade, ainda mais em caixas seladas.

Obviamente, isto teria um custo relativamente elevado, bem como comprometeria metade ou mais do meu porta malas. Mas a idéia seria esta.

Postado em

Na minha opinião,

Para um SQ básico, dia a dia, espectro balanceado acredito que o custo benefício ficaria num sub de 10 ou até 9".

Algo que estive pensando, por sugestão que recebi inclusive, seria a possibilidade de utilizar (por exemplo) 8 SUB's de 6" da JL, ou até TANG BAND.

O objetivo seria adquirir som agradável através de subs de baixa eficiência por Watt/m que em compensação forneceriam mais linearidade, ainda mais em caixas seladas.

Obviamente, isto teria um custo relativamente elevado, bem como comprometeria metade ou mais do meu porta malas. Mas a idéia seria esta.

Tem uns vídeos no youtube com essa configuração... Já deu uma olhada??

Acho que seria interessante sim, mas creio que envolveria muito mais que espaço...

Linearidade das acomodações também seria um possível problema, dependendo do layout desejado..

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...