Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gboff

[DUVIDA] Como soldar esse trinco

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

venho aqui pedir a ajuda dos amigos para resolver um problema do meu bólido.

 

Comprei um corsa 2P ano 2000 no fim de fevereiro, na emoção do primeiro carro nao dei tanta importância por esses trincos.

 

O problema é que agora eu começei a ficar sismado com essa mer**, andando pelas ruas de paralelepipedo onde passo por irregularidades ou até mesmo em algumas lombadas, eu escuto aqueles grilos das colunas... esse barulho me incomoda e muito... e como eu nao pretendo trocar de carro tão cedo...(minha idéia é uma montana sport, mas como a grana vai demorar a acumular estou pensando seriamente em arrumar esses trincos nas colunas e ajeitar o carrinho do jeito que eu sempre quis)

 

Pesquisei no corsaclube, do qual faço parte, e achei um topico sobre esse problema... lendo ele e tals, li que alguns fizeram a funilaria e que depois de um tempo voltou a aparecer o trinco e em outros não...

 

como nao gosto de jogar dinheiro fora, e acredito que ninguem, gostaria de opiniões de voces para ajeitar esse pepino das colunas

 

sei que a solda vai enfraquecer o material ao redor da mesma, o que pode resultar na nova trinca em algum local ao redor do "remendo"

 

 

ENFIM:

sei que existem diversos tipos de solda

 

tenho um conhecido que tem uma que fica meia amarelada, acho que é solda oxigênio o nome, nao sei se ela é tão resistente quanto a MIG/MAG e se "danifica" tanto o material ao redor, acredito que para chapas finas como da lataria seje menos prejudicial;

 

a MIG/MAG sei que é resistente, mas como ela esquenta bastante o material vai enfraquecer ainda mais as colunas, podendo gerar outra trinca;

 

lendo um tópico de restauração daqui do forum mesmo, vi que um user usou estanho para fechar buracos na lataria da parati, poderia ser uma opção?

 

queria opiniões de alguem que ja usou essas soldas ou teve alguma experiência com as mesmas, para saber se consigo ajeitar a

"dor nas costas" do meu carro

ja fui em um chapeador de confiança, cujo qual ja trabalhei na oficina por 13 meses, e ele me disse que até faz o serviço mas é quase certeza que vai rachar denovo, dai fiquei com "dor nos bolso" de gastar e rachar denovo

 

vou ver a opiniao de outros chapeadores tambem e orçamentos é claro

 

segue fotos ruins da "dor nas costas":

lado do motorista

imagem0206p.th.jpg

imagem0205.th.jpg

imagem0204n.th.jpg

lado do carona

imagem0203.th.jpg

imagem0202.th.jpg

imagem0201.th.jpg

 

pelo que eu reparei as trincas nao aumentaram de tamanho

 

sabado providencio fotos com uma resolução melhor

Editado por gboff

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o corsa do meu irmão tá assim também, acho que é crônico dos corsas... Se a trinca não está aumentando, eu nem esquentaria a cabeça... Além de que muito provavelmente, os grilos que vc escuta não são daí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é, o fo** é se esses trincos desvalorizarem o carro na hora da venda

 

amanha vou ver alguns orçamentos para o conserto desse trinco e da pintura de algumas peças que estou querendo

 

para o trabalho de pintura, dependendo dos orçamentos que me passarem, estou pensando em comprar um compressor portatil para pintar eu mesmo e ja aproveito e pinto a cerca daqui de casa

 

alguem que entenda um pouco, sabe se esse serve para o que eu quero?

http://www.taqi.com.br/product.aspx?idproduct=7143&idDept=132340503

 

vi que ele ja vem com a mangueira e uma pistola, pelo preço estou pendendo para comprar ele, se bobiar amanha ja vou buscar :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pintar carro em casa é algo que sem experiência simplesmente não rola, vai ficar um lixo! No carro todo e qualquer defeito de pintura é muito mais salientado do que se fosse pintar uma casa por exemplo... Mas pra pintar a cerca o compressor deve servir bem, mas daí ainda falta pistola, cilindro... vai pra mais de 1k nessa brincadeira fácil... O ideal é comprar aqueles minicompressores tipo "hobby" daí não precisa ter cilindro e dá pra pintar cerca de casa tranquiloo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo,

 

procure um BOM profissional do ramo , mas realmente BOM e não um marreteiro de bosta.

 

Ele vai poder avaliar de fato o que gerou e o que fazer pra sumir com as trincas.

 

Ah, procure por mais de uma opinião .

 

abraço

 

EDIT: pelo q vi seu carro é 2 portas , acredito que tenha acesso por tras (por dentro dos forros laterais traseiros ) e se tiver dá pro cara meter um reforço (uma chapa maior soldada por cima da solda quee fechara a trinca)

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pintar carro em casa é algo que sem experiência simplesmente não rola, vai ficar um lixo! No carro todo e qualquer defeito de pintura é muito mais salientado do que se fosse pintar uma casa por exemplo... Mas pra pintar a cerca o compressor deve servir bem, mas daí ainda falta pistola, cilindro... vai pra mais de 1k nessa brincadeira fácil... O ideal é comprar aqueles minicompressores tipo "hobby" daí não precisa ter cilindro e dá pra pintar cerca de casa tranquiloo

 

 

vo ve certo isso

 

vo pega alguma peça batida la na oficina de um amigo e tentar pintar pra ver como fica, nao vo sai pintando direto no meu carro

 

esse compressor vem com kit de pistola e mangueira de 3m, é desses modelos "ar direto" nao pesa nem 10kg :legal:

 

 

agradeço a opiniao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo,

 

procure um BOM profissional do ramo , mas realmente BOM e não um marreteiro de bosta.

 

Ele vai poder avaliar de fato o que gerou e o que fazer pra sumir com as trincas.

 

Ah, procure por mais de uma opinião .

 

abraço

 

EDIT: pelo q vi seu carro é 2 portas , acredito que tenha acesso por tras (por dentro dos forros laterais traseiros ) e se tiver dá pro cara meter um reforço (uma chapa maior soldada por cima da solda quee fechara a trinca)

 

eu falei com meu ex-chefe (trabalhei numa chapeaçao como montador) que sempre trabalhou nesse ramo, oficina renomada aqui na cidade e tals

 

ele disse que vai rachar denovo, vou pesquisar se existe alguma especializada em carroceria etc...

 

eu nao consegui achar esse trinco por dentro do forro, se esse feriadão ajudar com um sol dos bons, vou desmontar meu carro inteiro (interior) para lavar o carpete do assoalho e sanar alguns ruidos que me encomodam e dou uma boa olhada por dentro

 

agradeço a opinião

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bem provavel que rache novamente... é Fádiga de material.... soldar ali, racha do lado da solda...

 

 

oq eu faria seria pegar a parte onde esta trincada, cortar.... em volta....

 

trincai.jpg

 

Tem q cortar em uma parte q esteja "livre" da trinca e cortes redondos....

 

compra em um desmanche a parte cortada ou nova... nao sei se vende, acho q vai ter q ser de desmanche mesmo....

 

e soldar a parte novamente... ou pedir prum funileiro BÃO, fazer essa parte com uma chapa mais grossa.... ou vc também pode soldar reforços pela parte de dentro da peça que vai ser soldada

 

 

 

Eu fiz isso no meu fusca, na coluna da porta, sempre racha... serrei tudo em volta, fiz a peça e soldei.... ai rachou ou outro lado... hauahuahauha

pode ser que rache, mas naquela dobrinha, ali nao vai.... hauahauhauhaua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bem provavel que rache novamente... é Fádiga de material.... soldar ali, racha do lado da solda...

 

 

oq eu faria seria pegar a parte onde esta trincada, cortar.... em volta....

 

trincai.jpg

 

Tem q cortar em uma parte q esteja "livre" da trinca e cortes redondos....

 

compra em um desmanche a parte cortada ou nova... nao sei se vende, acho q vai ter q ser de desmanche mesmo....

 

e soldar a parte novamente... ou pedir prum funileiro BÃO, fazer essa parte com uma chapa mais grossa.... ou vc também pode soldar reforços pela parte de dentro da peça que vai ser soldada

 

 

 

Eu fiz isso no meu fusca, na coluna da porta, sempre racha... serrei tudo em volta, fiz a peça e soldei.... ai rachou ou outro lado... hauahuahauha

pode ser que rache, mas naquela dobrinha, ali nao vai.... hauahauhauhaua

 

 

é uma opção, mas acho dificil desmanche vender só esse pedaço que ta trincado, a nao ser que eu arranje um caco véio que nao sobrou nada das laterais

 

 

esse feriadão vou desmontar todo o interior pra lavar o carpete do assoalho e tirar uns ruidos internos

 

vou descobrir se relamente é da trinca que ta dando esse ruido

 

tambem estou na pesquisa de casa especializadas em carrocerias/monobloco pra ter uma opiniao deles

 

agradeço a opiniao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, sinceramente? Larga esse trinquinho de mão aí que ele não vai progredir tão cedo. Qualquer coisa que tu for mecher aí, vai ficar mais aparente do que o próprio trinco...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dificil dizer se é realmente fadiga de material, Basara. pra saber REALMENTE, o ideal é que se tire a pintura, muitas vezes o material tem uma deformacao elastica X e a tinta tem uma deformacao elastica Y, menor do que a X; entao o que acontece é que a carroceria deforma conforme a estrutura é exigida e acaba por trincar a tinta por ela ter mais "elasticidade" do que a tinta. mas, claro, nao descartando a fadiga de materia, por ser no local que é, pode ser que seja, mas nao necessariamente o é...

 

pratiquei downhill por bastante tempo e o que mais acontecia comigo era trincar o quadro da bike, pra saber ao certo se a trinca era na tinta ou no proprio quadro e tambem pra medir a propagacao, eu tirava a tinta no lugar que tava trincado, iluminando bem, pra conseguir ver claramente, depois da tinta removida eu passava uma caneta vermelha, ou outra cor bem constrastante com a cor do metal, por cima da trinca e ia monitorando ou reforcando conforme o lugar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dificil dizer se é realmente fadiga de material, Basara. pra saber REALMENTE, o ideal é que se tire a pintura, muitas vezes o material tem uma deformacao elastica X e a tinta tem uma deformacao elastica Y, menor do que a X; entao o que acontece é que a carroceria deforma conforme a estrutura é exigida e acaba por trincar a tinta por ela ter mais "elasticidade" do que a tinta. mas, claro, nao descartando a fadiga de materia, por ser no local que é, pode ser que seja, mas nao necessariamente o é...

 

pratiquei downhill por bastante tempo e o que mais acontecia comigo era trincar o quadro da bike, pra saber ao certo se a trinca era na tinta ou no proprio quadro e tambem pra medir a propagacao, eu tirava a tinta no lugar que tava trincado, iluminando bem, pra conseguir ver claramente, depois da tinta removida eu passava uma caneta vermelha, ou outra cor bem constrastante com a cor do metal, por cima da trinca e ia monitorando ou reforcando conforme o lugar.

 

ali é trinca no material mesmo, certa vez começou a escorrer uma ferrugenzinha quando lavava o carro, dae passei um verniz com pincel de esmalte de unha e parou de sair isso, acho que pelo menos ta um pouco selado

 

 

vou deixar quieto esse trinco o mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...