Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

[HOT] LTs com sub 12'.. vamos fazer algumas receitas???

Recommended Posts

Mas a area final da linha se soma?

Tipo, se eu quiser terminar a linha em 1Sd, tenho que fazer 0,5Sd na direita e 0,5 na esquerda?

O comprimento da linha é calculado da mesma forma das outras?

Suponhamos que a seçao da esquerda tenha 1m e central 1m e a da direita 1m, o comprimento total da linha sera de 3m?

Isso nao foge um pouco do "padrao" das TLs, já que o falante deve estar no fim de um "tubo" com 1/4 do comprimento da onda?

Ha alguma vantagem/desvantagem em uma TL dessas?

(Pareço aquelas crianças na fase de saber POR QUE de tudo!rs :rolleyes: )

sim, a área final se soma! É como se fosse uma linha só!

vantagem, estética, e isso ta com cara de coisa projetada em math cad, akeles projetos malucos do t-linespekers.com! hahaha

ai é outro mundo, os caras simulam resposta etc!

só q eu vejo um erro nessa caixa...

se ela for só pra subgraves, faixa bem estreita, OK, mas se ela for pra tocar mais de 1 8ª, colocar o sub literalmente na ponta da linha atrapalha, e muito!, só de se colocar o sub em 90° em relação à linha ja se reduz BEM a "montanha russa" acima de 2Fs!

ahhhh! e quanto ao comprimento... se for o exemplo de 1m, o comprimento seria 2m!

cara... imagina a onda ali passeando, ela percorre só 1 vez os 2 tubos laterais, logo, só se conta 1 vez o comprimento!

é como se vc colocasse um Y na linha!

e cara... esse tópico é pra BASICÃO DO BASICÃO! faz essas perguntas lá no meu tópico! hauehuaeheuahuaeh

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, a área final se soma! É como se fosse uma linha só!

vantagem, estética, e isso ta com cara de coisa projetada em math cad, akeles projetos malucos do t-linespekers.com! hahaha

ai é outro mundo, os caras simulam resposta etc!

só q eu vejo um erro nessa caixa...

se ela for só pra subgraves, faixa bem estreita, OK, mas se ela for pra tocar mais de 1 8ª, colocar o sub literalmente na ponta da linha atrapalha, e muito!, só de se colocar o sub em 90° em relação à linha ja se reduz BEM a "montanha russa" acima de 2Fs!

ahhhh! e quanto ao comprimento... se for o exemplo de 1m, o comprimento seria 2m!

cara... imagina a onda ali passeando, ela percorre só 1 vez os 2 tubos laterais, logo, só se conta 1 vez o comprimento!

é como se vc colocasse um Y na linha!

e cara... esse tópico é pra BASICÃO DO BASICÃO! faz essas perguntas lá no meu tópico! hauehuaeheuahuaeh

Po entedi

Vlw sub!!!

Malz por "bagunçar" o topico, rsrs [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde eu sei DD nao disponibiliza os parametros que sao necessarios pra projetar uma LT.

Mais uma LT pra um bixao de 15" ia ficar monstruosa!

Por isso mesmo patrão, como a DD não passa os parametros , queria saber se alguem já se arriscou em fazer LT pra um falante desses, estou muito curioso em saber como ele se comportaria, e pra competir ?? Seria util ??

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso mesmo patrão, como a DD não passa os parametros , queria saber se alguem já se arriscou em fazer LT pra um falante desses, estou muito curioso em saber como ele se comportaria, e pra competir ?? Seria util ??

a LT não é uma caixa que precisa de muitos parametros, basicamente FS e xmax alto, os DDs que conheço tem ambos, eu ia fazer uma caixa pra meu DD em lt, mas vendi os subs :(

Compartilhar este post

Link para o post

a LT não é uma caixa que precisa de muitos parametros, basicamente FS e xmax alto, os DDs que conheço tem ambos, eu ia fazer uma caixa pra meu DD em lt, mas vendi os subs :(

concordo!

DD tem 3 coisas excelentes pra LT:

Fs baixa, Xmax alta e motor fortíssimo (BL alto)

a FS qualquer um com um multimetro e um resistor consegue aferir em 10 minutos! se a caixa for pra SPL (que não se respeita a Fs do do falante, e sim do uso da caixa) mais fácil ainda! é só dropar uma LT sintonizada em 40-45Hz, e sair tremendo por ai!

a Sd do falante, é só usar a de um falante semelhante (mesmo formato de cone e tipo de "dust cap"), ou então seguir a tabelinha padrão (tem no meu tópico)

o problema q vejo nos DD pra automotivo é q linha de 1Sd pra ele é magro, o ideal seria uma linha começando em 1,5 e terminando perto de 1 (tipo 0,8-0,9Sd)... pra um DD de 8" ou 10" é show de bola!

inclusive tenho muita vontade de ouvir um DD de 8" em LT! deve ser uma coisa bem impressionante!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde eu sei DD nao disponibiliza os parametros que sao necessarios pra projetar uma LT.

Mais uma LT pra um bixao de 15" ia ficar monstruosa!

Compartilhar este post

Link para o post

aqui vai mais um MEGA ingrediente do bolo... a Sd usada para alguns tamanhos de subwoofer (pra aqueles subs que não tem parametros):

tabelasd.jpg

para os preguiçosos, em cm²

15" = 855cm²

12" = 450cm²

10" = 330cm²

8" = 215cm²

6,5" = 158cm²

5" = 89cm²

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

repetécolis?

bom... pra competir já temos até um protótipo bem sucedido no forum! não sei se posso divulgar então não falarei quem é nem nenhum dado da caixa, mas sei que em testes 1 sub de 15" atropelou 2 de 15" de mesma potencia con certa facilidade!

Compartilhar este post

Link para o post

aqui vai mais um MEGA ingrediente do bolo... a Sd usada para alguns tamanhos de subwoofer (pra aqueles subs que não tem parametros):

tabelasd.jpg

15" = 855cm² - 1000cm²

12" = 450cm² - 500cm²

10" = 330cm² - 315cm²

8" = 215cm²

6,5" = 158cm² - 135cm²

5" = 89cm²

Ja encontrei essas medidas, nos subs que já usei tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Ja encontrei essas medidas, nos subs que já usei tb...

sim, sim! aquilo é regra geral! varia muito com a profundidade do cone, tipo de calota etc!

é até bom se mais gente fosse postando medidas que encontrou e os respectivos subs, pra ter um banco de dados de acesso rapido!

Compartilhar este post

Link para o post

tabelasd.jpg

15" = 855cm²

12" = 450cm²

10" = 330cm²

8" = 215cm²

6,5" = 158cm²

5" = 89cm²

Bom dia Sub,

Li o teu topico inteiro, procurei no google de cabo a rabo.. li o manual do meu w308d4 inteiro, mais nao consegui entender ainda o que seria o SD....

desculpa a leiguisse.. acho que todos sabem pois o w308 é um falante popular.. mais as informações dele são essas:

Fs (Hz) - 34,5

Xmax - 10,3mm

Qts - 0,62

Sendo assim, com o comprimento da linha de uns 2m, eu chego nos 40hz ? queria que a caixa tocasse graves e subgraves.. não somente subgraves, por isso se ela "descer" muito vai complicar o projeto. rs.

Abraços.!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Sub,

Li o teu topico inteiro, procurei no google de cabo a rabo.. li o manual do meu w308d4 inteiro, mais nao consegui entender ainda o que seria o SD....

desculpa a leiguisse.. acho que todos sabem pois o w308 é um falante popular.. mais as informações dele são essas:

Fs (Hz) - 34,5

Xmax - 10,3mm

Qts - 0,62

Sendo assim, com o comprimento da linha de uns 2m, eu chego nos 40hz ? queria que a caixa tocasse graves e subgraves.. não somente subgraves, por isso se ela "descer" muito vai complicar o projeto. rs.

Abraços.!

o 308 vai ter uma Sd (área efetiva do cone) semelhante a outros subs com calota que cobre o cone todo! um exemplo, JL W6V2, mas no pioneer vai ser um pouco menor (pouca coisa)

cara, 2m é uma ótima medida para carro! vai descer perto dos 20Hz, e subir bem até os 80!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, pessoal

Bom, em termos de SPL, qual seria a perda em relação a uma dutada ou selada? -3dB a uma selada não seria? tem alguem jeito de contornar, ou soh aumentando a potência? como saber qual comprimento de linha se adequeria mais ao sub usado?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim perda ?

Uma LT pode ter ate 12db de ganho em cima de uma dutada. e mais de 15db de ganho em uma selada...

Na minha opiniao, uma LT eh a unica maneira de se ter o timbre e a velocidade da selada com mais SPL que uma dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim perda ?

Uma LT pode ter ate 12db de ganho em cima de uma dutada. e mais de 15db de ganho em uma selada...

Na minha opiniao, uma LT eh a unica maneira de se ter o timbre e a velocidade da selada com mais SPL que uma dutada.

hmmm... tipo... pico em uma faixa né? pq sem preenchimento fica uma caixa realmente muito forte, mas em uma faixa estreita, banda passante, na prática, ainda fica melhor que uma dutada, mesmo sem preenchimento, e mais forte! hahahha

e esse ganho de 12dB é relativo, pq uma dutada picuda pode ter até uns 6dB de pico, dai nesse caso a LT "só" teria 6dB em cima dessa dutada!

são 12dB de ganho, a dutada também tem ganho, mas dificilmente chega a 12dB! e a selada mais ou menos a mesma coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

me referi a uma dutada "plana".

Usei o ATE 12db de ganho pelo fato do preenchimento mesmo.

Clark, ta pensando numa LT pra competir ? Sera que rola mesmo ?

Compartilhar este post

Link para o post

me referi a uma dutada "plana".

Usei o ATE 12db de ganho pelo fato do preenchimento mesmo.

Clark, ta pensando numa LT pra competir ? Sera que rola mesmo ?

E ae Marcelão blz?

Não é pra competir, é apenas por curiosidade, gastei muito fazendo uma caixa pra dois de 15 pra competir, e aqui no nosso estado só tem eu e vc com equipamentos decentes, então estou até desistindo de fazer mudanças de caixas, quero apenas fazer uma LT pra uso de dia-dia, pq ficar andando com minha caixa pra 2 de 15" no carro é tenso, minha caixa está pesando quase 180kilos e não tem nescessidade de 2 falantes não

Afinal, em breve meu 147 estará pronto e será parede com 2 falantes

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.. as medidas não são tão animadoras quanto eu pensei.. fiquei até um pouco encabulado..

O focus hatch nao tem um porta malas tao grande.. hehe.. mais nem que use todo espaço.. uma caixa dessa seria bem interessante..

Bom, vamos as medidas..

Altura = 65cm

Largura = 90cm

Profundidade = 60cm

Esse espaço tenho disponivel para a caixa, deixei uma folga para acesso ao step caso precise um dia.

Agora resta engenhar o projeto.. desenhar.. depois meter a mão na massa.. rsrs.

Alguem se arrisca.. ou se habilita a desenhar?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.. as medidas não são tão animadoras quanto eu pensei.. fiquei até um pouco encabulado..

O focus hatch nao tem um porta malas tao grande.. hehe.. mais nem que use todo espaço.. uma caixa dessa seria bem interessante..

Bom, vamos as medidas..

Altura = 65cm

Largura = 90cm

Profundidade = 60cm

Esse espaço tenho disponivel para a caixa, deixei uma folga para acesso ao step caso precise um dia.

Agora resta engenhar o projeto.. desenhar.. depois meter a mão na massa.. rsrs.

Alguem se arrisca.. ou se habilita a desenhar?

Abraços!

espaço vc tem um bom espaço! o darkblood (ou coisa parecida, tudo em l33t) colocou 2 308 em menos espaço que isso!

bom, vamos lá, vou pegar o sketchup aki e fuçar, eu posto qdo der alguma coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Marcelão blz?

Não é pra competir, é apenas por curiosidade, gastei muito fazendo uma caixa pra dois de 15 pra competir, e aqui no nosso estado só tem eu e vc com equipamentos decentes, então estou até desistindo de fazer mudanças de caixas, quero apenas fazer uma LT pra uso de dia-dia, pq ficar andando com minha caixa pra 2 de 15" no carro é tenso, minha caixa está pesando quase 180kilos e não tem nescessidade de 2 falantes não

Afinal, em breve meu 147 estará pronto e será parede com 2 falantes

Quero ver esse "one four seven" ehhehehe

Vai tocar com força bruta entao ? Acho que vou ficar com "caixa" mesmo... pasmafaute

Ta falando serio com 180kg ?? oO

Vc vem no campeonato em colatina né ? Vai vir uns carros beemm fortes da eros de SP e mais alguns hehehehe

SE...SE meu DD novo der tempo de ficar pronto ate o dia 29 eu vou na categoria 1 de 15", e nao vai ser 1 de 12" igual no ultimo campeonato... LOGICO ! com "algumas" mudanças...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho aqui parado em casa alguns equipamentos, dentre eles um bomber Upgrade 12, 250rms, ZERO, na caixa. e pra alimentar um H-buster 4200(aquele full mosfet), bridger de 300rms.

To pensando em montar ele em LT, mas pensei em sintonizar na casa dos 60hz, pq? No topico da Manifold, tem alguns graficos que mostra que muitos estilos de musicas tem pico no grave na casa dos 63hz, entao pensei em fazer ele com o pico ai, "acho" que esse pico e bom pra SPL e vai tocar bem pra fora tambem. Se ela responder de 30hz ate 90hz acho que vai me agradar.

Cara.. taí um EXCELENTE material pra fazer uma LT! Amp de potencia "adequada" pro sub, sub "parado"... perfeito! Única desvantagem é o gasto com madeiras!

Eu no teu lugar arriscaria a LT SIM!!! Mas faria ela em 50hz.. daria pra descer um bocado! 60hz ficaria alto demais, ficaria pico no SPL, ideal pra campeonato... mas pra ouvir no dia-a-dia 50hz tá SHOW! (Se o sub fosse mais parrudo, dava pra tentar até algo mais "baixo".. mas 50hz tá show)

o problema q vejo nos DD pra automotivo é q linha de 1Sd pra ele é magro, o ideal seria uma linha começando em 1,5 e terminando perto de 1 (tipo 0,8-0,9Sd)... pra um DD de 8" ou 10" é show de bola!

inclusive tenho muita vontade de ouvir um DD de 8" em LT! deve ser uma coisa bem impressionante!

Se preocupe não, se tudo der certo vem coisa boa aqui em Aracaju... daí posto o detalhe aqui pra vocês!!!

Acompanhando o topico, estou muito curioso em um dia poder fazer uma pra mim, no momento tenho em meu carro 2 3515 mas pretendo usar apenas um

duas duvidas: um falante desses funcionariam bem em LT ??? e essa LT serviria pra competir ??

algum amigo do forum saberia um projeto LT pros meus DD's ??

Cara.. eu fiz uma LT pa sub de 15'.. vou ver se termino o projeto (pq eu fiz na showcar, no papel e ficou por lá.. o daqui tá esboço) e posto aqui!

Mas já aviso.. LT pra subs 15', se fizer sintonia boa pra musica (~40hz) fica ENORME, tem que tirar o encosto do banco! Já se fizer sintonia pra campeonato (~60hz) fica "tranquilo" mas um pico chatíssimo pra ouvir musica! :(

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro ingrediente da receita:

comprimentos de linha X sintonia:

35Hz = 2,4m

40Hz = 2,1m

45Hz = 1,9m

50Hz = 1,7m

55Hz = 1,5m

esses são valores aproximados, claro!

já que é pra mastigar, vamos mastigar BEM mesmo! pra qqr chimpanzé treinado conseguir montar uma caixa!

Excelente atitude! Vou colar isso no primeiro post pra ficar de mais fácil acesso! vlw

Vou usar alguns detalhes da sua LT aqui no tópico, blz? SE tiver algo contra, me manda MP que edito o conteúdo!

Bom pessoal.. o tópico tá andando! Se a namorada não encher mt o saco no MSN vou dar uma fuçada no sketchup tb, ver o que dá pra fazer.. à princípio no 1x12' na LT!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...