Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

{PASSO-A-PASSO} FABRICANDO um SUB-WOOFER

Recommended Posts

E ae Galera? Estou aqui mais uma vez pra falar e mostrar sobre Falantes, mas dessa vez é uma coisa Nova e NEM SEI SE VAI DAR CERTO!

Eu aqui em casa tenho um PQNO Estoque de Falantes queimados que estão aqui querendo ou não, tomando espaço!

p1030425o.jpg

E estou "inventando" coisas para dar fim neles sem simplesmente JOGAR FORA, ou DAR DE GRAÇA !, ae me apareceu um ideia que me deixou animado e comecei mexer nela sexta-feira e agora quero compartilhar com vcs!

Como tenho várias carcaças de 8" e não existe muito mercado para 8", resolvi tentar fazer um Frankenstein de 12" rsrsrs. Tenho em casa 4 carcaças de alumínio de 12" que quem é velho de fórum vai se lembrar, pois foi por conta DELAS que comecei mexer com Reforma e Construção de Falantes! E como tenho vários de 8" com imã LEGAL, resolvi juntar esse imã do 8" com a carcaça de 12", vejam como foi feito isso:

Falante de 8" queimado:

p1030426u.th.jpg

p1030427l.th.jpg

Retirada do Imã:

p1030428i.th.jpg

p1030429wz.th.jpg

Medidas do imã:

p1030430p.th.jpg

p1030433m.th.jpg

As carcaças que eu tenho aqui de 12" tem a furação diferente da furação do imã, então fiz um "adaptador" de MDF, que não ficou muito BONITO, mas ficou bom!

p1030434l.th.jpg

Ae para fixar na carcaça usei Cola de Contato, mais conhecida por "cola de sapateiro"

p1030436i.th.jpg

p1030437n.th.jpg

p1030438t.th.jpg

p1030440k.th.jpg

p1030441.th.jpg

p1030442m.th.jpg

E a Carcaça ficou assim:

p1030443yc.jpg

p1030444.th.jpg

p1030445n.th.jpg

Agora o próximo passo é comprar os componentes e montar o falante e ver no que dá ... Vou mantendo vcs informados =) !

Editado por Guto de Almeida

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

curti o esquema hein..... e me diz uma coisa, vc tem ideia dos parametros que pode sair?

ex.... imã pequeno, da pra extrair +- quanto de potencia, caso um cone leve, resistente e uma bobina de aluminio..... faz-se um woofer rápido?

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Te sugiro substituir esse "adaptador" de MDF por alumínio. Além de melhorar na dissipação térmica, tem melhor estrutura mecânica!

Com esse conjunto, você pode conseguir um bom woofer, para subwoofer esse gap é muito estreito, a não ser para pouca potência.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

curti o esquema hein..... e me diz uma coisa, vc tem ideia dos parametros que pode sair?

ex.... imã pequeno, da pra extrair +- quanto de potencia, caso um cone leve, resistente e uma bobina de aluminio..... faz-se um woofer rápido?

Não sei dizer sobre parâmetros exatos, pois não tenho equipamentos de medição pra isso!!! infelizmente...

Mas quero fazer um SUB-WOOFER de uns 150RMS mais ou menos com Características para som EXTERNO, não é meu Foco fazer um Sub-Woofer que desça Horrores e tenho FS de 20hz, não é essa a ideia

Vou optar por escolher um cone de Celulose leve e borda de borracha ou espuma mais dura... e uma bobina com enrolamento alto, para poder ter um xmax bacana (pretendo ter um xmax de mais ou menso 12mm)... Vamos ver o que consigo

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Te sugiro substituir esse "adaptador" de MDF por alumínio. Além de melhorar na dissipação térmica, tem melhor estrutura mecânica!

Com esse conjunto, você pode conseguir um bom woofer, para subwoofer esse gap é muito estreito, a não ser para pouca potência.

Abraço,

RenanLopes

Grande prof. Renan =) , que bom que apareceu por aqui cara =) !

Então , fica inviável financeiramente esse adaptador de Alumínio. Não vai rolar de fazer isso... Eu imaginei mesmo que a troca de calor ia ser ruim, mas como dizem aqui em sampa: - É o que tem pra hoje rsrsrs

Vamos ver ... vou fazer esses 4 (tenho 4 carcaças dessa) se ficar BONZINHO, quem sabe não animo em fazer um com tudo certinho !

A ideia é fazer um SUB mesmo , mas de baixa potência ... pra usar em amp. fraquinho e ter um gravinho bacana !

Compartilhar este post

Link para o post

Fala guto!

Parabéns pela iniciativa :P

Aprecio seu conhecimento, espero que dê certo o projeto!

Acompanhando :legal:

[]'

Taviaum

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei agora da rua frustrado ... Fui na loja de componentes para falantes e num tinha UMA BOBINA que era do jeito que queria ... com enrolamento alto e 4 ohms ... tudo bobina de 6x9 rsrsrs !

agora não sei o que vou fazer =(

Compartilhar este post

Link para o post

:rolleyes:

Enrola na mão...

Guto e suas ideias mirabolantes...

interessante que, seu estoque de queimados são só bomber? hehe

Compartilhar este post

Link para o post

pra os ESPERTOS que não SABEM, eu trabalhava para A BOMBER! <_<

E Era responsável pela Dodge Ram com sistema LINE... Esses Falantes foram se juntando devida a Manutenção que QUALQUER CARRO SHOW tem, não vão pensando que carro show não queima nada pq é mentira... só reparar em campeonatos de som onde os caras tem CAIXAS de falantes NOVOS pq queimam !

ESSE é o Motivo dos falantes acumulados em minha casa ! E Modesta parte falando ... depois que EU comecei Tomar conta desse carro em SP , não tiveram mais queimas desse tipo !!! o Carro veio do Rio de Janeiro TODO FUÇADO pq BURROS não sabem o que é um processador Digital e ficam enfiando o dedo onde não deve !

Me desculpe se fui grosseiro, mas é que isso é uma BOLA DE NEVE , daqui a pouco vão começar dizer que a Bomber só tem falante que queima e BLA BLA BLA !!!

PS. Meu trabalho com a Bomber acabou, não tenho mais vínculos com a Marca, antes que digam alguma coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

aquelas ponta de parafuso não vão te atrapalha a vida depois?

qual o modelo desse 8" q tu tem ai, to procurando um sub de 8 ou 6" pra por na strada estendida. (não to afim de paga 500 conto num JL).

Compartilhar este post

Link para o post

qual o modelo desse 8" q tu tem ai, to procurando um sub de 8 ou 6" pra por na strada estendida. (não to afim de paga 500 conto num JL).

Então mano, eu ia colocar uma Suspensão alta ... ae nem ia dar Problema ... Mas agora com essa mer** bobina , tô até meio Broxado =(

quanto ao modelo de 8" que tem aqui , é da linha "PAPA TRIO" é um médio grave na realidade ... mas o imã é beeem parrudo dá pra fazer um subzinho de uns 100,150 RMS sem medo de ser feliz !!!

eu aliás FIZ 2 de 8" pra testes e o primeiro cliente que veio aqui instalar som já abraçou o o par e levou rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post

pra os ESPERTOS que não SABEM, eu trabalhava para A BOMBER! <_<

E Era responsável pela Dodge Ram com sistema LINE... Esses Falantes foram se juntando devida a Manutenção que QUALQUER CARRO SHOW tem, não vão pensando que carro show não queima nada pq é mentira... só reparar em campeonatos de som onde os caras tem CAIXAS de falantes NOVOS pq queimam !

ESSE é o Motivo dos falantes acumulados em minha casa ! E Modesta parte falando ... depois que EU comecei Tomar conta desse carro em SP , não tiveram mais queimas desse tipo !!! o Carro veio do Rio de Janeiro TODO FUÇADO pq BURROS não sabem o que é um processador Digital e ficam enfiando o dedo onde não deve !

Me desculpe se fui grosseiro, mas é que isso é uma BOLA DE NEVE , daqui a pouco vão começar dizer que a Bomber só tem falante que queima e BLA BLA BLA !!!

PS. Meu trabalho com a Bomber acabou, não tenho mais vínculos com a Marca, antes que digam alguma coisa!

Coitada da minha "Filha"!

Na verdade não deveriam queimar né Guto.. Pois saiu daqui com o processador bem alinhado. A culpa foi da "mão" de quem mexeu.

Ainda bem que te encontrei por ai pra dar esse suporte...

RenanLopes

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

será que não daria certo colocar 2 imãs pra ficar duplo ? e mandar tonear um flange com pino central mais longo ?? ou to falando besteira haushaushau

esses imãs são de mesmo diametro dos que são usados nos DD's série 1500, 5" e 1/4 de diametro ~, desde 8" até o de 15" só que duplos (os mais recentes são

triplos porem mais finos um pouco não intendi essa bagunça, até a borda mudou) ... por que as veses vc conseguia uma bobina dessas usadas na serie 1500

e mandava fazer o flange com o pino de acordo com a bobina hhaha ideia louka né...

parabens Guto pela iniciativa !

Compartilhar este post

Link para o post

115,00 um Panther...

Compartilhar este post

Link para o post

será que não daria certo colocar 2 imãs pra ficar duplo ? e mandar tonear um flange com pino central mais longo ?? ou to falando besteira haushaushau

esses imãs são de mesmo diametro dos que são usados nos DD's série 1500, 5" e 1/4 de diametro ~, desde 8" até o de 15" só que duplos (os mais recentes são

triplos porem mais finos um pouco não intendi essa bagunça, até a borda mudou) ... por que as veses vc conseguia uma bobina dessas usadas na serie 1500

e mandava fazer o flange com o pino de acordo com a bobina hhaha ideia louka né...

parabens Guto pela iniciativa !

o problema acima de TUDO é CUSTO ! Não quero ficar tirando grana do Bolso pra fazer isso tendeu ? e pra fazer esse esquema de imã duplo e tal , vai grana ! =(

Compartilhar este post

Link para o post

o problema acima de TUDO é CUSTO ! Não quero ficar tirando grana do Bolso pra fazer isso tendeu ? e pra fazer esse esquema de imã duplo e tal , vai grana ! =(

isso é verdade ! heheh

Compartilhar este post

Link para o post

isso é verdade ! heheh

Mas já pensei Muitas vezes em fazer uns falantes CASEIROS mais Honestos para venda ! ... Quem sabe isso num sai do papel um dia !!! Ou melhor ... da Cabeça

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei esses franksteins, mas os falantes que o guto pensa um pouco para fazer normalmente saem excelentes...

Guto, chapa de aço 3mm te interessa, para trocar esses adaptadores de MDF?

Consigo te arranjar 3mm, 5mm e 12mm... Acredito que para seu uso a de 3mm (mesmo que dupla, para facilitar furação) sirva.... Só vou precisar da dimensão certinha que você quer para procurar retalhos.

Alumínio eu até arrumo alguma coisa, problema é a espessura... No almoço eu dou uma procurada.... Só me confirma o diâmetro máximo do adaptador.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande jão =) !!! Vc sempre me ajudando rsrsrs !!! c é fo** rsrsrs

as medidas são essas : adp.th.jpg

São 4 em ? rsrsrs uhhauhauahuahuahauhauaha

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou mandar cortado não, desencana ihAUEIhaIHEihaE Problema seu cortar e furar haha

Vou ver se acho uns pedaço bão

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...