Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

ZANON

Projeto SQ PUG207 Quiksilver - DLS/Seas/Zed/Clarion

Recommended Posts

Postado em

Bom Galera,

Chegou o tão esperado momento em que estou com o carro(na verdade chega semana que vem) na mão e 95% dos equipamentos em casa...

Agora é botar tudo no papel, planejar e pensar os detalhes... e instalar!

O carro é um Peugeot 207 Quiksilver 2 portas.

Foto do interior do carro pra voces terem uma ideia:

peugeot-207-quiksilver-2010-painel_1600.jpg

O equipamento que está no "armário":

Clarion DXZ 785 USB

Zed Audio Leviathan 4X150rms + bridge 500rms (Manual)

DLS Nobelium 6.2 (não possuo o cross passivo!)

DLS Scandinavia 3"

RCAs JL Blue (5m 4canais + 5m 2canais) (é o azulzinho do link)

RCAs Kuntmeister(5m 2canais)

SUB Seas D1001-04 L26ROY

Cabos Speaker Canaré 4S8

o que não tenho:

Cabos de alimentação do modulo (importar um knu ou ir de nacionais tipo tiaflex?)

Caixa para sub(tenho um "cubinho" de 20L) (fazer uma de caixa latera de fibra bem reforçada, ou matar o pequeno portamala com esse cubo de 20L?)

Conectores/terminais de alimentação (não tenho nem idéia, nunca estudei essa parte da instalação)

Conectores/terminais de speakers (esqueço os terminais vou direto para a solda?)

Porta fusíveis

Cross Passivos

A primeira duvida ja está na base do projeto:

Não sei se ja mando um 3vias + sub, ou se vou de 2vias+sub e depois faço um UP pra 3vias+sub

seguindo:

Acredito que os mids 6.5" não vão caber na porta, mas talvez de pra adaptar... enfim, mids em pézinhos ou portas?

Os tw acredito que de pra adaptar no local original. Mas e se eu for de midbass+midranger+tw? ficaria estranho(visual e acusticamente) o tw no local original e o midrange na coluna?

A ideia é usar cortes ativos na HU(sub, mid e tw).

Se eu for de 3 vias, vou ter que fazer um cross passivo para o tw e midranger(e cuidar a inversão de fase!).

O modulo tocaria com 2canais em bridge o sub.

Os outros 4 canais ficariam: 2 canais para os 2midbass e 2canais para os 2tw(ou 2 canais para midbass e 2 canais para tw e midrangers)

Tw e midrangers on ou off axis? nem liguei ainda esses falantes...

sei que a decisão on/off axis deve ser de acordo com a interação equipamento-falantes-carro, mas seria legal se alguem com experiencia nesses falantes opinasse...

para o tw e midrangers acho que vou acabar usando os kuntmeister ao invés dos rcas JL, mas vou testar.

Onde instalar o modulo? "grudado" no banco de tras? na lateral do portamalas? em um fundo "falso"? de cabeça para baixo na tampão do porta malas?

Eu chego a pensar/considerar em instalar eu mesmo(com ajuda de um que outro amigo).

Mas ao mesmo tempo penso em deixar nas mãos de INStaladores que façam um serviço melhor que eu faria(principalmente no quesito pezinhos, colunas, caixas de fibra, acabamento em geral)

O problema é que agora eu to quase zerado... comprei o carro a vista e não tenho mto $$ pra mandar instalar.

Só pra eu ter uma ideia, quanto me cobrariam pra fazer uma instalação dessa? com tw e midrangers nas colunas, pezinhos para mids, caixa de fibra pra sub, fixação do modulo, etc etc??

por enquanto é "só" isso, com certeza algumas duvidas vão surgir de acordo com o tempo...

Pelo menos o carro vem com radio e falantes+tweeters, entao posso me dar o "luxo" de esperar pra fazer a instalação...

Valeu!

Postado em

Parábens pelo carro, e sucesso na idealização do projeto.

Em breve, tb estarei adquirindo meu Peugeot 207, porém, o 1.6 Hatch.

Só pra ter uma idéia, quanto pagou por ai?

Postado em

Cabos de alimentação do modulo (importar um knu ou ir de nacionais tipo tiaflex?)

Vai de SHOK Industries que o Ianaconi está importando, cabo é show.

Caixa para sub(tenho um "cubinho" de 20L) (fazer uma de caixa latera de fibra bem reforçada, ou matar o pequeno portamala com esse cubo de 20L?)

No Peugeot eu acredito que não valha muito a pena instalar caixa de fibra, a lateral já é bem retinha pelo que me lembro. Posta uma fotinha aí para ajudar.

Conectores/terminais de alimentação (não tenho nem idéia, nunca estudei essa parte da instalação)

Geralmente é ebay né.

Conectores/terminais de speakers (esqueço os terminais vou direto para a solda?)

Esquece

Porta fusíveis

O jander tem também, talvez ele tenha os terminais também. Eu tenho um disjuntor da fosgate aqui se vc se interessar.

Postado em

Parábens pelo carro, e sucesso na idealização do projeto.

Em breve, tb estarei adquirindo meu Peugeot 207, porém, o 1.6 Hatch.

Só pra ter uma idéia, quanto pagou por ai?

paguei 37.400 incluindo o ipva e emplacamento(algo que seria entre 800 e 900), paguei a vista. nessa serie quiksilver os descontos sao menores, se fosse a serie normal acho que conseguiria mais desconto.... meu teclado ta mto ruim, to sendo breve pq pra colocar o a,n,b to fazendo ctrl c ctrl v heheheheh valeu!! (to sem o enter, um shift e aspas tbm)

Postado em (editado)

Os cabos shok tem uma construção diferenciada, são varios cabos torcidos e encapados independentemente compondo um só, fazendo assim um cabo com bitola razoavel mas suportando uma amperagem que só seria possivel com um cabo quase com o dobro do tamanho. Por exemplo, 3 cabos de 21mm (63mm totais)suportam 210A, pra um cabo sozinho suportar isso precisaria ter 107mm.

Tanto os cabos shok quanto os terminais você acha com o capone da R2 audio também.

Editado por Satyricon
Postado em

Bom, se eu fosse você já tentaria instalar diretamente o 3 vias. Portas e colunas, ligava o kit em 3-way ativo, sem sub. Regula bem, brinca com o cross, fica nessa por um tempo, ai quando achar os pontos ideais faz um passivo e implementa o sub.

Postado em

Cara, aqui cobram 40.000 pelo mesmo carro.

Se eu fosse pagar em grana o carro inteiro, eu comprava ai, mas como eu tenho que dar o meu na troca fica mais complicado, né.

Aqui cobram caro no zero, e desvalorizam o seu ao máximo usando tabela fipe menos 15%. Fico louco com isso, porque os preços na tabela fipe não são praticados na realidade, se assim fosse os carros seriam mais baratos.

Ah, vai de 3 vias, eu já tive um, mas também é mais complicado pra acertar.

Postado em

Bom, se eu fosse você já tentaria instalar diretamente o 3 vias. Portas e colunas, ligava o kit em 3-way ativo, sem sub. Regula bem, brinca com o cross, fica nessa por um tempo, ai quando achar os pontos ideais faz um passivo e implementa o sub.

Achei muito boa tua sugestão.

Pois é Pad. Ja passou pela minha cabeça deixar o sistema 3 vias ativo e futuramente adicionar um Fosgate 200ix pro sub...

Uma pulga que tenho atras da orelha: os canaré 4s8(16awg) não são meio finos pra tocar os mids?

valeu!

Postado em

Cara, aqui cobram 40.000 pelo mesmo carro.

Se eu fosse pagar em grana o carro inteiro, eu comprava ai, mas como eu tenho que dar o meu na troca fica mais complicado, né.

Aqui cobram caro no zero, e desvalorizam o seu ao máximo usando tabela fipe menos 15%. Fico louco com isso, porque os preços na tabela fipe não são praticados na realidade, se assim fosse os carros seriam mais baratos.

Ah, vai de 3 vias, eu já tive um, mas também é mais complicado pra acertar.

O que as revendas fazem é não baixar o preço do carro, assim eles "forçam" um parcelamento onde você paga juros. Detalhe que normalmente para o financiamento eles oferecem o banco da marca(tipo Banco GM, etc), assim além de eles lucrarem no carro, eles tiram mais um bom $$ nos juros...

Valeu!

Postado em

uhmmm

não sei se fiz besteira...

os cabos dos speakers que tenho são 16awg, no caso 4X16awg para alimentar o midranger e tweeter.

dando uma olhada no autosom.net, vi que para 150rms a 4ohms, a corrente que passa são 6 amperes e que para essa corrente seria necessario um cabo de 2.0mm²(14awg).

A questão é: para cada falante vai uma corrente de 6 amperes, mas para cada falante são 2 cabos, entao seria necessario um cabo 2X1,00mm²? ou seria necessario 2X2,00mm²?

duvida de principiante, mas agora fiquei encucado....

Postado em

uhmmm

não sei se fiz besteira...

os cabos dos speakers que tenho são 16awg, no caso 4X16awg para alimentar o midranger e tweeter.

dando uma olhada no autosom.net, vi que para 150rms a 4ohms, a corrente que passa são 6 amperes e que para essa corrente seria necessario um cabo de 2.0mm²(14awg).

A questão é: para cada falante vai uma corrente de 6 amperes, mas para cada falante são 2 cabos, entao seria necessario um cabo 2X1,00mm²? ou seria necessario 2X2,00mm²?

duvida de principiante, mas agora fiquei encucado....

Se a corrente sao 6 amperes e como a corrente passa pelo positivo entra no driver e sai pelo negativo, o cabo tem que ser 2mm² para cada via, positivo e negativo..

O pensamento estaria correto apenas se estivesse usando os cabos em paralelo!

Postado em

Eu não compraria. Não vejo muita vantagem, ainda mais num crossover que certamente tem caracteristicas específicas pro kit F#1. E pelo preço juntava mais um pouco e pegava alguma HU com 4-way ativo, se fosse o caso.

Postado em (editado)

Passei pelo mesmo dilema, até hj não instalei o sub. To c/3 vias ativo. É difícil abandonar cross ativo pq dá p/controlar td independente (T.A., EQ, Cross, etc). Se vc adicionar o cross passivo no tw+mid vai ter q sair da configuração 3way da HU e usar apenas cross HP. Assim, geralmente o máximo "slope" que dá p/usar é 12db/8ª e as opções de corte tb já diminuem. Agora vai de qt $$ está disponível. Um processador vai sair + de R$2000, um HU q faça td isso tb vai custar isso, ou +. O q vc pode fzr é usar 3 amp's e fzr cortes ativos td pelo Clarion. O corte do sub vc faria em um módulo Mono e ligaria esse amp Mono em um dos outros 2 amps. Existem amp's 3 canais que só usam 2 RCA's tb (LRX 3.1K), assim vc usaria 4 RCA's de um amp e mais 2 RCA's de outro e dava certo no seu Clarion. Boa sorte.

Editado por Alex_84
Postado em

Zanon, blz?

Desvirtuando seu tópico, poderia por favor me dizer se compensa o 207 Quicksilver ao invés do 207 1.4 Completo?

A diferença de valor aqui é brutal.

Sei que o Quicksilver tem alguns opcionais interessantes como o Teto Solar, mas vale a pena pagar por aqui, 4 a 5 mil a mais?

Abraços

Postado em

Zanon, blz?

Desvirtuando seu tópico, poderia por favor me dizer se compensa o 207 Quicksilver ao invés do 207 1.4 Completo?

A diferença de valor aqui é brutal.

Sei que o Quicksilver tem alguns opcionais interessantes como o Teto Solar, mas vale a pena pagar por aqui, 4 a 5 mil a mais?

Abraços

completo como? ar, direção e vidro?

vou falar o que ele tem de diferente comparando com alguns(nao sei o modelo) 207 1.4 que ja vi:

o quiksilver ja vem com rodas liga leve 15" e farol de neblina, o interior tem detalhes cromados, a direção é "anatomica", bancos concha MUITO confortaveis revestidos em neoprene, pedaleira e manopla de marcha cromadas, radio com mid+tw(sendo que aqui no sq todomundo faria um belo up), sem falar no teto solar... o carro é um pouco "unico", bem diferente e na minha opinião muito mais bonito que os outros 207 "normais"

bom, eu andava de corsa classic 2007 pelado(sem vidro, porta, ar condicionado....nem ar quente tinha) e a diferenca eh brutal.

ateh parece que fiz uma plastica depois que troquei de carro, vai ver que "por acaso" fiquei mais bonito mesmo... heheheh o carro tem um ar "sex appeal" hehehe

bom, peguei o 207 pq olhando o preço(e o que o carro oferecia) ele dava de 10 no Punto(bonitinho) e no Agile(carro de mulher, hehe), alem de ser 4-5 mil mais barato...

o grande "problema" do quiksilver, é que por se tratar de uma edição limitada, não da pra tirar desconto mto bom... por exemplo, o 207 1.4(nao lembro o modelo) consegui baixar de 39 para 34. O quiksilver baixei de 39.5 pra 37.5...

depende muito da concessionária/vendedor...

teve casos que o vendedor teve a cara de pau de me dizer que o preço do carro era X, daria pra parcelar em 60 vezes, e que a vista o preço era X mesmo, sem NADA de desconto! nem IPVA e emplacamento não queriam dar!!! na hora pensei: PQP! ECONOMIZEI UMA P**#A DE DINHEIRO POR 3 ANOS E O CARA NAO ME DA 1 CENTAVO DE DESCONTO?!?!?! na hora virei as costas e fui embora...

bom, é acho que é isso.... hehe

Postado em

Cara, vou confessar uma coisa. Eu to doente querendo o mesmo modelo! Nem que eu tenha que sacrificar alguns projetos(viajem,som)

Fui ontem na Agência aqui, me fizeram 38.500 no mesmo modelo com 5 portas. Vale a pena mesmo? Porque ouvi uns comentários sobre dar problemas no teto....

Quanto a você ter ficado mais bonito, isso aí com certeza, mulherada paga pau.

Bem isso que você falou, do Ágile e do Punto, penso a mesma coisa. Deve estar sendo muito bom andar com esse 207 ai, visto que você andava de Corsa pelado,rs...

Abraço, obrigado pela resposta.

Postado em

So para complementar, há 3 semanas minha namorada fechou o 207 1.4 completo por 33.5, a vista. E se apertar acho que leva por 33.

Postado em

Como que esta pensando em fazer?

Usar um cross passivo pro tweeter e ligar em conjunto com os mid-range, os mid em outro par de canais e o sub em bridge?

O quer adquirir outro amp e fazer um tri-amp pro kit??

Pq as vezes vai bem um punch ai pro grave, ia ficar show!

Postado em

Bom Galera depois de mais de um mes ausente, estou de volta(e agora focado em iniciar meu projeto).

A principio vou seguir a ideia do PAD:

3 vias ativos sem sub.

O plano inicial é o seguinte:

1) Comprar speaker cable para os mids, pois vou deixar os canaré para os midr e tw. Penso pegar um cabo "parrudinho", mas não tenho ideia de qual!

Vou deixar os tw e midr com os canare 4S8(4X16). O que ficaria melhor ligar 4 cabos 2 no tw e 2 no midr? ou ligar 4 cabos no midr e 4 no tw? deu pra entender né?

2) Comprar power cables 4awg da shok?

3) Alguem sabe me dizer a profundidade de speaker que as portas do 207(acredito que iguais a do 206) aguentam? meu mid DLS tem a mounting depth de 65mm... será que esse mid cabe na porta?

e por ultimo, mas não menos importante a duvida final...

Dar uma de machão e partir para o DIY?

Ou(por um milagre) achar uma instaladora em porto alegre que faça um serviço de primeira?(estou disposto a pagar 1.000 - 1.500 por algo MUITO mas MUITO bem feito!)

Postado em

Pelo que pude notar no post do Dantas do HT forum, os cabos star quad dão tudo de si quando usados em cruz, ou melhor, vai usar os 4 cabos em cada componente mesmo, sempre usando os condutores opostos em cada polo.

Postado em

Bom galera...

Virei coveiro!! Desenterrei meu próprio tópico...

Bom, eu to ausente do som automotivo pq to "sem" grana. Na verdade to economizando pra comprar um apê.

Só que TODO DIA eu faço 90kms pra ir e voltar do trabalho, demoro duas horas pra fazer esses 90km e durante todo caminho penso no meu som. Em quando vou concretizar o projeto.

A unica coisa que fiz esse tempo todo(entre a compra do carro e agora, 1 ano!) foi comprar uns RCAs do Offtime e os Shok da R2. Bom, além disso, eu tirei o radio original da PUG e coloquei o DXZ785USB pra tocar os falantes originais(sem modulo, sem nada). Só pra poder brincar de TA e poder usar meu Ipod(unica e exclusivamente com lossless).

Então tomei uma decisão... Ou instalo essa "porcaria" ou vendo tudo! hehehe

Desisti de tentar realizar o projeto, me convenci de que não tenho conhecimento pra matar no peito e sair fazendo/projetando. Em outras palavras, o que decidi fazer foi: Pagar alguém altamente capacitado pra fazer a instalação/ajustes/regulagens.

Minha duvida é a seguinte... Tento achar alguma loja em porto alegre? Levo meu carro pra Curitiba(onde ja vi instalações aqui no forum de babar!)? O que eu faço?

O que tenho em mente é largar o carro em uma "loja" e tirar ele de lá pronto, bunitinho e soando bem... :)

E outra, quanto seria a "facada"?

Quanto me cobrariam pra fazer uma instalação com bastante manta nas portas, peitinhos, baffle na porta(ou pezinhos), passar os speaker cables, rcas, cabos força, alinhar/direcionar midr+tw, regular toda a bagaça?

Qual a média de preço?

Sei que pode variar de R$1.000 até R$15.000. Não quero que o som seja EStalado, mas também não precisa ser um "DLS Lime Beetle"(feito pelo Per Söder).... Só quero uma instalação que esteja de acordo com meus equips....

E agora rapaziada? O QUE É QUE EU FAÇO?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...