Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

hugotsii

6" em portas tratadas ou 5" em pezinhos?

Recommended Posts

Postado em

Entao,

pelo que li por ai um mid de 6" consegue descer mais q o de 5, que parece que quase ngm usa.

que outras vantagens tem um falante de 6? e considerando que esse 6 vai na porta tratada, essas vantagem superam um mid de 5 direcionado em pezinhos?

nunca tinha levado em consideração a hipotese de usar 5" em pezinhos mas agora to avaliando ela. Gostaria de saber a opniao de quem entende (no caso vcs) sobre o assunto, pq eh nitida a perda dos falantes off axis neh.. :(

e ja abusando da bondade de vcs, caso valha mesmo a pena os pezinhos..

alguma sugestao de mid de 5 pra botar em pezinhos pra acompanhar tws sb acoustic ring radiator nas colunas? to cortando no player e o carro eh um sandero

abraço

Postado em

benzer hehehehe

boa..

tomara q mais pessoas postem suas experiencias..

Nao sei pela litragem do pezinho q o cara pode fazer especialmente pro mid, mas acredito q o direcionamento deve melhorar muito o rendimento.

acho estranho q todo mundo usa mid de 6 nas portas, sera q eh soh pelo espaço mesmo??

Postado em

5" em pezinhos sem duvidas! Cara pode usar tratamento, benza, rezar, mas o mid não vai tocar nem perto do que ele toca em um pézinho, sem duvidas!

depende da porta...

se fizer uma porta com tratamento legal, um baffle reforçado de mdf e bem instalado, da sim pra tirar um otimo som.

Fora o espaço nos pés que voce perde usando pezinho.

Postado em

5" em pezinhos sem duvidas! Cara pode usar tratamento, benza, rezar, mas o mid não vai tocar nem perto do que ele toca em um pézinho, sem duvidas!

Há controvérsias brother... Ainda essa semana ouvi um par de Scanspeak Revelator de 5" em pezinhos, achei legal sim... PORÉM o mesmo dono dos Scanspeak tinha um par de mids Focal residenciais nas portas de um Punto, bem tratadas por sinal, e vou te dizer que nunca ouvi nada igual... Está certo que os Scanspeak ainda estão em fase de burn-in, mas por enquanto os Focal nas portas me surpreenderam mais que um par de Scanspeak em pezinhos.

Então existem N fatores...

O mais importante é QUAL SPEAKER utilizar para QUAL APLICAÇÃO... assim vejo eu pelo menos.

Postado em

Eu penso assim: qualquer alto falante precisa de uma carga acústica = caixa.

portanto, pezinho sempre tocará melhor que uma porta.

Mas, dependendo do seu espaço fisico, um pezinho com mid de 6 poderá atrapalhar, por isso recorrer a um de 5'. Lembrando que 6' é cerca de 50% maior em area de cone que um de 5, então, 6' descerá mais, tocará mais.

Existe falantes que tocam bem em pezinhos pequenos, mesmo os de 6'. um bravox, daqueles 60B, por ex, bate muito bem, ja em portas, nem tanto.

eu prefiro pezinho, seja de 5 ou 6'.

flw

Markto

Postado em

Pezinho toca melhor que porta, fato. Qualquer caixa selada toca melhor do que uma caixa cheia de vazamentos (porta). Mas aí depende do projeto do alto falante em si. E mais ainda, da frequência de utilização. Uma coisa é usar a porta para tocar até 300Hz, e outra (e bem pior) é 3000Hz.

Postado em

Concordo com o 'evepainkiller', mas a resposta do Markto foi mais completa, na minha opinião.

Mid como os MB Quart, são conhecidos por tocar muito bem em portas tratadas, já em pezinhos...

Focal, mais ou menos a mesma linha... mas Morel, como o Tempo, por exemplo, não toca tão bem em porta, como toca em pezinhos. Afirmo isso pois tinha o meu Morel Tempo 6" em pezinhos e os bixinhos, que na época eram amplificados somente pelo player, desciam e tocavam forte de mais...

O fato é que cada falante foi feito com características diferentes, de timbre, de potência e inclusive de acústica.

O tamanho dos mesmos pode ser fator determinante, porém, ao comparar drivers de tamanhos diferentes e de linhas diferentes, pode-se ter muitas surpresas!!!

A melhor forma de se ter um bom resultado é testando, na minha opinião... Hoje utilizo o kit Tempo em porta tratada e seria incoerênte em dizer que o resultado foi melhor... Me surpreendeu e muito, mas negativamente...

Enfim.. Cada falante tem suas características e especificações. Creio que as maiores diferenças nesta questão de tamanho, para tomada de decisão, seja a praticidade na instalação..

EU não curto muito mids de 5 polegadas, gosto mais de 6.

Abraços.

Eu penso assim: qualquer alto falante precisa de uma carga acústica = caixa.

portanto, pezinho sempre tocará melhor que uma porta.

Mas, dependendo do seu espaço fisico, um pezinho com mid de 6 poderá atrapalhar, por isso recorrer a um de 5'. Lembrando que 6' é cerca de 50% maior em area de cone que um de 5, então, 6' descerá mais, tocará mais.

Existe falantes que tocam bem em pezinhos pequenos, mesmo os de 6'. um bravox, daqueles 60B, por ex, bate muito bem, ja em portas, nem tanto.

eu prefiro pezinho, seja de 5 ou 6'.

flw

Markto

Há controvérsias brother... Ainda essa semana ouvi um par de Scanspeak Revelator de 5" em pezinhos, achei legal sim... PORÉM o mesmo dono dos Scanspeak tinha um par de mids Focal residenciais nas portas de um Punto, bem tratadas por sinal, e vou te dizer que nunca ouvi nada igual... Está certo que os Scanspeak ainda estão em fase de burn-in, mas por enquanto os Focal nas portas me surpreenderam mais que um par de Scanspeak em pezinhos.

Então existem N fatores...

O mais importante é QUAL SPEAKER utilizar para QUAL APLICAÇÃO... assim vejo eu pelo menos.

Postado em

Amigo,

Em uma boa % dos casos, quase que a totalidade, falantes em pezinhos terão um desempenho melhor que em portas( mesmo tendo a desvantagem do tamanho, digo 5" contra 6" em portas ).

Mas existem alguns pontos a considerar:

* O quão treinado é o seu ouvido para sentir-se "chateado" com o não( possível não ) tão bom desempenho do seu set com falantes em portas;

* O seu possível desconforto dos pezinhos no cotidiano;

* Aquele constante aviso, cuidado com os falantes ( quando nos pezinhos )... Quando alguém entra no carro( namoradas com bico fino, amigos bebuns ... );

* A grande possibilidade de não ficar harmonioso os pezinhos com o restante do carro;

No MEU caso, após pensar nisso tudo e testar... Fiz pezinhos e NÃO LARGO MAIS !!!!

Postado em

boa byronald

entendesse bem a questao do topico, 5" em pezinhos ou 6 na porta. Sei q falante de 6 rende mais e se forem em pezinhos rendem mais ainda. Mas botar um de 6 no pezinho nao tem condiçoes .. nunca vi um carro com pezinho e se for bota eh na empolgação mesmo.

valeu...

Alguem tem dicas de falantes 5" polegadas que fechem bem com o sb acoustic ring radiator?

Amigo,

Em uma boa % dos casos, quase que a totalidade, falantes em pezinhos terão um desempenho melhor que em portas( mesmo tendo a desvantagem do tamanho, digo 5" contra 6" em portas ).

* O quão treinado é o seu ouvido para sentir-se "chateado" com o não( possível não ) tão bom desempenho do seu set com falantes em portas;

* Aquele constante aviso, cuidado com os falantes ( quando nos pezinhos )... Quando alguém entra no carro( namoradas com bico fino, amigos bebuns ... );

* A grande possibilidade de não ficar harmonioso os pezinhos com o restante do carro;

No MEU caso, após pensar nisso tudo e testar... Fiz pezinhos e NÃO LARGO MAIS !!!!

Postado em

O SB é um tweeter que desce legal... acredito que um mid de 5" que consiga subir bem até uns 2.5 khz já te deixaria satisfeito em pezinhos. Eu tentaria talvez um par de mids Focal, JM Labs residenciais de 5" em pezinhos.

Seu carro tem câmbio automático? Se tiver, bota um par de 6" mesmo no pezinho e seja feliz xD

Se não, um de 5 vai bem sim...

Postado em

O SB é um tweeter que desce legal... acredito que um mid de 5" que consiga subir bem até uns 2.5 khz já te deixaria satisfeito em pezinhos. Eu tentaria talvez um par de mids Focal, JM Labs residenciais de 5" em pezinhos.

Seu carro tem câmbio automático? Se tiver, bota um par de 6" mesmo no pezinho e seja feliz xD

Se não, um de 5 vai bem sim...

nada de cambio automatico..

por isso tem de ser de 5. esse tw desce bem sim o fs em 700 e poco.. to cortando ele em 1.6kh e ta legal.

vou dar uma pesquisada nesse mid focal q vc falou

abraço!

Postado em

Amigo,

KKKKKKKKKKKK...

Eu usava os mids de 6" do Morel Tempo em pezinhos e gostava muito...

Passei-os para as portas tratadas e não renderam nem 1/3 em relação aos pezinhos...

Conclusão: se não trocar o kit, vou fazer os pezinhos novamente e ser feliz...

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...