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Eng. Alves

Acoplamento de alto-falantes?

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ÉUÉ, rsrsrs... :rolleyes:

pois é ... Num sei pq me preocupo com estudos , se é simples assim uahuahauhauhauah

 

 

brincadeira Sandrão ... vc é um cara que pode dizer as coisas com certeza ... tu é velho de guerra !

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amanha vou fazer outra caixa pros eros sds815, porem uma unica caixa com 160litros pros 2, sem divisoria...

estou mto curioso pra ver o resultado...

estou apostando num grave melhor doq a velha caixa com 90L pra cada falante

vamos ver né

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Uma regrazinha "básica" sobre disposição dessas caixas com dutos retangulares:

 

"duto + duto" se tem uma melhora nas frequencias inferiores, portanto um ganhozinho nos graves.

"falante + falante", devido à proximidade menor entre as bobinas móveis, se consegue uma melhora na parte dos médios.

 

Sobre caixa com câmara única render mais SPL que câmaras separadas, isso sei não heim... O que ocorre quando se usa uma câmara comum para múltiplos falantes é uma falsa impressão de aumento no VB da caixa, rendendo assim graves um pouco mais encorpados, mas em detrimento do controle da caixa sobre o conjunto móvel dos falantes. Isso pode ser vantagem em partes, mas tbm prejuízo em outras, vai do gosto do freguês...

 

Mas não tem mágica nenhuma nessa variação de posicionamento, as maiores diferenças se consegue com uma boa sintonia, distribuição de potência e cortes precisos, o resto é conversa pra boi dormir.

 

o esquema do duto retangular lado a lado realmente melhora... mas isso tbm serve pro duto redondo ?

reza a lenda q quanto mais perto o duto redondo estiver da quina da caixa melhor é o rendimento...

mas deve ser mito eu axo

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Só uma pergunta... A qual distância o microfone é posicionado na hora da medição?

 

 

Não que nesse caso o 'problema' seja o microfone, mas só pra constar..

 

Alguém tem idéia ou noção de quanto custa um microfone usado em perícias para emitir laudos em casos trabalhistas por exemplo?

Coisa de 10mil reais pra cima. E por que tanto? Se for uma coisa fajuta, qqr advogado porta de cadeia contesta o laudo.

Tem que ser coisa boa e calibrada e nao é qualquer um ou programinha besta que calibra..

 

Esse microfonezinhos aí nao boto fé alguma, dá pro cara tirar uma base, mas nunca será o real, JAMAIS !

 

Só por curiosidade, se um mic. medir 150bd nao quer dizer que nosso ouvido está ouvindo os 150db.. O que conseguimos ouvir é medido em dB(A)

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Não que nesse caso o 'problema' seja o microfone, mas só pra constar..

 

Alguém tem idéia ou noção de quanto custa um microfone usado em perícias para emitir laudos em casos trabalhistas por exemplo?

Coisa de 10mil reais pra cima. E por que tanto? Se for uma coisa fajuta, qqr advogado porta de cadeia contesta o laudo.

Tem que ser coisa boa e calibrada e nao é qualquer um ou programinha besta que calibra..

 

Esse microfonezinhos aí nao boto fé alguma, dá pro cara tirar uma base, mas nunca será o real, JAMAIS !

 

Só por curiosidade, se um mic. medir 150bd nao quer dizer que nosso ouvido está ouvindo os 150db.. O que conseguimos ouvir é medido em dB(A)

 

Msseu,

 

A referência serve apenas para uma análise comparativa.

Acredito que as medições do Diógenes tenham sido feitas com o mesmo equipamento de medição.

 

Concordo contigo que um bom microfone não é barato, mas não precisa tanto quanto os R$: 10K.

 

Att,

RenanLopes

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O.O

eu tinha pra mim que 2 falantes diferentes tocando a mesma freq,

haveria algum tipo de cancelamento. FAIL

 

e vamos aprender mais.. hand26

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O.O

eu tinha pra mim que 2 falantes diferentes tocando a mesma freq,

haveria algum tipo de cancelamento. FAIL

 

e vamos aprender mais.. hand26

 

 

vc tem diferença de TIMBRE ... mas cancelar um ao outro só se tiver só se tiver com fase invertida !!!

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O.O

eu tinha pra mim que 2 falantes diferentes tocando a mesma freq,

haveria algum tipo de cancelamento. FAIL

 

e vamos aprender mais.. hand26

 

Kruik,

 

Na verdade é um tanto qaunto complexo, pois os falantes além de tocar a mesma frequência precisa contemplar a distância dos centros acústicos coerentes a essa frequência, pois acima dela, em relação a distância, eles desacoplam e podem interferir um ao outro. Além das características de montagem e variações da curva de resposta, claro, também o timbre como citado pelo Guto.

 

Att,

RenanLopes

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UMA DUVIDA,

TO PRA POR 4 OVS 600 PRA DAR UM PANKADAO JUNTO AOS MEUS SUB 1000.

SERIA MELHOR INTAO, CAIXAS SEPARADAS, 1 DUTO POR CAIXA ETC.

OU 1 CAIXA PRO PAR OU PROS 4, COM 2 DUTOS SO?

QUAL "ACOPLARIA" melhor?

pelo q eu entendi,

a caixa para 2, por eles ficarem mais juntos, mas se estragasse um flante, e quase certo q queimaria o outro ne?

valew

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Kruik,

 

Na verdade é um tanto qaunto complexo, pois os falantes além de tocar a mesma frequência precisa contemplar a distância dos centros acústicos coerentes a essa frequência, pois acima dela, em relação a distância, eles desacoplam e podem interferir um ao outro. Além das características de montagem e variações da curva de resposta, claro, também o timbre como citado pelo Guto.

 

Att,

RenanLopes

 

Se entendi..

Entao e por outros motivos que nao se usam a mesma freq em falantes diferentes,

(distancia dos centros, caracteristicas de montagem) ou seja existe mais variaveis a ser considerada.

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UMA DUVIDA,

TO PRA POR 4 OVS 600 PRA DAR UM PANKADAO JUNTO AOS MEUS SUB 1000.

SERIA MELHOR INTAO, CAIXAS SEPARADAS, 1 DUTO POR CAIXA ETC.

OU 1 CAIXA PRO PAR OU PROS 4, COM 2 DUTOS SO?

QUAL "ACOPLARIA" melhor?

pelo q eu entendi,

a caixa para 2, por eles ficarem mais juntos, mas se estragasse um flante, e quase certo q queimaria o outro ne?

valew

 

Vou te contar uma história:

 

Quando eu construí minha casa, fui pesquisar sobre ATERRAMENTO pras tomadas. Existe o método comum, onde você mete umas barras de cobre no chão e liga nas tomadas, que é seguro (e tem algumas vantagens), mas que, se cair um raio próximo e se espallhar pelo chão, vai queimar tudo. E existe um método chamado TN-S onde eu ligo esse terra ao neutro da rede elétrica.

 

Só que, pelo segundo método (que também tem muitas vantagens), se cai um raio próximo e espalha pelo chão, se eu estiver descalço e tocando em algo, quem vai pro limbo sou eu. Mas em compensação, é o método mais seguro no dia-a-dia para os equipamentos.

 

Moral: Cada método tem suas vantagens e seus riscos. Cabe a você decidir qual o risco você quer correr pra ter os benefícios que você julga mais importantes.

 

Base pra decidir, lendo o tópico, você já tem. Agora é com você.

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Pow fica estranho vc abrir a mala e ver que tem dois alto-falantes diferentes tocando as mesmas frequências!

 

Tipo um UXP de um lado e um 308 do outro lado ehehhe ou um BP e um E2k ahauahuahau...

 

Prefiro mesmo os alto-falantes idênticos em aparência mesmo fazendo conjunto no sistema.

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UMA DUVIDA,

TO PRA POR 4 OVS 600 PRA DAR UM PANKADAO JUNTO AOS MEUS SUB 1000.

SERIA MELHOR INTAO, CAIXAS SEPARADAS, 1 DUTO POR CAIXA ETC.

OU 1 CAIXA PRO PAR OU PROS 4, COM 2 DUTOS SO?

QUAL "ACOPLARIA" melhor?

pelo q eu entendi,

a caixa para 2, por eles ficarem mais juntos, mas se estragasse um flante, e quase certo q queimaria o outro ne?

valew

desculpa o caps, so vi agora...

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Se entendi..

Entao e por outros motivos que nao se usam a mesma freq em falantes diferentes,

(distancia dos centros, caracteristicas de montagem) ou seja existe mais variaveis a ser considerada.

 

Kruik,

 

Exatamente, não só o fato deles serem diferentes em termos de tamanho (já que nessa situação é melhor deixa-los dentro da banda passante de frequência util de cada falante) como também de fabricantes diferentes, já que cada um tem seu projeto e plataforma de trabalho. Até falantes iguais, produzidos pelo mesmo fabricante e de mesmo diâmetros não se comportam idênticos, mas ai já é perfeccionismo demais!

 

Att,

 

RenanLopes

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Vou te contar uma história:

 

Quando eu construí minha casa, fui pesquisar sobre ATERRAMENTO pras tomadas. Existe o método comum, onde você mete umas barras de cobre no chão e liga nas tomadas, que é seguro (e tem algumas vantagens), mas que, se cair um raio próximo e se espallhar pelo chão, vai queimar tudo. E existe um método chamado TN-S onde eu ligo esse terra ao neutro da rede elétrica.

 

Só que, pelo segundo método (que também tem muitas vantagens), se cai um raio próximo e espalha pelo chão, se eu estiver descalço e tocando em algo, quem vai pro limbo sou eu. Mas em compensação, é o método mais seguro no dia-a-dia para os equipamentos.

 

Moral: Cada método tem suas vantagens e seus riscos. Cabe a você decidir qual o risco você quer correr pra ter os benefícios que você julga mais importantes.

 

Base pra decidir, lendo o tópico, você já tem. Agora é com você.

 

mas meu pensamento esta certo?

eles bem proximos, com 2 dutos so para os 4, tocaria mais certo?

so que teria o risco de quimar o outro caso um so queimasse certo?

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Kruik,

 

Exatamente, não só o fato deles serem diferentes em termos de tamanho (já que nessa situação é melhor deixa-los dentro da banda passante de frequência util de cada falante) como também de fabricantes diferentes, já que cada um tem seu projeto e plataforma de trabalho. Até falantes iguais, produzidos pelo mesmo fabricante e de mesmo diâmetros não se comportam idênticos, mas ai já é perfeccionismo demais!

 

Att,

 

RenanLopes

 

 

 

mas tem casos que é bem interessante deixar os cortes se sobreporem Renan ... fica bacana algumas vezes rsrsrs Digo que já cansei de fazer isso rs

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mas tem casos que é bem interessante deixar os cortes se sobreporem Renan ... fica bacana algumas vezes rsrsrs Digo que já cansei de fazer isso rs

 

Guto,

 

Imagina 2 projetores tentando reproduzir a mesma imagem no mesmo lugar, é muito difícil conseguir sincronizar tudo isso.

Mas se por ventura um falante não tem boa resposta na região de cruzamento, a via seguinte pode suprir essa deficiência, caso contrário as duas vias irão se somar e vc acaba tendo um ganho no ponto de crossover.

Só com as curvas para avaliar cada situação.

 

Abraço,

 

RenanLopes

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com certeza ... mas o que to dizendo que às vezes esse GANHO é bom aos ouvidos ... pode ser que esteja fora de fase em alguma freq. mas no final das contas , o resultado é bom ... digamos que o "tempero" fica bom !!!

 

Teoricamente é Horrível ver a curva de resposta , mas o "gosto" é bom rsrsrs ! Tipo que nem comida chinesa ... se vc num ver fazendo , vc come e lambe os beiço rsrsrs

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com certeza ... mas o que to dizendo que às vezes esse GANHO é bom aos ouvidos ... pode ser que esteja fora de fase em alguma freq. mas no final das contas , o resultado é bom ... digamos que o "tempero" fica bom !!!

 

Teoricamente é Horrível ver a curva de resposta , mas o "gosto" é bom rsrsrs ! Tipo que nem comida chinesa ... se vc num ver fazendo , vc come e lambe os beiço rsrsrs

 

Guto,

 

Mas é exatamente o que o Kleber falou, curva de resposta reta serve apenas para demonstração, para ouvir tem que ter o "tempero".

Eu sou um dos que mesmo trabalhando com audio e medição todos os dias, não gosto de um sistema flat, no mínimo 6dB na regição de grave.

Audio é uma ciência peculiar, o resultado final tem que ser bom para quem ouve.. uns gostam de muito grave, outros não!

 

Att,

 

RenanLopes

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Guto,

 

Mas é exatamente o que o Kleber falou, curva de resposta reta serve apenas para demonstração, para ouvir tem que ter o "tempero".

Eu sou um dos que mesmo trabalhando com audio e medição todos os dias, não gosto de um sistema flat, no mínimo 6dB na regição de grave.

Audio é uma ciência peculiar, o resultado final tem que ser bom para quem ouve.. uns gostam de muito grave, outros não!

 

Att,

 

RenanLopes

 

apenas lembrando que um sistema regulado perfeitamente pra tocar um tipo X de musica, não seria o adequado para tocar um tipo Y.

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apenas lembrando que um sistema regulado perfeitamente pra tocar um tipo X de musica, não seria o adequado para tocar um tipo Y.

 

Depende, viu...

 

Há uma diferença ENORME entre "perfeitamente regulado" e "excessivamente regulado".

 

Faz pelo menos 6 anos que eu não preciso mexer na equalização quando troco de música. Toca tudo muito bem.

 

Mas quando eu tinha equalizador separado, cada música era um eq diferente.

 

Na real, muita equalização só atrapalha. Pode até ficar mais bonito pro leigo, mas se você vai prestar bastante atenção, vê que está perdendo muito mais que ganhando.

  • Upvote 2

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apenas lembrando que um sistema regulado perfeitamente pra tocar um tipo X de musica, não seria o adequado para tocar um tipo Y.

 

I2afael,

 

Na verdade o sistema tem que ser capaz de tocar qualquer tipo de música, por isso que se busca um sistema flat, pois vc pode acrescentar ou retirar componentes para satisfazer teu gosto dependendo do que estás a ouvir.

Por isso que deve-se existir a possibilidade de controles tonais intuitivos, como no caso do Bass, Mid e Hi da maioria dos aparelhos.

 

Att,

 

RenanLopes

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Depende, viu...

 

Há uma diferença ENORME entre "perfeitamente regulado" e "excessivamente regulado".

 

Faz pelo menos 6 anos que eu não preciso mexer na equalização quando troco de música. Toca tudo muito bem.

 

Mas quando eu tinha equalizador separado, cada música era um eq diferente.

 

Na real, muita equalização só atrapalha. Pode até ficar mais bonito pro leigo, mas se você vai prestar bastante atenção, vê que está perdendo muito mais que ganhando.

 

 

:+1

 

 

Eu tava doido pra comprar um BIT ONE pra usar no carro , mas pensei bem e falei pra mim mesmo : - vai ter tanta coisa pra mexer , que vou acabar fazendo mer** ... deixa pra lá , num preciso disso rs !

 

Hoje em dia no meu som do carro única coisa que mexo é a level do Sub ... pois de resto ... nem preciso mexer mais ... E não vou mentir ... eu uso BEM meu equalizador , e até Bass Bost =) ... e quem escuta meu som num acha ruim não rsrsrs

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Equalizaçãao é igual maquiagem... uma mulger bonita colocca um pouco de maquiageem e fica linda. Mais um pouco, fica gatíssimaa... mais um tanto, e ficaa igual o bozo.

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Equalizaçãao é igual maquiagem... uma mulger bonita colocca um pouco de maquiageem e fica linda. Mais um pouco, fica gatíssimaa... mais um tanto, e ficaa igual o bozo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:+1

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