Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

MuriloJB

Variador do som do escape

  

6 votos

  1. 1. Você compraria um dispositivo assim? Se sim, por quanto?

    • Sim, até uns R$200,00
    • Sim, até uns R$150,00
    • Sim, até uns R$100,00
    • Não, não gosto de barulho.
      0
    • Não, não vejo necessidade.
      0


Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala galera!

 

Sou novo por aqui, mas sempre visito o site para tirar umas duvidas. Sou projetista mecânico, e faz tempo que eu venho observando algo a respeito, e particularmente acho muito interessante. Imaginem um dispositivo, de mais ou menos 15cm instalado entre o abafador intermediário e o silenciador traseiro, cuja finalidade é alterar o som de um escape totalmente silencioso para totalmente aberto (gradualmente, claro). Esse dispositivo seria totalmente mecânico, basta o cidadão regular uma alavanca na posição desejada, não levaria 5 segundos. O funcionamento seria assim: internamente na posição silencioso, os gases passariam direto rumo ao silenciador original, e para os gases sairem direto, seriam desviados para fora do dispositivo, ali mesmo.

 

Com isso, acho que vai atender aquelas situações onde, vc adora andar com o carro barulhento na cidade, mas incomoda nas viagens. Ou ainda, você gosta, mas sua esposa não.

 

Dependendo dos comentários do pessoal, vou cogitar a idéia de fabricar um bem filé, regulável e fundido.

Editado por MuriloJB
Postado em

O problema que eu vejo é na vedação... Você teria que fazer um ByPass no abafador intermediário e usar uma valvula que selecione o caminho, nada difícil a princípio, o problema é como instalar isso (espaço físico) e vedação para não ficar vazando ar do escape neste dispositivo.

 

Acho interessante sim.

Postado em

O problema que eu vejo é na vedação... Você teria que fazer um ByPass no abafador intermediário e usar uma valvula que selecione o caminho, nada difícil a princípio, o problema é como instalar isso (espaço físico) e vedação para não ficar vazando ar do escape neste dispositivo.

 

Acho interessante sim.

 

 

Para a vedação externa, ainda não sei se seria melhor flangear ou soldar no tubo do escape. E para a vedação interna, teria que ser usinado e com anel o´ring no eixo.

Postado em

isso já existe, porem é caro...

 

Exatamente ai que está o ponto chave. O custo. Penso num modelo simples, tipo umas 3 ou 4 peças fundidas + alguns parafusos, uma usinagem de leve e só, para conseguir um custo bem baixo.

Postado em

Exatamente ai que está o ponto chave. O custo. Penso num modelo simples, tipo umas 3 ou 4 peças fundidas + alguns parafusos, uma usinagem de leve e só, para conseguir um custo bem baixo.

 

Seria interessante ativa-lo por solenoide ao invés de manualmente!

Postado em

Seria interessante ativa-lo por solenoide ao invés de manualmente!

 

 

Manualmente teria mais opções de ajustes, e a temperatura ali dificulta o uso de muita eletrica/ eletronica...

 

Eu ja vi fotos de um com uma TBI de gol, snme, ja pensei em fazer usando cabos de aço mesmo, num mecanismo semelhante a um acionador de cambio de bicicleta...

Postado em

A respeito do modo de ajuste, já cogitei todas as ideias citadas. A de ajuste elétrico sairia muito caro (mas poderia existir como opcional concordam?), e a de ajuste por cabos daria uma mão de obra boa. Por isso fiquei na opção do "braço" mesmo... mais barato!

Postado em

A respeito do modo de ajuste, já cogitei todas as ideias citadas. A de ajuste elétrico sairia muito caro (mas poderia existir como opcional concordam?), e a de ajuste por cabos daria uma mão de obra boa. Por isso fiquei na opção do "braço" mesmo... mais barato!

 

 

Caro???

 

 

Um conduite e 2 metros de cabo de aço??? faz a entrada pro habtáculo ali onde é a alabvanca de freio de mão, e posiciona a regulagem por ali mesmo.... Procure peças de bicicleta, vai na fé que dá certo é quase de graça...

Postado em

procura no google q vc encontra facilmente

o giba faz esse esquema elétrico

nao sei quanto custa

sei que é caro..

Postado em

estava pensando em algo assim, mais pra mim era mais pra potencia mesmo.

como tenho carro turbo, o escape é um problema em um gol o escape de 3 é dificil passar por baixo do cambio.

entao iria descer com 3 fazer um Y e continuar com 2,5.

 

tem os kits, mais achei muito caro.

o que eu ainda nao vi mais me falaram que teria é o freio motor de caminhão, que tem uma borboleta que talves daria pra soldar no escape. quem sabe vc na comercializa os kits, freio motor mais as flanges.

claro se fizer de 3 me avise.

Postado em

No Youtube tem vários exemplos desse tipo de sistema de escape, desde artesanais até os mais completos e confiáveis.

 

Pra quem ainda não viu, aí vai um sistema sendo instalado num Camaro SS V8, com direito a uma passada no dinamômetro (pra comparar o som do motor com o equipamento aberto e fechado).

 

Nesse Camaro houve um ganho de 18HPs na potência medida nas rodas, quando o escape está livre. [""]

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...