Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ramonnnn

D. I. Y Baby trio no CELTA

Recommended Posts

Olá a todos!

Estou acostumado a meter a mão na massa desde que fui enganado e perdi grana com alguns "estaladores". Desde então tenho lido e estudado bastante e aprendido também com os colegas de fórum. Embora tenha poucas postagens, acompanho o fórum há alguns anos, muito antes de fazer este cadastro.

Após esta breve introdução, vamos ao que interessa!

Meu objetivo é construir caixas acústicas pro sistema que tenho em mente, aproveitando os equipamentos que tenho em mãos.

Possuo um Celta 2008 e nele pretendo colocar 3 subs em linha dentro do porta malas, e fazer uma caixa-tampão com duas cornetas e 2 mg, sem, desta maneira, bloquear completamente a visão pelo vidro traseiro (MUITO IMPORTANTE!!!)

Vamos ao equipamento que possuo:

Amplificador:

Roadstar RS5.1 (Sei que parece pouco mas ja pude experimentar com todo o set e gostei bastente. Não participarei de racha de som nem nada. Minha finalidade é escutar com meus amigos em festas, churrascos, encontros.)

Subs:

Pioneer 308D2

2x Selenium Street Bass Tinha algum preconceito com eles pelo que lia por aí... até que caiu um par na minha mão. Me surpreendi positivamente. São alto falantes que cumprem bem o que se propõe (só 250RMS), tocam bem pra fora, e bem regulados, com caixa certa, podem fazer algum bom barulhinho pra dentro. Possuem sensibilidade alta, o que faz com que renda melhor com menos potência aplicada, se comparado com outros alto falantes (ex. o próprio pioneer 308)

Voz:

2x Selenium 8pw3

2x Driver Selenium D202Ti c/ corneta retangular (possuo apenas 1 driver por enquanto, mas o outro ja foi comprado. Aguardando chegar! As cornetas me faltam... tenho que ir buscá-las)

Antes eu vinha utilizando uma d200 + st200 da Selenium, porém, para economizar espaço, já os vendi e migrei para os Ti. Testei em dois canais D200 + ST200 x D202Ti... diferença ABSURDA. Me impressionei positivamente. Ti toca muito mais, muito mais brilho.

Na minha concepção ficariam bem equilibradas as frequências, porém, se na prática não se mostrar assim, farei atenuações, embora dê pra regular o ganho no próprio amp.

Energia:

Bateria Excell Free 60Ah cofre

Bateria Stroke Power 100Ah na mala

Cabo de 16mm² da bateria do cofre até a da mala, e cabo de 20mm² da bateria até o amp.

20mm² para o terra também.

Algumas fotos dos equips que tenho até agora:

Street Bass 12

dsc00335.jpg

Pioneer 308D2

dsc00336v.jpg

Selenium 8pw3

dsc00337c.jpg

Selenium D202Ti

dsc00338nj.jpg

Tudo xunto e reunido

dsc00340zxu.jpg

Aqui vai um vídeo do sistema todo tocando, mas apenas empilhado... (essas cornetas e ST vão cair fora)

http://www.youtube.com/watch?v=xbJA1TCBDt8

Projeto:

Devido ao espaço limitado no porta malas do Celta, utilizarei mdf 15mm para as caixas acústicas e, se necessário, farei travas na mesma.

Depois de muitos cálculos e protótipos de caixa com papelão cheguei nas seguintes conclusões. Farei três caixas separadas para cada sub para facilitar a retirada e também ja serve como trava devido à espessura do MDF. Consegui arrancar medidas que me permitiram fazer três caixas com volume interno bruto de 49L. Infelizmente a litragem não é algo que possa ser mexida. Logo, gostaria da ajuda de vocês para me ajudarem com os dutos para obter melhor desempenho com os subs citados.

Medidas de 1 das 3 caixas

medidascaixasraoni.jpg

Estou criando este tópico para poder aprender com vocês e compartilhar o andamento do trabalho. Procurarei colocar várias fotos demonstrando passo-a-passo todo o projeto.

Opiniões, dúvidas, dicas, excomungações?

(favor mover para o D.I.Y.)

Editado por ramonnnn

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq nao usa apenas os 2 streets e deixa o pioneer de lado?

Compartilhar este post

Link para o post

pq nao usa apenas os 2 streets e deixa o pioneer de lado?

Pq de mala fechada, o pioneer me da mais SPL.

Já testei só os 2 street. E os 3 juntos... diferença absurda!

Editado por ramonnnn

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se fossem 3 street ou 3 pioneer daria mais SPL! Acoplaria em toda a gama de resposta! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se fossem 3 street ou 3 pioneer daria mais SPL! Acoplaria em toda a gama de resposta! :legal:

Por isso q eu preferi colocar 3 em vez de apenas 2, como sugeriu o colega ali em cima!

edit: não tinha entendido direito

Então... estas são as peças que eu possuo no momento, caíram na minha mão, não foi algo que eu busquei pra fazer desse jeito, mas já que está aqui, pretendo usar os três juntos!

Editado por ramonnnn

Compartilhar este post

Link para o post

Chapa de MDF comprada! 185x240 espero que dê pra fazer todas as caixas mais a tampa!

Driver D202Ti a caminho, junto com xenon 6000k !

Editado por ramonnnn

Compartilhar este post

Link para o post

Vende o 308 e pega outro street bass, o 308 vai vender rapidão, só ir numa loja de som carregando ele, aposto que você sai de lá sem ele e com a grana na mão

Compartilhar este post

Link para o post

3 308 com certeza seriam melhor pra dentro, mas pra fora 3 street sem dúvidas!

Compartilhar este post

Link para o post

3 308 com certeza seriam melhor pra dentro, mas pra fora 3 street sem dúvidas!

:+1 :+1

Compartilhar este post

Link para o post

A chapa de mdf chegou! Semana que vem já começo a trabalhar nela... Agora aguardando a chegada do último D202Ti e do xenon.

Pros drivers vou fazer um cross passivo 12dB/8a em 2000Hz conforme diz o manual, ou to pensando em cortar em 1500Hz ou até 1000Hz com cross 24dB/8a. Peguei algumas referências pra calcular indutores e capacitores... basta ver o que se tem de valores comerciais pra eu optar por um ou outro...

Quanto aos subs, vou tentar por o 308D2 em algum negócio pra pegar outro Street, mas não é minha prioridade agora. Ainda tenho torrado a cabeça pra pensar num projeto de tampão e posição pro amp, já que as caixas ocuparão toda a mala e não haverá espaço pro módulo atrás do banco... Acho que só terei uma visão melhor quando as caixas estiverem prontas e eu estiver com todos os equipamentos na mão pra calcular os tamanhos. O objetivo é que não fique chamativo pelo lado de fora e que não atrapalhe a visão.

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou o outro D202Ti! Tudo pronto para começar a construção das caixas no final de semana!

dsc00347ti.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou o Xenon 6000K! Já instalei mas achei estranho que a luz fica oscilando... isso é normal? Fica como se "tremesse" mas sem diminuir a intensidade, nos dois lados, mas mais do lado esquerdo...

Chegaram as cornetas dos drivers! Falam muito... nem comparação com os fenólicos, que ja acompanhavam bem os 3 subs. Provavelmente eu tenha que fazer alguma atenuação pra evitar a gritaria, mas no meu módulo posso ajustar direto no ganho do canal dos D202Ti.

Mandei vir um crossover passivo sob encomenda. Corte a 1500Hz 18dB/8a a 4ohms para ligar os drivers em paralelo...

Foto dos drivers com as cornetas retangulares:

dsc00360f.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei o processo de fabricação das caixas... é mais complicado do que imaginava.

Marcando e cortando...

dsc00358d.jpg

Aqui eu fiz guias com pregos pra firmar para poder aparafusar mas não deu certo... os pregos saem o tempo todo... uma bagunça... logo abandonei e fui direto para os parafusos. Tudo com muita cola junto, claro!

dsc00353xo.jpg

dsc00352h.jpg

Aqui a caixa tomando forma. Parafusada e colada.

dsc00355kg.jpg

Ambiente de trabalho SUPER organizado!

dsc00356w.jpg

O trio de caixas, ainda incompletos...

dsc00357fe.jpg

dsc00359n.jpg

Caixas prontas para serem fechadas

dsc00361w.jpg

Próximo passo é fazer os buracos dos falantes e dutos e depois vedar BEM a caixa, com cola + pó de madeira por fora e massa de calafetar por dentro.

Talvez consiga fazer mais um pouco hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuação da construção das caixas...

Acertando o furo do altofalante

dsc00364sv.jpg

Fazendo os furos dos dutos

dsc00362y.jpg

Testando os encaixes...

dsc00365ys.jpg

Todos prontos

dsc00367tk.jpg

dsc00368z.jpg

E a prova de fogo... no carro!!!

dsc00369yj.jpg

dsc00370te.jpg

Agora a grande questão... Courvin ou não courvin? É bem bonito mas chato de trabalhar... será que vale a pena?

Sugestões???

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando, tô me desfazendo do trio que montei, e tô partindo pra algo mais light mesmo, pensei em 2 308/309, com 2 woofers de 8" oversound e 2 TI Snake SD110, aí faria laterais em fibra, pra colocar os woofers e drivers, e no meio os 2 subs, pra facilicar o acesso ao step e tals. Mais tb tenho outra idéia, tenho 2 woofers de 12" arlen 250w.rms 4ohms aqui queimados, penso em mandar reforma-los, e aí montar exatamente como vc fez, 3 de 12", no caso 2 woofers, e 1 pioneer 308/309, pra som interno, mais os 3 ligados, cada qual tocando a partir de uma freq. e pro médio 2 TI. Fiquei interessedado em como vc vai montar o tampão com seus woofers e TI's, se ficar bonito, posso até fazer igual, será que eu posso?

Ah tá com falta de espaço é pro modúlo né!? Uma dica, faça uma medição, veja se não cabe embaixo do banco da frente, tb tenho um celta, e sei que ali tem um bom espaço e dá pra fazer isso, aí o cara faz uma chapa de MDF pra colocar em cima do modúlo para esconde-lo e proteger ele dos pés dos passageiros, é uma idéia boa pro seu caso.

Abraços

Editado por Teixeira Palio g3

Compartilhar este post

Link para o post

E c vc fazer a frente dela com "abelinha" (acho que tem vermelho tbm) e as laterais com carpete normal ??? ja fiz algumas caixas assim e fica muito bom, acompnhando o projeto que está bem legal :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando, tô me desfazendo do trio que montei, e tô partindo pra algo mais light mesmo, pensei em 2 308/309, com 2 woofers de 8" oversound e 2 TI Snake SD110, aí faria laterais em fibra, pra colocar os woofers e drivers, e no meio os 2 subs, pra facilicar o acesso ao step e tals. Mais tb tenho outra idéia, tenho 2 woofers de 12" arlen 250w.rms 4ohms aqui queimados, penso em mandar reforma-los, e aí montar exatamente como vc fez, 3 de 12", no caso 2 woofers, e 1 pioneer 308/309, pra som interno, mais os 3 ligados, cada qual tocando a partir de uma freq. e pro médio 2 TI. Fiquei interessedado em como vc vai montar o tampão com seus woofers e TI's, se ficar bonito, posso até fazer igual, será que eu posso?

Ah tá com falta de espaço é pro modúlo né!? Uma dica, faça uma medição, veja se não cabe embaixo do banco da frente, tb tenho um celta, e sei que ali tem um bom espaço e dá pra fazer isso, aí o cara faz uma chapa de MDF pra colocar em cima do modúlo para esconde-lo e proteger ele dos pés dos passageiros, é uma idéia boa pro seu caso.

Abraços

Eu tinha pensado, primeiramente em colocá-lo dentro da caixa-tampão... mas fiquei preocupado com a dissipação de calor e também em ter de aumentar muito o tamanho do tampão! Ótima ideia tu me deste! Vou estudar essa possibilidade! Quanto aos street, vou sintonizá-los pra tocar pra fora, enquanto o pioneer vou regular pra tocar mais pra dentro, fazer um mistão que toque bem de mala fechada, com subgrave e aberta com pancada.

Compartilhar este post

Link para o post

E c vc fazer a frente dela com "abelinha" (acho que tem vermelho tbm) e as laterais com carpete normal ??? ja fiz algumas caixas assim e fica muito bom, acompnhando o projeto que está bem legal :legal:

Não to ligado nesse "abelhinha" vc tem alguma foto? As laterais vou fazer de carpete mesmo.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha pensado, primeiramente em colocá-lo dentro da caixa-tampão... mas fiquei preocupado com a dissipação de calor e também em ter de aumentar muito o tamanho do tampão! Ótima ideia tu me deste! Vou estudar essa possibilidade! Quanto aos street, vou sintonizá-los pra tocar pra fora, enquanto o pioneer vou regular pra tocar mais pra dentro, fazer um mistão que toque bem de mala fechada, com subgrave e aberta com pancada.

Pois é, mais no teu caso, tem pouco espaço ali, pq a caixa ficou muito pra frente, vai ser difícil fazer como eu pensei em fazer no meu, mais tira as medidas e ver se dá, vai que de repente consegue.

Está correto, sintoniza os strets mais pro "pancadão" mesmo, e o pioneer mais pra subgrave.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, mais no teu caso, tem pouco espaço ali, pq a caixa ficou muito pra frente, vai ser difícil fazer como eu pensei em fazer no meu, mais tira as medidas e ver se dá, vai que de repente consegue.

Está correto, sintoniza os strets mais pro "pancadão" mesmo, e o pioneer mais pra subgrave.

Abraços

Tive uma ideia ótima (modéstia à parte). Tenho que tirar as medidas pra ver como vi ficar, mas a ideia é fixar o amp de cabeça pra baixo na base do tampão, com um furo pra ele descer. Entendeu? Um furo na base do tampão onde o amp encaixa de cabeça pra baixo. Dá pra por uns calços pra descê-lo mais ou menos. Sendo assim, o tampão-caixa não precisa ser alto e o amp fica com a parte de cima(virada de cabeça pra baixo) pra fora da caixa, facilitando a refrigeração. Vou tirar as medidas pra ver se é viável.

Obrigado pelas ideias.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...