Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
antnbarao

[Chevrolet Celtal] novas fotos pag 15 finalizado

Recommended Posts

LeandroVeterinario

Top! vi que pefou um pouco da idéia do subaru... com esses subs vai ficar bem legal, quanto tá os amortecedores por aí por SLZ?

Isso mesmo aquele projeto é muito bacana :legal:

Sobre o pistão(amortecedores) ta em torno de 11 a 40reais cada mais depende da pressão quanto maior pressão mais caro é a dica comprar o meio termo mas depende do peso da caixa

que litragem eles pedem? selada né?

olha ai um golf com assoalho-caixa, uma proteção que fica legal são aquelas grades comuns com uma tampo de lycra (aquele tecido mesmo) para fechar... fica esticadinho e muito bonito...

Será dutada todos a características desse sub levar pra caixa dutada ai temos que respeitar os parâmetro.

Diogo usava uma caixa selada de uns 11 litros pro dois

Usando o power x de Marcello Lacerda olha como ficou a caixa selada de 11 litros

o f3 fica em 66 HZ muito alto por sinal

imagem1jo.png

Agora olha a simulação com a caixa dutada como o f3 ficou em 34HZ isso me diz que essa caixa vai tocar ate os 34 hz coisa que a selada não vai descer abaixo de 66 hz e não adianta tentar porquer não desce o F3 é que diz ate aonde a caixa vai tocar

Por esse motivo e outros aspectos é que a caixa tem que ser dutada .Outro parâmetro é o xmax ele é muito baixo só 3,5mm e o EBP é alto esses são alguns parâmetros que leva a crer que essa caixa tem quer ser dutada

imagem2ny.png

Ainda não ta definido o tamanho da caixa só quer sera dutada fiz só uma simulação rapida pra ter uma ideia

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo coisa fina!

Mas espero seu parecer quanto a dinâmica e descencia dos subs .... Acho que ou o A6 não faz sub descer, ou eu precisava de caixa maior.

Abraço e boa sorte!

Beleza amigão obrigado também tem um A6 né compramos junto com Paulo rsrrsrrs :rever1:

Já testei um sub desse no meu carro numa caixa selada de 20 litros.É sub "PURITANO NADA DE SPL ".Quem gosta de graves vai odiar eles rsrsr. Mas pro projeto que estou buscando ate hoje foi o que melhor se comportou de cara :legal:

Mas espero seu parecer quanto a dinâmica e descencia dos subs .... Acho que ou o A6 não faz sub descer, ou eu precisava de caixa maior.

Esta é minha Humilde opinião,olhando o manual do A6 a resposta de freqüência dele é de 20hz a 20 kHz então o Amp desce o problema pode ser o projeto da caixa + sub pois quem vai dizer se a caixa será selada ou dutada é os parâmetros do alto falante.

O que o pessoal faz muito é uma caixa selada como o primeiro exemplo acima com o f3 em 66 Hz e corta o amp em 30 Hz essa caixa não vai responder em 30 Hz nunca, pois não foi projetada para tais fins e outra quem vai dizer qual será o corte do sub é os médios esse sim o mais importante de todos os falantes aonde tem a maior riqueza de detalhes da musicas ele também vai determinar o corte da TW .De nada vale cortar o sub lá em baixo se os médios não descem para acompanhar :legal::legal:

Esta é a minha Humilde opinião

muito obrigado :legal:

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

A minha desconfiança sobre o potencial do A6 com sub êh que antes estava tocando forte e descendo mais com o veinho PPI ... E a caixa era a mesma. Atualmente dei um booster na regulagem do sub pelo player, e no PPI ficava tudo flat.

Os médios do meu sistema chegam a me fazer piscar de tão bruto que ta o negócio .... Mas eu precisava que o sub ficasse cortado mais baixo que eles .... Mas ele fica sem forca pra acompanhar.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Antônio. Putz f3 em 66Hz ? Fala sério usar assim.

Antônio eu não entendi bem, mas os amps ficarão de ponta cabeça ? Ou eu viajei ? Porque eu já tive amp que no manual comentava não montar o amp de cabeça para baixo ou "quase".

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Antônio. Putz f3 em 66Hz ? Fala sério usar assim.

Antônio eu não entendi bem, mas os amps ficarão de ponta cabeça ? Ou eu viajei ? Porque eu já tive amp que no manual comentava não montar o amp de cabeça para baixo ou "quase".

Beleza Beraldo acredito que não haja problema pois ta só com a inclinação do banco que é mais ou menos 65 graus :legal:

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tinha entendido o esquema. Então é um rack nas costas do banco e não assoalho como eu pensei.... por isso achei que o amp ficaria de ponta cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola barão. Gosto da idéia de usar 2 subs de 8" também. O rack está muito bacana e os equipamentos nem se fala. Um dos tweeters que tenho vontade de ouvir é o MD102 da dynaudio, acho que no seu kit tem o MD100 né?

No mais, boa sorte com o projeto. Abraço.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei não... vc simulou a caixa dutada com a mesma litragem da selada ?

todos os sistemas que ouvi até hj, meu deu uma idéia que selada é praticamente regra!

Minha opnião... dutada fica agressiva demais!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Davi_Carioca

Postou Hoje, 12:05 Não sei não... vc simulou a caixa dutada com a mesma litragem da selada ?

Não Davi!Como pode olhar logo acima onde simulei os dois tipos de caixa, O QTC usado para selada foi 0,9 com 11,70 litros e o F3 ficou em 66,36 HZ tão alto que o software recomenda o uso de um filtro subsônico por isso tem uma observação no F3 como pode ver onde simulei a caixa selada

:legal::legal:

todos os sistemas que ouvi até hj, meu deu uma idéia que selada é praticamente regra!

Minha opinião... dutada fica agressiva demais!

abraços

Gosto não se discute!!!Entendo e compreendo, mas não existe regra que caixa selada seja melhor ou pior que a dutada. O que existe são os parâmetros dos alto falantes e esses devemos respeitá-los se quisermos extrair o Maximo.

O que acontece muito, é que primeiro o compramos e depois é que vamos olhar os parâmetros do mesmo ai já é tarde rsrrs

O que estou mostrando nessas duas simulações é que esse falante só terá o melhor rendimento para meu projeto se o mesmo for montado em uma caixa dutada.É só observar o F3 da dutada que ta tocando em 34,13 HZ ,e a selada em 66 Hz.Se for pra tocar em 66HZ eu não gastaria dinheiro com sub e nem amplificador pra tocar o mesmo pois meus mids tocam em 66 Hz tranqüilo com 75 wrms sem distorção e um bom volume.Mas esta é minha opinião :legal::legal:

Abraço amigão

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Ai vc tocou no ponto em questão!

Se fosse meu projeto com certeza trocaria o sub... é fato que muita gente compra sem ao menos simular algum tipo de caixa.

Já tentou maior litragem na selada? é regra usar 11 litros ou opção ?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como já falei, recomendo fazer caixa selada para esse subwoofer.

Trocaria o sub?

Esse é um dos melhores subwoofers que existem...

Compartilhar este post

Link para o post

Davi_Carioca

Postou Hoje, 02:06

Ai vc tocou no ponto em questão!

Se fosse meu projeto com certeza trocaria o sub... é fato que muita gente compra sem ao menos simular algum tipo de caixa.

Davi não dá pra trocar!!!Sub é muito especial foi o melhor sub que ja ouvi ate hoje ele é diferente cada um tem um numero de serie o meu são o 88 e o 89 os parametros são medido um a um e cada um vem com seu proprio parametros não são iguais as caixas mundão um pouco é uma pequena alteração devido aos parmentros não serem iguas eles não são medidos por amostragem como te falei são um a um rsrsrrsr

Já tentou maior litragem na selada? é regra usar 11 litros ou opção ?

Já simulei ate com 100 litros a 5 litros o o F3 sempre continua alto em 63hz a 75 hz fiz varias simulações

São as caracteristicas deles ele é um sub pra caixa dutada.

Não tenho nenhum preconceito contra as dutadas rsrsrsrrs

abraços

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Não se deve ter preconceito mesmo, existem algumas regrinhas aqui que são totalmente empiricas ou as vezes até passadas um a um sem ao menos ser ouvido. Esse caso da caixa selada pra SQ é uma dessas "regrinhas". Se for pra ter um dos melhores subs que existem tocando em 66Hz, seria melhor desfazer deles e usar um dos melhores mids que existem e que fariam a mesma coisa.

Falando nisso, eu uso dutada nos meus Tang Band.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu carro tinha selado, assim como praticamente todos nos EUA que usam esse sub, recomendam selada, inclusive representantes da marca na época.

Faça caixa selada com cerca de 14-15 litros para cada subwoofer. Não confie apenas em software.

Compartilhar este post

Link para o post

Barao, eu to usando par de jl6w0 em selada, que no winisd, da f3 m torno de 66hz. Tem um bom grave, de presença, até porque os subs estão na frente. O teu com certeza entregará mais spl, até pelo tamanho, claro. Vou te falar, não acredite em programas cegamente. O negócio é ouvido mesmo.

boa sorte

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
Vou te falar, não acredite em programas cegamente. O negócio é ouvido mesmo.

Com certeza que manda é o ouvido mas se tu pegar caneta papel e uma calculadora cientifica e fizer todos os calculos a mão vera que o resultado sera praticamente o mesmo as formulas ta tudo embutida no sofware só tem uma mascara bonitinha com grafico e tudo mais!Só veio pra facilitar a nossa vida ja pensou calcular varios tipos de caixas seria um saco rsrrs

Agora o que não podemos esquecer e ingnorar o trabalho destas duas figuras :rever1::rever1:

Parâmetros Thielle-Small

Neville Thielle foi um engenheiro australiano pioneiro no estudo de caixas acústicas Bass Reflex (refletor de graves) para calcular o volume ideal e a frequência de sintonia do duto. Logo depois, Richard H. Small que foi professor da Universidade de Sidney, Austrália, desenvolveu e ampliou o trabalho de Thielle. O Resultado foi a padronização dos parâmetros para cálculo da melhor caixa para seu alto-falante.

Qual caixa é melhor pro seu subwoofer?

Este método pra saber qual melhor caixa para um determinado subwoofer foi introduzido por Richard Small e diz que falantes com EBP (Efficiency Bandwidth Product) perto de 50 ou menos são melhores em caixas seladas e falantes com EBP em torno de 100 são melhores em caixas dutadas. O cálculo é feito dividindo a Frequência de ressonância (FS) pelo fator de qualidade elétrico (QES):

EBP = FS/QES

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que todo mundo esqueceu do ganho de cabine... Ilustrando:

2516534482_b0d155d5ac_o.jpg

Uma F3 alta não significa graves necessariamente ruins e anêmicos. E nem bons.

Mas pelo menos nisso o carro leva vantagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tenho uma coisa a dizer:

Simulação é simulação. Realidade é realidade.

Monta uma seladinha, prega 6 pedaços de madeirite na base do preço enferrujado e parafuso torto, e testa.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora olha a simulação com a caixa dutada como o f3 ficou em 34HZ isso me diz que essa caixa vai tocar ate os 34 hz coisa que a selada não vai descer abaixo de 66 hz e não adianta tentar porquer não desce o F3 é que diz ate aonde a caixa vai tocar

Será mesmo?

O F3 apenas te diz onde é que ela toca 3dB a menos...

Se você cortar abaixo de 66Hz (o que é óbvio que vai, pelos equipamentos) eu aposto uma cocada de coco queimado com leite condensado que você vai dizer "nossa, como desce!".

Vou te passar meu endereço por MP, aguardo o sedex com a cocada.

Compartilhar este post

Link para o post
Só tenho uma coisa a dizer:

Simulação é simulação. Realidade é realidade.

Monta uma seladinha, prega 6 pedaços de madeirite na base do preço enferrujado e parafuso torto, e testa.

Beleza Kleber!!!A questão não é que Selada ou Dutada que seja melhor ou não pra SQ pode ate ser que a selda seja melhor,mas o que eu estou dizendo é que esse sub fica melhor em caixa dutada é só ver seu parametros :legal:

Será mesmo?

O F3 apenas te diz onde é que ela toca 3dB a menos...

Se você cortar abaixo de 66Hz (o que é óbvio que vai, pelos equipamentos) eu aposto uma cocada de coco queimado com leite condensado que você vai dizer "nossa, como desce!".

Vou te passar meu endereço por MP, aguardo o sedex com a cocada.

Esse ponto eu discordo é so analizar o grafico.Teoricamente no grafico da selada mostra que ate 66hz pra frente é plano,pra tras vai decaido ate menos 12 db ficando em 38hz :legal:

Quer dizer que em 38hz a caixa vai tar a menos 12 db rsrsrsrrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Como te disse, o sub fica melhor em caixa selada.

Não é a toa que ele é usado em caixas selada em vários sistemas high-end nos Estados Unidos e Europa.

Faça o teste e veja.

Não pode ser feito afirmação sem o teste na prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Como te disse, o sub fica melhor em caixa selada.

Não é a toa que ele é usado em caixas selada em vários sistemas high-end nos Estados Unidos e Europa.

Faça o teste e veja.

Não pode ser feito afirmação sem o teste na prática.

Olha, na minha opinião, você, barão, deveria aproveitar a situação e fazer um REVIEWzito...

Já vi em outro tópico que você tem algumas ferramentas, e acho que uns pedacinhos de madeira e umas 2 horinhas a mais do seu tempo seriam muito bem aproveitados para fazer as duas caixas, uma selada de 14-15 litros, como o Ianacone sugeriu e a dutada que você quer fazer...

Agora, se realmente TE agradar mais a caixa dutada, ai é uma questão sua, pessoal, de gosto, particular, "docê"... hehehehe

Mas servirá para tirar esta dúvida e acabar com a discução, que apesar de sadia, não servirá de nada se não for experimentada!!!

Ahh.. e como o DIY tem que seguir, posta tudo né.. heheh

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ow, dispensa esse mid da Dyn que não deve tocar nda e nem descer, e coloque o milagre na porta !

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...