Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

1212wayne

AJUDA NA FREQUÊNCIA DA CAIXA!!!

Recommended Posts

Postado em (editado)

pessoal, to criando outro tópico pois ja fiz a caixa porem nao sei qual tamanho devo usar os dutos, a caixa ta com as seguintes medidas: 94cm largura x 54cm altura x 42cm profundidade superior e 60cm profundidade inferior. utilizei madeira com 20mm e fiz os quebra-cantos, isto da em torno de 105 litros internos sem descontar falantes e dutos.queria que alguem que soubesse usar o winsd simulasse uma frequencia que desse um som legal, principalmente pra tocar forró e axé mas que tb tocasse legalzinho regaae e hip-hop.tirei algumas fotos hj cedo da caixa no carro e dos equipamentos, so falta chegar o stetsom 3k7 que encomendei com o bruno aqui do site.

equipamentos:

-2 eros sds e818 800rms 18' 4homs

-stetsom 3k7 2homs

-2 mg selenium 10pw3 150rms 10' 8homs

-2 drivers snake sd145 ti 8homs

-taramps t400d 4canais 400rms

-crossover stetsom stx-84

-voltimetro stetsom vt-2

-fonte spark usina 150ah

-bateria de 150ah auxiliar e de 70ah no cofre

-controle anti-cliping jfa

*os falantes ainda soltos, so para ver como vai ficar.

160220111511.jpg

Uploaded with ImageShack.us

*os equipamentos.

160220111508.jpg

*esta foto é para ver como o encosto do banco ficou um pouco reto,mas ainda tem um certo comforto.

160220111512.jpg

*****PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO DO FÓRUM, PODE APAGAR OU ENCERRAR OS TOPICOS QUE EU CRIEI QUE ESTÃO MEIO REPETIDOS!!!!!*****

Editado por 1212wayne
Postado em

Amigo, qual litragem das duas caixas ?

o que voce fez com aquelas orelhas do porta mala ?

mecheu algo no banco ?

ficou muito bom.

*pipoka , a litragem é 105 litros internos pra cada falante sem descontar os dutos e o falante, se vc souber qual a litragem do falante e de cada duto é so descontar desses 105 pra saber a litragem liquida mesmo!!!

*as orelhas eu tirei, é bem simples viu de se fazer,são apenas 3 parafusos e depois da um tranco e ela sai tranquilo, embalei elas direitinho e guardei aqui em casa.futuramente se tirar o som ,é so coloca-las de volta.e nao fica feio sem elas ,pois nem da pra perceber que eu tirei.

*o encosto do banco nao esta travado, mas como da pra ver na foto, o encosto esta a +- 4cm do pino que o trava, com isso ele ainda esta formando um angulo que da pra sentar e se encostar confortavelmente.

*eu vi que vc tem um fiesta tb, mete 2 de 18 sem dó nele,rsrrsrs

Postado em

Ola, utilize sintonia de 50Hz, dois dutos por falante, de 10cm x 12,5cm de profundidade.

Se mesmo assim achar que esta descendo muito e rendendo pouco pra forró (o que acho dificil) deixe o duto com 10cm dai a sintonia ficará em 54Hz.

Postado em

cara, recebi seu email, e estou respondendo a ajuda:

File: SDS 18.bb6

-----------------------------------------

Driver Properties

Name:

Type: Standard one-way driver

No. of Drivers = 1

Fs = 31, Hz

Qms = 6,368

Vas = 300,1 liters

Cms = 0,147 mm/N

Mms = 179,3 g

Rms = 5,485 kg/s

Xmax = 7,5 mm

Xmech = 11,25 mm

P-Dia = 390,7 mm

Sd = 1200 sq.cm

P-Vd = 0,899 liters

Qes = 0,337

Re = 3,2 ohms

Z = 4, ohms

BL = 18,21 Tm

Pe = 800, watts

Qts = 0,32

no = 2,558 %

1-W SPL = 96,23 dB

2.83-V SPL = 100,2 dB

Box Properties

Name:

Type: Vented Box

Shape: Prism, slanted front

Vb = 91,31 liters

Fb = 50,53 Hz

F3 = 52,17 Hz

Fill = none

No. of Vents = 2

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 10, cm

Lv = 10, cm

======

ou seja, sua caixa tem:

100,6L brutos

91,31L livres

2 dutos de 4"x10cm cada (apenas o aeroduto)

sintonia de 50,53hz

espero ter ajudado :legal:

Postado em

eu uso uma caixa de 160 litros pros dois sdsem camara unica, porem sao de 15"... e ja testei as sintonias em 55 50 e 45hz...

em 45 foi oq mais me agradou tocando todos os estilos de musicas com um bom ataque ....

mas...vc tem q testar amigo pra ver como fica do gosto...

uso 45hz de sintonia na caixa, hpf do sd em quase 80hz...e HPF em 50hz no radio... show de bola

vlw

Postado em

Ola, utilize sintonia de 50Hz, dois dutos por falante, de 10cm x 12,5cm de profundidade.

Se mesmo assim achar que esta descendo muito e rendendo pouco pra forró (o que acho dificil) deixe o duto com 10cm dai a sintonia ficará em 54Hz.

opa, quer dizer que com 12,5cm a caixa ficaria descendo mais, porem com 10cm ela ficaria com um pico mais alto.eu axo que seria melhor pra mim, pois com a mala aberta eu ouço 99% de forro e axé, daí seria melhor um pico mais alto né?!como so escuto regaae e hip-hop apenas de mala fechada andando nao precisa ter uma resposta tao boa assim.essa caixa de frequencia 54hz teria o pico entre 60hz e 90hz né?

Postado em

cara, recebi seu email, e estou respondendo a ajuda:

File: SDS 18.bb6

Driver Properties

Name:

Type: Standard one-way driver

No. of Drivers = 1

Fs = 31, Hz

Qms = 6,368

Vas = 300,1 liters

Cms = 0,147 mm/N

Mms = 179,3 g

Rms = 5,485 kg/s

Xmax = 7,5 mm

Xmech = 11,25 mm

P-Dia = 390,7 mm

Sd = 1200 sq.cm

P-Vd = 0,899 liters

Qes = 0,337

Re = 3,2 ohms

Z = 4, ohms

BL = 18,21 Tm

Pe = 800, watts

Qts = 0,32

no = 2,558 %

1-W SPL = 96,23 dB

2.83-V SPL = 100,2 dB

Box Properties

Name:

Type: Vented Box

Shape: Prism, slanted front

Vb = 91,31 liters

Fb = 50,53 Hz

F3 = 52,17 Hz

Fill = none

No. of Vents = 2

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 10, cm

Lv = 10, cm

======

ou seja, sua caixa tem:

100,6L brutos

91,31L livres

2 dutos de 4"x10cm cada (apenas o aeroduto)

sintonia de 50,53hz

espero ter ajudado :legal:

wendel, valeu pela força cara, mas essa caixa nao teria 103,4 litros brutos nao?!

a respeito dessa caixa com frequencia 50hz , ela teria o pico em qto +- , assim que o modulo chegar(3k7 comprado com o bruno aqui do site) eu faço os testes , o duto eu medi aqui tem 11cm ,deixo assim mso ou corto 1 cm dele pra ficar com os 10cm falado??

Postado em

eu uso uma caixa de 160 litros pros dois sdsem camara unica, porem sao de 15"... e ja testei as sintonias em 55 50 e 45hz...

em 45 foi oq mais me agradou tocando todos os estilos de musicas com um bom ataque ....

mas...vc tem q testar amigo pra ver como fica do gosto...

uso 45hz de sintonia na caixa, hpf do sd em quase 80hz...e HPF em 50hz no radio... show de bola

vlw

deve ser, as de 15 eu nunca ouvi mas devem ser boas tb, valeu cara!!!

Postado em

Cara pela simulação do Wendel sua caixa ta em 50Hz, isso vai descer bem sim viu man, espera chegar o modulo testa a resposta

Veja com o wendel se ele salvou o grafico de resposta e o de controle de cone, más o cara é fera tambem se ele indicou pode botar fé rsrs

Cara voce que tirou as laterais? Se foi sofreu né rsrs o fiesta é todo montado de cima pra baixo muito chato de desmonta-lo, buchas de ferro com plastico junto, se não tiver cuidado quebra tudo hehe

Abração man!

Precisa to aqui blz?

Faça um video ai quando tocar

Postado em (editado)

Cara pela simulação do Wendel sua caixa ta em 50Hz, isso vai descer bem sim viu man, espera chegar o modulo testa a resposta

Veja com o wendel se ele salvou o grafico de resposta e o de controle de cone, más o cara é fera tambem se ele indicou pode botar fé rsrs

Cara voce que tirou as laterais? Se foi sofreu né rsrs o fiesta é todo montado de cima pra baixo muito chato de desmonta-lo, buchas de ferro com plastico junto, se não tiver cuidado quebra tudo hehe

Abração man!

Precisa to aqui blz?

Faça um video ai quando tocar

*e e cara,blza?! sim , vou pelo que o wendel recomendou, usar apenas o duto original com os 11cm dele, e ficará sintonizada em 50hz , daí faço o corte em 40hz no cross e 50hz no player pra ficar mais seguro(precisa mesmo fazer o corte de 50hz no player ou pode usar so o corte do crossover stx84??).

*o modulo eu olhei nos correios está em chegando em recife,daqui pra quarta chega aqui e eu faço os testes.

*rpz fui eu que retirei as 'orelhas laterais' , nao achei dificil nao viu, tirei em cerca de 15minutos, tem apenas 3 parafusos e depois vc da um leve tranco e solta as presilhas tipo aquelas de fôrro de porta e ja era!!

*assim que tiver tudo pronto eu faço um video , valeu!!!

Editado por 1212wayne
Postado em

50 hz é sintonia boa cara, toca td a minha tá igual. :legal: mas com over 15/800

legal, mas vc faz o corte em qto, no cross ou no player ??meu stx84 so corta no maximo em 40hz, sera que fica legal ou uso o corte do player tb que tem 50hz???

Postado em

Como o corte do subsonico é de 24Db/8ª acredito que voce possa deixa-lo em 30Hz, ou pelo menos testar ver se pode prejudicar os woofers.

Abração man!

Postado em

Como o corte do subsonico é de 24Db/8ª acredito que voce possa deixa-lo em 30Hz, ou pelo menos testar ver se pode prejudicar os woofers.

Abração man!

30hz???mas se a frequencia da caixa vai ficar em 50hz , nao quer dizer que ela começa a tocar em 50hz nao??30hz acho um pouco baixo demais principalmente pra esses eros sds que são meios 'secos' , vou cortar primeiramente em 40hz so no cross ,deixar o player e o modulo em full e ver se fica legal, se nao fica muito bobo o cone ,se ficar eu corto no player tb em 50hz e ja é...

Postado em (editado)

30hz???mas se a frequencia da caixa vai ficar em 50hz , nao quer dizer que ela começa a tocar em 50hz nao??30hz acho um pouco baixo demais principalmente pra esses eros sds que são meios 'secos' , vou cortar primeiramente em 40hz so no cross ,deixar o player e o modulo em full e ver se fica legal, se nao fica muito bobo o cone ,se ficar eu corto no player tb em 50hz e ja é...

nada haver mano leia aqui..

http://autosom.net/mask_index.asp?pag=artigos/carparam.htm

subsonico vc regula de acordo com o pessoal te indicar aqui, como não sei quase "cáca" nenhuma de trio não vou te dizer com certesa em qual ponto será a regulagem.

em spl costumamos as veses nem usar essa "miséria" de subsonico, fica cravado nos 20/25hz... más é outro caso né man...

edit.

Editado por ((thytoin.))
Postado em

nada haver mano leia aqui..

http://autosom.net/mask_index.asp?pag=artigos/carparam.htm

subsonico vc regula de acordo com o pessoal te indicar aqui, como não sei quase "cáca" nenhuma de trio não vou te dizer com certesa em qual ponto será a regulagem.

em spl costumamos as veses nem usar essa "miséria" de subsonico, fica cravado nos 20/25hz... más é outro caso né man...

edit.

ô amigo, como vc pode dizer : 'nada haver mano leia aqui..' se vc mesmo diz que nao entendi 'cáca' nenhuma de trio, o que eu falei é que 30hz pra um falante cone seco é com certeza muito baixo o corte ainda mais sendo um eros sds ,se fosse pelo menos um snake hpx ou over sub800 até poderia cortar em 30hz (e olhe lá) mas um sds é muito baixo com certeza, a minha duvida é se 40hz cortando pelo crossover em 24db é o suficiente ou o melhor seria 50hz ...

mas valeu de qualquer maneira...

Postado em

ô amigo, como vc pode dizer : 'nada haver mano leia aqui..' se vc mesmo diz que nao entendi 'cáca' nenhuma de trio, o que eu falei é que 30hz pra um falante cone seco é com certeza muito baixo o corte ainda mais sendo um eros sds ,se fosse pelo menos um snake hpx ou over sub800 até poderia cortar em 30hz (e olhe lá) mas um sds é muito baixo com certeza, a minha duvida é se 40hz cortando pelo crossover em 24db é o suficiente ou o melhor seria 50hz ...

mas valeu de qualquer maneira...

Cara vai testando pra ver q mais te agrada e toca mais forte, mas cuida com o X-max do falante, no meu acho q esta em 40 hz. :legal:

Postado em

Cara vai testando pra ver q mais te agrada e toca mais forte, mas cuida com o X-max do falante, no meu acho q esta em 40 hz. :legal:

o problema é que com certeza eu irei gostar mais com o corte em 40hz pq da mais gravão(axo que todo mundo prefere o sub-grave mesmo) , mas o importante é exatamente isso, que toque com o corte menor possivel sem ultrapassar o x-max e rendendo bem .o modulo ta chegando e farei os testes e videos com os cortes pra galera ajudar tb .

vlw*

Postado em

30hz???mas se a frequencia da caixa vai ficar em 50hz , nao quer dizer que ela começa a tocar em 50hz nao??

nada haver eu disse sobre a sua pergunta ... pode regular em 40Hz como vc disse o falante é sds, se fosse SW1P, over sub800 etc, seria um pouco diferente, sobre eu não sacar nada de trio, não entendo mesmo hehehe já tive um parzinho de selenium 4 nada mais, más afundo mesmo não posso te afirmar nada, isso que eu quiz dizer rsrs.

um outro exemplo seria uma caixa pra sub sintonizada em 35Hz, não quer dizer que ela começará a tocar apartir disso, deve se levar em conta os parametros do Falante, e a simulação do box, F3, Fb, pico etc... dependendo uma caixa como citei a vc no ex. pode responder forte nos 30Hz...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...