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Eng. Alves

Acoplamento de alto-falantes?

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Bom dia, galera

 

Seguinte, tenho visto muito videos do youtube de racha de som e sempre vejo pessoas falante que o acoplamentos dos falantes estão errados por isso perderão o racha...

 

Vi em outros lugares tambem que isso ai de acoplamento de falantes por ter chegar a 6db de diferençã, 6db... oO

 

O problema é o seguinte to montando um novo trio com 8 falante de 12" e gostaria de tirar rendimento maximo dos falantes.

 

Alguem me explica como isso funciona de verdade, e faiz um analise do arquivo em anexo ai...

 

Vlw ai...

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não tenho muito a acrescentar sobre o acoplamento, mais basicamente pelo o que eu já vi aqui mesmo no forum o acoplamento acontece quando temos autofalantes iguais, de mesmo tamanho, com o mesmo sinal e mesmos cortes tocando na mesma impedância e fisicamente o mais proximos possivel um do outro.

 

então no caso do seu projeto de caixa colocaria os dutos retangulares nas extremidades da caixa.

 

 

logo aparece o pessoal com mais conhecimento e te passam informações mais completas. não sei se o que eu falei ai ta certo.

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não tenho muito a acrescentar sobre o acoplamento, mais basicamente pelo o que eu já vi aqui mesmo no forum o acoplamento acontece quando temos autofalantes iguais, de mesmo tamanho, com o mesmo sinal e mesmos cortes tocando na mesma impedância e fisicamente o mais proximos possivel um do outro.

 

então no caso do seu projeto de caixa colocaria os dutos retangulares nas extremidades da caixa.

 

 

logo aparece o pessoal com mais conhecimento e te passam informações mais completas. não sei se o que eu falei ai ta certo.

 

está

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Pra complementar outras questões que li dizem respeito a distância do centro de um falando do outro deveria ser uma medida que tenha ligação com o raio do mesmo. Resumindo, quanto mais próximo melhor e também sobre usar câmara única para maximizar o efeito do acoplamento no momento em que os falantes baterem juntos.

 

O problema é que testar isso na prática é muito difícil pois não se tem parâmetros comparativos, o jeito é testar e torcer pra render bem o sistema.

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hum interessante para aproveitar esse topico estou montando um trio com 4 x wpu 1509 + 4 selenium 8pw3 preciso de ajuda nas caixas, oq vcs sugerem, qro duto retangular mais preciso saber o comprimento e profundidade por causa da frequencia ja q o duto importa e mt nesse aspecto , to perdido :S ajuda'

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O acoplamento, alem de almentar bem o SPL, tambem pode expandir BEM a gama de resposta do conjunto.

Por exemplo:

com 1 caixa "X" resposta de 45hz a 120hz.

com 2 caixas "X" resposta de 42hz a 120hz.

com 4 caixas "X" resposta de 38hz a 120hz.

com 8 caixas "X" resposta de 30hz a 120hz.

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Guest rodriguinhow

parei no "racha"

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Acoplamento é uma coisa simples. O povo é que complica, e, pra variar, fala besteira.

 

Te garanto que todo "analista" de acoplamento SEQUER sabe o que é isto.

 

O que é ACOPLAMENTO?

 

É quando você tem 2 ou mais falantes que se SOMAM.

 

A mesma coisa quando um carro precisa ser empurrado. Um monte de gente faz força, se todos fazem no mesmo sentido, as forças se somam.

 

Você pode ter acoplamento mesmo com falantes diferentes. O que importa é se eles vão, em alguma faixa de frequência, se somar.

 

Neste caso, se você tem 2 ou mais falantes tocando juntos, eles estarão acoplados.

 

Os problemas de acoplamento são problemas de fase acústica e DISPERSÃO. Mas isto é coisa pra se estudar. Se quiser estudar, pode começar a pesquisar sobre d'apollito.

 

É possível ganhar 6dB com "acoplamento"? Sim. Mas não é só juntar falantes, é preciso estudar todo o plano de propagação das ondas, para que elas estejam APENAS onde interessam, sem perder pros lados, pra cima... É isto que diferencia os Line Arrays.

 

Só que nesse mercado do poc poc poc NÃO TEM gente capacitada pra isto. Tanto não tem, que não tem nenhum pancadão profissional que atenda qualquer preceito mínimo de direcionalidade.

 

Resumindo: É mais uma coisa no áudio que o povão quer falar demais sem saber.

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Resumidamente, para que todos entendam da maneira mais fácil possível, fiz um desenho que vai matar a questão!

 

Se pegássemos essa Fiorino que o Kustella postou aí da OZ e colocássemos os falantes nessa caixa abaixo, o rendimento seria bem maior sem nenhuma dúvida.

 

Mas ainda existem muitooooooos instaladores que se assustam quando colocamos 2 ou 3 falantes na mesma câmara, como se fosse algo do outro mundo.

 

Olha a caixa que bateria fácil essa caixa que está na Fiorino da OZ:

 

dede.jpg

 

Distancia bem menor entre os falantes é regra básica para que todos os elementos respondam como uma única fonte geradora de som, ganhando com isso preciosos DB´s.

Editado por caradosom

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Esse paredão foi montando pela Mister Som e toca muitoooo forte aqui no RN:

 

Pared_o_2010_Mister.jpg

 

São 2 falantes por Câmara e o acoplamento dos 24 Hammer faz com que toque forró com aquele subgrave que tanto gostamos em paredões com 04 ou 06 de 18"

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Acoplamento é uma coisa simples. O povo é que complica, e, pra variar, fala besteira.

 

Te garanto que todo "analista" de acoplamento SEQUER sabe o que é isto.

 

O que é ACOPLAMENTO?

 

É quando você tem 2 ou mais falantes que se SOMAM.

 

A mesma coisa quando um carro precisa ser empurrado. Um monte de gente faz força, se todos fazem no mesmo sentido, as forças se somam.

 

Você pode ter acoplamento mesmo com falantes diferentes. O que importa é se eles vão, em alguma faixa de frequência, se somar.

 

Neste caso, se você tem 2 ou mais falantes tocando juntos, eles estarão acoplados.

 

Os problemas de acoplamento são problemas de fase acústica e DISPERSÃO. Mas isto é coisa pra se estudar. Se quiser estudar, pode começar a pesquisar sobre d'apollito.

 

É possível ganhar 6dB com "acoplamento"? Sim. Mas não é só juntar falantes, é preciso estudar todo o plano de propagação das ondas, para que elas estejam APENAS onde interessam, sem perder pros lados, pra cima... É isto que diferencia os Line Arrays.

 

Só que nesse mercado do poc poc poc NÃO TEM gente capacitada pra isto. Tanto não tem, que não tem nenhum pancadão profissional que atenda qualquer preceito mínimo de direcionalidade.

 

Resumindo: É mais uma coisa no áudio que o povão quer falar demais sem saber.

 

Kleber agora me bateu uma duvida.

 

com autofalantes diferentes tocando integralmente ou em partes uma mesma faixa de frequência não teriamos cancelamentos?

 

como descobrir se teriamos cancelamento ou acoplamento?

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provavelmente teriamos cancelamentos devido a curva de fase diferente.

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Olha a caixa que bateria fácil essa caixa que está na Fiorino da OZ:

 

dede.jpg

 

Distancia bem menor entre os falantes é regra básica para que todos os elementos respondam como uma única fonte geradora de som, ganhando com isso preciosos DB´s.

 

Porquê, exatamente, "bateria fácil"?

 

Quando falamos em comprimentos de onda de 3,43 metros a 100Hz, como podemos dizwr que uma variação de centímetros vai representar um ganho absurdo?

 

Tem muito mito aí.

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Kleber agora me bateu uma duvida.

 

com autofalantes diferentes tocando integralmente ou em partes uma mesma faixa de frequência não teriamos cancelamentos?

 

como descobrir se teriamos cancelamento ou acoplamento?

 

Cancelamento é outra coisa mítica...

 

Vamos estabelecer a relação mais simples do mundo aqui pra evitar confusões: O som é formado por ondas de PRESSÂO (positiva ou negativa).

 

Se eu e você sopramos lado a lado, existe ALGUMA possibilidade do seu sopro anular o meu?

 

Não. A menos que você consiga puxar o ar que eu estou soprando. Assim você cancela parte da pressão que eu criei com o meu sopro.

 

Sendo assim, JAMAIS um falante tocando ao lado do outro vai causar qualquer cancelamento, desde que estejam em fase entre si, e estejam tocando frequência inferior à frequência com comprimento de onda igual a 2x a distância entre o centro dos cones (o que todo mundo aqui já tá careca de saber).

 

A coisa é simples: A empurra, B empurra, então não importa se A e B são iguais, ambos vão se somar.

 

O cancelamento só vai existir em 2 situações:

 

1 - Quando um dos falantes está fora de fase.

 

2 - Quando a distância é grande a ponto de uma determinada onda "acoplar" com a outra estando já fora de fase. É uma questão métrica.

 

Agora, acoplamento com ganho, só nas situações onde você consegue criá-lo dentro de condições controladas de dispersão, ou quando você parte para algum tipo de casamento de impedâncias acústicas.

Editado por Kleberlpa
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provavelmente teriamos cancelamentos devido a curva de fase diferente.

 

Curva de fase é um fenômeno elétrico que ocorre pela reatância indutiva da bobina. É algo que fica restrito ao espaço bobina - amplificador.

 

A fase acústica não sofre "curvas", exceto por fenômenos de difração e por problemas de ondas estacionárias no espaço do cone, mas falamos em altas frequências e cones com 1/2 lambda.

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Falando em acoplamento...

 

Alguém já parou pra pensar que uma pessoa falando sozinha produz menos SPL que 100 pessoas falando num mesmo ambiente, mesmo que cada uma fale em volume moderado?

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Porquê, exatamente, "bateria fácil"?

 

Quando falamos em comprimentos de onda de 3,43 metros a 100Hz, como podemos dizwr que uma variação de centímetros vai representar um ganho absurdo?

 

Tem muito mito aí.

Kleber, ja levamos pra um campeonato aqui perto 2 sons com 16 de 12", identicos em termos de equipamentos e baterias.

 

O que tinha os falantes juntinhos, 2 falantes por câmara e dutos nas extremidades tocou 4,2db´s a mais que o outro com 1 falante por câmara e 1 duto por câmara.

 

Isso ja aconteceu até com outros sistemas com falantes de maior diametro tbm.

 

Não tem nada de MITO.

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Que bom ver um tópico desse =)

 

 

Seguinte , fazer "acoplamento" de GRAVE é uma coisa simples ... Os problemas de Fase são menores , mas nas ALTAS freq. que é complicado ... Pois ae sim o falante pode cancelar um ao outro no comprimento de onda ... em determinada distância pode ser que um falante cancele o outro em certa freq. ... No caso do Dio , queria perguntar uma coisa : Os falantes estavam com algum corte LPF ? ou estavam em full ?

Pq pergunto isso ? Pois se estivessem em Full , com certeza o acoplamento nas altas (sim , esses falantes tocam bem nas altas) ficou melhor , por conta dos centros de bobina estarem mais próximos evitando cancelamentos ...

 

Quanto À falantes diferentes tocarem a mesma freq. e "acoplarem" , é simples ... quem tem Pezinho no carro aqui ? Quem tem , com certeza deve ter usado o recurso de "inverter fase" do seu player , para casar melhor seu Sub e MID BASS ... Quando estão fora de fase , parece que o Grave SOME não é ??? ( eu disse GRAVE , não SUB ... se bem que dependendo do SET até o sub cancela ) Ae qual a solução ? Inverter a Fase do SUB , para se acoplar com o MID BASS ... E reparem , que o MID BASS normalmente tem 6" e o sub 12" ... e são falantes Diferentes se acoplando !

 

 

Um de meus segredinhos em TRIO é fazer o médio grave se acoplar com o sub , dando a pressão que é gostosa em trio ... Daquela voz GROSSA , ou aquela Porrada do Bumbo mais forte ... e isso se faz acoplando o médio com o sub ! Como se faz isso ?

 

EX: O Sub toca de : 40hz à 120hz , ae se vc tiver um médio grave FORTE , vc corta seu médio de 80hz à 800hz ( ou até deixa em full em alguns casos ) e faça o teste de fase (invertendo a fase de ambos)... e vc terá um acoplamento de 80hz à 120hz sem precisar de equalizador =) ...

O mesmo pode ser feito com Drives e Médio grave , e Drives com Tw ...

 

Mas ae acho que estou fugindo um pouco do foco do tópico que é "acoplamento" não FASE !

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Po... está muito bom este tópico.

acompanhando..

uma dúvida,

para melhor acoplamento, 3 sub's em uma única camara,com 1 único duto,

como faço o calculo da caixa e sintonia para os 3 sub's?

se errar a sintonia erro para os 3 certo!!!???

Editado por didigoarraial

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Po... está muito bom este tópico.

acompanhando..

uma dúvida,

para melhor acoplamento, 3 sub's em uma única camara,com 1 único duto,

como faço o calculo da caixa e sintonia para os 3 sub's?

se errar a sintonia erro para os 3 certo!!!???

pelo que intendi seria 2 duto para cada 3 falantes

 

deve ser igual a normal so q ue sem a repartição

ou sera que nao ?

derepente os 2 dulto somados tem q dar o tamanho de 3?

UAHau =D

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Po... está muito bom este tópico.

acompanhando..

uma dúvida,

para melhor acoplamento, 3 sub's em uma única camara,com 1 único duto,

como faço o calculo da caixa e sintonia para os 3 sub's?

se errar a sintonia erro para os 3 certo!!!???

 

Sim, se errar a sintonia da caixa erra dos 3..

 

Pra simular a caixa vc pode usar o bassbox, winsd entre outros..

 

Eu prefiro tbm usar camaras unicas com 1 duto apenas pra todos os falantes juntos, mas ainda tem muito preconceito com isso..

 

Agora pra racha isso não vale como regra, visto que no racha eles se apegam em determinada frequencia, e como o Kustela falou aquele acoplamento da OZ é o que rende melhor pro "racha"

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Que bom ver um tópico desse =)

 

 

Seguinte , fazer "acoplamento" de GRAVE é uma coisa simples ... Os problemas de Fase são menores , mas nas ALTAS freq. que é complicado ... Pois ae sim o falante pode cancelar um ao outro no comprimento de onda ... em determinada distância pode ser que um falante cancele o outro em certa freq. ... No caso do Dio , queria perguntar uma coisa : Os falantes estavam com algum corte LPF ? ou estavam em full ?

Pq pergunto isso ? Pois se estivessem em Full , com certeza o acoplamento nas altas (sim , esses falantes tocam bem nas altas) ficou melhor , por conta dos centros de bobina estarem mais próximos evitando cancelamentos ...

 

Quanto À falantes diferentes tocarem a mesma freq. e "acoplarem" , é simples ... quem tem Pezinho no carro aqui ? Quem tem , com certeza deve ter usado o recurso de "inverter fase" do seu player , para casar melhor seu Sub e MID BASS ... Quando estão fora de fase , parece que o Grave SOME não é ??? ( eu disse GRAVE , não SUB ... se bem que dependendo do SET até o sub cancela ) Ae qual a solução ? Inverter a Fase do SUB , para se acoplar com o MID BASS ... E reparem , que o MID BASS normalmente tem 6" e o sub 12" ... e são falantes Diferentes se acoplando !

 

 

Um de meus segredinhos em TRIO é fazer o médio grave se acoplar com o sub , dando a pressão que é gostosa em trio ... Daquela voz GROSSA , ou aquela Porrada do Bumbo mais forte ... e isso se faz acoplando o médio com o sub ! Como se faz isso ?

 

EX: O Sub toca de : 40hz à 120hz , ae se vc tiver um médio grave FORTE , vc corta seu médio de 80hz à 800hz ( ou até deixa em full em alguns casos ) e faça o teste de fase (invertendo a fase de ambos)... e vc terá um acoplamento de 80hz à 120hz sem precisar de equalizador =) ...

O mesmo pode ser feito com Drives e Médio grave , e Drives com Tw ...

 

Mas ae acho que estou fugindo um pouco do foco do tópico que é "acoplamento" não FASE !

 

perfeito!

 

Guto, poderia abrir um tópico explicando um pouco sobre "fase" é um assunto no qual ainda fico um pouco perdido. e acredito que muita gente aqui tambem!

 

Obrigado pelas explicações!! :legal:

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perfeito!

 

Guto, poderia abrir um tópico explicando um pouco sobre "fase" é um assunto no qual ainda fico um pouco perdido. e acredito que muita gente aqui tambem!

 

Obrigado pelas explicações!! :legal:

 

 

vou elaborar um texto legal ... deixa comigo !

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