Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Herbert Herculano

Tamanho do duto

Recommended Posts

Postado em

Olá Pessoal.

Estou fazendo uma caixa dutada para o meu Sub Pioneer TS-W258D2. Estou me baseando pelo manual do Subwoofer e pelo WinISD.

A litragem da caixa foi a mesma tanto para o manual do Subwoofer quanto para o WinISD.

Mas o duto foi informado diferente:

O manual da Pioneer recomenda 3" x 19cm.

O WinISD recomenda 3" x 38cm.

Qual o comprimento que eu uso?

Este é o link do manual do Subwoofer: http://www.pioneerelectronics.com/StaticFiles/Manuals/Car/TS-W258D2_InstallationManual0312.pdf

Postado em

Cara o fabricante, geralmente, indica uma caixa que tenha uma resposta plena, que toque bem em todos os tipos de musicas, algo bem ecletico...

No winsd é possivel vc criar uma caixa de acordo com o seu gosto musical...

Seu sub será pra qual finalidade?

Postado em

o comprimento do duto varia de acordo com a sintonia... o winISD joga 1° a caixa mais PLANA possivel(raramente utilizavel) eu gosto de sempre subir a sintonia

e um dica...use duto de 4" (0.10) ele é melhor que de 3"

Postado em

Se voce quer o maximo de SPL procure saber a frequencia de ressonancia do teu carro e simule no programa uma caixa com a mesma frequencia...

Se vc ñ sabe qual a frequencia de ressonancia do teu carro, baixe um cd de frequencia e va tocando frequencias de 40hz até 70hz, coloque uma moeda no painel e qual for a frequencia da cabine do teu carro a moeda vai mais vibrar....

Agora se voce quer musicalidade a caixa do manual já serve...

Postado em

Cara o fabricante, geralmente, indica uma caixa que tenha uma resposta plena, que toque bem em todos os tipos de musicas, algo bem ecletico...

No winsd é possivel vc criar uma caixa de acordo com o seu gosto musical...

Seu sub será pra qual finalidade?

Gostaria de usar o som pra tocar pra dentro do carro principalmente, mas que as vezes pudesse tocar pra fora também.

Se entendi direito, a indicação do fabricante é pra os dois tipos. É isso?

Postado em

o comprimento do duto varia de acordo com a sintonia... o winISD joga 1° a caixa mais PLANA possivel(raramente utilizavel) eu gosto de sempre subir a sintonia

e um dica...use duto de 4" (0.10) ele é melhor que de 3"

A caixa tem 2 Subs em câmaras separadas. Ja comprei os dutos de 3" e já fiz a caixa, não vou mais conseguir alargar para os de 4".

Postado em

Se vc ñ sabe qual a frequencia de ressonancia do teu carro, baixe um cd de frequencia e va tocando frequencias de 40hz até 70hz, coloque uma moeda no painel e qual for a frequencia da cabine do teu carro a moeda vai mais vibrar....

isso não é tão simples assim...basta saber que a caixa que vc deve usar no teste tem q ser muito plana ao ar livre...pois se ela tiver algum pico, ja vai irterferir no teste, logo não será valido

Postado em

isso não é tão simples assim...basta saber que a caixa que vc deve usar no teste tem q ser muito plana ao ar livre...pois se ela tiver algum pico, ja vai irterferir no teste, logo não será valido

Não Kadu,

vc esta confundindo, eu disse a vibração do carro e não qual frequencia gera mais DB´s....

EXEMPLO:

vc faz a caixa do manual que é sintonizada a 60hz, pega um cd de frequencia, faz o teste da moeda, e por exemplo em 45hz ela vibra mais, vc mexe nos dutos de forma que a abaixe a ressonancia da caixa para a ressonancia que vc encontrou... aí esta o pico de SPL que vc consegue no teu carro...

A maior vibração em certa frequencia denuncia que aquela é a sintonia do teu carro, mas se a caixa não for adequada a aquela sintonia vc pode conseguir resultados em SPL superiores em outras frequencias que não seja a do carro, mas com certeza em um campeonato por exemplo a indicada seria caixa seguir a fs do carro.

Vc sabe!!

Postado em (editado)

testa os dois dutos!

oq te agradar mais vc deixa.

ou, se vc tiver paciencia, começa com duto de 38cm e vai diminuindo o tamanho dele ate vc sentir q ta bom pra vc.

abs!

nesse artigo vc pode calcular o comprimento do duto de acordo com a sintonia q vc quer.

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

Editado por andré s

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...