Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RafaVarela

[PROJETO]band pass spyder nitro 12"carcaça branca"

Recommended Posts

fala galera

consegui um rolo no meu bbustersinhe(hehehe me livrei)e pequei um spyder nitro antigo(carcaça branca,2° modelo)bobina dupla 2x2 zeradinho(recondicionado recentimente,ta show)

conversando com meu irmao que ja teve 2 desses no passado,ele me relatou que na epoca(2004...)a caixa que bombava pra nitro era a band pass...

agora ao que interessa:

to querendo fazer uma BP pra ele so que nao a do manual,pq a do manual bate meio "seco",a intençao aqui é subgrave entre 35 e 70hz,so que tem um porem...nao intendo nada de fazer projetos em programas(tenho o bass box 6)e quero fazer uma caixa decente mesmo...

alguem tem como me ajudar a projetar??

vlw :legal:

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

70Hz não é subgrave é grave.

Bom, o forte desses Nitros 700W carcaça branca não é nos subgraves: 20Hz ~ 40Hz... E sim nos graves que é dos 40Hz a 90Hz, cortando em 80Hz fica melhor!

A caixa BP do manual deve tá sintonizada entre 50Hz e 60Hz para tocar seco assim.

Se for fazer uma BP com sintonia entre 40 e 45Hz, vc pode estourar o subwoofer!

Pois uma BP é fodalística para subgraves! :rolleyes: claro que se ela for projetada para tocar subgraves!!! pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

70Hz não é subgrave é grave.

Bom, o forte desses Nitros 700W carcaça branca não é nos subgraves: 20Hz ~ 40Hz... E sim nos graves que é dos 40Hz a 90Hz, cortando em 80Hz fica melhor!

A caixa BP do manual deve tá sintonizada entre 50Hz e 60Hz para tocar seco assim.

Se for fazer uma BP com sintonia entre 40 e 45Hz, vc pode estourar o subwoofer!

Pois uma BP é fodalística para subgraves! :rolleyes: claro que se ela for projetada para tocar subgraves!!! pasmafaute

eu coloquei 70hz q nao vou usar mid bass por inquanto...eu sei que sem chance de um nitro tocar 20hz,mas 35 da...ja vi em dutada(48l duto 3"x35)e tocava bem...quero projetar uma BP forte entre 35 e 55hz,dali pra cima eh so pa dise q tem....vai ser aplicado no maximo 500rms sem clip nele,portanto creio eu que o cone nao rasgue,saia voando,bobina derreta e etc...vou usar subsonico em 35hz nele...

agora pra mim a parte dificil eh projetar...nao entendo nada desses programas... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

eu coloquei 70hz q nao vou usar mid bass por inquanto...eu sei que sem chance de um nitro tocar 20hz,mas 35 da...ja vi em dutada(48l duto 3"x35)e tocava bem...quero projetar uma BP forte entre 35 e 55hz,dali pra cima eh so pa dise q tem....vai ser aplicado no maximo 500rms sem clip nele,portanto creio eu que o cone nao rasgue,saia voando,bobina derreta e etc...vou usar subsonico em 35hz nele...

agora pra mim a parte dificil eh projetar...nao entendo nada desses programas... :unsure:

Simular BP nesses softs WinISD, BassBox realmente é complicado! Mais complicado ainda é projetar uma caixa BP!

Somente quem entende mesmo de projetos de caixas bp!

A BP não se compara com uma dutada normal, mas se é vc mesmo que vai projetar a caixa, se eu fosse vc arriscaria na caixa dutada mesmo. Algo como 55 a 60 litros para brincar!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vc quem irá projetar e fazer a caixa? Já tem experiência anterior? Se fosse vc começaria com a dutada pra ter alguma referência.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, da uma lida no forum pq tem mtoooo material sobre como projetar uma bp, fora que a simulacao vai fica bem proximo na realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Única forma do nitro descer bem nos 35hz seria uma LTzinha ou coisa assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Única forma do nitro descer bem nos 35hz seria uma LTzinha ou coisa assim!

LTzona na verdade

Compartilhar este post

Link para o post

bom fiquei meio fora do forum...

lt tambem seria uma boa...espaço nao eh problema

a linha daria uns 2,5m pra mais creio eu...pra um sub de 12 ficaria meio grande...pergunta,da pra fazer com comprensado(com reforços é claro)?lt com mdf o $$ ficaria um pouco pesado em epoca de fim de ano...

EDIT:

dei uma olhada nos topicos sobre lt,dai cheguei em algumas medidas...:

sd 450cm²(fui no topico das receitas prontas hehe)

linha 2,2m,um pouco abaixo dos 40hz pra poder subir um pouco tambem...

s0 deu area de 540cm²

s1 deu area de 360cm²

agora tenho que dobrar a linha,largura da caixa tem q ter no max 45cm,altura ate 1,20m ta tranquilo...

Editado por RafaVarela

Compartilhar este post

Link para o post

tenho dois nitro 700 faz um mês que procuro na net sobre caixa band pass de 4 ordem para os nitro e ate agora não encontrei nada já pedi ajuda no fórum e nada ninguém passa medidas litragem , ninguém da a mínima vou ter que achar uma loja de som , e confiar que o cara saiba fazer a caixa certa com os parâmetros do sub e se enforca com o cartão de credito , não tem outro jeito mesmo, desisti de procurar e ficar emplorando ajuda nos fórum e ninguém dar a mínima fui .

Compartilhar este post

Link para o post

LTzona na verdade

O meu nitro ficava legal com 62 litros....

Pena que o aposentei.

sub_18ms_f3_35.zip

Editado por tuduff

Compartilhar este post

Link para o post

Eduardogravao, sabia que no site da Spyder tem o projeto? E isto ja tem alguns anos.

Não precisava fazer um post de dramaturgo.

Compartilhar este post

Link para o post

Peça ajuda, não um projeto pronto.

Todo mundo tem a capacidade de aprender a simular no bassbox ou no WINisd...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...