Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

EliasSoares

Duvida com dutos

Recommended Posts

Postado em

Galera,

Tô com uma duvida aqui.

Fiz uma caixa triangular pra minha residencia, com 3 dutos.

Pelo winisd, deveriam ser 3 dutos de 4" por 20cm.

Só que os dutos do canto, só cabe 5cm.

Eu posso compensar aumentando o duto central, que pode ser beeem maior? (pois dá pra fazer curvas)

Se sim, o quanto eu compenso?

Postado em

acho que não em Elias,

vc teria que fazer curvas de modo que estes do canto tenham o comprimento que o programa calculou... pois se vc encurtar um duto que seja a ressonancia dele não vai ser a mesma, não importando se a area total seja a que o programa calculou...

Postado em

Mas o que acontece exatamente?

A caixa fica com duas sintonias?

eu creio que não!

A sintonia deve ficar numa média das sintonias de cada duto!

com o duto tão curto(5cm) vc vai perder compressão na caixa...

praticamente estaria deixando 2 buracos sem duto e apenas um c/ duto....

Postado em

Up!

Me ajudem pessoal!

O que acontece exatamente se eu colocar 2 dutos com 5cm e 1 duto com 30cm por exemplo?

Não da certo nao!!! pios vai sair mais ar pelos q tem 5cm e pouco no q tem mais entao vai mudar a sintonia da caixa podendo o sub excursionar mais do q deveria e estragar!!!

Não da para colocar um joelho no duto q só tem 5cm???? dai depois do joelho podera fazer mais voltas até chegar no tamanho necessario!!!

flw :legal:

Postado em

Realmente.. o ar vai se comportar de forma totalmente diferente nos dutos.. o ideal é tentar entortar os dutos (com um bom soprador térmico) ou usar dutos de madeira nos cantos da caixa!

Tem o projeto dela (cad/sketchup) ou fotos pra gente poder dar uma ajuda melhor?

Postado em

Não funciona corretamente, pois vai trabalhar com duas sintonias e acredito que isso cause sopro, cancelamento e mau funcionamento.

Tenho 3 sugestões para solucionar isso.

1- Fazer na madeira mesmo, tendo que calcular muito bem (esse é o maior problema), por ser progressivo, mas o rendimento será muito satisfatório.

2- Cortar em ângulo a frente dos dutos laterais para eles acompanharem a caixa, mas manter o comprimento igual para os 3. Só calcula bem se não vão bater um no outro dentro da caixa.

3- Aumentar a altura da caixa, se possível, para fazer um duto em cima do outro.

Não vejo outras formas de solucionar esse problema sem ter que mudar a sintonia.

Abraço, boa sorte.

Rafael - Hertz Autosom

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...