Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dhennison

Gerador de Energia em Som Automotivo, como funciona?

Recommended Posts

Pessoal, olhei ontem uma carrocinha de som aqui em São Luis - MA, com 8 Tornado de 18pol tocando grave, 12 tornado de 12pol tocando medio. 8 D-405 e 8 tweeter st400 trio.

Ligado em um Soundigital 16kd os woofer de grave, um 12kd os de medio, e um SD1000.4AB as d-405 com as tweeter.

As baterias nao deu pra ver que marca era, so deu pra ver que erao 4 baterias que pelo tamanho deveria ser de 150 a 170 amperes.

So que tinha um gerador de energia em cima da carrocinha puxando energia pra ela.

Como isso é possivel?

O gerador tem que trabalhar na mesma voltagem dos modulos, ou das baterias?

O gerador é ligado nas baterias?

Expliquem-me como isto é possivel e como é feita essa ligaçao.

Falow

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a principio os geradores trabalham em 110/220v dai usa uma fonte pra transformar em 12/14v. simples assim.

mas seria + em conta usar alternador + motor de moto.

outra coisa pra segurar esses 29KWRMS devem ser 4 baterias de 400ah pelo menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, um som que possui os seguintes modulos:

01 Soundigital 35kd de 24v,

01 Soundigital 12kd de 12v

02 Soundigital 1000.4ab 12v

Um gerador poderia puxar enegia pra todos eles ao mesmo tempo, ja que tem modulos de 24v e 12v ligados ao mesmo som.

Que tipo de ligaçao seria essa?

Teria que usar alternador ou uma fonte, qual o melhor?

Como estabilizar a voltagem para que o gerador possa carregar energia pra os modulos de voltagens 24v e 12v?

Compartilhar este post

Link para o post

55kw em 12V é perda de tempo e dinheiro. use amplificadores de PA se for pra usar direto no gerador.

Gerador de 55kw vc acha fácil em qualquer loja do ramo.

Dhennison, te recomendo a pesquisar mais sobre instalação, pois o amplificador de 24V vai exigir fonte só pra ele, sistema elétrico só pra ele...

Procure tópicos sobre o SD 24v e leia-o, vai te ajudar a entender a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, um som que possui os seguintes modulos:

01 Soundigital 35kd de 24v,

01 Soundigital 12kd de 12v

02 Soundigital 1000.4ab 12v

Um gerador poderia puxar enegia pra todos eles ao mesmo tempo, ja que tem modulos de 24v e 12v ligados ao mesmo som.

Que tipo de ligaçao seria essa?

Teria que usar alternador ou uma fonte, qual o melhor?

Como estabilizar a voltagem para que o gerador possa carregar energia pra os modulos de voltagens 24v e 12v?

Amigo simples, o gerador gera <_< tensao 110 ou 220 volts, provavelmente com oleo disel. depois passa por uma fonte que rebaixa essa tensa, ou seja transforma ela pra 12 e 24 volts, nao esquecendo que tem que ser uma puta fonte, pq a corrente é muito alta.

alternador é uma coiza, ele gera energia para alimentar as baterias igual o gerador, porem ele antes de chegar na bateria passa por um regulador de tensao, ou seja passa por um circuitinho eletronico que regula a tensao do alternador por volta de 14 v, se nao me engano.

fonte é um circuito eletronico que É ligado ou na tomada de casa, ou em outra FONTE DE ENERGIA por exemplo um gerador, a função da fonte é rebaixar a tensao, ou seja de 110 ou 220 passar pra 12 e 24 v, existem fontes que transformao somente pra 12 ou 24, agora existem umas melhores que conseguem transformar pras 2 voltagens, sendo igual um modulo, tem um canal pra 12 v e 1 canal que sai 24!?

intendeu?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

das duas a uma...ou o gerador é 110/220 e alimenta uma fonte que ailmenta os modulos.....OU o gerador ja é 14v continuos e ja jogo direto pras baterias

Compartilhar este post

Link para o post

das duas a uma...ou o gerador é 110/220 e alimenta uma fonte que ailmenta os modulos.....OU o gerador ja é 14v continuos e ja jogo direto pras baterias

Isso... só que pra segurrar os 35kw de potência de pico nos graves, ele vai precisar de mais de 50cv pra girar 13 alternadores de 24V/120A, e mais 10 alternadores de 12V/120A. Sem falar num banco de baterias de 12V e noutro de 24V.

E não adianta fazer um sistema 24V com 2 baterias de 12V em série e ligar os equipos 12V entre a primeira bateria e o terra. Isto é um serviço porco e vai dar mer**.

Resumindo: gaste direito e compre equipos de PA.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso... só que pra segurrar os 35kw de potência de pico nos graves, ele vai precisar de mais de 50cv pra girar 13 alternadores de 24V/120A, e mais 10 alternadores de 12V/120A. Sem falar num banco de baterias de 12V e noutro de 24V.

E não adianta fazer um sistema 24V com 2 baterias de 12V em série e ligar os equipos 12V entre a primeira bateria e o terra. Isto é um serviço porco e vai dar mer**.

Resumindo: gaste direito e compre equipos de PA.

ao meu ver...acho mais interessante em grandes trios compra uma taramps de 30000 rms e ummonte de bateria de 60amperes e fazer ligaçao em serie ate da uns 190v e pronto...se vai ter seu som ligado 48horas sem problema...

mas se a opçao é 12v e como dito supera os 25mil rms... é ter PELOMENOS uns 2000 amperes de bateria...e uma fontezinha de uns 300 a 400 amperes pra da uma ajuda...se nao fica dificil!

ainda mais que carnaval ta ai....o pau come de dia...e de noite coisa de 8 horas só pra carregar bateria.... utilizar modulo de alta voltagem seria umaboa = )

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz, 16 baterias em série vão te dar basicamente a mesma autonomia de 16 baterias em paralelo.

eu ja vi varios sistemas tanto 12v quantos 190v e ao meu ver o de 190 me agradou mais... eu vi uma taramps T30k tocar 16horas com uma variaçao de 10volts...

Compartilhar este post

Link para o post

No talo?

Pq não existe mágica não.

Energia não se cria, não se perde...

Em 12V -> 16x60 = 960Ah. 30kw/12 = 2500A.

Em 190V -> 1x60 = 60Ah. 30kw / 190 = 158A.

O que rende mais? 16 vezes menos capacidade/hora pra 16x menos consumo, ou 16x mais capacidade/hora pra 16x mais consumo.

Compartilhar este post

Link para o post

a principio os geradores trabalham em 110/220v dai usa uma fonte pra transformar em 12/14v. simples assim.

mas seria + em conta usar alternador + motor de moto.

outra coisa pra segurar esses 29KWRMS devem ser 4 baterias de 400ah pelo menos.

Alguém já viu uma gambi dessas? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que vejo é meio complexo montar um som com modulos de voltagens diferentes, no caso 24v e 12v.

Seria mais viavel montar o som com PA, pois o gerador jogaria energia direto pra eles, e dispença o uso de baterias (nao é isso)?

Mais qual um bom PA com otimo custo x beneficio para rastar:

12 Ultravox 1600wrms

16 Ultravox 600wrms

16 Drivers Snake 3100 TI

claro que nao vai ser somente um PA pra rastar isso tudo né..

So é disconsideravel o uso de PA nesse tipo de sistema porque eles sao muito caro, praticamente o preço da potencia.

exemplo, um PA de 10.000wrms pra grave, custa, 10.000 reais. Ou seja, é muito dinheiro, e com todo esse dinheiro, se compra todos os modulos (soundigtal, taramps, stetsom) pra esse sistema, e ainda sobra grana.

Compartilhar este post

Link para o post

na mora! curtu som no carro, forte e os karalho.

agora monta tudo isso em cima de um carro, acho que nao vale a pena!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

So é disconsideravel o uso de PA nesse tipo de sistema porque eles sao muito caro, praticamente o preço da potencia.

exemplo, um PA de 10.000wrms pra grave, custa, 10.000 reais. Ou seja, é muito dinheiro, e com todo esse dinheiro, se compra todos os modulos (soundigtal, taramps, stetsom) pra esse sistema, e ainda sobra grana.

Depende... te garaanto que um PA com metade da potência não fica devendo pra esses automotivos de alta potência.

Sejamos realistas, nego toca um show de estádio com menos de 20KW de potência nos graves. Basta fazer a coisa direito, e não ficar em modinha de Ultravox e etc, falantes que só BEBEM potência e não rendem.

Basta ver que nenhum PA mínimamente decente usa NADA desses falantes, e nem jamais vão usar.

Compartilhar este post

Link para o post

Para toda essa potência eu acho que é perder tempo e dinheiro montando em cima de 12-14V .

Tem que montar PA que é específico para isso e já parte de 110v/220v. Além disso vc jah sai com 8ohsm não há necessidade de ficar com subs de 1ohm, 2ohsm, 4ohms.

Nao precisa de gambiarra, e um monte de perda de potência entre as conversões/inversões.

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja vi varios sistemas tanto 12v quantos 190v e ao meu ver o de 190 me agradou mais... eu vi uma taramps T30k tocar 16horas com uma variaçao de 10volts...

Como assim agradou mais? Já é possível o ouvido humano perceber até a TENSÃO de alimentação do sistema???

Como o kleber já disse, energia não se cria.... vc só escolhe se quer trabalhar com alta tensão ou uma corrente mais elevada.... só isso...

EM TEMPO... cuido de tres no-breacks que usam tbm 16 baterias 12 v em série.... e tem que ser extremamente cuidadoso com as baterias, uma ruim no meio (um vaso apenas) fode o conjunto... a credite, uma bateria dessa estourando não é NADA agradável... (experiência própria)....

Editado por Marcelook

Compartilhar este post

Link para o post
Sejamos realistas, nego toca um show de estádio com menos de 20KW de potência nos graves. Basta fazer a coisa direito, e não ficar em modinha de Ultravox e etc, falantes que só BEBEM potência e não rendem.

E qual é o PA com menos de 20KW que rasta esse montao de subs de grave pra fazer show em estádio?

E de quantos subs vc estar falando?

Pois pelo oq eu sei, um show em estádio tem em média 50 alto-falantes tocando so grave, e levando em consideração que cada sub desse é de 1000wrms, da o total de 50.000wrms, e eu creio que um PA com menos de 20KW nao da conta de puxar isso tudo nao...

Compartilhar este post

Link para o post

55kw em 12V é perda de tempo e dinheiro. use amplificadores de PA se for pra usar direto no gerador.

Gerador de 55kw vc acha fácil em qualquer loja do ramo.

Dhennison, te recomendo a pesquisar mais sobre instalação, pois o amplificador de 24V vai exigir fonte só pra ele, sistema elétrico só pra ele...

Procure tópicos sobre o SD 24v e leia-o, vai te ajudar a entender a diferença.

A não ser q ele use um motor simples.. de uno, sei lá.. com váários alternadores 12v! Ficaria do porte de um gerador médio e suprindo direto nos 12v!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

E qual é o PA com menos de 20KW que rasta esse montao de subs de grave pra fazer show em estádio?

Pois pelo oq eu sei, um show em estádio tem em média 50 alto-falantes tocando so grave, e levando em consideração que cada sub desse é de 1000wrms, da o total de 50.000wrms, e eu creio que um PA com menos de 20KW nao da conta de puxar isso tudo nao...

Cara.. se estivermos falando em caixas de alto rendimento (SB1000 pra cima, ideal horn).. e falantes de gente grade (SDS, SW1P, HPX...).. com 10kwrms bem aplicados e muita área de cone vc consegue um resultado assustador!

Um trio elétrico desses da bahia usam mais de 80 falantes de 18'.. mais de 40 de 12'... mas eles não usam nem 30% da capacidade deles! Justamente pros falantes trabalharem frios, perdem menos por compressão térmica! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Só o povo do automotivo que tem mania de achar que falante tem qque tocar no talo.

Quem depende dos falantes como ferramenta de trabalho NÃO usa no talo. Tem 50 falantes, todos trabalhando bem folgados. Senão, depois do show, a conta do conserto sai mais cara que o que se ganhou pelo serviço.

Além disto, o povo não usa falante de 1kw não. Só quem investiu PESADO em woofers importados. O resto usa na média de 600 a 800W RMS.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...