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Kia Cerato Koup

O irmão esportivo do Cerato se apronta para o Salão e deve chegar às lojas em dezembro

 

607_koup_abre.jpg

 

Dianteira, perfil e traseira mostram linhas radicais. Nem parece que o Koup é a versão esportiva do Cerato, o sedã de maior sucesso da Kia no Brasil. As diferenças entre os irmãos estão também na mecânica: 1.6 de 121 cv no três-volumes e 2.0 de 156 cv no Koup. Após o teste, feito com exclusividade por QUATRO RODAS, a Kia anunciou que o modelo definitivo, com estreia prevista para dezembro, terá um câmbio mais moderno que o que equipava o carro utilizado na homologação – o mesmo cedido para nossa avaliação.

 

607_koup_01.jpg

 

Sábia a decisão de trocar quatro marchas por seis, pois o Koup apresentou na pista um desempenho aquém do que sugere seu visual. Em quatro passagens de aceleração, a melhor ficou em 10,8 segundos – a pior, em 11. Nas retomadas, média de 4,7, 6,4 e 6,8 segundos nas provas de 40 a 80, 60 a 100 e 80 a 120 km/h, respectivamente. No consumo, até foi comedido: 9,4 km/l na cidade e 14 km/l de gasolina na estrada. Ou seja, em dezembro, quando estiver à venda com o câmbio de seis marchas, o Koup deve apresentar números melhores de desempenho e consumo.

 

607_koup_10.jpg

 

Ao entrevistar José Luiz Gandini, o presidente da Kia no Brasil, perguntei se não seria boa ideia aproveitar a necessidade de refazer a homologação e trazer de uma vez o mais nervoso dos Koup, com motor 2.4 de 173 cv e câmbio manual de seis marchas. “Por enquanto, essa versão é exclusiva do mercado americano, mas a ideia é boa. Vou batalhar para ter o 2.4 manual, pois tem mais a ver com o design agressivo”, diz Gandini. Sem preço definido, o Koup deve chegar bem mais caro que qualquer Cerato. “Na casa dos 85 000 reais”, estima uma fonte ligada à marca. É muito caro para um 2.0, mas abre a possibilidade para que o 2.4 – se vier – chegue custando cerca de 100 000 reais, a mesma faixa de preço de um Civic Si, modelo com o qual compete nos Estados Unidos.

 

607_koup_02.jpg

 

Se não encantou nos números, este Koup se comportou bem. Os controles de estabilidade e tração são intrusivos: mal o carro começa a desgarrar nas curvas, eles tomam conta da situação. Aumentam a segurança, mas diminuem o prazer de uma direção esportiva. A direção elétrica não destoa: é calibrada para ser menos direta, privilegiando o conforto. Na cidade, os pneus de perfil baixo (215/45) em rodas aro 17 exigem atenção com os buracos, mas ele não chega a ser desconfortável no uso diário. Seus problemas estão nos detalhes: os botões do computador de bordo, junto ao painel, não são iluminados, o que dificulta o uso à noite. Acessar o banco traseiro é um tormento. O motorista é obrigado a refazer todos os ajustes do seu banco ao basculá-lo para eventuais convidados. Gandini garante que esse é um mal que acomete apenas o protótipo avaliado, mas, vasculhando na internet, não achei nenhum banco mais amigável para o Koup.

 

607_koup_05.jpg

 

À exceção do banco “antivisitas”, o Koup é completo. Tem ABS, controles de tração e estabilidade, airbags duplo e laterais e freios a disco nas quatro rodas. Para o conforto, há bancos de couro, keyless (partida sem introdução da chave no contato), teto solar elétrico, som completo (CD, USB, iPod e auxiliar), ar-condicionado digital e câmbio automático.

 

607_koup_06.jpg

 

A Kia quer vender 200 Koup por mês. É muito? Também achamos. “É um carro de imagem, inclusive para a marca. Se ficarmos abaixo, tudo bem”, diz Gandini. Volume, mesmo, quem terá será outro rebento da família Cerato. O hatch, com cinco portas e o mesmo conjunto mecânico do sedã (leia mais à esq.) será o primeiro lançamento da marca em 2011. Mas, assim como o Koup, também poderá ser visto no Salão do Automóvel, em outubro, garante a marca. Na ocasião, Cerato (hatch e sedã) e Picanto 1.0 serão mostrados em suas versões flex. “O 2.0 flex demora um pouco mais, no segundo semestre de 2011”, garante a mesma fonte ligada à Kia.

 

607_koup_08.jpg

 

Manso, mas estiloso, o Koup é para quem gosta do jeitão esportivo, mas não tem pressa de chegar. Pelo contrário, ele curte mesmo é desfilar – de preferência, sem convidados no banco traseiro.

 

607_koup_09.jpg

 

HATCH

Mal começará o ano de 2011 e a Kia já deverá mostrar sua primeira novidade. Em janeiro, chega o Cerato hatch, com motor 1.6 flex, para competir diretamente com o Hyundai i30, que, aliás, usa a mesma base mecânica. Será uma briga boa.

 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Como o Cerato sedã, o Koup tem direção elétrica. Nas provas de frenagem, ele se mostrou equilibrado.

★★★★

 

MOTOR E CÂMBIO

O visual leva a crer que o Koup é um foguete, mas a expectativa barra no câmbio de quatro marchas e no motor 2.0 de apenas 156 cv.

★★★

 

CARROCERIA

Apesar de compartilhar a plataforma com o Cerato, o Koup sobra em personalidade.

★★★★

 

VIDA A BORDO

Completo, traz tudo o que é preciso para garantir o conforto do piloto e um acompanhante.

★★★★

 

SEGURANÇA

Controles de tração e estabilidade, ABS e airbags frontais e laterais são de série.

★★★★

 

SEU BOLSO

A estimativa é de 85 000 reais pelo modelo avaliado, com quatro marchas e motor 2.0. Se o 2.4 com câmbio manual de seis marchas for importado custando até 100 000 reais, a nota neste quesito melhora.

★★★

 

OS RIVAIS

Honda Civic Si

O Koup não é páreo para os 192 cv do Honda de 103 650 reais, mas este sofre do visual quase igual ao de todo Civic.

 

Punto T-Jet

Ele é menor que o cupê da Kia, mas seus 152 cv não fazem feio na comparação e ainda é bem mais barato: 64 670 reais.

 

VEREDICTO

Se você gosta de fortes emoções, nem pense em trocar um Civic Si pelo Koup 2.0. Mas se a Kia, de fato, trouxer a versão 2.4 com câmbio manual de seis marchas a um preço melhor que o do Honda, a história pode mudar.

 

FICHA TÉCNICA

Motor: diant., transv., 4 cil., 16 V

Cilindrada: 1 998 cm3

Potência: 156

Torque: 19,9

Câmbio: aut. seq. / 4 / dianteira

Peso: 1 232

Peso/potência: 7,8

Peso/torque: 61,9

Porta-malas/caçamba: 357

Tanque: 52

Suspensão dianteira: independente, McPherson

Suspensão traseira: eixo de torção

Freios: disco vent (diant.) / disco sólido (tras.)

Direção: hidráulica / 2,8 voltas

Pneus: 215/45 R17

Consumo urbano: 9,4

Consumo rodoviário: 14,0

0 a 100 km/h: 10,9

0 a 1000 m: 32,0

Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 4,7

Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 6,4

Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 6,8

Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 56,9 / 26,2 /14,8

Ruído interno 80 / 120 km/h: 60,9 /68,3

 

P.S: Curti o carrinho.

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Vai começar com 85k, depois abaixam para 65K... este é o mal do coreanos, aqui no RJ o I30 foi lançado por 64k (mecânico), há 03 semanas atrás teve promoçao do modelo 2010 sendo vendido por 49K (mecânico).

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Mas não vai ser vendido o 4 marchas, ou vai ?

 

 

Com 6 marchas vai ser outra história...

E o carro é muito lindo ! Agora o preço abaixa sim, pelo menos pra casa dos R$70 mil.

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Essa matéria é antiga, a Kia ja revelou no salão que o modelo para o Brasil terá câmbio MT de 6 marchas ou AT também de 6 marchas.

 

Achei o interior bem parecido com o Cerato e.213, fui ver um essa semana e tem o acabemnto do painel, câmbio e pedais iguais ao Koup. Só não vem bancos de couro, se bem que gostei do interior preto com costuras em vermelho.

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Mas não vai ser vendido o 4 marchas, ou vai ?

 

 

Com 6 marchas vai ser outra história...

E o carro é muito lindo ! Agora o preço abaixa sim, pelo menos pra casa dos R$70 mil.

 

 

Essa matéria é antiga, a Kia ja revelou no salão que o modelo para o Brasil terá câmbio MT de 6 marchas ou AT também de 6 marchas.

 

Achei o interior bem parecido com o Cerato e.213, fui ver um essa semana e tem o acabemnto do painel, câmbio e pedais iguais ao Koup. Só não vem bancos de couro, se bem que gostei do interior preto com costuras em vermelho.

 

Na matéria fala que o modelo 4 marchas não virá pra o brasil e sim o de 6 marchas.

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O carro é lindo... ja vi vermelho prata e preto... o prata passa despercebido, mas o preto e o vermelho de longe chama a atenção...

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O Azul também deve chamar MUITA atenção! Sou suspeito pra falar, mas acho o carro muuuuuito lindo.

 

A única pena é que deveriam ter trazido o 2.4, pra bater de frente com Civic Si...

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O Azul também deve chamar MUITA atenção! Sou suspeito pra falar, mas acho o carro muuuuuito lindo.

 

A única pena é que deveriam ter trazido o 2.4, pra bater de frente com Civic Si...

 

Pow ja viu o Azul do Cerato ao vivo?

 

É um dos tons de Azul mais bonitos, nem escuro nem claro demais, lindo.

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Pow ja viu o Azul do Cerato ao vivo?

 

É um dos tons de Azul mais bonitos, nem escuro nem claro demais, lindo.

Já sim, na concessionária tinha um com um desconto legal, mas se eu pegasse acho que meu pai infartava enquanto me assassinava ashusahuhasuhuashuahuas

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achei esse carro bunitao!

 

assim como acho o civic americano (lá tem o coupé ne?)...

 

Ps.: como já disseram, não é carro para 85k... mas seus 60/65k... já que o Cerato "normal" começa em 50k...

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achei esse carro bunitao!

 

assim como acho o civic americano (lá tem o coupé ne?)...

 

Ps.: como já disseram, não é carro para 85k... mas seus 60/65k... já que o Cerato "normal" começa em 50k...

Rapha, 85mil seria bem razoável se ele viesse com o ótimo 2.4 do Koup americano pra cá! O pessoal de lá diz que anda junto com Civic Si tranquilo!

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Carro Online - Após o Salão do Automóvel, as novidades que lá estavam expostas continuam na mira dos jornalistas especializados em automóveis. E quando acaba a exposição, é comum as fabricantes nos cederem algumas máquinas. Uma oferta agradável veio da Kia Motors do Brasil, que nos convidou para esses impressões ao dirigir com o Cerato Koup, um modelo esportivo que completa a gama composta pelas versões sedã e hatchback.

 

Ele não chega neste ano, que já está praticamente no final, mas fevereiro de 2011 é a previsão para o cupê 2+2 ganhar as ruas brasileiras. O modelo branco das fotos que você verá ao longo desta reportagem é exatamente o mesmo que estava na plataforma giratória no estande da Kia no Anhembi.

 

Externamente, o cupê inspirado no carro-conceito com o mesmo nome que foi apresentado no Salão do Automóvel de Nova York de 2008 atrai por suas linhas modernas e pela exclusividade da carroceria de 2 portas, já que essa é a primeira vez que a Kia produz um modelo com essa configuração. Com a frente baixa — o carro tem 1,39 m de altura —, seu "nariz" fareja pouco acima do solo. Mas nada que interfira na dirigibilidade. Ao contrário, já que a posição de dirigir mais perto do piso transmite a sensação de que se está em um bólido de competição.

 

Seu espaço interno é bom para quem vai nos bancos dianteiros, que têm formato de concha, mas que não sacrificam o conforto. Para quem se habilita a andar nos dois assentos traseiros, o melhor é entrar pela porta do carona, já que o banco dianteiro desse lado tem o sistema easy entry. Quando reclinado, ele desliza para frente sobre os trilhos e depois retorna para a posição anterior. Só não espere conforto sentado lá atrás! O assento é curto e inclinado, o que acaba cansando as pernas. Mas uma carona curta não vai fazer mal a ninguém.

 

"Balada" a bordo

 

O interior da versão avaliada pareceu um pouco exagerado nas cores, que mescla o couro preto dos bancos com o acabamento da parte superior do painel e das laterais das portas da cor vermelha. Ah! A cor berrante também está presente nos aros em volta dos alto-falantes. De acordo com a música que está tocando, a moldura das caixas de som fica mais ou menos acesa e pode até piscar. Essa função pode ser controlada por um botão giratório no lado esquerdo do painel.

 

Contudo, tanto a cor vermelha do painel como esse sistema de som não estão definidos pela Kia para o nosso mercado, mas apenas para o norte-americano. Ainda em relação aos equipamentos de série, sabe-se que a lista prevista para o Koup será composta por direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, ajuste de altura e profundidade do volante, vidros, travas e retrovisores elétricos, CD player, duplo airbag dianteiro e lateral do tipo cortina, ABS, discos nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade.

 

Quanto ao desempenho, o do motor 2.0 de 156 cv de potência e 19,8 kgfm de torque não empolga, mas entrega uma “tocada” relativamente esportiva. Isso significa que o carro é controlável, mas ao arrancar é bom segurar o volante com as duas mãos. As rodas dianteiras só não deixaram dois riscos escuros no asfalto por conta do controle eletrônico de estabilidade, que estava acionado.

 

O propulsor tem um funcionamento que não é “áspero” e “enche” rápido, provando o quanto este motor ficou bom para o conjunto. Outro ponto forte do Koup provém do câmbio automático sequencial de 6 marchas, uma novidade na linha Cerato e que também está presente no hatchback.

 

Com escalonamento curto, sua agilidade convence ao volante. As trocas de marcha podem ser feitas de dois modos: deslocando a alavanca para frente (altas) e para trás (reduzidas) ou pelas duas borboletas localizadas atrás do volante. Quer saber? Trocando as marchas com as duas mãos no volante é mais prazeroso! Em relação à estabilidade, o Koup causa inveja a muito esportivo por aí.

 

Composta por um conjunto McPherson na dianteira com barra estabilizadora e traseira com barra de torção, a suspensão apresenta um comportamento bem equilibrado tanto em curvas como em linha reta. É o tipo do carro para pegar um final de semana e contornar a rodovia Rio-Santos curtindo o passeio. O que limita bastante sua viabilidade como uma autêntica diversão é o preço: estima-se que ele custará cerca de R$ 80.000 quando chegar ao mercado brasileiro, em 2011.

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