Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sharper

Qual frequencia ideal para 3 vias?

Recommended Posts

Opa galera tudo bem?

Estou para montar um 3 vias caseiro aqui pra ver como funciona com mid de 6' de 3' e 1 tweter e vou construir tb um crossover para eles só gostaria de saber a frequencia ideal para cada 1 trabalhar, se puderem ajudar com algumas experiencias agradeço, pois as vezes a pratica falha :S

uuiasudashd

 

Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que depende um pouco do equipamento...

 

Mas eu usaria 500 e 5000Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o João Guilherme. Vai depender dos equipamentos. Existem fulls que respondem lisos até 12 Khz utilizando o tw pra complementar. Passa as informações dos equipamentos que fica mais fácil do pessoal ajudar.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, pra CHUTAR acho que 500 e 5000 são excelentes valores. Só lembre-se que tem-se muitos mids e tweeters com impedâncias que mudam bastante (entre 4 e 8 ohms) e que com cada impedância o cross funciona de uma forma diferente...

 

Pra um crossover GERALZÃO eu consideraria o midbass com 4 ohms e tweeter/midrange com 8 ohms para o cálculo dos componentes. Pra simplificar eu faria o corte passa-baixa dos mids apenas com um indutor (corte simples de 1a ordem).

 

Enfim é o que eu acho que dá pra generalizar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou usando cortes de 200 Hz e 3KHz, fora o LP do sub que é 63 Hz.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou usando cortes de 200 Hz e 3KHz, fora o LP do sub que é 63 Hz.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

Tenho até o momente csd + p203 helix + 1tw1

 

Vou usar 250 ou 300 e 5000. Dei uma lida por aí e achei melhor assim pois posteriormente trocarei mid e tweeter por helix também.

 

Edit: não está instalado ainda o crossover assim como o midrange, após isso verei se o sub trabalhará em 63 ou 50hz.

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O corte parece bom pelo q vc tem em mãos no momento. Tem q ver só se esse full vai aguentar esse corte. A vantagem desse corte baixo é o palco lá encima. Como vc vai fazer a instalação? Full e tws juntos em peitinhos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho até o momente csd + p203 helix + 1tw1

 

Vou usar 250 ou 300 e 5000. Dei uma lida por aí e achei melhor assim pois posteriormente trocarei mid e tweeter por helix também.

 

Edit: não está instalado ainda o crossover assim como o midrange, após isso verei se o sub trabalhará em 63 ou 50hz.

 

Iae Edge!

 

Fez ou vai fazer o crossover com quem mesmo?

 

 

 

E Sharper tenta descobrir especificamente quais sao os equipamentos que vai usar, pra galera poder opinar melhor

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iae Edge!

 

Fez ou vai fazer o crossover com quem mesmo?

 

 

 

E Sharper tenta descobrir especificamente quais sao os equipamentos que vai usar, pra galera poder opinar melhor

 

Abraço

 

Olá Felipe

 

Então, mandei fazer com o pessoal do alchemyway. Não sei como ficaram, não chegou ainda. O colega acima citou que o midrange talvez não aguente, mas no site do fabricante diz que ele responde de 125hz a 21khz. Qualquer coisa se estiver distorcendo deixarei de lado o crossover e utilizarei o corte no amp que pode subir até 400hz.

 

Vou utilizar os tweeters no local original mas com modificação para serem direcionados e o midrange em peitinhos nas colunas. Utilizarei também o bi-amp para não mandar teoricos 150w rms para tweeter e midrange, mandando somente 50w para os dois e 50w para o midbass. Apesar de perder bastante potencia relacionada ao midbass é mais garantido do que fritar o midrange.

 

Edit: acentução.

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o ideal é fazer os testes com cross ativo primeiro p/ter idéia dos cortes que mais te agradam. Só é importante lembrar que os cross passivos, na maioria das vezes, cortam usando declive de no máximo 12db/8ª e os cross ativos passam disso fácil. O P880-PRS tem opção de variar de 6db/8ª a 24db/8ª, por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o ideal é fazer os testes com cross ativo primeiro p/ter idéia dos cortes que mais te agradam. Só é importante lembrar que os cross passivos, na maioria das vezes, cortam usando declive de no máximo 12db/8ª e os cross ativos passam disso fácil. O P880-PRS tem opção de variar de 6db/8ª a 24db/8ª, por exemplo

 

Uai! Não me lembro de ter visto corte de 24dB/8ª no meu. Vou conferir, mas acho que só vai até 18dB/8ª.

 

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz o cross com o Protheus aqui do forum. Ele que fez o cross do meu 3 vias. O trabalho dele é impecável!

 

Jotah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso não tem uma resposta exata.

 

Uma das grandes vantagens do 3 vias, e poder colocar um midrange e tweeter no painel.

 

E geralmente o midbass fica na porta off-axis.

 

Nesse caso o ideal é usar um midrange que você consigo cortar bem baixo.

 

Ideal seria na faixa dos 200-250 Hz. Isso pode ser feito com alguns produtos no mercado atualmente com facilidade.

 

Nesse caso, não terá problemas com o midbass off-axis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso não tem uma resposta exata.

 

Uma das grandes vantagens do 3 vias, e poder colocar um midrange e tweeter no painel.

 

E geralmente o midbass fica na porta off-axis.

 

Nesse caso o ideal é usar um midrange que você consigo cortar bem baixo.

 

Ideal seria na faixa dos 200-250 Hz. Isso pode ser feito com alguns produtos no mercado atualmente com facilidade.

 

Nesse caso, não terá problemas com o midbass off-axis.

 

Vou utilizar o midbass em doorpods, você acha que devo deixa-los com hipass em 50hz?

Outra duvida seria o seguinte: Caso eu corte o midbass em 50hz, os tweeter e midrangers também serão cortados? Por exemplo: Cortando no player o midbass, no amplificador o midrange e o tweeter por meio de crossover, o tweeter receberia os 3 cortes por estar ligado junto com o midrange e com o player? Você acha que esse midrange aguentaria tocar em 250hz?

 

Edit: erro.

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, diz la que o Fs é 125Hz. Eu não sei se cortar abaixo dos 400Hz é uma boa idéia, a maioria dos midranges desse tamanho tendem a perder "power handling" nas freqüências mais baixas e a resposta também começa a ficar plana mais pra frente um pouco. Seria bom conseguir uns gráficos pra ter uma idéia melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, diz la que o Fs é 125Hz. Eu não sei se cortar abaixo dos 400Hz é uma boa idéia, a maioria dos midranges desse tamanho tendem a perder "power handling" nas freqüências mais baixas e a resposta também começa a ficar plana mais pra frente um pouco. Seria bom conseguir uns gráficos pra ter uma idéia melhor.

 

A questão é que eu poderia cortar a frequencia dos midranges pelo amplificador. Por exemplo: cortando a frequencia no amplificador em hipass 400hz 12db para o midrange e tweeter e utilizando um crossover passivo para o tweeter de corte em 5khz 12db, nas frequencias abaixo de 400hz teoricamente eu teria o corte em 24db, certo? O mesmo se dá em relação ao midbass? Por exemplo: cortar o midbass pelo amplificador em lowpass 400hz 12db e cortando no player em hipass 80hz 12db significa dizer que abaixo de 80hz terei o corte de 24db?

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ter que fazer um lowpass pro midrange tb viu. Pq fica o hipass em 400 pelo amp e um lowpass passivo em 5khz e um hipass em uns 6khz ambos com slope de primeira ordem. Já o casamento do midbass com o midrange eu nao sei bem, mas acho que se fizer um corte muito proximo o slope deve ser mais brusco também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ter que fazer um lowpass pro midrange tb viu. Pq fica o hipass em 400 pelo amp e um lowpass passivo em 5khz e um hipass em uns 6khz ambos com slope de primeira ordem. Já o casamento do midbass com o midrange eu nao sei bem, mas acho que se fizer um corte muito proximo o slope deve ser mais brusco também.

 

Mas o amplificador alpine f300 corta hipass em no maximo 400hz, por isso terei de fazer lowpass em 400hz para os midbass cortando pelo player hipass em 50hz fazendo com que este trabalhe de 50hz até 400hz. O midrange terá corte hipass pelo amp em 400hz e o tweeter será cortado hipass em 5khz por crossover passivo. Seria mais ou menos isso, mas pelo que eu ouvi falar na frequencia em que eu cortar pelo player ex: hipass 50hz -12db e cortar pelo amp em lowpass 400hz -12db a faixa de 0-50hz que estaria cortada pelos dois crossovers estaria atenuada em -24db, seria isso? terei problemas com ruídos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca ouvi falar disso. Se os cortes hp e lp forem ambos de 12db/8@ pq ficariam 24db/8@? Não entendi a lógica. Agora se vc tem dois cortes lp por exemplo na mesma freqüência um feito pelo ampli e outro pelo player aí sim a coisa muda. Não sei ao certo como é o cálculo mas tenho quase certeza que somasse os slopes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somasse os sloops, se o corte for igual. Dá também para variar, eu usava LP no ampli em 50 hz e no carputer em 25... Combinando ganho de cabine, decaimento de caixa, corte do ampli, do carputer etc etc o sub ficava bem plano de 20 a 50 hz ihaeuhae era bem legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quanto ao palco sonoro, existe, alem do TA, alguma coisa, ajustes, etc; que possa ser feito para traze-lo na posição do motorista?

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quanto ao palco sonoro, existe, alem do TA, alguma coisa, ajustes, etc; que possa ser feito para traze-lo na posição do motorista?

Sim. O recurso balance que acredito que todos os players possuem. Em alguns dá para ajustar o ganho por canal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim. O recurso balance que acredito que todos os players possuem. Em alguns dá para ajustar o ganho por canal.

 

Mas desta forma, balance, ganho em bi-amp, você não estaria somente diminuindo o volume do lado esquerdo? O TA não faz uma função diferente não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas desta forma, balance, ganho em bi-amp, você não estaria somente diminuindo o volume do lado esquerdo? O TA não faz uma função diferente não?

mesmo usando o TA o lado esquerdo continua com spl maior pois é o lado que está mais próximo dos ouvidos. Nunca vi TA consertar essa diferença. Então o negócio é apelar pro balance mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...