Boas!!
Como ja disse em alguns posts sobre o meu gosto variado musical e tudo mais, meu irmao e eu começamos a montar a fassanha do tornado no taxi dele, em uma caixa de 90L dutada com sintonia bem baixa para dar ganho nos subgraves e graves extendidos.
Dificuldades e/ou limitações:
-Tornado tem uma fs pouco alta para tocar em sub graves, o que a caixa foi projetada pra tocar (sintonia em 45Hz, f3 em ~40Hz e ganho +2dB de 53Hz a 60Hz
-Espaço limitado no porta-malas devido a ser um TAXI
-Primeira caixa de som feita por mim na vida
-Azar de nunca achar em loja nenhuma o que você precisa (ex. Parafuso allen)
-Trabalho e estudo (só temos tempo nos finais de semana)
-Ferramentas
-Dinheiro
-E dinheiro
A engenharia do bagulho! (Feita por mim)
A saga:
Queriamos um falante bem misto que tocasse bem pra fora e pra dentro, nao tanta pressão interna e com muita pressão externa, sem perder a qualidade e rendimento do falante pra isso...
Para usar compensado naval pra essa potência precisaríamos de pelomenos 25mm com reforços.. mesmo sendo mais barato que o MDF, a caixa com 90L ocuparia muito mais espaço no porta malas do taxi, porque cada centímetro a mais é como um passageiro a menos...
Decidimos usar MDF pela densidade e facilidade de trabalho, e pela resistência. Por incrível que pareça, conseguimos em uma marcenaria que estava falindo uma chapa de MDF de 20mm, muito louca! Já com tratamento contra umidade e cupim. POR 50 REAIS!!!!!!!!!!!!! :o Na serra de bancada, o próprio marceneiro cobrou 20 reais para tirar as partes da caixa que vocês verão nas fotos.. Irei descrevê-las mais tarde ou conforme vocês irem perguntando
Observe o corte em 45º, o motivo vocês verão mais pra frente!! (ideia do meu irmão)
Primeiros testes e a sensação de ansiedade..
O TAXI!
O TAXISTA
Mão na Tábua!
Para deixar o Falante nivelado com a parede frontal da caixa e não parafusado por cima dela, fizemos o corte na mesma do tamanho do falante todo, e fizemos uma peça inédita de compensado apelidada pelo povo aqui de Acento de Privada:
Prendendo na medida a argola de compensado com o sub encaixado para não perder a precisão.. Repare que tem uma outra caixa de som servindo de mesa.. essa caixa foi cobaia para teste de alguns subs.. agente comprou na Sta. Ifigênia, na época pagamos 80 reais.
Colando a argola na frente da caixa, as duas superfícies são perfeitamente lisas, o que ajuda na vedação (que é o primordial de tudo pra mim, antes mesmo do visual)
Tesão de vedação!
E agora o visual
Avançando um pouquinho já..
O motivo do corte em 45º: A vedação e os farrapos (estes de compensado, mdf racha ao parafusar). Observe a quantidade de parafusos que usamos! a vedação seguiu nesse esquema, idealizado pelo meu irmao:
A precisão é tudo...
A Receitinha do mal!!
Vai uma serragenzinha aí?! Como diria o amigo vxice... DORGAS MANO! iaririarai
A guerreira
Na caixa foram usados 86 parafusos auto-atarrachantes e 16 parafusos allens (8 para o tornado e 8 para a argola que o prende internamente na parede)!
Repare que já foi fixada e parafusada a base maior (chão) da caixa, os reforços com cola branca e as paredes unidas à eles com doce de leite cola e serragem.
Laterais e Base maior já no lugar, parafusadas na boquinha de 15pol da caixa.
Acima: Repare que dá pra notar agora com clareza o esquema dos parafusos nas quinas, e a ligação interessante das chapas com o vão bem na quina, como vocês não estão acostumados a ver nas caixas com cortes em 90º. Embora seja um acabamento bonito, vamos forrar a caixa externamente com algum tecido que não decidimos ainda.. porcausa da umidade, etc etc.
Agora uma foto dos reforços por dentro. Esses, já unidos, aguardam a mistura de cola e serragem para parafusar a base superior, a menor parede da caixa, que vai no teto do porta malas: