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Rafael Ramalho

Primeiras impressões: Volkswagen Gol Rallye

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gol300.jpg

Enfim, o Gol parece ter ganhado um rival à altura. O novo Fiat Uno, lançado em maio, está "apertando" o carro mais vendido do país há 23 anos. Na primeira quinzena de setembro, a diferença de vendas entre os dois modelos é de um pouco mais de 200 unidades. Para se ter uma ideia, são comercializadas, em média, 750 unidades de cada um dos hatches por dia, ou seja, bastam poucas horas de vendas para este cenário mudar.

 

imagemkt.jpg

Para voltar a respirar aliviada, a primeira resposta da Volkswagen é a reedição de uma receita que já deu certo no passado: o Gol Rallye. O carro com perfil off-road nasceu em 2004 e em dois anos chegou a 13 mil unidades. Em 2007, a série voltou para completar a gama da quarta geração, mas foi limitada a três mil modelos. Desta vez, a marca alemã diz que é o consumidor quem vai ditar a quantidade que será produzida e o tempo de mercado da nova versão que, segundo estimativa da fabricante, deve representar 5% das vendas totais do Novo Gol.

 

À frente do Gol Rallye está o Renault Sandero Stepway, que nasceu em 2008, e a versão aventureira light do Uno, a Way, que de acordo com a Fiat representa 23% do mix de vendas do modelo, mesmo com o valor salgado. O Uno, com motor 1.4, parte de R$ 32.480 e chega a R$ 36.321 na configuração semelhante ao do Gol, com desembaçador e ar quente, direção hidráulica, preparação para som e alto-falantes, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, rodas de liga-leve e adesivos na carroceria.

 

A partir de R$ 40.370, o Rallye, oferecido apenas com propulsor 1.6, traz de extra no pacote de série sensor de estacionamento, regulagem de altura e profundidade do volante e repetidores de setas nos retrovisores, itens que não estão na lista de opcionais do modelo da Fiat. Com ar-condicionado, o preço do novo compacto da marca italiana sobe para R$ 38.518 e o da série da Volks chega a R$ 43.030, na versão manual e R$ 45.690 com a transmissão automatizada (I-Motion), o mesmo valor cobrado pelo Sandero Stepway, oferecido apenas na versão 1.6 manual, que tem com diferenciais rodas de 16 polegadas, pneus de uso misto, barra de teto e estribos laterais.

 

gol2620.jpg

Com preços equilibrados, a diferença está mesmo ao volante. Para fazer jus ao apelo off-road, a suspensão da nova série foi elevada em 28 mm o que aumentou para 171 mm a altura livre do solo com o veículo vazio e 146 mm, quando carregado. Para compensar a elevação do centro de gravidade, que torna o carro mais instável nas curvas, a engenharia adotou novas molas e os amortecedores, deixando-os mais duros, além de rodas de 15 polegadas. Os pneus, que também são novos, têm perfil mais baixo em relação a versão normal e estão mais sensíveis às irregularidades do piso. Todas esses mudanças deixaram o hatch com dirigibilidade mais esportiva e ainda mais distante do rodar demasiadamente macio do Uno e Sandero.

 

 

gol3h.jpg

A esportividade também está presente na cabine. O revestimento interno do teto e das colunas é em tom preto, os assentos e as portas receberam novo tecido, o painel ganhou pintura texturizada e os comandos e o quadro de instrumentos trazem iluminação com LEDs. A inscrição da versão aparece na manopla do câmbio e na parte superior dos bancos. Para os passageiros da fileira de trás a novidade são luzes de leitura individuais.

 

Na carroceria, a série é caracterizada pelos adesivos na parte inferior da lateral, grade preta com o nome da versão em uma faixa prata, como adotado no Saveiro Cross, para-choque com faróis de neblina integrados, aerofólio traseiro, ponteira do escapamento cromada e lanternas escurecidas. Outra novidade é a cor amarelo que a fabricante apelidou de Solaris, uma das cinco opções disponíveis.

 

gol4.jpg

 

Na disputa entre o Gol Rallye e o Uno Way não está em jogo apenas o título de carro mais vendido do Brasil, mas também de marca líder do segmento de aventureiros leves que, segundo a Volkswagen, cresceu 463% de 2005 a 2009. Apesar de a Fiat ser a pioneira desse mercado, com o lançamento do Palio Adventure em 1999, é a Volkswagen que lidera a fatia com o CrossFox. O modelo off-road fechou 2009 com cerca de 26% de participação nesse mercado e uma média de 110 mil unidades vendidas por ano, o que corresponde a 30% do total de vendas do hatch.

 

Fonte: G1

Editado por Rafael Ramalho

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Não sei como o novo Uno está nesse patamar... dos três ai, se eu fosse obrigado a comprar um, primeira opção seria o Sandero, seguido de Gol... pra depois pensar no Uno!! E pensar muuuito no Uno!!!

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Não sei como o novo Uno está nesse patamar... dos três ai, se eu fosse obrigado a comprar um, primeira opção seria o Sandero, seguido de Gol... pra depois pensar no Uno!! E pensar muuuito no Uno!!!

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Não sei como o novo Uno está nesse patamar... dos três ai, se eu fosse obrigado a comprar um, primeira opção seria o Sandero, seguido de Gol... pra depois pensar no Uno!! E pensar muuuito no Uno!!!

:+1

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:+1:+1

 

tambem acho o uno abaixo.. principalmente pelo motor pequeno... se fosse o 1.6 16v no uno.. talvez ja mudaria de ideia...

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ainda acho inaceitavel chamar um carro de offroad, rally, adventure um carro que mal passa numa poça de lama.

 

 

alem disso tudo fica feio.

 

 

 

nada mais que maquiagem pra enganar o consumidor.

 

 

e não estou me referindo a uma ou outra marca e sim T-O-D-A-S

 

 

quer off-road? compra um off-road de verdade!

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Bem, alguém aqui já teve carro pequeno e viajava por estrada de terra, lama e etc?

 

Se sim, sabe que um carro com tração dianteira se vira muito bem até. MAS uma suspensão mais alta e mais proteção (mais plástico mesmo) faz falta, pois o mato RISCA o carro todo.

 

Eu, por exemplo viajava 1x por mês nesses esquemas... interior, cachoeiras, etc. E só podia ter um carro, que era do dia-a-dia. Prá quê que eu ia pagar MUITO mais num offroad como a Pajero TR4, que bebe pra ca*****, não anda nada, tem manutenção cara, espaço ridículo até pra um anão, e conforto de Fox?

 

Sim, esses carros são úteis sim!

 

Eu mesmo achava do ca***** quando tinha o Uno. Ia pra QUALQUER quebrada com ele, nego rachando o cárter e eu passando de terceira marcha. Nego falando que em tal lugar só passava 4x4, e lá estava meu uninho...

 

p1010134i.jpg

 

p1010140i.jpg

 

p1010114r.jpg

 

Sim, isto era o meu Uno. Indo onde nego falava que não ia. Deu trabalho, escorregou muito, mas foi.

 

Ou seja, se o cara quer ter um carro econômico e normal pro dia-a-dia e quer pegar estradas de terra eventuais, deve ir SIM de Adventures, Rallys e etc. São carros que cumprem o que prometem, facilitar a vida off-road.

Editado por Kleberlpa

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putz , falou tudo Kleber !

 

viajei muito pra Visconde de Mauá - RJ , onde as estradas são essa bagaça como nas fotos aí e ia de uno 1.5 qdo solteiro .

 

depois de casado fui algumas vezes numa adventure 1.8 2005 e te digo que fazia uma puta diferença a altura extra e os pneus mistos .

 

Acho super válido nossos pseudos off roads nacionais

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Bem, alguém aqui já teve carro pequeno e viajava por estrada de terra, lama e etc?

Se sim, sabe que um carro com tração dianteira se vira muito bem até. MAS uma suspensão mais alta e mais proteção (mais plástico mesmo) faz falta, pois o mato RISCA o carro todo.

Eu, por exemplo viajava 1x por mês nesses esquemas... interior, cachoeiras, etc. E só podia ter um carro, que era do dia-a-dia. Prá quê que eu ia pagar MUITO mais num offroad como a Pajero TR4, que bebe pra ca*****, não anda nada, tem manutenção cara, espaço ridículo até pra um anão, e conforto de Fox?

Sim, esses carros são úteis sim!

Eu mesmo achava do ca***** quando tinha o Uno. Ia pra QUALQUER quebrada com ele, nego rachando o cárter e eu passando de terceira marcha. Nego falando que em tal lugar só passava 4x4, e lá estava meu uninho...

 

p1010134i.jpg

 

Sim, isto era o meu Uno. Indo onde nego falava que não ia. Deu trabalho, escorregou muito, mas foi.

Ou seja, se o cara quer ter um carro econômico e normal pro dia-a-dia e quer pegar estradas de terra eventuais, deve ir SIM de Adventures, Rallys e etc. São carros que cumprem o que prometem, facilitar a vida off-road.

 

 

:rever1:

 

Falou tudo klébão.....concordo plenamente contigo!

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sim concordo com o kleber... apesar de ser 10% do publico compram por esse motivo...

a maioria eh pq acha bonito mesmo... acha que eh mais robusto que a versao normal... enfim... pasmafaute

Editado por Rodrigo_KBLO

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Sim, a maioria compra por ser mais robusto...

 

Como diz uma amiga minha, que é apaixonada na Palio Adventure, ela diz que é carro de "mamãe gostosa e poderosa buscando o filho na creche".

 

É claro que NENHUM offroad é vendido apenas pra uso offroad. A maioria dos modelos é vendido pra gente que usa na cidade mesmo. Basta ver quantas Pajeros já tiveram o 4x4 acionado alguma vez na vida.

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Quando se compra uma Pajero recebe-se um "treinamento" sobre o carro... Logo, toda pajero já teve o 4x4 acionado por alguns metros =P

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Oq eu quis dizer é com relação a comparar o novo Uno com Gol Rallye ou Sandero Stepway! Digo isso esteticamente falando mesmo, não pela funcionalidade!

 

se a questão fosse funcionalidade todos andavam de Fusca... esse sim é guerreiro na terra!!!hehehhehe

mas é bem oq vc disse, um carro leve com tração dianteira se vira muito bem nas estradinhas de terra!!!

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Sobre o uno ser "inferior", o novo acho que não fica atrás do gol não... aliás não vejo o que o gol tem de vantagem nisso não... e o uno R 8k de diferença... pesa e muito ein... são 20% de diferença....

 

 

Tbm sobre essas afirmações "carro aventureiro uma ova"... "rebaixar um carro destes é proibido".... já fui mais crítico a isso, hoje vejo as coisas com mais serenidade...

 

 

Só uma coisa que acho estranho é pessoas que tem 4x4 de fato (suvs) e ficam COM MEDO de passar numa poça de água onde carros menores passam (já vi isso aqui na rua da empresa, que dependendo da chuva forma ponto de alagamento)... mas de resto, se o cara que andar com plástico pendurado, e nunca ver terra, deixa ele.... acho pior é pobre andar com camiseta "diesel" de 10 real por ai... ou gordo querer usar calça colada colorida do restart hauhuahuahuhauhu

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E não é só pra quem vai em estrada de terra, a suspensão elevada ajuda em ruas esburacadas que temos em muitas cidades, passar em lombadas, etc. Para-choques e plásticos sem pintura são menos sensíveis a arranhões.

 

Particularmente eu não gosto de suspensão alta nem de muito plástico mas tenho que reconhecer sua funcionalidade.

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Bom, uma coisa que é estranho, ridículo e eu odeio em SUVs....

 

Em alta velocidade (nem precisa de tanto, depois dos 100 por hora) choveu tem que diminuir, aquaplana muito fácil!

 

Vocês não sabem como é brochante estar com o carro da minha mãe (170 cv, controle de estabilidade, tração, abs, ebd e os kraio a 4) andando a 160~180 e começar a chover, ter que diminuir pra 80~100 (realmente dá sustos GRANDES se passar disso) e ver os uninho mille passando a 140 do lado... (E eu, com a montana, taria andando a 180 haha)

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Sim, a maioria compra por ser mais robusto...

 

Como diz uma amiga minha, que é apaixonada na Palio Adventure, ela diz que é carro de "mamãe gostosa e poderosa buscando o filho na creche".

 

É claro que NENHUM offroad é vendido apenas pra uso offroad. A maioria dos modelos é vendido pra gente que usa na cidade mesmo. Basta ver quantas Pajeros já tiveram o 4x4 acionado alguma vez na vida.

Ela deve ser um cú ! típico comentário de gente que se acha.

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Ela deve ser um cú ! típico comentário de gente que se acha.

 

Mamãe gostosa, poderosa.

 

De Palio? Não entendi.

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Bom mesmo era a parati crossover! Completona, bonita e sem PLASTICOS RIDÍCULOS por tudo que é lado! Se o cara é de cidade, só mandar rebaixar que fica show.

 

Opa, esqueci, tenho uma :)

 

 

(Parecendo o Jão falando de GM)

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o grande problema dessas séries "adventures", "crossover", são os acessórios, mto visados por ladrões resultando no encarecimento do seguro do veículo!!

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Ela deve ser um cú ! típico comentário de gente que se acha.

 

Pelo contrário, muito gata e muito gente fina.

 

Óbviamente ela fala em tom de brincadeira, mas é a verdade... a mulherada quer é se sentir poderosa num carro alto.

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