Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
delima

[DIY] CarPC

Recommended Posts

To meio afastado do fórum, mas começando projeto novo: um CarPC, a custo baixo (dentro do possível), DIY e prático

Hardware:

- Netbook Megaware 1.66GHz, 2GB RAM, HD 320GB, com Wireless, Bluetooth, leitor de cartão, saída VGA, Windows 7. Será usado sem a tampa do display

- Tela VGA touchscreen Bétria

- Hub USB Encore

Montagem:

- Moldura do painel (rádio) VW G3

- Circuito de alimentação do sistema

- Diversos

Som (já tinha):

- Amp Soundigital SD1000.4AB

- Kit Bravox CS60D

- Kit Bravox CS50B

- Cabos RCA RGC-59 (DIY)

Recursos iniciais:

- Acesso à internet Wi-fi ou 3G (via wi-fi), navegador, MSN

- Interface OBD-II (DIY)

- Wi-fi

- Bluetooth

- Controle por smartphone Android

Recursos futuros:

- GPS

- Player de mídia dedicado (DIY)

- Drive de DVD slim

- Outros

Primeiras dificuldades:

A moldura da tela não encaixou na altura devido a uma simples peça plástica (tipo uma travessa) que fica entre as molduras do rádio e do ar condicionado, estou pensando em cortá-la

Também o sistema montado para teste apresentou alto ruído, ainda não tive tempo pra verificar, sugestões serão bem vindas

Algumas fotos:

Net

netbookf.jpg

Tela

telaa.jpg

Moldura

molduraj.jpg

Moldura já trabalhada

molduracortada.jpg

Moldura + tela

molduratela.jpg

Por enquanto é isso :legal:

Editado por delima

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O projeto do CarPC parece interessante! Boa sorte na montagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Progeto bem lgl, so modificaria os cabos rgc-59 pelos Belden 1585A CAT5 que são bem mais tops e estão sendo vendidos no forum pelo offtime

acompanhando no aguardo de mais fotos

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto do CarPC parece interessante! Boa sorte na montagem.

valeu, a montagem só tá com esse probleminha, vou ver se amanhã tenho alguma solução :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Progeto bem lgl, so modificaria os cabos rgc-59 pelos Belden 1585A CAT5 que são bem mais tops e estão sendo vendidos no forum pelo offtime

acompanhando no aguardo de mais fotos

valeu, mas o problema do ruído não deve ser da qualidade do cabo, tenho que ver com calma o que é exatamente, provavelmente diferença de potencial entre a placa de áudio do net e a entrada RCA do amp

tá aí mais fotos

net já sem a tampa completa

netsemtampa.jpg

aqui só pra mostrar a moldura original que já foi retirada, agora lembrei de dizer o carro é uma Parati Crossover 2.0

molduraoriginal.jpg

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o projeto!

acompanhado...

valeu, nos próximos dias quero ver se fecho o circuito de alimentação para o net, tela e remoto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

olha tb tive problema de ruido, e ainda não solucionei uaha

Compartilhar este post

Link para o post

Me CARPC nunca me deu problemas com ruido.

E olha que na época, eu usava um P2/2RCA bem xing ling.

Acompanhando... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, me explica melhor ae, aterrar tudo no mesmo cabo?

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, me explica melhor ae, aterrar tudo no mesmo cabo?

Em fontes para PC, você pode pegar o negativo de um dos conectores e ligá-lo ao terra, que é o que eu fiz no meu. Assim todo o sistema já fica com o mesmo potencial e aí o ground loop desaparece.

Em quaalquer caso, você pode usar uma tática muito usada em diversos equipamentos de áudio, que é o de usar um resistor em série com o terra, no seu caso, no cabo. Interrompe o terra em uma das pontas e coloca um resistor de 100 ohms / 1W no lugar (poderia até ser 1/8W, mas dependendo da diferença de potencial, esse bicho pode acabar esquentando). Isto reduz a corrente que iria circular pelo cabo, na maior parte dos casos elimina totalmente os ruídos.

Eu uso interface USB e tenho zero ruídos, mas o aterramento foi todo pensado.

Compartilhar este post

Link para o post

acabei de fazer oque falo Kleber, porém o ruido continuo, peguei o negativo de um dos conectores e liguei no terra, nada o ruido continuo..

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ver também qual é a porigem do seu ruído. Muitas vezes o ruído provocado pelo HD, coolers e etc vaza pela placa de som, neste caso é preciso filtrar a alimentação. As boas fontes feralmente fazem isto, mas já tive muito problema com placas onboard. Por isto que uso USB...

Além disto, seu aterramento tem que ser todo feito em um lugar apenas... aterrar carpc em um lugar e amps em outro é garantia de problemas.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

como eu ainda não montei o circuito de alimentação o terra do net tá flutuando em relação ao restante do sistema, então acho que é por aí sim, quando terminar de montar todos os terras estarão no mesmo "potencial"

o que me intriga é saber se a placa de áudio realmente tem o negativo do áudio aterrado no terra da alimentação, no próximo teste vou comprovar (to sem multimetro decente)

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

po bixo vc comprou um netbook 0 pra colocar de carpc e ainda tirou a tela de cara??

ta sobrando $$ entao

colega meu ta com carpc num fusca ta show de bola so q o note ta muito velho mas eh so pra inicio mesmo ele ta atraz de algum sem tela

tem um software que ele achou pra carpc que faz tudo

Compartilhar este post

Link para o post

po bixo vc comprou um netbook 0 pra colocar de carpc e ainda tirou a tela de cara??

ta sobrando $$ entao

colega meu ta com carpc num fusca ta show de bola so q o note ta muito velho mas eh so pra inicio mesmo ele ta atraz de algum sem tela

tem um software que ele achou pra carpc que faz tudo

hehehe em verdade nao gastei um centavo com isso, pois vendi um dvd e um player q eu tinha aqui

procurei por bastante tempo e nada de net sem tela e os usados com bom HD (160GB pra mais) acabam custando 100 reais a menos que esse, entao nao vale a pena

voce sabe o nome desse software? é freeware?

eu comecei a desenvolver um, mas agora o tempo tá bem escasso, eu tinha uma idéia de não usar nenhum software pirateado, só o windows original e os outros freeware, mas tá meio difícil...

Compartilhar este post

Link para o post

fiz uma montagem provisória, ainda sem circuito de alimentação do net, mas gostei bastante do resultado

tive que alterar 2 coisas no carro: cortei uma pequena travessa dos botões do ar cond pra tela poder entrar e fiz uma abertura no fundo do porta-luvas (net ficará por lá a princípio) pra passar os cabos

o forte ruído era mesmo falta de aterramento do net, mas ainda tem um ruído menor de fundo e principalmente quando liga e desliga, vou ter que pensar em filtragem pesada

net no porta-luvas

net1.jpg

ainda falta fazer algum amortecimento pra ele, o problema é que dependendo da rua pode pular, pensei numa fita dupla face, mas fica o medo de não tirar mais e ainda de marcar o net

tela colocada no painel

tela1r.jpg

se alguém tiver ideias de acabamento pra fechar esses espaços entre a tela e a moldura, por favor me de uma luz

tela à noite

tela2.jpg

amanhã pretendo comprar os componentes e terminar o circuito e a montagem

isso aí :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

delima, como vc está alimentando o pc??

ou vc está fazendo esses testes apenas com a bateria?

isso mesmo, por enquanto só testes com a bateria do net, to testando vários circuitos pra alimentação, com LM7812 + BD536 não funciona com o carro desligado (entrada é baixa pro 7812), além de dar ruído... amanha vou testar ligando direto baixando a tensão pra um nível seguro pro net e a alimentação da tela é direto na bateria

Compartilhar este post

Link para o post

Tem vários softwares que funcionam como interface no carpc, alguns shareware outros freeware.

O que eu usei um tempo no meu (que nunca ficou 100% bom) foi o roadrunner com uma skin que não lembro o nome... Tem mais infos no tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=134125

valeu joão, muito legal seu carpc; o meu será bem mais simples, mas já vi que os softwares que vc usa servirão legal pro meu projeto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vários avanços e como é DIY, fotos:

circuito de alimentação do net + tela + remoto + start "automático" do net

circuito1i.jpg

circuito2v.jpg

puxando fios do botão liga do net para ligar externamente

net aberto

netaberto.jpg

detalhe do botão liga

netbotaoliga.jpg

já com os fios soldados

netbotaoligasolda.jpg

silicone pra proteger

netbotaoligasilicone.jpg

acabamento da tela

para os espaços entre a tela e a moldura do rádio encontrei essa fita milagrosa

fitaantiruido.jpg

resultado fica bom

telaacabamento1.jpg

amortecimento do net no porta-luvas

sistema super elaborado de amortecimento + fiação

netamortecimento.jpg

net na posição

netposicionado.jpg

hub usb colocado no console central (ainda não sei se ficará ali)

hubusb.jpg

"O maldito problema dos ruídos"

parece novela, mas ainda tem ruído, seguinte: o terra (malhas) dos RCA quando ligado ao terra do sistema gera forte ruído (zumbido) no áudio, então retirei (agora explica hehehe)

ainda tem ruído (tipo raspando) quando está ligando o net, até o windows iniciar, depois fica blz, quase sem ruído e quando desliga dá aquele estampido no sub... capacitor de desacoplamento não adiantou, estou pensando em algo no amp, tá difícil

agora começa fase de configuração do windows, escolha de softwares, etc

por enquanto é isso, alguém tem idéias??

Compartilhar este post

Link para o post

idéia potencialmente idiota... Já tentou aterrar o negativo do rca?!

Compartilhar este post

Link para o post

idéia potencialmente idiota... Já tentou aterrar o negativo do rca?!

esse é o detalhe, se aterrar aparece um chiado alto tipo zumbido e nao some o outro da porrada no sub

acredito que o problema seja no amp mesmo

to pensando na seguinte solução: pra desligar é facil, bastar desligar a chave geral de alimentação, que desligará o remoto do amp, o windows desligará normalmente alimentado pela bateria do netbook. Pra ligar coloco um circuito de tempo no remoto do amp lá na mala mesmo, tipo atrasando o start do amp em uns 30s, que é o tempo de inicialização do net até a tela de boas vindas do windows

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...