Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Fodaodboa

Dificuldades no acerto do projeto 4 de 18"!

Recommended Posts

Estou com problemas pra acerta uma caixa para os Over SUB800 18" quero apenas subgrave render de 40hz a 70hz!

Minha ideia é fazer uma manifold de 100L pra cada ai que vem algumas duvidas!

1º- Faço a caixa sem divisorias 200L pra cada 2 woofers?

2º- Os dutos faço na parte frontal da caixa como é feito normalmente ou coloco eles no fundo da "corneta" ao lado do woofer?

3º- Fiquei simulando diversas litragens e sintonias mas não achei nenhuma que me agradasse totalmente pra tocar subgrave alguem ai ja viu na pratica se com 100L eles rendem um bom subgrave?

4º- ou é melhor eu fazer a boa e velha dutada pra eles com 120L?

Lembrando sao 4 woofers e vou utilizar uma T4.2kw pra eles!

Comprei hoje os falantes e vou construir a caixa essa semana entao preciso decidir rapido!

Conforme for montando o set vou colocando fotos!

Valew!

Editado por Fodaodboa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eh pra tocar de 40 a 70hz eu iria de dutada e nao manifold

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Tu tem uma pickup corsa ainda ?

Moço, onde cabe tudo isso ? ASHEisauh

Compartilhar este post

Link para o post

Minha caixa tem 212 litros para o par de OverSub 18" e subgrave forte mesmo, só dentro do carro.

Acho que o mínimo pra fazer render legal no subgrave de mala aberta, é 240~260 litros para o par.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um detahe que a maioria de vcs tá esquecendo: Pouquíssimos (entenda-se: Quase nenhum.. menos de 10%) dos PAs toca nos 40hz! A maioria dos sons de festa (que djs alugam) chega até 60hz com força! Som grande que desce nos 50hz é digno de rspeito.. então pra que tentar fazer UM PAR de falnte tocar 40hz??

Puro desperdício de energia! Sinceramente? Faz um bom par de manifold que toque forte apartir dos 60hz que tá show de bola! Ou um par de dutadas pra pegar de 50hz pra cima!

Caso duvidem disso, coloque o subsonico do teu som em 60hz e vê se fica ruim de ouvir... aposto que não! E a bateria agradece!!!!

@Paranoid: Se tua caixa tivesse sintonia mais alta, ia descer menos mas dava pra conseguir até 3dbs de pico em relação ao sistema atual.. e sem fazer feio de 50hz pra cima!

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa de 2 over 15-800 está em 50hz. tá ótimo meu gosto. São 75 litros p falante mais 2 dutos de 4" X 15 cm

Edit: sei q seus são d 18 mas sintonia em 50hz fica legal.

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto é gosto heheh!

Ja no meu set com 4 over de 18, quando corto o subsonico do crossover em 50hz, eu sinto uma enorme diferença no som! Prefiro eles tocando em 40hz!

Mas gosto é gosto! E tbm depende muito do estilo musical!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

@Paranoid: Se tua caixa tivesse sintonia mais alta, ia descer menos mas dava pra conseguir até 3dbs de pico em relação ao sistema atual.. e sem fazer feio de 50hz pra cima!

Pois é Bloom, bem que eu gostaria de tentar mais uma caixa (3ª), mas a paciência já se esgotou rs!

Tô chegando à conclusão que o problema é tentar tirar leite de pedra... para o tipo de resposta que estou esperando, os Oversub não rolam.

O negócio é montar uma parzinho de 2.4k (ou 2.7) 18" em dutada sintonizada em 50/55hz, vai continuar musical e tocar com muito mais ataque.

Mas valeu a dica! Abs

Gosto é gosto heheh!

Ja no meu set com 4 over de 18, quando corto o subsonico do crossover em 50hz, eu sinto uma enorme diferença no som! Prefiro eles tocando em 40hz!

Mas gosto é gosto! E tbm depende muito do estilo musical!

Abs

Tu ouve muito black neh rpz? Hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um detahe que a maioria de vcs tá esquecendo: Pouquíssimos (entenda-se: Quase nenhum.. menos de 10%) dos PAs toca nos 40hz! A maioria dos sons de festa (que djs alugam) chega até 60hz com força! Som grande que desce nos 50hz é digno de rspeito.. então pra que tentar fazer UM PAR de falnte tocar 40hz??

Puro desperdício de energia! Sinceramente? Faz um bom par de manifold que toque forte apartir dos 60hz que tá show de bola! Ou um par de dutadas pra pegar de 50hz pra cima!

Caso duvidem disso, coloque o subsonico do teu som em 60hz e vê se fica ruim de ouvir... aposto que não! E a bateria agradece!!!!

Eu sei que é impossivel de se tirar um bom desempenho nos 40HZ mas eu não quero q eles fiquem mudos... penso em algo como -9db em 40hz, ff3 em 50 e 0 db em 60hz mais ou menos como esta a minha atual manifold so que com dois bruthus 2000 de 18"!

A pergunta é 100L e sintonia em 50HZ vai render tudo que ele pode ou não?

Faço camaras separadas ou 200L pra cada par?

os dutos faço normalmente ou na corneta?

Se for fazer dutada consigo cerca de 120L pra cada qual compensa mais manifold ou dutada?

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa de 2 over 15-800 está em 50hz. tá ótimo meu gosto. São 75 litros p falante mais 2 dutos de 4" X 15 cm

Edit: sei q seus são d 18 mas sintonia em 50hz fica legal.

sua caixa ta em +/- 53hz

Eu sei que é impossivel de se tirar um bom desempenho nos 40HZ mas eu não quero q eles fiquem mudos... penso em algo como -9db em 40hz, ff3 em 50 e 0 db em 60hz mais ou menos como esta a minha atual manifold so que com dois bruthus 2000 de 18"!

A pergunta é 100L e sintonia em 50HZ vai render tudo que ele pode ou não?

Faço camaras separadas ou 200L pra cada par?

os dutos faço normalmente ou na corneta?

Se for fazer dutada consigo cerca de 120L pra cada qual compensa mais manifold ou dutada?

cara 100 eh ate pouco pra ele

numas simulacoes que ja fiz 120l cortando sint em 48,5hz tem f3 em 50hz, -9db eh muito fio

como assim duto na corneta?

dutada

e 4 dao um acoplamento e tanto

Compartilhar este post

Link para o post

sua caixa ta em +/- 53hz

cara 100 eh ate pouco pra ele

numas simulacoes que ja fiz 120l cortando sint em 48,5hz tem f3 em 50hz, -9db eh muito fio

como assim duto na corneta?

dutada

e 4 dao um acoplamento e tanto

Tem um projeto original de manifold (não lembro a marca) que os dutos não são na face da caixa e sim dentro da corneta vou tentar achar esse desenho...

Esses woofers são ruins de se simular são muito flat!

Acho que vou arrisca na manifold mesmo os bruthus me agradaram muito!

Pior que vou investir muita grana e to com medo de não tocar mais que meu atual set (2 bruthus2000 18" na manifold 90L e 2pw3 10" em cornetada)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...