Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sharper

Pouca potencia pode danific ar subwoofer?!

Recommended Posts

Galera, uma duvida que eu sempre tive!

Vou citar um exemplo:

um pioneer w308 sendo empurrado por um módulo de 50Wrms.

Tocando sem exageros, pode vim a danificar o Subwoofer?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que vai tocar pouco, aí sempre acabam aumentando o volume demais, achando que o amp ou o botão do volume vai fazer mágica.. Aumentou demais, sinal clipado, mandou distorção, fumacinha subiu. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Logico que nao... Se fosse assim vc nao poderia ter um sub de 100rms com um amp de 100rms e ouvir em volume mais baixo, se nao a menor potencia danificaria o falante. Nao faz sentido...

Levando em conta que um amplificador so consegue mandar sua potencia maxima com senoide. NUNCA com musica. Entao... Se uma pessoa usa um amplificador de 400rms num sub de 400rms, mesmo no volume maximo ele geralmente nao estara recebendo mais de 200rms.

Compartilhar este post

Link para o post

Levando em conta que um amplificador so consegue mandar sua potencia maxima com senoide. NUNCA com musica. Entao... Se uma pessoa usa um amplificador de 400rms num sub de 400rms, mesmo no volume maximo ele geralmente nao estara recebendo mais de 200rms.

depende a música né.. se for os black, hip hop etc.. o amp vai mandar os 400w sim.. ou até mais dependendo do nivel distorção..

;)

Compartilhar este post

Link para o post

a questão de tudo isso é que vou ligar os subs direto num receiver que tenho aqui :D ele diz ter 100Wrms por saida ;]

é que é pro meu pai, vo faze um somzin misto pra ele em casa aqui, 2 subs + 2 woofer + umas caixas que ele tem com woofers de 8' e tweter :D

dai vão ser ligados em 2 receivers :)

edit: os subs eu não lembro + de marca pois foram reformados, mas tem em média uns 200Wrms que me foi informado pelo cara que o reformo-u :D

Editado por sharper

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que vai tocar pouco, aí sempre acabam aumentando o volume demais, achando que o amp ou o botão do volume vai fazer mágica.. Aumentou demais, sinal clipado, mandou distorção, fumacinha subiu. :banghead

esse cara manja muito, e isso acontece com 90% das queima de sub.. se não for mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não prejudica não..atualmente tenho dois 2 bravox e2k de 800rms cada..e estou tocando os dois subs com apenas um audiophonic de 690rms...vai na boa...

Compartilhar este post

Link para o post

Distorção queima? Sim.

MAS NEM SEMPRE!

Colocar 50W RMS num sub de 400W RMS, nem com toda a distorção por ceifamento do mundo, vai queimar. Fator de crista pra sinal completamente quadrado é 0dB, pra senóide pura é 3dB.

Os 400W specificados no falante, é pra sinal senoidal puro.

Na prática, se seu amplificador atinge 20V máximos na saída, então a potência RMS vai ser 70W RMS a 4 ohms. Se clipar FORTE, a saída não vai passar desses 20V (por isto se chama ceifamento), e a potência máxima chegaria então nos 100W RMS. Há casos em que é possível ter picos maiores, mas isto não é regra.

Sendo assim, não existe risco de 50 ou 100W queimarem um falante de 400W. Mas 300W, 400W clipando, e por aí vai, mandam sim pras cucuias.

Se fosse assim tão "complicado", os cubos de guitaarra não tocariam 5 minutos. O efeito de distorão mais usado em guitarras é um efeito de ceifamento. Clipzão pesado.

Compartilhar este post

Link para o post

a questão de tudo isso é que vou ligar os subs direto num receiver que tenho aqui :D ele diz ter 100Wrms por saida ;]

é que é pro meu pai, vo faze um somzin misto pra ele em casa aqui, 2 subs + 2 woofer + umas caixas que ele tem com woofers de 8' e tweter :D

dai vão ser ligados em 2 receivers :)

edit: os subs eu não lembro + de marca pois foram reformados, mas tem em média uns 200Wrms que me foi informado pelo cara que o reformo-u :D

Aí ja entra na conversa a tal da impedancia.... e a conversa muda bastante de figura...

leia

http://autosom.net/artigos.asp

Compartilhar este post

Link para o post

vai nao....e com pouca potencia voce pode ate da uma bom limite pra distorçao = )

fato que com muita potencia voce deve evitar!

Compartilhar este post

Link para o post

a impedancia está toda correta referente aos subs :D

eles são dupla 4 ohms e as saidas do receiver são 8 ohms, ligando em série tcharam :D o sub fica em 8 ohm

a questão toda é a minha preocupação pois não vai ser eu no comando do troço e sim meu pai :S

e sabe com é né, não adianta dize que é teimoso pra da com pau

saiudhiusaidhaisudhiu

mas a principio seria dificil queimar mesmo recebendo alguma distorção estou certo? cheguei a essa conclusão pelas respostas :D

Compartilhar este post

Link para o post

é, um sub que suporta 200Wrms recebendo distorção de um amplificador que envia teoricos 50Wrms pode até não queimar mesmo... mas não se esqueça que amplificador queima tambem....

Compartilhar este post

Link para o post

é, um sub que suporta 200Wrms recebendo distorção de um amplificador que envia teoricos 50Wrms pode até não queimar mesmo... mas não se esqueça que amplificador queima tambem....

Sim, concerteza, tenho noção :D

mas vo ser sincero esses receiver aguentam o ferro loco :P

aqui em casa já tivemos uns 20 acho e até hoje apenas 1 queimou :D

o resto aos poucos foram se quebrando a madeira e tal dai nem valeu a pena reforma-lo xD

Compartilhar este post

Link para o post

Então monta e coloca na mão do velho pra ver o que dá... hehe

è oque vai ser

asidhisahiudiuashiudh

hoje vo instala tudo certinho pra ele la :D

vlw pela ajuda de todos ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...