Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eng. Alves

Acoplamento de alto-falantes?

Recommended Posts

Aproveitando q os experts estao online no forum...

estou fazendo a caixa pra dois de sds de 15 sem disivoria..alguem ja fez ? tem mto ganho dos dois na mesma camara ?

sera q vai dar um grave mais encorpado ? ou devo seguir a risca e fazer a caixa padrao ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando q os experts estao online no forum...

estou fazendo a caixa pra dois de sds de 15 sem disivoria..alguem ja fez ? tem mto ganho dos dois na mesma camara ?

sera q vai dar um grave mais encorpado ? ou devo seguir a risca e fazer a caixa padrao ?

Vou te contar uma história:

Quando eu construí minha casa, fui pesquisar sobre ATERRAMENTO pras tomadas. Existe o método comum, onde você mete umas barras de cobre no chão e liga nas tomadas, que é seguro (e tem algumas vantagens), mas que, se cair um raio próximo e se espallhar pelo chão, vai queimar tudo. E existe um método chamado TN-S onde eu ligo esse terra ao neutro da rede elétrica.

Só que, pelo segundo método (que também tem muitas vantagens), se cai um raio próximo e espalha pelo chão, se eu estiver descalço e tocando em algo, quem vai pro limbo sou eu. Mas em compensação, é o método mais seguro no dia-a-dia para os equipamentos.

Moral: Cada método tem suas vantagens e seus riscos. Cabe a você decidir qual o risco você quer correr pra ter os benefícios que você julga mais importantes.

Base pra decidir, lendo o tópico, você já tem. Agora é com você.

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA , DE BOA ? Vou falar na boa MESMO ... leiam tudo que foi escrito e tirem suas próprias conclusões por favor ... é chato pra po*** ficar respondendo coisa que já foi dita no MESMO tópico !

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA , DE BOA ? Vou falar na boa MESMO ... leiam tudo que foi escrito e tirem suas próprias conclusões por favor ... é chato pra po*** ficar respondendo coisa que já foi dita no MESMO tópico !

:legal:

estou desde manha tentando organizar um organograma no papel

com os diversos assuntos aqui mencionados, pra melhor assimilaçao.

Os assuntos devem ser tratados de forma tecnica e pratica universal,

eu brigo pra analisar o meu caso, imagina de cada um aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

ja entendi....kekee..foi mals

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Eu tava doido pra comprar um BIT ONE pra usar no carro , mas pensei bem e falei pra mim mesmo : - vai ter tanta coisa pra mexer , que vou acabar fazendo mer** ... deixa pra lá , num preciso disso rs !

Hoje em dia no meu som do carro única coisa que mexo é a level do Sub ... pois de resto ... nem preciso mexer mais ... E não vou mentir ... eu uso BEM meu equalizador , e até Bass Bost =) ... e quem escuta meu som num acha ruim não rsrsrs

Guto,

Não seria mais interessante colocar um DBX2496 a esse BitOne, já que o Behringer da pra comprar por R$: 800,00 enquanto o BitOne beira os R$: 2,5K??

Obs.: Não conheço bem o BitOne.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

essa equalização demasiada do grave que alguns configuram em seus sistemas é em função de uma "perda" que o ser humano tem nas regiões periféricas da faixa auditiva, inclusive por isso criaram a m**** do loud

uma solução simples e barata é já no projeto contemplar um sistema para reproduzir toda a faixa audível ou o máximo possível... nos agudos como não gerados por grande movimentação de ar fica bem fácil, basta o sistema ter um uma via exclusiva de agudos, já nos graves pela potencia geralmente envolvida uma solução é projetar pelo menos o dobro em potencia para a via de graves, assim um trio interno poderia ter uma via de médios de 100W, uma via de agudos de 100W ou menos e uma via de graves de 200W ou mais

há tempos que uso equalização totalmente flat e o som é melhor que muitos que gastaram a maior grana pra tal e mexem na equalização a cada música... o som tem que ser audível em todas as músicas, sendo que algumas foram mixadas pra ter mais graves e outras não, mas em qualquer caso tem que se ouvir todos os instrumentos utilizados... o nosso amigo Lucas Mazer (meio sumido) tinha uma "tara" pela clareza das palmas num show, é um parâmetro, mas qualquer um pode criar o seu, conforme o gosto

Compartilhar este post

Link para o post

ja entendi....kekee..foi mals

mgtec,

Não é por não querer ajudar, mas o tópico está fluindo e muitas vezes alguns aqui desistem justamente por já não aguentar mais: "Qualquer caixa é melhor? Que amplificador colocar? Qualquer melhor subwoofer?".

Esse tipo de colocação está claro e explícito no forum, de alguma forma você consegue tua resposta, mas para isso precisa ler e buscar se já não foi relatado. Se tratarmos a ciência do audio como ela deve ser tratada, com embasamento, discussões técnicas focadas e dedicadas, elevamos o nível do forum e todos se ajudam. Tanto para responder teus próprios questionamentos quanto para complementar ainda mais o conteúdo aqui encontrado.

Mais uma vezes eu falo, sonorização é um assunto complexo, peculiar e de uma certa forma pessoal, apenas você pode decidir o que é melhor para teus ouvidos, o forum te ajudará a ter embasamento para responder a ti mesmo.

Desculpa desabafar usando teu post, mas que essas colocações possam ajudar a todos.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

essa equalização demasiada do grave que alguns configuram em seus sistemas é em função de uma "perda" que o ser humano tem nas regiões periféricas da faixa auditiva, inclusive por isso criaram a m**** do loud

uma solução simples e barata é já no projeto contemplar um sistema para reproduzir toda a faixa audível ou o máximo possível... nos agudos como não gerados por grande movimentação de ar fica bem fácil, basta o sistema ter um uma via exclusiva de agudos, já nos graves pela potencia geralmente envolvida uma solução é projetar pelo menos o dobro em potencia para a via de graves, assim um trio interno poderia ter uma via de médios de 100W, uma via de agudos de 100W ou menos e uma via de graves de 200W ou mais

há tempos que uso equalização totalmente flat e o som é melhor que muitos que gastaram a maior grana pra tal e mexem na equalização a cada música... o som tem que ser audível em todas as músicas, sendo que algumas foram mixadas pra ter mais graves e outras não, mas em qualquer caso tem que se ouvir todos os instrumentos utilizados... o nosso amigo Lucas Mazer (meio sumido) tinha uma "tara" pela clareza das palmas num show, é um parâmetro, mas qualquer um pode criar o seu, conforme o gosto

delima,

Essa é justamente a teoria de Fletcher-Munson ou "Curva Phon", onde dependendo da pressão sonora nossos ouvidos precisam de mais ou menos ganhos em determinadas regiões. http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/21384

Por isso não da bem pra definir qual a relação entre graves, médios e agudos, sem antes ter uma referência de pressão que se pretende ouvir o sistema. Alguns aparelhos já contemplam o loudness dinâmico, no qual a medida que o volume vai aumentando ele reduz os ganhos das extremidade (graves e agudos).

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, espetacular esse tópico, há muito tempo não via um tópico tão bom e debatido em tão alto nível no fórum (claro, desconsiderem os abestados q fazem perguntas desnecessárias....hehehe)

Como seria bom se todos os tópicos tivessem esse nível e como seria bom, se todos os instaladores / usuários de som automotivo tivessem a preocupação de fazer sistemas eficientes e principalmente se procupassem com a definição do som que sai do trio, a pior coisa que aconteceu foi essa "prostituição" do som automotivo...

Incrível como algumas pessoas pensam na hora de investir em som automotivo, comprar falantes com zilhões de RMS, trocentas e cinquenta cornetas + meia dúzia de tweeters "podres", tudo isso pendurado num "Pauer Onie"....rsrsrsrsrs

Enfim, parabéns Delima, Kleber, Renan e Guto por alimentarem com informações e conceitos tão valiosos esse tópico....com certeza servirão para algumas semanas de estudos (teóricos é verdade, mas quem sabe um dia possa colocá-los em prática)...

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

delima,

Essa é justamente a teoria de Fletcher-Munson ou "Curva Phon", onde dependendo da pressão sonora nossos ouvidos precisam de mais ou menos ganhos em determinadas regiões. http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/21384

Por isso não da bem pra definir qual a relação entre graves, médios e agudos, sem antes ter uma referência de pressão que se pretende ouvir o sistema. Alguns aparelhos já contemplam o loudness dinâmico, no qual a medida que o volume vai aumentando ele reduz os ganhos das extremidade (graves e agudos).

Att,

RenanLopes

eu tive um player assim ... era um Old school da BlauPunkt ... em determinado level ele desligava o Loud rsrsrs era muito legal !!!

eu sou um FORTE defensor do uso de LOUD , ele ajuda muito em muitos casos ... só saber usa-lo ... eu uso e to nem ae ... num gostou do som , sai do carro uhauahuahauha (brincadeira)

Aproveitando pra responder sua pergunta Renan , eu queria o Bit One pq vc podia usar ele direto no player original do carro , e na época queria comprar meu Tão Sonhado FOCUS , e queria usar tudo original ... ae acabou dando tudo errado e apertei um fo**-se rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

delima,

Att,

RenanLopes

não conhecia essas nomenclaturas, até acho estranho classificar com teoria um experimento (empírico)... pelo que você diz, o loudness dinâmico seria um contra-loudness original ou apenas daria um ganho menor tipo escada (steps) decrescente conforme o aumento do volume? algum player pra vermos o que diz o manual?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, espetacular esse tópico, há muito tempo não via um tópico tão bom e debatido em tão alto nível no fórum (claro, desconsiderem os abestados q fazem perguntas desnecessárias....hehehe)

Como seria bom se todos os tópicos tivessem esse nível e como seria bom, se todos os instaladores / usuários de som automotivo tivessem a preocupação de fazer sistemas eficientes e principalmente se procupassem com a definição do som que sai do trio, a pior coisa que aconteceu foi essa "prostituição" do som automotivo...

Incrível como algumas pessoas pensam na hora de investir em som automotivo, comprar falantes com zilhões de RMS, trocentas e cinquenta cornetas + meia dúzia de tweeters "podres", tudo isso pendurado num "Pauer Onie"....rsrsrsrsrs

Enfim, parabéns Delima, Kleber, Renan e Guto por alimentarem com informações e conceitos tão valiosos esse tópico....com certeza servirão para algumas semanas de estudos (teóricos é verdade, mas quem sabe um dia possa colocá-los em prática)...

[]s

sleepwalker,

Primeiramente muito obrigado pelos parabéns, fico lisonjeado pelas tuas colocações.

Entendo que o audio automotivo precisa de muito mais conhecimento técnico, mas principalmente interesse também por quem tem acesso as informações.

Por algum tempo me afastei do forum, pois percebi que como um pesquisador da área de audio me senti um tanto quanto desvalorizado quando resolvia postar detalhadamente uma pesquisa ou mesmo projetos e medições, que não tinham retorno com o desenvolvimento do tópico. Não sei se pelo nível técnico das informações, muitos acabavam ficando sem entender e não postando ou puramente por crer apenas nos "modismos" que sempre vimos sustentar aqui no forum. Acredito que posso descartar a primeira possibilidade, já que sempre tentei ser claro e de uma certa forma simplório nos meus comentários.

O pessoal tem que deixar de ser cabeça dura e aprender a contribuir, e não apenas dizer que algo é ruim, não presta, e não ter embasamento para justificar o pq!

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

não conhecia essas nomenclaturas, até acho estranho classificar com teoria um experimento (empírico)... pelo que você diz, o loudness dinâmico seria um contra-loudness original ou apenas daria um ganho menor tipo escada (steps) decrescente conforme o aumento do volume? algum player pra vermos o que diz o manual?

delima,

Teoria, pois era a tese defendida pelos mesmos e até que se prove matematicamente (ciência exata) é apenas teórico, mesmo que usando metodos empíricos para o experimento.

O loudness dinêmico é exatamente como colocado por ti, a medida que vai aumentando o volume o sistema vai reduzindo a carga de loudness. Não teria um aparelho em específico para te falar agora, mas o Guto citou o Blau e acredito que os Pioneers mais top.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

sleepwalker,

Primeiramente muito obrigado pelos parabéns, fico lisonjeado pelas tuas colocações.

Entendo que o audio automotivo precisa de muito mais conhecimento técnico, mas principalmente interesse também por quem tem acesso as informações.

Por algum tempo me afastei do forum, pois percebi que como um pesquisador da área de audio me senti um tanto quanto desvalorizado quando resolvia postar detalhadamente uma pesquisa ou mesmo projetos e medições, que não tinham retorno com o desenvolvimento do tópico. Não sei se pelo nível técnico das informações, muitos acabavam ficando sem entender e não postando ou puramente por crer apenas nos "modismos" que sempre vimos sustentar aqui no forum. Acredito que posso descartar a primeira possibilidade, já que sempre tentei ser claro e de uma certa forma simplório nos meus comentários.

O pessoal tem que deixar de ser cabeça dura e aprender a contribuir, e não apenas dizer que algo é ruim, não presta, e não ter embasamento para justificar o pq!

Abraço,

RenanLopes

Mano , tem muito nem KBÇÃO aqui ... eu hoje em dia ganho dinheiro com som Automotivo , sempre estou montando um carro , um projeto , uma caixa ... Entre outras coisas (que aliás vc me ajudou nisso) , e devo 90% à esse fórum ... a noção que tinha de som , era do Audio profissional , que aprendi no Meu Curso de Eng. de Áudio no IAV ... Lendo esse fórum aprendi MUITO MAIS COISAS do que podia imaginar ... e continuo aprendendo ... Se o povo fosse menos BURRO poderia aproveitar assim como eu ... MAS , a maioria não sabe a ferramenta que tem na mão !

Compartilhar este post

Link para o post

Mano , tem muito nem KBÇÃO aqui ... eu hoje em dia ganho dinheiro com som Automotivo , sempre estou montando um carro , um projeto , uma caixa ... Entre outras coisas (que aliás vc me ajudou nisso) , e devo 90% à esse fórum ... a noção que tinha de som , era do Audio profissional , que aprendi no Meu Curso de Eng. de Áudio no IAV ... Lendo esse fórum aprendi MUITO MAIS COISAS do que podia imaginar ... e continuo aprendendo ... Se o povo fosse menos BURRO poderia aproveitar assim como eu ... MAS , a maioria não sabe a ferramenta que tem na mão !

Guto,

É só da uma olhada na data do meu registro, tenho quase 7 anos de forum, entrei aqui sem saber praticamente nada!

Hoje continuo sem saber muito, mas daqui retirei informações mais que suficiente para iniciar minha carreira no audio e atuar profissionalmente..

Basta querer e saber aproveitar de maneira positiva as informações que temos a disposição.

Não basta apenas ler e simplesmente concordar! Tem que pesquisar, certificar e concluir, caso contrário ficamos nas mãos dos que acham que entende de algo e acabam fazendo isso que fazem com sistemas automotivos.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

É Renan... é fo**.

Eu tb aprendi a calar a boca sobre muita coisa nova. Aprendi na marra. Quanto mais você fala, mais inimigos consegue. Quando você discorda de alguém, ou a pessoa leva isto como parte do processo e começa a discutir de forma técnica, ou fica estressado e leva a bola do jogo pra casa.

Ou então, você posta informação PESADA, e nego ccomeça a dizer que você só quer ser o dono da verdade, exibido e etc.

Infelimente saber discutir é coisa pra poucos. A maioria não quer. Eu particularmente gosto, pois é aí que a gente põe a ccabeça pra pensar. Nada melhor que um desafio, né?

Infelizmente a gente tem que aprender a dar VALOR ao que sua pra aprender 9e que você sabe que não é fácil, não é rápido, não é barato, e muitas vezes não é indolor... hauhauhau), e eu aprendi que o maior valor que posso dar é usar em benefício próprio, pois muitas vezes você posta e acaba vendo seu trabalho sendo transformado em lixo por quem nem tem capacidade de conceber algo do gênero. Quem acompanhou uns posts meus em outro tópico, viu que eu falei a respeito de como fazer um puta tweeter com apenas 15 reais cada, transformando um tweeter fuleiro em coisa decente. MAS a receita eu não dou, sabe porquê?

Porquê vem gozação, de gente dizendo que eu tava indicando tweeter vagabundo dizendo que tocava bem. Gente que sequer se deu ao trabalho de ver se a água que você tomou é boa. Prefiro guardar pra mim. Quem perde é o fórum.

E assim eu aprendi a levar a vida em fóruns. Deixei de ser besta e estou no meu terceiro pedido de patente no INPI.

O ideal seria se todo mundo compartilhasse 100% daquilo que sabe. Seria um mundo lindo. Mas na real, o mundo vive da inveja. Já desisti de postar em muito fórum menor por conta disto.

Compartilhar este post

Link para o post

É Renan... é fo**.

Eu tb aprendi a calar a boca sobre muita coisa nova. Aprendi na marra. Quanto mais você fala, mais inimigos consegue. Quando você discorda de alguém, ou a pessoa leva isto como parte do processo e começa a discutir de forma técnica, ou fica estressado e leva a bola do jogo pra casa.

Ou então, você posta informação PESADA, e nego ccomeça a dizer que você só quer ser o dono da verdade, exibido e etc.

Infelimente saber discutir é coisa pra poucos. A maioria não quer. Eu particularmente gosto, pois é aí que a gente põe a ccabeça pra pensar. Nada melhor que um desafio, né?

Infelizmente a gente tem que aprender a dar VALOR ao que sua pra aprender 9e que você sabe que não é fácil, não é rápido, não é barato, e muitas vezes não é indolor... hauhauhau), e eu aprendi que o maior valor que posso dar é usar em benefício próprio, pois muitas vezes você posta e acaba vendo seu trabalho sendo transformado em lixo por quem nem tem capacidade de conceber algo do gênero. Quem acompanhou uns posts meus em outro tópico, viu que eu falei a respeito de como fazer um puta tweeter com apenas 15 reais cada, transformando um tweeter fuleiro em coisa decente. MAS a receita eu não dou, sabe porquê?

Porquê vem gozação, de gente dizendo que eu tava indicando tweeter vagabundo dizendo que tocava bem. Gente que sequer se deu ao trabalho de ver se a água que você tomou é boa. Prefiro guardar pra mim. Quem perde é o fórum.

E assim eu aprendi a levar a vida em fóruns. Deixei de ser besta e estou no meu terceiro pedido de patente no INPI.

O ideal seria se todo mundo compartilhasse 100% daquilo que sabe. Seria um mundo lindo. Mas na real, o mundo vive da inveja. Já desisti de postar em muito fórum menor por conta disto.

onde está isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

É Renan... é fo**.

Kleber,

Concordo em gênero, numero e grau, com tuas palavras.

Sempre gostei de compartilhar as coisas que aprendi, pois informação é a única coisa que vc pode dividir e ainda assim sair lucrando! No máximo sai igual, mas perder nunca. Quando vc compartilha uma determinada informação, acaba aprendendo de alguma forma, seja repensando um erro cometido e apontado por alguém, ou quebrando a cabeça para explicar ou sanar uma determinada dúvida. Por tempo, também resolvi fazer o mesmo que você, desisti de publicar grande parte das minhas pesquisas e expor o conhecimento adquirido no decorrer da minha carreira, usufruindo da "escola" que é trabalhar todos os dias com o mestre Homero Sette e Renato Yamane, assim como a amizade criada com fenômenos como Carlos Correia e Fernando O. Cysne. São conhecimentos que irei carregar pro resto da vida e aproveitá-los na minha vida profissional.

Quando por ventura encontrar tópicos como este, no qual podemos trocar essas diversas experiências e conclusões, irei participar. Quando não, prefiro guardar pra mim e dividir com quem valha a pena.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

[OFF]

onde está isso ?

:+1

eu ja tinha reparado na assinatura dele: "MbQuart QM61 + Tweeters Le-Son TLX1 Mod + Sub DIY"

até ia perguntar dia desses, pensei "putz mbquart + tlx1, ai tem coisa".

mas fica meio chato fazer isso no meio dos tópicos dos outros. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, viu...

Há uma diferença ENORME entre "perfeitamente regulado" e "excessivamente regulado".

Faz pelo menos 6 anos que eu não preciso mexer na equalização quando troco de música. Toca tudo muito bem.

Mas quando eu tinha equalizador separado, cada música era um eq diferente.

Na real, muita equalização só atrapalha. Pode até ficar mais bonito pro leigo, mas se você vai prestar bastante atenção, vê que está perdendo muito mais que ganhando.

MUITO bom saber disso.

então se abre um leque de possibilidades quando for fazer uma "sintonia fina" no ajuste do som.

e regular com diversos tipos de musicas.

I2afael,

Na verdade o sistema tem que ser capaz de tocar qualquer tipo de música, por isso que se busca um sistema flat, pois vc pode acrescentar ou retirar componentes para satisfazer teu gosto dependendo do que estás a ouvir.

Por isso que deve-se existir a possibilidade de controles tonais intuitivos, como no caso do Bass, Mid e Hi da maioria dos aparelhos.

Att,

RenanLopes

Obrigado mais uma vez! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, passa a receita, rsrs

Tenho uns Tw bomber aqui e queria tirar leite de pedra rsrs fazendo um somzinho bom gastando quase nada

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico show mesmo. È pq nao vi esse tópico em que o Kleber passou essa bendita receita da modificaçao dos tweeters se nao teria abraçado com certeza, ta ai uma coisa que nao tenho é preconceito com essas coisas hehehe. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tópico.

Existem falantes que tem uma resposta mais cheia, mesmo que vc esteja na transversal e outros que o som “emagrece” se vc sair do eixo.

Comparando um WPU 1509 em 800 hz: cerca de -6dB a 90 graus do eixo; para não sair da linha profissional: um WPU1505 tem perda maior que -10dB na mesma condição, conforme os PDF da Selenium.

Existiria maior facilidade ou maior ganho no acoplamento de um WPU1509 em relação a um WPU1505 a partir de certa frequência?

Aproveito também para parabenizar a Selenium pelo respeito com que trata seus clientes, apresentando os parâmetros de seus produtos de forma clara e honesta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...