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Beto TunningWay®

Honda Civic Si - R.I.P.

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Fala sério... nada a ver MareaT com o Civic SI. Coloca dos dois num circuito pra ver o que acontece. Marea faz curva igual Kombi.

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Como eu disse... nenhum mérito nessa potência.

 

O mérito está no Vtec, que trouxe esta realidade para carros voltados pra uso diário.

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Posso saber pq o primeiro carro nacional a adotar injeção eletrônica não tá nessa lista???

Pode GII... injeção dos anos 70 analogica que quando passava perto de torre de radio ou de TV apagava o carro conta ?

Eu fui um "propriotário" de um desses... aquilo funcionava pior que carburador eletrônico...

 

[]

 

 

Sandro

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Mas ok, pegue uma ferrari, que são esportivos "comuns"... Aspro, e com mais de 100cv/l, sem VTEC.

 

Por exemplo, a 355 é uma 3.5 com 380cv. Isso pra um motor de 16 anos atrás. Depois a 360 saiu com 400cv... 111cv/l

 

Kleber... desde 1992 toda ferrari tem comando de valvulas variavel...

 

[]

 

Sandro

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Fala sério... nada a ver MareaT com o Civic SI. Coloca dos dois num circuito pra ver o que acontece. Marea faz curva igual Kombi.

 

Mopar são Gs laterais proximos... 0,04 de diferença. Conte pro civic menor peso, suspensão MUITO, mas MUITO mais dura entre eixos menor e principalmente melhor distribuição de pesos, o fivetech é bem pesado por ter bloco de ferro, e deixa o carro com 62%-38% de distribuiçlão que não é nada bom... mas ele é MUITO mais confortavel que o SI e mesmo que o EXS.. não faz curva como kombi não, coloca Vectra GT e do novo do lado que é +- a mesma coisa.. (dos antigos o B era melhor) alem do que o Marea avisa MUITO o que leva o cara a tirar o pe bem antes do limite do carro... Como carro mexido o limite é o bolso nem vou entrar no merito, mas amortecedores com 20% a mais de carga e barra estabilizadora do fiat coupe transformam o marea em outro carro...

Você está comparando algo que os italianos chamam de "sedan velocce" com um dito "esportivo" os compromissos de calibração de suspensão são totalmente diferentes...

 

[]

 

Sandro

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Ninguém veio aqui vender sardinha pro lado dos VTS ? hehehehe

BELISSIMO CARRO ! principalmente o sistema de suspensão.. esse não o SI não acompanha nas curvas, e ele não é nem de perto tão seco.

 

[]

 

Sandro

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Sandro, como percebe-se que você entende bastante e é bem crítico em relação a tecnologia dos nossos motores, quais você acha que realmente são bons?

Digo: quais motores, comercialmente viáveis, deveriam existir aqui no Brasil?

Como você mesmo disse, brasileiro não costuma dar a manutenção nos carros como deveria, motivo este que levou muitos carros modernos para a época serem considerados "micos" - o dono faz merd* e a culpa quem leva é o carro.

 

"Ouvi" elogios em relação ao ETorq - pelo menos a FIAT não anda parada. No que se refere aos FORD, dizem ser o SIGMA moderno, mas também não sei até que ponto condiz com a verdade e quais os verdadeiros benefícios. Andei lendo sobre os ECOBOOST da FORD, e parece que são motores bem modernos, ou estou enganado?

Abraços.

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Kleber... desde 1992 toda ferrari tem comando de valvulas variavel...

 

[]

 

Sandro

 

Fase ou permanência?

 

Pq o VTEC não é fase...

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BELISSIMO CARRO ! principalmente o sistema de suspensão.. esse não o SI não acompanha nas curvas, e ele não é nem de perto tão seco.

 

[]

 

Sandro

 

Sistema de suspensão, este que não foi feito para nossas esburacas estradas. :(

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BELISSIMO CARRO ! principalmente o sistema de suspensão.. esse não o SI não acompanha nas curvas, e ele não é nem de perto tão seco.

 

[]

 

Sandro

 

 

suspençao do vts é coisa de louco...carro curva dimais... acho que ele tem ate 9° de angulaçao nas rodas de traz... vti chega no maximo 7° no SI do marcelo da pra sentir a trazeira voltando... rsrs

 

coisa de louco!

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Sandro, como percebe-se que você entende bastante e é bem crítico em relação a tecnologia dos nossos motores, quais você acha que realmente são bons?

Digo: quais motores, comercialmente viáveis, deveriam existir aqui no Brasil?

Como você mesmo disse, brasileiro não costuma dar a manutenção nos carros como deveria, motivo este que levou muitos carros modernos para a época serem considerados "micos" - o dono faz merd* e a culpa quem leva é o carro.

 

"Ouvi" elogios em relação ao ETorq - pelo menos a FIAT não anda parada. No que se refere aos FORD, dizem ser o SIGMA moderno, mas também não sei até que ponto condiz com a verdade e quais os verdadeiros benefícios. Andei lendo sobre os ECOBOOST da FORD, e parece que são motores bem modernos, ou estou enganado?

Abraços.

 

Olha, bom e ruim é muito relativo... depende da sua matriz de analise... mecânico adora VW AP, GM familia 1 e 2 e se perguntar pra um 99% deles vão te recomendar ! Isso porque na matriz do mecanico, altas tolerancias e peças faceis de achar e trocar tem muito mais importancia que um bom consumo e um rendimento específico.

 

O melhor motor nacional PARA MIM até hoje foi o Fiat fivetech 2.4 20V ! (KKK lá vem o fanboy essa m.. ninguem recomenda)

Analisando friamente: São 160 CV (facilmente alteravel para 175 que é o original dele, foi capado pela fiat pra trabalhar com gasolina ruim) No marea faz quase 9 na cidade e mais de 13 na estrada, extremamente silencioso e sem vibração (pode colocar um copo de agua cheio em cima dele que não derrama), curva de torque praticamente plana entre 1200 e 5000 RPM, requer pouquissioma manutenção, extremamente duravel (casos de 300.000 Km std não são raros) Coletor e comando de valvulas variaveis, baixa emissão por CV. Mas então porque virou mico ? Os fivetech tendem a trabalhar com temperaturas BEM mais altas que os demaim motores, para ter uma ideia a VT dos 2.0 e 2.0 turbo abrem com 92 graus (do 2.4 abre com 87) enquanto um familia II da GM abre com 76 e um ap com 72 graus. Isso é uma parte importante do alto rendimento do motor pois assim se tem maior eficiencia termica ! O motor tem 5 cilindros e foi compactado ao maximo, com isso possui galerias de oleo estreitas. Trabalhar tão quente exige bastante do oleo e do liquido de arrefecimento. O oleo se não for bom vira graxa nessa temperatura, e graxa não flui por galerias finas... e não fluindo não mantem o filme de oleo entre o vira e os casquilhos.. logo o que ocorre é que pelo atrito o calor funde casquilhos com o vira ! 99,999999999999% dos casos de problema de motores fivetech são causados por isso ! Esse é um verdadero motor com desempenho de V6 e consumo de L4

Leia esse artigo e vai entender

http://img688.imageshack.us/i/racemaster12.jpg/

 

MAS como disse a matriz de avaliação acaba sendo pessoal dependendo do compromisso que você procura

 

Por exemplo existe um motor de projeto de 1984 que adimiro muito que é o Familia II da GM na versão 2.0! é um projeto muito iluminado com bom rendimento, baixissima manutenção e tem um custo de produção baixo, poderia consumir um pouco menos, mas ai é o caso do projeto antigo. Isso torna o Astra uma boa compra SIM ! Agora o familia I é um dinossauro (projeto de 1968)que já deveria ter ido embora faz tempo

O renault 1.6 16V tambem é um motor notável

O proprio motor do Civic SI é uma bela obra de engenharia ! é sem duvida um dos melhores se não o melhor em produção nacional

 

Mas infelizmente estamos na fase de redução de custo e manutenção do valor percebido...

 

Por exemplo o E-torque 1,8 custa 22% mais barato para produzir que o Fire 1.4 ! Os materias são bem mais simples e as tolerancias maiores, e isso é cobrado no consumo de combustivel (um punto 1.8 etorque faz em torno de 7 na cidade, pelo menos é melhor que os 5,5 do familia 1 e compativel com os 1.8 disponiveis), ou seja é melhor que o familia 1 mas não é um motorzão não, foi feito para custar pouco e poder contar com uma manutenção mais relaxada. Opa por que o fire não é melhor então? O fire é um motor 1.0, ponto ! Nessa versão rende bem, mesma coisa que aconteceu com os AP, o melhor é o AP600 sem duvida o AP 2000 já e um treco vibrador e gastão..

 

O Sigma não tem nada de especial... melhorou um pouco em relação ao 1.6 antigo mas ainda não é nem perto do que é o 1.6 16V da renault

 

A Hyundai está trazendo o theta dela no IX35, é um belo motor !

 

O Tjet da Fiat tambem é muito bom, quando trouxerem ele com multiair, os motores disponiveis aqui vão ficar uns 15 anos mais velhos...

A VW tem motores na linha do Tjet tambem pena que não tras pra ca, o pessoal tem que parar de encara super alimentador como um adendo de desempenho para esportivos e começar a entender ele como uma peça normal do carro, devido aos beneficios de linearidade de curva de torque, melhora de consumo especifico e redução de poluentes. CLARO que não estou falando de um gol caixa turbo com turbina AR70, mas sim de motores projetados com ele, quem já andou num Volvo T5 muita vezes nem descobriu que o carro era super alimentado. O proprio Tjet se parece mais com um motor 2.4 aspirado que com um 1.4 turbo como era o uno turbo. Quem dirigiu um BMW 335 tambem se rurpreendeu com a linearidade da coisa. O primeiro que tivemos aqui que seguia essa filosofia foi o A3T

 

Ou seja a sua pergunta só pode ser respondida dentro da matriz media de consumo, que aponta para algo como os motores usados no corolla e civic e o e-torque, os motores mais refinados estão fora da matriz media, logo não se torna comercialmente viavel..

Veja o que aconteceu com o EA111 da VW que é um motor muito superior ao AP600, bastou a VW dar uma melhorada nele para começar a aparecer casos de travamento por borra (os novos usam oleo 5W30 ).... ou seja cada consumidor tem o produto que merece.. O que me revolta é ver nego pagando 90 K em civic EXS e achar que tá no topo do pinheiro com um carro que na verdade é um "fusca" japones... pelo preço que cobram no corolla e civic, o consumidor deveria receber, NO MINIMO o Accord e o Camry.

 

Não existe coisa ruim, existe coisa cara...

 

[]

 

Sandro

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Sistema de suspensão, este que não foi feito para nossas esburacas estradas. :(

 

Olha todo carro multilink tem a suspensão muito mais delicada... a honda abandonou (os civic antigos usavam) a GM abandonou (Vectra B) A Audio (O A3 alemão tem o nacional não) em nome de menos manutenção e desgaste. Na multilink a quantidade de braços e buchas são muito maiores e tem muito esforço transversaol em buxas o que acelera bastante o desgaste, velha historia, coisa boa custa caro de ter...

 

[]

 

Sandro

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Fase ou permanência?

 

Pq o VTEC não é fase...

 

Pelo que sei, o sistema de alteração de cames como o Vtech é patenteado... TODOS os demais mexem no enquadramento e não no levante.

A Fiat tá em fase adiantada nos os multiair para utilização de valvulas desmodrômicas com levante piezoeletrico, ai adeus comando de valvulas, borboleta de admissão, correias , molas de valvula, tuchos..... o bico vai ficar dentro da propria camara e quem vai controlar o ar adimitido vai ser as valvulas de admissão. Junto com a injeção estratificada tem um prototipo rodando com 2 cilindros 600Cm3 e 95 CV á 5000 RPM aspirado fazendo 32 Km /L em circuito rodoviario num panda (muito semelhante ao nosso uno)

 

[]

 

Sandro

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eu acho o motor fivetech da fiat uma OBRA DE ARTE da engenharia!

 

 

acho um tezao quele motor... so tem UM defeito..

 

 

A margem de erro dele é MUITO mas MUITOOOOOO piquena..tudo que que ser milimetrado = /...e sempre que quebra algo... leva duas juntos que nao tinha nada a ver...isso devido a pequena margem de erro!

 

mas sem bem cuidado... com mecanicos especializado...nossa..motorzao TOP...e com um som :legal:

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Ou o fãclube... hehehehehe

 

Por exemplo, dizer que o Si é um puro-sangue... pelo amor de Deus... aí já beira o fanatismo.

 

 

Kleber...

 

Vc já andou em um? quando vc pisar no acelerador e passar dos 6.000rpm ele engole 3mil rpm em pouquissimo tempo!

 

Na boa, isso aqui tá parecendo debate de debiloide! hueuheuheuheuh

 

Um fala que o SI (o unico esportivo nacional ASPRO) é igual ao Punto Tjet... que não presta, que é uma mer**! po*** vc's tao viajando!

 

po*** vc's tão ficando malucos! essa discussão não vai parar nunca! Cara, o carro vai parar de ser produzido, vc vai comprar um???? Foi esse o intuito do tópico...

 

Adiciona uma Turbina, refaz escape e reprograma injeção... ai a gente começa a falar... agora dizer que gasta R$100k num carro e não pode gastar mais???

 

GALERA É UM CARRO 2.0 E SÓ... qual carro 2.0 nacional PURO tem 192cv??? esse é o ponto!!!

 

Olha, já andei de UNO T e realmente é uma cadeira elétrica, emoção total, anda pra ca*****...

 

Comparar civic com nissan 350z? nego viaja!

 

Ja tive 2 NC e digo, PARA MIM FOI um excelente carro, tenho saudades dele... hj tenho um corolla 2.0 com 156cv e??? anda como qualquer 2.0...

 

Nego faz mó tempestade em copo d'água...

 

Acho que o que tá faltando aqui é bom senso...

 

Eu nao compro um New Civic Si, não tenho coragem nem grana pra comprar.... pq se for para pagar 100k num carro, eu pago 120k num Bmw 320i e ando de BMW... fo**-se se não passo de 210km/h... eu to de BMW...

 

Agora, só falar mal do carro é fo**...

 

Abçs

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eu acho o motor fivetech da fiat uma OBRA DE ARTE da engenharia!

 

 

acho um tezao quele motor... so tem UM defeito..

 

 

A margem de erro dele é MUITO mas MUITOOOOOO piquena..tudo que que ser milimetrado = /...e sempre que quebra algo... leva duas juntos que nao tinha nada a ver...isso devido a pequena margem de erro!

 

mas sem bem cuidado... com mecanicos especializado...nossa..motorzao TOP...e com um som :legal:

 

Até quebrar... :(

 

A Honda virou o que virou... pq o carro nao quebra...

 

Olha, meu mecanico falou, cara o Stilo tem 18 sensores no motor... é fo**... deu pane em um fudeu... o cara nao vai ter grana para comprar esses 18 sensores... fora o teto Sky Window... R$6k o reparo... espera daqui a 5 anos 1 teto desses funcionando!!!

 

O problema dos carros Fiat, Citroen, Renault, Peugeot é TECNOLOGIA... tecnologia é RUIM PARA BRASILEIRO... pois o cara não tem $$$ para bancar!!! Por isso que os carros perdem valor... o C4 é uma nave... fodao! sensor mais que em UTI de hospital... ai é fo**!!!

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Comparar civic com nissan 350z? nego viaja!

 

Acho que o que tá faltando aqui é bom senso...

 

Eu nao compro um New Civic Si, não tenho coragem nem grana pra comprar.... pq se for para pagar 100k num carro, eu pago 120k num Bmw 320i e ando de BMW... fo**-se se não passo de 210km/h... eu to de BMW...

 

Agora, só falar mal do carro é fo**...

 

Abçs

 

Rapha talvez me expressei mal, mas eu quis dizer que se eu tivesse grana pra comprar um CIVIC SI 0km eu compraria um Nissan 350z que pra mim é muito mais carro.

 

E até mesmo vc se tivesse condições de comprar um SI como vc ja escreveu não compraria, iria partir pra importados e isso eu tbm comentei.

 

E como eu ja falei, admiro sim o Civic SI. O Civic normal eu acho um puta carro bom de curva. O SI deve ser melhor ainda. E o motor do SI como eu ja falei, se pegar um proprietario afim de apimentar e conhecer um bom preparador e tiver afim de gastar uns trocos, vem muita potencia com facilidade.

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Ô Rapha... chegou atrasado e já quer sentar na janela?

 

Ninguém tá falando mal do Si.

 

A discussão é apenas que o Si não é isso TUDO que nego prega. E não é mesmo, tanto é que tá micando no mercado de usados.

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Pelo que sei, o sistema de alteração de cames como o Vtech é patenteado... TODOS os demais mexem no enquadramento e não no levante.

A Fiat tá em fase adiantada nos os multiair para utilização de valvulas desmodrômicas com levante piezoeletrico, ai adeus comando de valvulas, borboleta de admissão, correias , molas de valvula, tuchos..... o bico vai ficar dentro da propria camara e quem vai controlar o ar adimitido vai ser as valvulas de admissão. Junto com a injeção estratificada tem um prototipo rodando com 2 cilindros 600Cm3 e 95 CV á 5000 RPM aspirado fazendo 32 Km /L em circuito rodoviario num panda (muito semelhante ao nosso uno)

 

[]

 

Sandro

 

Por isto mesmo que falei.

 

Tirar 100cv/L com comando de duração fixa em um carro de rua é missão ingrata. Por isto mesmo que praticamente nenhuma montadora persegue esta meta de potência.

 

O mérito do Vtec é o Vtec, não a potência por litro.

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A questão é... em país aonde temos carros com badge "sport" com 120hp, um Civic SI é sim um esportivo muito forte. Aliás, uma vez um SI me chamou na estrada, quando eu tava com WRX. Claro que levou bucha, mas não foi facinho não!

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Eu passo a 2º a 60, 3º a 100 e 4º a 160... na cidade so da pra esticar 1º e 2º logico, e sou FELIZ assim.

Gosto MUITO do motor honda Vtec D16z6 e nao tenho NADA a reclamar.

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Rapha talvez me expressei mal, mas eu quis dizer que se eu tivesse grana pra comprar um CIVIC SI 0km eu compraria um Nissan 350z que pra mim é muito mais carro.

 

E até mesmo vc se tivesse condições de comprar um SI como vc ja escreveu não compraria, iria partir pra importados e isso eu tbm comentei.

 

E como eu ja falei, admiro sim o Civic SI. O Civic normal eu acho um puta carro bom de curva. O SI deve ser melhor ainda. E o motor do SI como eu ja falei, se pegar um proprietario afim de apimentar e conhecer um bom preparador e tiver afim de gastar uns trocos, vem muita potencia com facilidade.

 

Então tá bom... já fizemos as pazes! uhauhahuahuahu

 

Ô Rapha... chegou atrasado e já quer sentar na janela?

 

Ninguém tá falando mal do Si.

 

A discussão é apenas que o Si não é isso TUDO que nego prega. E não é mesmo, tanto é que tá micando no mercado de usados.

 

Hauhahuauhahu eu posso sentar na janela sempre pq tenho vaga cativa! huauhauhauhauhhua

 

Kleber...

 

Se vc pensar de outra forma... o Si é MAIS que o que se pensa... pois é um carro com motor 2.0 que por sinal é PICA... só que pelo que ele anda, foi "apelidado" de Esportivo... e ANDA COMO...

 

Acho que isso que temos de pensar... não é O PICA DAS GALAXIAS... acho que nem tem pretensao disso, acho que isso foi para o NSX na época que o Senna pilotou, lembra???? qnd começou o VTEC...

 

No mais, tá bem... te perdoo tb...

 

não posso esquecer... Eu como vc... das antigas... te amo! huuhahuauhahuahu

 

A questão é... em país aonde temos carros com badge "sport" com 120hp, um Civic SI é sim um esportivo muito forte. Aliás, uma vez um SI me chamou na estrada, quando eu tava com WRX. Claro que levou bucha, mas não foi facinho não!

 

Mopar... o Vtec no japao é o AP no brasil.... nego multiplica cavalo fácil... e a custo baixo... aqui ainda não é tao barato... e nem vai ser... mas se quiser coisa top, vc consegue...

 

Como eu falei ali atras...

 

O Si tem motor 2.0 ASPRO... seria um carro 2.0 e sóooooo!!!! Só que... mesmo assim, ele é enjoado, o WRX é um carro de performance... completamente diferente do proposto pelo Si...

 

Eu acho que o Si é um carro "normal" BEM NERVOSO... ou seja? dá pra andar na maciota... tranquilo... vc quer motor? joga pra baixo e pisa... acho que temos de pensar assim...

 

100% esportivo, nao o considero...

 

Bjundas a todos e amanhã é ano novo! uhauhauhauhauhauhauhhu

 

Ps.: Mopar, fica com ciumes não... eu tb te amo, apesar de odiar teu carro, vc nunca vai conseguir me levar pro cinema... acho teu azera mto banheira! uahuahuahuhuahua

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