Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

Fabricando um Sub de 8" !!! video pag.05

Recommended Posts

Fala ae Galera ... eu lendo o livro (denovo) que ganhei do meu Grande Amigo Renan Lopes , "CAIXAS ACÚSTICAS E ALTO-FALANTES" de Vance Dickason Traduzido pelo Grande Prof. Homero (e autografado tb hahaha) , resolvi fazer um Sub-Woofer de 8" com uma carcaça de falante que tenho aqui !

Mas desta vez resolvi fazer mais Corretamente e MENOS no chute como antes !

segui umas fotos dos materiais !

p1020773v.th.jpg

p1020775bi.th.jpg

p1020777.th.jpg

p1020780n.th.jpg

Eu pedi a Ajuda de meu Amigo Renan para tirar os parâmetros corretos do falante , estou esperando uma resposta ... Única coisa que tenho até o momento é o Xmax , que ficou com 7,5mm (muito bom para um subzinho de 8") .

Esse Xmax se obtém com a altura do enrolamento da bobina menos a altura do Gap , e depois divide por 2 !!!

No meu caso foram os seguintes resultados : 20mm-5mm/2= 7,5mm

Agora vamos à montagem !

Centragem :

p1020781d.th.jpg

p1020782b.th.jpg

p1020784.th.jpg

Cone :

p1020785l.th.jpg

p1020786b.th.jpg

Centralizando a Bobina para colar :

Repare que uso tiras de "chapa de Raio X" para centralizar a bobina !!! Nesse ponto eu já escolhi a altura que quero deixar a bobina ... que no meu caso eu coloquei a bobina dentro conjunto magnético até bater no fundo e marquei com uma caneta ... à partir dessa marcação eu defini a altura da bobina !!!

p1020788.th.jpg

p1020789.th.jpg

p1020793c.th.jpg

p1020794.th.jpg

p1020796k.th.jpg

p1020797f.th.jpg

Cont.

Editado por Guto de Almeida
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colando a Centragem com a Bobina na Carcaça :

p1020798w.th.jpg

p1020799wh.th.jpg

Colando o Cone na Bobina e a Suspensão na Carcaça :

p1020800k.th.jpg

p1020801.th.jpg

p1020802.th.jpg

p1020804c.th.jpg

Colando a Guarnição :

p1020805w.th.jpg

p1020806d.th.jpg

p1020807r.th.jpg

p1020808s.th.jpg

Cont.

Compartilhar este post

Link para o post

Colocando a Cordoalha na Bobina e no Terminal :

p1020810m.th.jpg

p1020811z.th.jpg

p1020812.th.jpg

p1020813.th.jpg

p1020814d.th.jpg

Colando a Calota Central :

p1020816i.th.jpg

p1020817z.th.jpg

p1020818w.th.jpg

E Está PRONTO rsrsrs ... só esperar secar e testar !!!

p1020820p.th.jpg

p1020821a.th.jpg

Vou mantendo vcs informados sobre os testes !

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, tirar os parâmetros é manha...

Multímetro, PC com gerador de sinais amplificador de uns 5-10W e um resistor e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas é muito complicado. A teoria é exatamente esta, mas a prática pode ser bem mais fácil...

http://www.sound.westhost.com/tsp.htm

Kleber,

Muito bom o link postado.

Acredito que em ambos o Guto tira informação suficiente pra medir esse falante.

Guto,

Não entendi como você centrou a bobina no GAP.

Como assim, colocar a bobina no fim do cj. magnético e marcar?

A bobina tem que está centrada na arruela superior (top plate).

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo falante Guto, tenho bastante interesse nesse assunto :legal: ... Valeu Kleber pelo link, ja esta nos meus favoritos só esperando a traduçao "perfeita" do google hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Klebão ... Tesão bicho , adorei o link ... vou usar esse método !!! Brigado mano !

Renan , pra fazer a MEDIDA de ALTURA que a bobina vai ficar Suspensa dentro do campo magnético , eu pego a bobina sem a centragem nem nada ... simplesmente solto ela dentro do campo magnético ... ela vai descer até o fundo ... quando ela bater no fundo , eu pego uma caneta e faço a marcação na bobina na altura do Top Plate ... Fazendo isso , eu sei que ali é o LIMITE para a bobina bater no fundo ... ae com essa marcação eu faço a altura que a bobina vai ficar suspensa no campo magnético !!! (ficou confuso né ? rsrsrs)

FAAAALA Jura ... valew mano

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Guto,

ficou parrudo o negocio heim... ficou c/ uma bela suspensão o subzinho... será que esta bobina vai dar conta de mover os 7,5 de xmax?

grava um video dele excusionando aí em free air pra gente ver se vc vai trabalhar na Selenium ou na Roadstar... hehe

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Guto,

ficou parrudo o negocio heim... ficou c/ uma bela suspensão o subzinho... será que esta bobina vai dar conta de mover os 7,5 de xmax?

grava um video dele excusionando aí em free air pra gente ver se vc vai trabalhar na Selenium ou na Roadstar... hehe

:)

Ontem testei com 200 rms de um FALCON Mosfet pasmafaute , e em 20hz o bicho ficou cavalinhu Viu ! rsrsrs ...

Mas gosto de esperar umas 24 horas pra poder testar de verdade o falante ... tenho medo das colas não estarem muito bem secas ... deixa comigo que vou fazer o vídeo sim =) !

Compartilhar este post

Link para o post

Puts! show de bola hein Guto!

Acompanhando... se der certo, já sabemos quem será o dono da mais nova fabrica de falantes Brasileira hehehe

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Gabriel ... Obrigado pelo elogio cara =) !!! Mas não é minha pretensão virar dono de uma fábrica não , lembro no começo quando o Rafael da Protech estava iniciando sua empresa , o QUANTO FOI fo** ... num sei se teria a mesma paciência que ele rsrsrs !!! Mas como diz o Ditado : -NUNCA DIGA NUNCA rsrsrs !

Fala Fernandão ... é nois mano =) !

sosom , era de um falante que tinha aqui ... nem lembro qual era rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Gutão,

Desculpa, não entendi o teu reciocínio pra centrar a bobina.

Mas não tem erro, é bastante simples:

Assim como você mediu o Xmáx de 7,5mm esse é o valor exato que a bobina deve ter "para fora" além do top plate, ou seja, da base superior do top plate até o final do enrolamento da bobina deve ter os 7,5mm.

fazendo assim, vc garante que ficou 7,5mm tb para baixo e o deslocamento será linear. Contemplando uma altura de 5mm do TP e que o enrolamento tem 20mm.

A medição que vc fez é interessante para saber o Xlim, pois mesmo dependendo de outras variáveis, como a compliância do sistema de suspensão (Aranha + Suspensão), você pode ter uma base do deslocamento máximo suportado. Isso se a aranha não colidir antes com o TP, pois sendo assim, esse ponto que irá "segurar" o conjunto móvel. O interessante é que, em um possível exagero, a aranha bata antes no TP que a bobina no fundo do cj. magnético, pois assim vc proteje o sistema motor.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Opa bom tópico, onde voce conseguiu esses componentes gutao, parecem de otima qualidade

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo trabalho, muito bom!

Acompanhando o tópico, sempre quis saber a qual altura deveríamos deixar a bobina para prender a centragem.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Guto! Será que futuramente teremos uma Gutech Speakers? rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Gutão,

Desculpa, não entendi o teu reciocínio pra centrar a bobina.

Mas não tem erro, é bastante simples:

Assim como você mediu o Xmáx de 7,5mm esse é o valor exato que a bobina deve ter "para fora" além do top plate, ou seja, da base superior do top plate até o final do enrolamento da bobina deve ter os 7,5mm.

fazendo assim, vc garante que ficou 7,5mm tb para baixo e o deslocamento será linear. Contemplando uma altura de 5mm do TP e que o enrolamento tem 20mm.

A medição que vc fez é interessante para saber o Xlim, pois mesmo dependendo de outras variáveis, como a compliância do sistema de suspensão (Aranha + Suspensão), você pode ter uma base do deslocamento máximo suportado. Isso se a aranha não colidir antes com o TP, pois sendo assim, esse ponto que irá "segurar" o conjunto móvel. O interessante é que, em um possível exagero, a aranha bata antes no TP que a bobina no fundo do cj. magnético, pois assim vc proteje o sistema motor.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

RenanLopes

então basicamente meu falante tem 1 mm de xmax hahaha fica mer** rs Bosta ! Pq do jeito que eu montei aqui , o enrolamento ficou quase TODO dentro do conjunto magnético !!! mer** =( !!!

Agora entendi o que vc escreveu ... meu falante então nem vai ter um bom controle quando "pular" muito !

Compartilhar este post

Link para o post

Gutech speakerssss eu ri!

kkk

off:

Guto vc eh dj certo?

Toca onde em SP?

belo trabalho...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Gutech speakerssss eu ri!

kkk

off:

Guto vc eh dj certo?

Toca onde em SP?

belo trabalho...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...