Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

Fabricando um Sub de 8" !!! video pag.05

Recommended Posts

Se não me engano acho que os Bravox XRC tem a bobina deslocada um pouco para que não bata.

To certo?

gu_mazza,

A Bravox tem fabricação própria de bobina, acredito que eles não iriam cometer esse erro.

Quando eu decidi pesquisar sobre falantes dedicados a cubos de guitarra, descobri que o que gera o timbre tão desejado pelos guitarristas é justamente quando o segundo harmônico ultrapassa a fundamental.

Em simulação notei que o que definia essa característica era justamente uma "Senóide Capenga", ou seja, o sistema móvel deslocar mais para um lado. Com certeza esse não era o intuito da Bravox, já que de uma certa forma gera distorção...

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

gu_mazza,

A Bravox tem fabricação própria de bobina, acredito que eles não iriam cometer esse erro.

Quando eu decidi pesquisar sobre falantes dedicados a cubos de guitarra, descobri que o que gera o timbre tão desejado pelos guitarristas é justamente quando o segundo harmônico ultrapassa a fundamental.

Em simulação notei que o que definia essa característica era justamente uma "Senóide Capenga", ou seja, o sistema móvel deslocar mais para um lado. Com certeza esse não era o intuito da Bravox, já que de uma certa forma gera distorção...

Att,

RenanLopes

Poxa ... que legal em ??? !!! Por isso a maioria desses falantes dedicados à guitarras são berrões pra caramba ?

bacana essa curiosidade

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa ... que legal em ??? !!! Por isso a maioria desses falantes dedicados à guitarras são berrões pra caramba ?

bacana essa curiosidade

Guto,

Na verdade é uma característica, isso que acaba gerando o timbre desejado.

Como a distorção nos incomoda, já que também distorce nossos tímpanos, temos essa sensação psicoacústica de que gritam muito...

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Na verdade é uma característica, isso que acaba gerando o timbre desejado.

Como a distorção nos incomoda, já que também distorce nossos tímpanos, temos essa sensação psicoacústica de que gritam muito...

Att,

RenanLopes

Show de bola ... Gostei de saber disso !

Esse tópico realmente tá Legal =) !!!

Compartilhar este post

Link para o post

AHAAAA!!!!!! Achei onde que esse negócio de bobina mais para cima melhor para médios.......

Foi aqui no site do autoforum mesmo.

Fixação da Bobina

A fixação da bobina é feita com plásticos mais finos ou mais grossos dependendo do espaço interno entre a bobina e o receptáculo. Havendo duvida quanto ao direcionamento vertical da bobina, passe um plástico entre a parte externa da bobina e o receptáculo, se houver alguma parte mais larga que outra, vá direcionando a bobina ate ficar igual. O ideal é usar plásticos iguais na parte interna da bobina e que ela fique bem dura no local.

A altura da bobina varia conforme a freqüência da bobina. Para médios 20% do enrolamento acima da base da carcaça, para graves 1/3 do enrolamento e subgraves 2/5 do enrolamento. Mas o ideal é, se você puder copiar a colocação da bobina original. Bobina fixa e conferida podemos partir para a colagem da centragem.

Artigo do Autosom.net

MARCELO, vamos corrigir então. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

Como ter um xmax consideravelmente alto então?

E p/ montar um sub forte em subgraves tem como? A maioria dos nacionais só tem spl...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que poderia da uma arrumada nos posts, inserir alguma imagens e deixar esse topico como FIXO para auxiliar nas reformas.

Parabens ao Guto e a todos que estao contribuindo nesse topico didatico e tecnico. Isso que e forum de qualidade!

Editado por neil

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns alto-falantes realmente tem a bobina colocada um pouco mais acima da linha de centro, geralmente para corrigir uma assimetria das linhas de campo magnético, pois como o imã fica abaixo da arruela superior é normal algumas linhas a mais "escaparem" por baixo da arruela superior, o que resulta na bobina operando fora de posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns alto-falantes realmente tem a bobina colocada um pouco mais acima da linha de centro, geralmente para corrigir uma assimetria das linhas de campo magnético, pois como o imã fica abaixo da arruela superior é normal algumas linhas a mais "escaparem" por baixo da arruela superior, o que resulta na bobina operando fora de posição.

Mutilo,

Sim, de fato isso deve ser levado em consideração!

Mas num projeto bem executado esses pontos de fuga devem ser neutralizados.

Como na grande maioria dos casos não se tem essa informação, a maneira de evitar erros é colocando bem no centro.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

outra dúvida...algum lugar de confiança p/ comprar na net os componentes?

to querendo montar um subzinho voltado p/ sq p/ começar...

só que aqui em santos nao sei se tem componentes...

somebody can help me?

Compartilhar este post

Link para o post

Só achei esse tópico hj!

Guto, parabéns pela proatividade. Vc, sem dúvidas, é um dos "grandes líderes" desse forum. Nós devemos muito a vc. Aprendi bastante lendo esse tópico desde o começo. Agora tô muito curioso pra saber o resultado!

Bota esse Bicho Gutão de 8" pra tocar nessa po*a!

Abraços e acompanhando....

Editado por Buxito

Compartilhar este post

Link para o post

Só achei esse tópico hj!

Guto, parabéns pela proatividade. Vc, sem dúvidas, é um dos "grandes líderes" desse forum. Nós devemos muito a vc. Aprendi bastante lendo esse tópico desde o começo. Agora tô muito curioso pra saber o resultado!

Bota esse Bicho Gutão de 8" pra tocar nessa po*a!

Abraços e acompanhando....

opá , obrigado pelas palavras mano ... tento só trazer algo que realmente agregue alguma coisa nesse fórum que UM DIA já me trouxe muito conhecimento !

eu estou terminando uma caixinha selada pra o SUB , logo mais vou tirar umas fotos e fazer uns vídeos =)!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico esta show, parabens Guto! To sempre passando pra lers as atualizaçoes... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aeee Galera !

FINALMENTE testei "OS" subzinhos rsrsrs (fiz 2) !

Caixinha Selada com compensado de 15mm que me rendeu 30L livres !

Liguei no meu Falcon HS 980M em bridge de 2 Ohms , to quase explodindo o amplificador rsrsrs vc sobe um pouco o volume já entra em proteção uhauahuah

Mas resumindo , ficou MUITO BOM ... adorei ... Pode ser que seja pq eu que fiz o sub e tal ... ae vem um psicológico junto hahaha , mas gostei MUITO !!! Não se compara ao SPL do de 18" , mas ficou muito bom o som !!!

vou ver se faça uns vídeos !

obrigado à todos que me ajudaram !

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

esse eu quero ver...

po...ninguem respondeu minhas duvidas :(

Compartilhar este post

Link para o post

Gutão parabéns pelo excelente tópico.São coisas assim que dão ânimo pra novas empreitadas.Nunca reformei um falante, mas vendo vc montar, e com toda esse teoria que o grande Renan e o Murilão nos passam, fiquei encorajado a fazer umas brincadeiras.Amanha mesmo vou comprar material e reformar uns falantes aqui como aprendizado.

Obrigado pela inspiração

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

opa tocando bem pagarai !! parabens pela criação (de certa forma falando, foi vc quem os montou hehehe ! ) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

opa tocando bem pagarai !! parabens pela criação (de certa forma falando, foi vc quem os montou hehehe ! ) :legal:

como assim de certa forma uhauahuahauhauhauahuaha

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...