Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
distroy

Som automotivo e consumo de combustível.

Recommended Posts

Lendo esse tópico, ta me dando uma vontade de comprar uma fonte. rsrsrsrs

Dependendo de como utiliza-se o carro, acho mais vantagem comprar a fote e utilizar a mesma toda noite pra carregar as baterias. :-D

Abração galera

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aahahauhauahua, a bateria original que vem no carro é exclusivamente para alimentar o sistema elétrico do carro!

Som automotivo instalado no carro é acessório e considerado um grande ladrão de carga!

Enquanto o motor do carro está em pleno funcionamento, as velas de ignição estão mandando centelhas para dentro das câmaras de combustão, mas para estas velas gerarem estas centelhas, 12volts não faria nem cócegas!

Para isso tem a bobina (carros com carburador) que converte 12 volts em uma tensão muito alta e nos carros injetados já passa a ser módulo de ignição que converte os 12 volts numa tensão bem maior que nos carros carburados! Por isso no capô do carro sempre tem o aviso: "Cuidado, risco de choque elétrico"!

Então só nessa conversão se puxa uma energia danada da bateria para manter o motor em pleno funcionamento! Graças tbm à ajuda do alternador que não vai deixar a bateria se esgotar, pois ele sempre vai estar mandando carga para a bateria!

Como o som é um ladrão de carga e corrente, a bateria e o alternador, principalmente o alternador vai trabalhar em dobro para suprir a necessidade dos dois sistemas! Som e a parte elétrica do carro!

E quanto mais vc aumentar o volume, mais combustível o carro vai consumir, pois o som vai estar roubando mais carga e com isso vc vai sentir o motor do carro girar mais lento e com isso vai pisar mais para ele andar mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Aumenta o consumo por 2 fatores:

Primeiro, pq tem mais polia, mais correia, mais coisa pendurada no virabrequim.

Segundo, porquê seu alternador atual não consegue suprir toda a demanda, então ele só supre uma parte (por isto a tensão cai) e só "pesa" uma parte.

Com 2 alternadores, ou um mais forte, o alternador vai suprir mais corrente, e vai cobrar mais do motor.

Tá, mas caso tenha o segundo alternador, as baterias ficariam mais carregadas, com isso a corrente seria menor, consequentemente 'pesando' menos para o alternador ?

Pois no meu caso o alternador 55ah não da conta de carregar as baterias, adicionando outro ele carregaria as baterias coisa que o de 55ah não faz sozinho.

Entendeu o que eu perguntei ? :X

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo esse tópico, ta me dando uma vontade de comprar uma fonte. rsrsrsrs

Dependendo de como utiliza-se o carro, acho mais vantagem comprar a fote e utilizar a mesma toda noite pra carregar as baterias. :-D

Abração galera

Depende do tipo de fonte que tu queira comprar! Se for comprar essas convencionais que dizem fornecer de " 100 a 200A", que na verdade não deve nem mandar a metade disso, com muito tempo de uso, sua bateria vai para o espaço! A bateria super-aquece!!!

Compartilhar este post

Link para o post

O som automotivo aumenta o consumo pelo peso e pela potencia extra que retira do motor atravez do alternador. Quanto mais fraco o motor e mais pesado e potente o sistema de som mais piora o consumo.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

então o IDEAL seria deixar uma bateria pro carro e outra ISOLADA pro som com uma fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

Tá, mas caso tenha o segundo alternador, as baterias ficariam mais carregadas, com isso a corrente seria menor, consequentemente 'pesando' menos para o alternador ?

Pois no meu caso o alternador 55ah não da conta de carregar as baterias, adicionando outro ele carregaria as baterias coisa que o de 55ah não faz sozinho.

Entendeu o que eu perguntei ? :X

Seu alternador de 55A não carrega as baterias?

De duas, uma... ou vc tem problemas na parte elétrica (alternador ruim, ou bateria ruim), ou então você só anda com o som no talo...

Andando com o som rasoavelmente alto, ou desligado por uns 15 ou 20 minutos, a bateria tem que se manter carregada sim. A não ser que seu problema seja carregar a sua bateria em marcha-lenta enquanto o trio toca. Aí não tem alternador que dê conta. Os melhores vão te dar 30% da corrente na marcha lenta... um de 100A vai te dar 30A e olhe lá.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

então o IDEAL seria deixar uma bateria pro carro e outra ISOLADA pro som com uma fonte?

Só se você tiver uma extensão de alguns quilômetros... ou então possa comprar um desses...

trolebus-eletrico-urbanuss-pluss.jpg

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Falou tudo!

Temos que considerar também o peso que os equipamentos acrescentam ao veículo(Principalmente a caixa com os subs),o que causa um consequente aumento do consumo também, pode até ser mínimo, mas conta.

Logico que a banguela economiza... vai querer dizer que não agora?

O que consome mais? seu motor a 1000RPM, dando X explosoes por segundo ou esse mesmo motor a 3000RPM dando x³ explosoes por segundo? (1 Explosão = Um cilindro cheio de mistura Ar+ Combustível)

Não venham falar de bomba de combustivel, por favor, a bomba só facilita o envio do combustivel ao motor (Grande parte do combustível necessario é levado até ele pela propria força de sucção que o motor faz devido a compressão dos pistões). Toda bomba de combustivel tem um refluxo...Se é menos exigido combustível...o combustivel volta ao reservatório normalmente, não existe qualquer ligação com a velocidade em que o veículo se encontra.

Se os taxistas não soubessem disso, por que você acha que eles iriam ficar usando o ponto-morto a cada reta onde o carro "só desliza"?

:legal:

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Só se você tiver uma extensão de alguns quilômetros... ou então possa comprar um desses...

trolebus-eletrico-urbanuss-pluss.jpg

:vts

uhAEUhaeuEHAU

um desses não tem o custo beneficio muito bom o-o-

mais pra quem tem TRIO, só usa o som com carro parado em casa/sitio com porta malas aberto. uma bateria isolada com uma boa fonte resolveria esse problema.

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pra trio, o ideal é isolar o sistema elétrico do carro e usar fonte... até pelo perigo que as fontes representam ao sistema de injeção.

Até pq tem muita fonte de fabricante irresponsável que soca 16V no sistema elétrico. Tudo só pro dono ficar iludido pq a tensão só cai até 12V...

Editado por Kleberlpa
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Seu alternador de 55A não carrega as baterias?

De duas, uma... ou vc tem problemas na parte elétrica (alternador ruim, ou bateria ruim), ou então você só anda com o som no talo...

Andando com o som rasoavelmente alto, ou desligado por uns 15 ou 20 minutos, a bateria tem que se manter carregada sim. A não ser que seu problema seja carregar a sua bateria em marcha-lenta enquanto o trio toca. Aí não tem alternador que dê conta. Os melhores vão te dar 30% da corrente na marcha lenta... um de 100A vai te dar 30A e olhe lá.

Mas eu tenho 300ah de bateria, as baterias não estão ruins, porém não descarto a possibilidade do alternador estar.

Eu não ando com o som no talo, dificilmente na sexta feira e no sabado, fora isso sempre em 1/3 do volume.

Ando sempre a 3 mil giros mais ou menos, por conta do consumo.

Qual solução seria a melhor para mim ? adicionar um alternador auxiliar, ou procurar um de 90ah e substituir o original ?

Compartilhar este post

Link para o post

Isolando as baterias do som, e usar elas enquanto passeia (diga-se até duas horas) e quando chegar em casa/sitio etc ligar a fonte para carrega-las seria realmente uma boa alternativa, não? (claro, dependendo do consumo do seu som)

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria um carrão V8 com um sonzinho radinho de pilha! Meu sonho!!!

Pra quê sonzão num V8, sendo que o próprio motor produz sonzão forte aos ouvidos?!

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Não cheguei a sentir diferença alguma no consumo do meu carro. E é 1.0.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu tenho 300ah de bateria, as baterias não estão ruins, porém não descarto a possibilidade do alternador estar.

Eu não ando com o som no talo, dificilmente na sexta feira e no sabado, fora isso sempre em 1/3 do volume.

Ando sempre a 3 mil giros mais ou menos, por conta do consumo.

Qual solução seria a melhor para mim ? adicionar um alternador auxiliar, ou procurar um de 90ah e substituir o original ?

Revisar o seu, que deve estar bem ruim então.

Primeira coisa de tudo é medir a tensão. Dê partida e veja em quanto fica, começa baixo, por volta dos 13V, e tende aos 14,4 à medida que as baterias ficam carregadas (se estiverem com boa carga, já vai direto pra 14,4-14,5V).

Já vi muita gente reclamando que não dava conta de alimentar o set, e quando foi ver o alternador não passava de 12,4V.

Leve as baterias pra um teste de descarga no autoelétrico, pra ver como anda a saúde delas. Revise a ligação do alternador, terra da bateria e terra do som.

Compartilhar este post

Link para o post

Revisar o seu, que deve estar bem ruim então.

Primeira coisa de tudo é medir a tensão. Dê partida e veja em quanto fica, começa baixo, por volta dos 13V, e tende aos 14,4 à medida que as baterias ficam carregadas (se estiverem com boa carga, já vai direto pra 14,4-14,5V).

Já vi muita gente reclamando que não dava conta de alimentar o set, e quando foi ver o alternador não passava de 12,4V.

Leve as baterias pra um teste de descarga no autoelétrico, pra ver como anda a saúde delas. Revise a ligação do alternador, terra da bateria e terra do som.

Fica em fica acima dos 13V com o carro ligado e conforme a carga estiver ele chega proximo aos 14.4v.

Geralmente coloco carregador em carga lenta aos finais de semana, tenho um carregador bem antigo, deixo ele mandando cerca de 10Ah. Quando a tensão chega nos 14.4V eu desligo ele.

EDIT: cabo de 25mm² do alternador até as baterias (big3) terra e 25mm² na base do cinto.

Editado por Leonam

Compartilhar este post

Link para o post

A minha idéia é quase essa...

Pensei em fazer a instalação do meu novo sistema totalmente independente do sistema elétrico do carro, baseando a recarga das baterias em carregadores(carga semanal dependendo do uso).

A idéia seria usar minhas duas D3100 atrás do banco do motorista interligadas com a bateria do cofre + alternador... mas com um disjuntor/fusível de fácil acesso pra que eu possa separar as auxiliares quando quiser, deixando TODO o sistema independente. Assim eu posso ter meu carro "leve"(sem resistência no motor) durante a semana pois nesse meio tempo eu não uso o som no talo.

No caso do disjuntor seria apenas pra que eu pudesse dar um "gaz" a mais quando realmente for necessário... ligando o mesmo, eu teria força extra vindo do alternador + bateria do cofre.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q meu carro não é mto normal não. Minha caixa ocupa toda a mala (MDF18mm) pesaaaada...o amplificador neim precisa dizer, igual uma prancha, alem d pesado consome bem. Somando isso td a um carro 1.0 com 55cv (gol special) com ar-condicionado,alternador de 90A, so andando com som no talo, bateria auxiliar de 100Ah e ainda fazendo 14km/l na cidade. Alguem me explica isso ? :pirou:

Ps:. Ando em media 320km por semana, com 50 reais de gasolina, ou seja, + ou - 22lts.

Num tenho do q reclamar..graças a DEUS ehehehehehe []-[]

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

A minha idéia é quase essa...

Pensei em fazer a instalação do meu novo sistema totalmente independente do sistema elétrico do carro, baseando a recarga das baterias em carregadores(carga semanal dependendo do uso).

A idéia seria usar minhas duas D3100 atrás do banco do motorista interligadas com a bateria do cofre + alternador... mas com um disjuntor/fusível de fácil acesso pra que eu possa separar as auxiliares quando quiser, deixando TODO o sistema independente. Assim eu posso ter meu carro "leve"(sem resistência no motor) durante a semana pois nesse meio tempo eu não uso o som no talo.

No caso do disjuntor seria apenas pra que eu pudesse dar um "gaz" a mais quando realmente for necessário... ligando o mesmo, eu teria força extra vindo do alternador + bateria do cofre.

exatamente :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q meu carro não é mto normal não. Minha caixa ocupa toda a mala (MDF18mm) pesaaaada...o amplificador neim precisa dizer, igual uma prancha, alem d pesado consome bem. Somando isso td a um carro 1.0 com 55cv (gol special) com ar-condicionado,alternador de 90A, so andando com som no talo, bateria auxiliar de 100Ah e ainda fazendo 14km/l na cidade. Alguem me explica isso ? :pirou:

Ps:. Ando em media 320km por semana, com 50 reais de gasolina, ou seja, + ou - 22lts.

Num tenho do q reclamar..graças a DEUS ehehehehehe []-[]

abraços!

Rapaz.... Queria q meu caso fosse assim, viu...

Ando 160km por semana com 60reais...

Carro 2009 1.0.

Compartilhar este post

Link para o post

essas medias depende muito do transito / região !

eu moro em um bairro que se chama bairro alto , só tem morro ... tem q pisar bem mais do que quem mora onde tem mais plano , estrada sem transito .

Compartilhar este post

Link para o post

Entao teoricamente na decida se vc tiver com o som ligado e em marcha (5ª por exemplo) o som tbm vai ajudar a segurar seu carro pasmafaute

Gostei da sua explicação Sandro... só nao consegui entender como que vc falo que na descida em marcha o carro que empurraria o motor? Significa que agora os cilindros nao necessitam mais de mistura ar combustivel para manter o motor em seu ciclo de funcionamento? o carro consegue manter os pistoes subindo e descendo só com o giro das rodas, sem explosoes? :blink:

A Sonda lambda mapeia os gases de escapamento. Acho que um motor em ponto morto tem a central mandando menos combustivel do que se ele tivesse na descida em 5ª marcha com motor la pelos 3200 RPM...

Enfim...

Pouco importa também... nao sou eu quem paga minha gasolina hand26

essas medias depende muito do transito / região !

eu moro em um bairro que se chama bairro alto , só tem morro ... tem q pisar bem mais do que quem mora onde tem mais plano , estrada sem transito .

:+1

Editado por Gabriel Arthur

Compartilhar este post

Link para o post

Entao teoricamente na decida se vc tiver com o som ligado e em marcha (5ª por exemplo) o som tbm vai ajudar a segurar seu carro pasmafaute

Gostei da sua explicação Sandro... só nao consegui entender como que vc falo que na descida em marcha o carro que empurraria o motor? Significa que agora os cilindros nao necessitam mais de mistura ar combustivel para manter o motor em seu cilco de funcionamento? o carro consegue manter os pistoes subindo e descendo só com o giro das rodas? :blink:

A Sonda lambda mapeia os gases de escapamento. Acho que um motor em ponto morto tem a central mandando menos combustivel do que se ele tivesse na descida em 5ª marcha com motor la pelos 3200 RPM...

Enfim...

Pouco importa também... nao sou eu quem paga minha gasolina hand26

:+1

O carro empurrando o motor ele se referiu ao peso do carro na descida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...