Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Murimob

Som básico para o novo uno.

Recommended Posts

Pessoal, depois da grande ajuda de vocês, comprei o Keybass Blackpanther 8" e um taramps T-200 (temporário, até eu conseguir um fosgate). Comprei no Leosound e espero que chegue! rsrs.

Agora uma dúvida é quanto à instalação e caixa. Queria colocar em uma selada para ocupar o mínimo de espaço possível...Pelo que eu vi das especificações do amplificador, ele é bem pequeno (16,5x14,0 cm) e acho que cabe embaixo do porta-luvas.

Quais as medidas recomendadas para construção de uma caixa selada para o keybass? Pensei também na possibilidade de colocar o amplificador na própria caixa, com um sistema plug n' play pra tirar facilmente a qualquer momento e acho que pouparia cabo tb. Mas o ruim é que a caixa ficaria maior ainda né?

O que sugerem?

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

caramba, realmente fiz aqui...parece que dutada ficar melhor, mas o volume necessário é mais que o dobro...será que dá tanta diferença assim na qualidade sonora, que justifique o dobro do volume ocupado?

A curva em azul é com a selada (minha preferência até o momento, pelo tamanho) e a curva em verde é a dutada (melhor para qualidade segundo esse site)

subwoofermp.jpg

Se a diferença não for tão grande assim para um usuário comum, como eu, acho que vou de selada mesmo...o que acham?

Na dutada vou precisar de um trapezóide de base 30cm, comprimento 50cm, altura 35cm e topo de 20cm. Isso em mdf 1.8cm me daria 31.07 litros.

Na selada vou precisar de um trapezóide de base 30cm, comprimento 30cm, altura 30cm e topo 20cm. Em mdf 1.8cm me daria 14.86 lts.

Medidas externas.

Compartilhar este post

Link para o post

Com esse volume e sintonia na dutada, o cone do Panther vai voar longe rs. Segue a recomendada pela Keybass mesmo e não se arisque. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

só tunar a caixa, tem parametros pra mudar ali.... mas na selada o " sub grave " vai ficar longeeee......

o cone vai pular se meter 500rms ali..... e tocar rapaum no talo. Pra ouvir Raul.... dutada fica o bixo. =)

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Barroso, quando chegar o bicho aqui eu vou colocar a que o fabricante recomendar...mesmo assim, a dutada dá mais pancada e desce mais, certo?

Acho que vou fazer selada primeiro (acho que é a recomendada pelo fabricante mesmo) e quando enjoar eu mando fazer uma dutada pra ver se dá muita diferença rs...

Aí posto fotos e um mini review do combo taramps+keybass, pq na verdade ficou MUITO barato pelo que me disseram da qualidade desse sub...no total com frete saiu por 378,00...Enquanto isso tem nego vendendo "smart box" de 60wrms por 450 conto...é brincadeira um negócio desse...

Compartilhar este post

Link para o post

entra em contato com a keybass pelo site , e informe que vc gostaria de um projeto pra panther 8 ,

informe o carro e qual será a potência aplicada , ah! e diga seu gosto musical no geral.

Vão te responder em menos de 24 h e te mandando uns dois projetos bacanas.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Rick!

Vou mandar email pra eles...Já to com outra idéia em mente...Caixa lateral selada e em fibra...Por eliminar espaços em branco que a caixa trapezoidal deixaria, principalmente nas laterais, acho que pra mim seria a melhor opção. E quanto ao som? Caixa de fibra será que fica muito pior que mdf?

São tantas dúvidas...rsrs...

Compartilhar este post

Link para o post

Rick,

Eu mandei e-mail há uns 6 meses, nunca responderam.

Murimob,

Melhor vc dar uma pesquisada sobre selada vs dutada antes de escolher.

Não espere milagre de UM sub desses, se quer mais SPL vai de dutada, nem gaste tempo projetando selada.

Uso 14,5 L numa selada, ficou bom, mas eu recomendo o que manda no manual, se não me falha a memória, é 17 p/ selada e 25 dutada com 75X350mm de duto.

Repito, não espere milagre com UM sub desses, a XMAX dele é baixa, não queira colocar muita potência ou superdimensionar a caixa, vai estragar o sub, o meu já sofre com a bridge de um BOSS D250.4, não aguenta toda a potência que o amp entrega, já começa abrir o bico antes de entrar distorção, 250W está bom e SOBRA pra esse sub.

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

Opa.....

Caixa selada 18 Litros medidas da caixa L-36,9 x H-26,2 x P-20

Caixa Dutada 20 litros medidas da caixa L-36,9 x H-26,6 x P-23 com duto de 10 x 45

Recomendação da fábrica para o Black Panther 8 polegadas...

Espero ter ajudado!

Editado por Guilherme_Vital

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando...

Murimob

comprei tambem um keybass de 8', ja vi falar que é bom... vou esperar o seu projeto pra fazer o meu :d

mas me diz uma coisa, o amp é so pra segurar teu sub? qual seu player? tem algum a mais ou nas portas? que tipo de musica voce escuta? qual teu carro?

eu to indo mais de dutada,

observarei...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Miashiro, mandei email hoje de manhã (pelo site mesmo) e recebi a resposta hoje 14hs...me mandaram 2 projetos, um para selada e outro para dutada. Me recomendaram a dutada. Quem quiser, posta o email aqui que eu encaminho o email enviado pela keybass.

Obrigado pela dica guilherme. Eu mandei o meu gosto musical e o modelo do meu carro no email para a keybass e me mandaram umas medidas um pouco diferentes...mas pouca coisa.

naaman, estou esperando chegar o meu sub e já vou mandar fazer a caixa de acordo com o recomendado pela keybass ou uma selada em fibra, bem construída e com 20 litros de acordo com o que a keybass me orientou no email.

O Taramps T-200 vai ser só para o sub, em bridge ele fica 4ohms 200wrms, exatamente a potencia do sub. Pretendo fixá-lo embaixo do porta-luvas, pois ele tem medidas bem enxutas (16,5 x 14 cm) Meu carro é um novo uno way, meu player é um pioneer 2280ub (chegou hoje e to super satisfeito com ele rs), tenho 1 par de coaxiais pioneer TS G1711i 35wrms cada (6") nas portas da frente e 1 par de TS G1311i 25wrms cada(5") nas portas de trás, e os tweeters originais próximos ao retrovisor que por enquanto vou deixar ligados diretamente no player.

Eu escuto mais rock, pop, eletrônicas e hip hop. ex: U2/metallica/nickelback/acústicos tipo engenheiros do hawaii / o rappa / natiruts / black eyed peas/ eletronicas estilo david guetta e vez ou outra um sertanejão (quando elas pedem rs). NUNCA tocarei funk, axé e derivações semelhantes (nada contra quem curte, mas parei com as "dorgas").

Se vc quer um som de qualidade e ainda não comprou os falantes dianteiros, recomendo fortemente que você compre um kit 2 vias com crossover para as portas dianteiras e SE vc preferir (a maioria dos que gostam de Sound Quality não recomendam) pode instalar coaxiais como os meus nas portas traseiras.

Editado por Murimob

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu já tive um, falecido panther de 8"!

Ele estava em uma dutada de 22L, com duto de 75mmX500mm.

Descia legal, dá um SPL rasoável, não mais que isso prum carro hatch, e toca bem com míseros 100rms.

Sub fantastico em dutada, extremamente rápido, com um timbre muito agradável.

Mas cuidado!!

Um amigo pegou emprestado, e se empolgou, aplicou 400rms, sem distorção alguma...o sub passou do xlim e "bateu" bobina, já era.

Siga o conselho do barroso e seja feliz! Não aplique mais potência do que o necessário, o sub é muuuito leve, você vai ver, parece um mid bass!!

Abraço, Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, o keybass é 200wrms...Vou procurar alguém por aqui que faça caixa lateral em fibra com 20 lts...Se não achar alguém bom de serviço, mando fazer em mdf mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa.....

Caixa selada 18 Litros medidas da caixa L-36,9 x H-26,2 x P-20

Caixa Dutada 20 litros medidas da caixa L-36,9 x H-26,6 x P-23 com duto de 10 x 45

Recomendação da fábrica para o Black Panther 8 polegadas...

Espero ter ajudado!

A litragem é essa mesma, mas no meu manual está diferente, sugerem duto de 75 X 350, parece que mudaram manual ou info do site, não lembro, sei que alguns dados não batiam, inclusive alguns parâmetros TS que eles passavam por e-mail, mas parece que já foi resolvido.

Acho que dei MUITO azar no meu e-mail então, pq não voltou e nunca responderam.

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, o keybass é 200wrms...Vou procurar alguém por aqui que faça caixa lateral em fibra com 20 lts...Se não achar alguém bom de serviço, mando fazer em mdf mesmo...

Eu ia fazer moldada no Palio, MDF + Fibra, desisti da empreitada. Precisa de um projeto legalzinho pra caixa moldada, pq o duto precisa de uma "linha" bem razoável, já pensou num duto de 4" X 45cm num caixa com sub de 8" e 20L? É pouca caixa pra muito duto, mas vai fundo aí, o sub surpreende quem ouve, já vi muito nego "andado" dizer que tem um de 12" no PM e quando mostro se assusta, hoje, eu usaria DOIS. :rolleyes:

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

É, acho que a maior dificuldade é encontrar alguém de confiança que faça essa caixa lateral...Acho que vou fazer uma em mdf mesmo...É uma pena, pois o visual de uma selada lateral também é muito mais interessante (questão de gosto).

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, minha ideia é colocar um par embaixo de cada bandao do novo siena, mas ali acho que vai ser complicado...

tenho 15 cm de altura total, 38 de largura e 28 de comprimento. Será que da pra tirar algo legal com isso? vou colcar 100W em cada um deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Scult, tem que ver se embaixo do banco nao tem nenhum mecanismo de deslize dele que impeça fazer a caixa.

Imagino que vc consiga tirar uns 12L livre pra selada.

E com 100rms, eu já vi um desses tocando bem! boa pedida seria um fosgate 4.6x (que eu tbem já usei pra tocar um panther) uma bridge pra cada um.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, minha ideia é colocar um par embaixo de cada bandao do novo siena, mas ali acho que vai ser complicado...

tenho 15 cm de altura total, 38 de largura e 28 de comprimento. Será que da pra tirar algo legal com isso? vou colcar 100W em cada um deles.

É pouco, vai conseguir pouco mais de 10L brutos usando MDF de 15mm, e 100W também é pouco pra esse sub, pode por 200 nele.

Cara, Siena tem um P dum PM, faz uma seldinha de 36L para os dois e coloca no PM, uma trapezoidal bem alta não vai ocupar quase nada do PM.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu torno a insistir, esse sub é MUITO leve. Eu já ouvi tocando bem com 100Wrms apenas. E já aviso, pq também já ví estragar o mesmo sub com 400Wrms. Como você pretende usar ele dentro da cabine do carro, mesmo com menos potência que a nominal e numa caixa selada, imagino que renda um belo grave.

Quanto ao volume da caixa, tem que simular como toca numa selada pequena.

Se for pro PM, eu fiz no meu classic uma caixa selada de +-43L livres, que oculpa o fundo do PM inteiro, tem 92cm de largura, 42cm de altura, 20cm de base inferior e 13cm de base superior. O pm ainda ficou maior que o de um celta!rs

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pelo que andei vendo, 43l em selada para este sub é exagero...Nem dutada pede isso tudo...no máximo 30l pra dutada.

O que tá me deixando mais preocupado é justamente uma forma de colocar o som e fazer caber uma mala grande, uma média (daqueles conjuntos que vem com 3 malas quadradas com rodinha que vende em carrefour, extra, americanas etc) e uma mochila de notebook...ACHO que ocupando uma boa extensão do fundo do porta malas, quase toda a altura do porta malas e uma profundidade mínima possível (tipo uns 20cm de base por 13 de topo) pode ser uma boa opção...

to quebrando a cabeça aqui...Porta malas do novo uno é uma sacanagem... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...