Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

JEK

Ajuda duto, mudar para quadrado e caixa...

Recommended Posts

Postado em (editado)

EDITADO:

A dúvida agora é a seguinte:

Primeiro se compro o Stetsom 1k5 1 ohm para ligar em 1 ohm teoricamente mandando 1500 rms (claro q vou ter q deixar tudo bem certinho para não ter problemas). Ou o 1k5 2 ohms para mandar 810 rms a 4 ohms. Stetsom 1 ohm ou 2 ohms? Só tenho 90 amperes de bateria.

A proxima duvida é qual dos graficos tá melhor?

Linha amarela ou laranja?

A difereça é apenas mudando as boina para paralelo e em serie.

Amarelo em paralelo e laranja em serie tbm para escolher o modulo.

bass1i.jpg

Uploaded with ImageShack.us

bass2.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por JEK
Postado em

Oi pessoal,

Depois de dúvidas no sub que ia comprar no outro topico acabei ficando com o selenium extreme de 15".

Tenho 70 litros ou no maximo 75. Se ela não tocar com essa litragem eu aumento e mudo tudo aqui, mas tem que ser um ganho significativo!

Pesquisando no forum achei essa caixa do Rodrigo Carvalho se não estou enganado.

LINHA :EXTREME

MODELO :15SW5

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :70

QUANTIDADE DUTOS :2

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) :4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :30,6

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :TRIO EM SISTEMA DE 3 VIAS

F3 :50 HZ

SPL PICO :122,9 DB

Essa caixa serve para um som misto? Mais interno e um pouco para fora?

Queria usar o duto quadrado alguem pode transformar?

Tem alguma dica? Alguma caixa diferente, dutos diferentes...

Como o topico é antigo resolvir abrir um para ver se alguem tem novidades sobre a caixa desse falante.

Abraços!

Primeiramente essa caixa com esse F3 :50 HZ vai tocar mais pra fora e pouco para dentro. Nao que nao toque para dentro mas com grave seco e enjoativo.... iria ser melhor a caixa com F3: 45... Vc pode tentar usar os 75 litros que disse com um duto um pouco maior com uns 40 cm e ir testando o duto ate te agradar... mas com certeza mais litragem tera que ter para chegar no tipo de caixa que vc quer!!! faz algo com 75 litros e duto de 40 cm para ver se te agrada!

Postado em

Pessoal, dá uma ajuda na caixa!

Tô sintonizando a 45hz e tá escusionando mais do que pode...

Para isso não acontecer tenho que ir nos 50hz de fb.

Alguem pode ajudar? A caixa tá com 73 litros.

Abraços!

Postado em

Pessoal, dá uma ajuda na caixa!

Tô sintonizando a 45hz e tá escusionando mais do que pode...

Para isso não acontecer tenho que ir nos 50hz de fb.

Alguem pode ajudar? A caixa tá com 73 litros.

Abraços!

pode ser 2 motivos falta de potencia, ou da uma reduzida no duto.... duto eh o que "da" a sintonia da caixa!!!!

Postado em

Se seu sub tá dando sobre-excursão com 45Hz e não tá dando com 50Hz, então tem algo bem estranho aí. Isto não existe.

Sintonize-a a 40Hz, 35Hz... nunca 50Hz pra um sistema de SPl, afinal vc tem um sub, não um woofer.

Postado em

Essa caixa serve para um som misto? Mais interno e um pouco para fora?

Queria usar o duto quadrado alguem pode transformar?

Tem alguma dica? Alguma caixa diferente, dutos diferentes...

Como o topico é antigo resolvir abrir um para ver se alguem tem novidades sobre a caixa desse falante.

Abraços!

olha eu alongaria um pouco duto ate o F3 chega nos 40hz(ai sim ficaria bem misto)

pra usar dutos retangulares so manter a mesma area de secçao transversal(resumindo um duto de 4" tem 80cm²) se tu tem dois dutos de 4" LOGO..voce tem 160cm² basta fazer um duto de 160²(de forma quadrada ou retangular ou triangular exagona da forma que for) e assim voce MANTEM o mesmo comprimento que no caso é 30cm

Postado em

Então pessoal, deixa eu explicar, resgatei meu bassbox e tô fazendo tudo aqui mas to um pouco perdido com esse falante.

A questão é a seguinte.

Com 67,67 litros brutos a sintonia da caixa com falante fb 47,48 e f3 em 42,6, aplicando 650 rms no sub (Selenium extreme vermelho de 15") foi o unico jeito dele não passar de 7,2 xmax.

Entenderam?

Se eu abaixar a sintonia ele passa do xmax... Essa é a questão!

Tem alguma dica? Eu tenho até 73 litros para faze a caixa!

Postado em

Outra dúvida, devido ao espaço e as baterias os modulos só podem se esses:

Taramps t1000

Stetsom 1k5

Eu estou opitando pelo Stetsom, só na dúvida de qual impedancia... 1 ou 2 ohms?

Abraços!

Postado em

se atravessando no tópico :rolleyes:

ontem eu fiz uma caixa com as seguintes medidas : 44 cm altura, 63 cm de largura, 52 cm profundidade.

duto de : 36 cm altura, 8 cm largura, 30 cm profundidade

só qe não faço idéia qual a sintonia dela <_<

queria qe ela ficasse por volta dos 60/50 hz

ajuda aê galera :legal:

Postado em

Então pessoal, deixa eu explicar, resgatei meu bassbox e tô fazendo tudo aqui mas to um pouco perdido com esse falante.

A questão é a seguinte.

Com 67,67 litros brutos a sintonia da caixa com falante fb 47,48 e f3 em 42,6, aplicando 650 rms no sub (Selenium extreme vermelho de 15") foi o unico jeito dele não passar de 7,2 xmax.

Entenderam?

Se eu abaixar a sintonia ele passa do xmax... Essa é a questão!

Tem alguma dica? Eu tenho até 73 litros para faze a caixa!

ONDE ele ultrapassa a X-Max?

Se for abaixo de 20Hz (o que é muito comum), você não tem com o que se preocupar.

Postado em (editado)

ONDE ele ultrapassa a X-Max?

Se for abaixo de 20Hz (o que é muito comum), você não tem com o que se preocupar.

Ele passa em em 67 hz! Ele vai tocar acima de 34 hz pelo visto, como no manual da Selenium diz que ele toca de 35 hz para cima... é justamente no pico que ele passa.

Será por isso q o pessoal tinha problema com esse sub? Q pelo visto é quase um woofer!

Dá uma força ai!

EDIT: Esqueci uma coisa, não tinha selecionado se o sub ia ser ligado em paralelo ou em serie! Já dá para sintonizar mais baixo agora! recomenda quantos hz? 45? 40? Misto o som, mais para dentro do que para fora.

Editado por JEK
Postado em

Pessoal, tô precisando mesmo de ajuda inclusive para pedir os amplificadores... 1ohms mandando 1500w ou o modelo 2ohms ligado em 4ohms mandando 810w.

Postado em (editado)

Eu fiz um projeto pro Extreme e a pessoa queria um som meio misto, mais com força interna..

Sintonizei em 43hz, duto 4"x25cm e 40Litros livres Internos.. Sei que Bruto dava muito mais, pois fui usado travamento interno bem caprichado.

Deve ter ficado bom pq o dono da caixa num reclamou rs..rs..

Quanto a potência pode colocar os 1500wrms pra empurrar o Extreme sim, regulando certo não vai ter problemas

Editado por ImOrrIvEL
Postado em

Eu fiz um projeto pro Extreme e a pessoa queria um som meio misto, mais com força interna..

Sintonizei em 43hz, duto 4"x25cm e 40Litros livres Internos.. Sei que Bruto dava muito mais, pois fui usado travamento interno bem caprichado.

Deve ter ficado bom pq o dono da caixa num reclamou rs..rs..

Quanto a potência pode colocar os 1500wrms pra empurrar o Extreme sim, regulando certo não vai ter problemas

kkk acabei de enviar as medidas tinha sintoniza em 43 hz... valeu!

Com certeza ele aguenta 1500 rms? Em 12 anos nunca queimei nada... será q ele vai ser o primeiro? Vou pedir então o Stetsom 1k5 1 ohm... será?

Abraços!

Postado em

Opa, eu tinha uma com 65 litros totais, com 2 dutos de 3" por 20 cm...

Era bem legal... bem mista !

Obs: Nao gostei do stetsom 1k5, eu iria de sd1500 ou um stetsom mais forte !

Qq coisa que eu posso ajudar é so falar irmao !

Abraco !

Postado em

O sd tem problema do tamanho para mim... depois posto fotos para vcs entenderem o que tô falando...

Deixa ficar pronto!

Postado em

O sd tem problema do tamanho para mim... depois posto fotos para vcs entenderem o que tô falando...

Deixa ficar pronto!

ja to sabendo de umas pancadas fortes no FIT ai hauahauaha

vamos falando ai junior :mac1

Postado em

ja to sabendo de umas pancadas fortes no FIT ai hauahauaha

vamos falando ai junior :mac1

Nem fale, dor de cabeça era normal mais dor na coluna kkk

Valeu Wendell pela caixa!

Postado em

Ja observei que alguns subs nacionais quando se simula caixas, acontece de ter sobre excurçao em alguma faixa de frequencia tipo 60 por exemplo mas oque observei e tenho quase certesa é que esse grafico de excursao demonstra como se o falante estivesse recebendo a potencia especificada em toda faixa de frequencia, nao levando em conta os picos e vales de impendancia que faz com que o falante nao receba a mesma potencia em todas frequencias, normalmente esse pico de excursao coincide com um pico de impendancia oque faz com que o modulo nao mande toda potencia naquela frequencia...É por isso que costumo usar o Winsd junto ao Bass Box pois o Winsd alem de ter como saber teoricamente a curva de potencia que o falante aceita de acordo com a frequencia ele tambem mostra a curva de potencia que o modulo esta mandando para o sub de acordo com a curva de impendancia dai é só comparar uma com a outra... A anos atras fiquei encucado com um sub da bomber que tava simulando e com a caixa indicada pelo fabricante a excursao ultrapassava, dai que fui me atentar a curva de impendancia heheh... faz um tempao isso. Ja fiz caixa de 70 litros livres sintonizada em 35 hertz(2 dutos de 4") para extreme de 15 e nao houve problema de excursao isso usando um roadstar 1200 para toca-lo. :legal:

Postado em

Nem fale, dor de cabeça era normal mais dor na coluna kkk

Valeu Wendell pela caixa!

agora vc está entendendo o porque que eu vendi as minhas 2 extreme de 15 da vermelhinha, com apenas 2 meses de uso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu ia ficar surdo com aquela po***

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...