Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

praia2009

novos fosgate

Recommended Posts

Postado em

Nao sei se chegaram a ver , mais fosgate tem 2 modelos de amplificadores em lancamento , sendo eles um classe AD ,e o outro BDCP...

a classe BDCP , e uma ''evolucao'' da classe BD , ja antiga no mercado e de otimo resultado

nessa classe temos 2 configuracoes trabalhando juntas , a classe AB , e a classe D, se somando e deixando o amp com um som mais limpo claro e com muito mais eficiencia...

ja na classe BDCP o que muda e que temos a mesma potencia tanto em 1 quanto em 2 ohms, e na AD da mesma forma , a diferenca entre essas classe e que na classe AD temos a resp. de frequencia ate 20k , e na classe BDCP ate 250hz...

o sistema pode ser conhecido de muitos que ja trabalham com eletronica , mais outros ainda nao conhecem , sendo eles relativamente simples no seu funcionamento e mais complexo na parte de desenvolvimento e ajuste dos componentes ....

analizando de uma forma simples temos por ex:

tensao de saida = 50v aplicando na formula 50²/R = 2500w /1 ohms = 2500w isso operando com 1 carga de 1 ohms....

para se ter a msm potencia em 2 ohms e preciso ter uma tensao maior na saida , logo :

70.7²/R = 5000w/2ohms= 2500w .....

em resumo temos 50v para cargas em 1 ohms e 71v para cargas em 2 ohms

o amp monitora a corrente em ambas as cargas sabendo assim se vc esta usando em 2 ou 1 ohms....

como ainda nao medi a potencia desse amp ate pq nao tenho um maos , pode se aplicar a formula : tensao x corrente , porem o resultado seria proximo disso ou o mesmo....

esse sistema e muito interessante ja que a fonte do amp esta o tempo todo corrigindo a tensao na saida , e isso nao deixa de gerar uma certa economia de energia.......

pelo que andei lendo e conversando com outros engenheiros, se o sistema que controla isso for BEM feito o amp tem tudo para vingar no mercado , ja que se trata de produto altamente eficienciente...num sei que mercado mais tem. rsrsrs

na versao de 1500W BDCP temos praticamente 75% e 2 ohms e 63% em 1ohms.....

o mais interessante e o classe AD , que responde ate 20khz....com cortes e filtros show de bola.... :legal:

e pra fechar ainda possui um filtro ultrasonico em 28hz....

VLW AI ......... :legal: praia2009.....

Postado em

Classe BD não é inovação... todo amplificador classe D é um amplificador classe B (push-pull). D é classe de modulação.

AD aparentemente é um AB com modullação em classe D mesmo. Tenho minhas dúvidas quanto à real eficiência, já que a classe A e AB faz sentido por conta das deficiências de linearidade dos transístores. Em corte-saturação não existe essa baixa linearidade.

Postado em

intao mais o sistema e simples cleber pra nos que conhecemos 1 pouco de eletronica .... a fonte tem 1 tensao mais alta capaz de suprir a necessidade da tensao de saida em 1 ou 2 ohms , quando a corrente varia em relacao a carga ele identifica se e 1 ou 2 ohms , ate ai tudo bem , agora essa eficiencia nao deve ser tao baixa , e pelo que conversei com outros eng. e ouvi , esse amp trabalha com uma frequencia de chaveamento mais alta do que o normal D.....na vdd o sistema se torna interessante pq te da a opçao de trabalhar com a msm potencia em 1 ou 2 ohms .....com ctz o controle disso nao e algo simples , e essa parte que quero ver... :legal:

Postado em

Praia, um shunt na saída e um PIC qualquer já te resolve isto. É só monitorar durante alguns milissengudos qual a tensão sobre o shunt em relação à tensão de saída. Se for baixa, aí é só subir a tensão da fonte, pois a carga é de 2 ohms. Se for o valor esperado, mantém a tensão baixa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...