Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Flp Y.B.

Melhor Fb e dutos para tornado 15"

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, esse é meu primeiro tópico (evito criar tópicos porque sempre há alguem discutindo o mesmo assunto), entao pega leve aew hsuihoasohuasa

 

 

Bom, tenho um tornado de 15", e estou com algumas duvidas pra montar a caixa

 

1º litragem (estou pensando em 90l trapezoidal)

2º picuda ou com mais fidelidade? queria uma caixa que descesse bem e com um ganho entre 45 e 60hz, que nao alterasse o desempenho do falante em frequencias mais altas e mais baixas que isso

3º 2 ou 3 dutos? ja coloquei ele em uma caixa de 65l com 1 duto de 10cm de diametro e +-11cm de porfundidade, até que bateu bem, mas o sub passava do xmax nas frequencias mais baixas (isso em bridged em um hurricane h1 4.480, que todo mundo fala que nao manda nem a metade doque promete)

 

vou fazer o corte em 125hz passa baixa na unidade principal e no módulo...

 

vlw pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, da uma olhada na parte trio, na verdade caia picuda é melhor pois deixa o grave mais forte, só não pode ser picuda de mais... Tornado não tem exatamente fidelidade sonora.... 2 ou 3 dutos é opcional, o que importa é a frequencia de sintonia.... Eu faria com 2, esteticamente melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Vc criou o tópico na seção errada. Temos a seção de TRIO pra isso!

 

2) Já existe um tópico pra caixas de falantes selenium:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=34079

 

..e pra tornado, FB ~50hz tá bom demais!

 

 

 

Obrigado pela compreensão! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha acho dificil voce ter fidelidade com tornado = / ele nao é fiel nem a ele mesmo...MAAAAS vamos la

 

EU faria um PICUDASSA render FUNK e ELETRO pra tremer a terra :P

 

 

receita ai poem nesse caixa 3 dutos de 4" opr uns 15 cm ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok pessoal, como meu objetivo não é trio, eu nao pesquisei por lá, porém o sistema de busca do forum está com um controle anti-flood o que dificulta tudo...

 

então, eu sei que o tornado dá um ótimo rendimento se você sintonizar a caixa acima de 60hz, dá um ganho legal, e nem precisa de uma caixa grande pra isso.. porém meu objetivo é atingir uma faixa bem variada, desde o grave extendido de um black até uma pancada seca de hard techno, nada mais... por isso escolhi o tornado, porque ele é um sub misto e joga bem o som pra fora de mala fechada... o problema é, com caixa pequena e uma sintonia mais alta, em ~50hz como o blOom sugeriu, pela simulação dá um ganho bom mas o F3 fica acima do que o sub consegue dar... E, com 3 dutos de 4" e 15cm de comprimento, a 90l a caixa ficaria com 60,1hz de sintonia... realmente, tocaria muito bem e tremeria o peito legal... mas isso pra fora.. eu quero ouvir um grave macio dentro do carro.. claro que eu também vou abrir o porta malas, mas eu queria regular a qualidade do sub pra dentro, porque sei que ele vai tocar bem pra fora nas poucas vezes que eu abri o porta malas... outra coisa, odeio funk... kkk

 

bom, minha duvida é mesmo se meu conceito está certo ou errado, se com o pico da caixa mais pra 55/60hz vai atrapalhar o desempenho dentro do carro ouvindo um black pesado, com graves extendidos ou não... a única coisa que eu tenho certeza é que pra o que eu quero a caixa tem que ser grande...

 

desculpa a enxessão de saco gente, é que é difícil esclarecer essas dúvidas lendo tópicos porque eu tenho um gosto um pouco diferente da maioria e menor conhecimento...

se algum moderador achar que realmente eu tenho que abrir o tópico em outra sessão, sem problema nenhum.. Desculpa se eu postei no lugar errado

 

vlw pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, vou de 90l com 2 dutos de 4" por 19cm, vai dar f3 em ~42hz e um pequeno ganho de 2,5db entre 53 a 64hz e vai estabilizar antes do corte de 125hz do filtro passa baixa.. espero que fique bom vw ae =D

Editado por Flp Y.B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...