Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
d4rkbl0od

Transmission Line (LT) projeto

Recommended Posts

Boa tarde, a um tempo tenho lido sobre as caixas tipo TL, no momento tenho 1 caixa de 80 L brutos p/ cada subwoofer (TS-W308), isso no meu quarto, sim, as caixas sao enormes! e como gosto de movimenta-la para la e para ca, estou pensando em fazer 2 caixas individuais, mais cansei de caixas dutadas, estou partindo pras LT's, ja que em breve vou adquirir um T9, quero ver como que fica a reacao do subs nessa caixa.

Vou tentar explicar o meu ambiente, tenho uma especie de "buraco" no armario com 1M de comprimento, por 50 CM de altura e 50 CM de profundidade... e ali quero tentar colocar 2 caixas LTs. Estoou com um tremendo problema , e preciso da ajuda de alguem que entenda desse tipo de caixa.

sintonizei ela em 40 HZ, ASSIM ELA PEGA de 20 HZ a 60 HZ ( estou correto?)

comecei a linha com So = 1,2 . 459 = 550,8 cm² e termina com S1 = 0,7 . 1,2 = 321,2 cm²

até ai nenhum problema.. a altura da caixa é de 40 CM, creio eu que ela deveria ficar quase um "quadrado"

muito bem, calculei as areas de cada linha, comecando pelo final, ficando assim:

OBS : CAIXA SIMILAR AO DO BLO0M!!

post-54590-083351500 1281463283_thumb.jpg

FOTOS DA LT ( construcao) em breve mais, hehe

montei ela por cima soh pra ver como ia ficar

http://img52.imageshack.us/i/p1060258l.jpg/

http://img651.imageshack.us/i/p1060259h.jpg/

http://img338.imageshack.us/i/p1060260z.jpg/

comecando a colocar os parafusos!

http://img686.imageshack.us/i/p1060261.jpg/

http://img267.imageshack.us/i/p1060262.jpg/

http://img837.imageshack.us/i/p1060263.jpg/

http://img19.imageshack.us/i/p1060264.jpg/

http://img844.imageshack.us/i/p1060265.jpg/

levei a caixa la fora, para comecar a fazer os buracos dos subs!

http://img210.imageshack.us/i/p1060266b.jpg/

http://img404.imageshack.us/i/p1060269t.jpg/

http://img707.imageshack.us/i/p1060274j.jpg/

http://img580.imageshack.us/i/p1060276q.jpg/

mais um lado hehehe

http://img695.imageshack.us/i/p1060280x.jpg/

http://img710.imageshack.us/i/p1060283k.jpg/

http://img837.imageshack.us/i/p1060284.jpg/

final de semana vou vedar toda ela, desmontar tudo e tals! bato uma foto dela pronta e gravo uns videos se der!

abracao galera

Editado por d4rkbl0od

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:huh:

tem um post dele que ele postou fotos de uma caixa que ele fez pro T9 dele, esse proejto eh baseada na dele... a unica coisa diferente, é claro, é as medidas e a inclinacao ali no comecinho .

Compartilhar este post

Link para o post

tem um post dele que ele postou fotos de uma caixa que ele fez pro T9 dele, esse proejto eh baseada na dele... a unica coisa diferente, é claro, é as medidas e a inclinacao ali no comecinho .

mas é só uma foto vaga, como tu tirou conclusões da caixa? huasuhsauhasuhas

acho q foi isso q ele quis dizer :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

mas é só uma foto vaga, como tu tirou conclusões da caixa? huasuhsauhasuhas

acho q foi isso q ele quis dizer :rolleyes:

Ouiés! rs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. antes de mais nada.. vc já leu um bocado sobre LT? Eu recomendo! Outra coisa.. por ser 12' tu pode pegar acima de 0,7SD! Eu usei 0,7 por ser 15' daí ficou ENORME!

Interessante pra vc seria 1,4.. 1,3.. 1,2 e terminando em 1SD!

Outra coisa.. aquele local onde fica o sub é fechado! Acaba gerando uma ressonancia (boa no SPL).. que tu vai entender qdo ouvir tocando!

E quanto à sintonia.. 40hz é mt baixo pra som misto... pega mais estilos tipo hiphop, etc.. eu te recomendaria pelo menos 50hz! Fora isso, só mandar bala e ver como toca! E já te adianto uma coisa: é VICIANTE. Musicalidade de selada com mais SPL que dutada, não tenho do que reclamar!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. antes de mais nada.. vc já leu um bocado sobre LT? Eu recomendo! Outra coisa.. por ser 12' tu pode pegar acima de 0,7SD! Eu usei 0,7 por ser 15' daí ficou ENORME!

Interessante pra vc seria 1,4.. 1,3.. 1,2 e terminando em 1SD!

Outra coisa.. aquele local onde fica o sub é fechado! Acaba gerando uma ressonancia (boa no SPL).. que tu vai entender qdo ouvir tocando!

E quanto à sintonia.. 40hz é mt baixo pra som misto... pega mais estilos tipo hiphop, etc.. eu te recomendaria pelo menos 50hz! Fora isso, só mandar bala e ver como toca! E já te adianto uma coisa: é VICIANTE. Musicalidade de selada com mais SPL que dutada, não tenho do que reclamar!

pioneer 308 com 1,4-1SD? ou vai ter q preencher mto ou vai ficar bobão, descontrolado!

pioneer não tem motor (nem aranha) pra isso não bloom! Bl de 7Tm pede caixa estreita (pra SPL q é vazio)!

pra pioneer eu faria 1,1-0,8Sd, uma linha quase reta mesmo, pra deixar o sub mais ágil (pioneer é MUITO embolão, pqp!) e sintonia em torno dos 40Hz mesmo (35, talvez)!

por ser um sub de 12" e não muito profundo, eu acho que é mais viável fazer com o imã pra dentro mesmo! design mais tradicional!

Compartilhar este post

Link para o post

pioneer 308 com 1,4-1SD? ou vai ter q preencher mto ou vai ficar bobão, descontrolado!

pioneer não tem motor (nem aranha) pra isso não bloom! Bl de 7Tm pede caixa estreita (pra SPL q é vazio)!

pra pioneer eu faria 1,1-0,8Sd, uma linha quase reta mesmo, pra deixar o sub mais ágil (pioneer é MUITO embolão, pqp!) e sintonia em torno dos 40Hz mesmo (35, talvez)!

por ser um sub de 12" e não muito profundo, eu acho que é mais viável fazer com o imã pra dentro mesmo! design mais tradicional!

Tens razão! Principalmente quanto ao imã do sub... o T9 eu só fiz aquilo pq o imã dele é ENOOOORME =S

Compartilhar este post

Link para o post

assino embaixo o comentário do SUBSONIC, paine não tem motor nem freio... tem quer ser com sd pequena e ver bem o preenchimento para manter o controle. E cuidado com a potencia que vai tacar nso bichim hein.

Essa po*** de LT e´os carai, comecei ontem a LT para 2 JL 8w0 e vou lhe falar, é chato, muito detalhe, mas é prazeroso ao mesmo tempo... muito bacana de montar, ainda mais com todas as peças no esquedro, ferramentas boas e etc... show... em breve deverá haver detalhes deste projeto no som residencial.

Bom, voltando.. sobre a sintonia eu manteria 40 hz cara, acho que é a ideal, ou um pouco menos... acima já acho ue perde um bucado nas baixas e nas altas os mids vam bem... ainda mais residencial que tem espaço para uma boa caixa para bons mids.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente obrigado pela ajuda de todos , hahaha

boom, eu ja li um bocado sobre as LT's

siim, o pioneer eh bem bobao mesmo =/ mas sera que teria problemas de eu deixar o ima invertido mesmo? pois dai a caixa ficaria meio "quadrada" ou entao, eu estava pensando hoje, eu IA fazer 2 caixas independentes LT`s , nao tem problema fazer uma para os 2 subs ne? eh soh somar as SD dos subs?

SINCERAMENTE, opiniao de vcs, vcs axam que vale a pena eu fazer uma LT pra esses 2 bixinhos?? porque, mais pro final do ano vou ter que gastar uma graninha com o t9, e to meio assim de me arrepender com a caixa, huahauhua

ai eu tava pensando em fazer pra ver como que ficaria.

E quanto ao residencial, sim, a caixa nao cabe no porta malas do meu carro, apesar de ser sedan, ela nao passa na boca do porta malas! ( que meer...) uhauhahuahua

Enfim, agora de tarde vou refazer a caixa entao, com base com o que o bl0om e o subsonic me falaram,

comecar SD com 1,1 e terminar com 0,8? Menos curvas possiveis?

Enquanto isso vou ficar escutando aki os meus "radinhos de pilha" enquanto vcs escutam esses terremotos ai.. mmimi uhauahhuahuahuauha

MEIO OFF: alguem sabe quanto ta a chapa de MDF 18 mm? uhaahua

----EDIT---

desculpem a "beleza" da caixa, tive que fazer meio rapido, huahuahuahu

1 hora tenho que sair pro trampo (H) seria bom fazer algo desse tipo : (de tarde coloco os valores certinhos em cm e edito !!)

tappering constante eh bom??

caixall.png

rapidamente, seria +- assim os SD`s?

caixa2.png

Editado por d4rkbl0od

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente obrigado pela ajuda de todos , hahaha

boom, eu ja li um bocado sobre as LT's

siim, o pioneer eh bem bobao mesmo =/ mas sera que teria problemas de eu deixar o ima invertido mesmo? pois dai a caixa ficaria meio "quadrada" ou entao, eu estava pensando hoje, eu IA fazer 2 caixas independentes LT`s , nao tem problema fazer uma para os 2 subs ne? eh soh somar as SD dos subs?

SINCERAMENTE, opiniao de vcs, vcs axam que vale a pena eu fazer uma LT pra esses 2 bixinhos?? porque, mais pro final do ano vou ter que gastar uma graninha com o t9, e to meio assim de me arrepender com a caixa, huahauhua

ai eu tava pensando em fazer pra ver como que ficaria.

E quanto ao residencial, sim, a caixa nao cabe no porta malas do meu carro, apesar de ser sedan, ela nao passa na boca do porta malas! ( que meer...) uhauhahuahua

Enfim, agora de tarde vou refazer a caixa entao, com base com o que o bl0om e o subsonic me falaram,

comecar SD com 1,1 e terminar com 0,8? Menos curvas possiveis?

Enquanto isso vou ficar escutando aki os meus "radinhos de pilha" enquanto vcs escutam esses terremotos ai.. mmimi uhauahhuahuahuauha

MEIO OFF: alguem sabe quanto ta a chapa de MDF 18 mm? uhaahua

----EDIT---

desculpem a "beleza" da caixa, tive que fazer meio rapido, huahuahuahu

1 hora tenho que sair pro trampo (H) seria bom fazer algo desse tipo : (de tarde coloco os valores certinhos em cm e edito !!)

tappering constante eh bom??

caixall.png

rapidamente, seria +- assim os SD`s?

caixa2.png

SHOW DE BUELA! tapering constante ajuda BASTANTE! é o jeito que eu projeto tbem!

manda bala q fica fo** a caixa! é bem estilo a do UXP do cenora (residencial)

Compartilhar este post

Link para o post

SHOW DE BUELA! tapering constante ajuda BASTANTE! é o jeito que eu projeto tbem!

manda bala q fica fo** a caixa! é bem estilo a do UXP do cenora (residencial)

pode cre Sub!! Cara, a minha unica duvida, que eu ainda nao entendi das caixas LT`s eh em relacao a altura dela, se eu fosse colocar ela do jeito que esta , deitada, tem um limite de "altura" pra ela? por exemplo, fazer com 40 cm de altura, ou 50 cm de altura? qual seria a diferenca? o FS seria menor com mais altura?

aos poucos vamos aprendendo mais e mais ne!!

obrigado pela ajuda ai pessoal, vcs tao me ajudando muito!!!

Editado por d4rkbl0od

Compartilhar este post

Link para o post

pode cre Sub!! Cara, a minha unica duvida, que eu ainda nao entendi das caixas LT`s eh em relacao a altura dela, se eu fosse colocar ela do jeito que esta , deitada, tem um limite de "altura" pra ela? por exemplo, fazer com 40 cm de altura, ou 50 cm de altura? qual seria a diferenca? o FS seria menor com mais altura?

aos poucos vamos aprendendo mais e mais ne!!

obrigado pela ajuda ai pessoal, vcs tao me ajudando muito!!!

já leu meu tópico lá no Residencial?

o Fs só muda com o comprimento! aumentando a altura vc aumenta o Sd (que é a área do tubo em sí), dependendo do caso vc pode fazer uma caixa mais alta e mais rasa ou uma mais profunda e baixa! em geral eu projeto com a altura suficiente pra caber o sub, e faço ela mais profunda, mas depende muito do caso!

procura lá "Caixa tipo LT para leigos" ou algo assim, que explica isso! (q vergonha, eu nem lembro o nome do meu próprio tópico! huaehuaehueah)

Compartilhar este post

Link para o post

Opa..

Ficara semelhante a minha!

Ja me apaixonei por TL!!Meu UXP com menos de 200wrms ja faz um puta estrago.

A minha ta descendo muito, mas se colocar outros estilos de musica nao faz feio nao!

Acompanhando!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa..

Ficara semelhante a minha!

Ja me apaixonei por TL!!Meu UXP com menos de 200wrms ja faz um puta estrago.

A minha ta descendo muito, mas se colocar outros estilos de musica nao faz feio nao!

Acompanhando!

Bota preenchimento pra ficar flat ;)

Compartilhar este post

Link para o post

já leu meu tópico lá no Residencial?

o Fs só muda com o comprimento! aumentando a altura vc aumenta o Sd (que é a área do tubo em sí), dependendo do caso vc pode fazer uma caixa mais alta e mais rasa ou uma mais profunda e baixa! em geral eu projeto com a altura suficiente pra caber o sub, e faço ela mais profunda, mas depende muito do caso!

procura lá "Caixa tipo LT para leigos" ou algo assim, que explica isso! (q vergonha, eu nem lembro o nome do meu próprio tópico! huaehuaehueah)

Entendi!!

Bom, entao vamos ver no que vai daar... eu queria fazer 2 caixas individuais, mais axo que nao vai ser possivel pois ela ficaria parecida com isso daqui :

72424296.jpg

Soh uma ideia, mais tenho quase certeza que isso esta errado... HUAAHUAHUHAUAUHAHUAH

entao o que vou ter que fazer mesmo, eh aquela com os 2 subs na mesma caixa, e ela bem comprida..

vou colocar 3 fotos atuais de como esta, ta na cara pq nao da pra colocar no carro ( pikininha a caixa uhahuahua)

ei, eu que fiz *--* hihihi

http://img826.imageshack.us/i/p1060253f.jpg/

http://img14.imageshack.us/i/p1060254q.jpg/

desculpem pelas cornetas ali, uhahuahuahua tirei do carro pra colocar ali, afinal nao ia vender pamonha com 2 dessas soh no carro... huahuahuahu

entao eh isso, vou ver se consigo calcular aqui, depois posto pra vcs verem como ficou as medidas corretamente da caixa!!

ah outra coisa!

VOCES, que ja escutaram uma LT, acreditam que vale a pena substituir 2 caixas dutadas por 1 LT(com 2 subs) ?? to com medo de jogar dinheiro fora! HUAHUAHUA sabe como eh, se duvidar sou o unico aki da minha regiao que irei fazer uma caixa dessas! :vts

comentei com meus amigos da caixa, eles riram falando que nao ia dar em nada, axo que eles vao ficar com o queixo caido hein... haahahahah

muito obrigado pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

UXP na TL toca bem mais gostoso, desce MUITO mais e parece que esta até mais "controlado" que na dutada.

EU nao me arrependi em nenhum aspecto.

Mais gosto é gosto. A minha foi projetada visando subgrave e com pouca potencia ja conseguiu me satisfazer.

Eu ariscaria

Compartilhar este post

Link para o post

UXP na TL toca bem mais gostoso, desce MUITO mais e parece que esta até mais "controlado" que na dutada.

EU nao me arrependi em nenhum aspecto.

Mais gosto é gosto. A minha foi projetada visando subgrave e com pouca potencia ja conseguiu me satisfazer.

Eu ariscaria

Entao eh isso ai, andei conversando com o SubSonic, vou arriscar! uhahuahuahua

cara, eu soh to me batendo um pouco pra calcular as sessoes, vai comecar em 1,1 SD

1,1 * 459 = 504,9 * 2 = 1009,8 cm² ( 2 SUBS) esse valor dividido pela profundidade? ( 40) daria 25,2 cm ? essa seria a primeira medida?99792963.jpg

lembrando que ela comeca com 1,1 sd, e vai para 0,8 ( OBS, profundidade 40! hahaha)

caixa2.png

Editado por d4rkbl0od

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. no meu caso, a LT mesmo mal feita deu uns 2dbs acima da dutada! Ou seja.. com 1 sub em LT eu to tocando QUASE o equivalente a 2 em dutada! Não chegou a 3dbs (o dobro) pq minha LT teve falhas... mas se fizer ela certinho.. da pra tirar 3dbs em cima da dutada na Fb!! (no meu caso, 40hz)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. no meu caso, a LT mesmo mal feita deu uns 2dbs acima da dutada! Ou seja.. com 1 sub em LT eu to tocando QUASE o equivalente a 2 em dutada! Não chegou a 3dbs (o dobro) pq minha LT teve falhas... mas se fizer ela certinho.. da pra tirar 3dbs em cima da dutada na Fb!! (no meu caso, 40hz)

http://img265.imageshack.us/img265/1927/42049458.jpg

a linha deu 2 Metros aprox... afff... e agora o que eu faco? uhauhauha ela fica sintonizada em aprox 25 hz.. pior que nao tenho mais espaco aki! nao tem nenhuma forma de aumentar esse FS com preenchimento?

viajei ali em cima uhAHUAHUAHU

ja ja coloco como ficou as medidas e tal *-*

Editado por d4rkbl0od

Compartilhar este post

Link para o post

40hz dá 2,15m... que sintonia foi essa que de dois metros? 43hz???

Outra coisa, ela sintonizada em 25hz como citou daria 3,44m de linha! ;)

A intenção de sua caixa.. qual é? HT? Carro? Se for HT.. sintonias entre 20 e 40hz são muito bem vindas! Já se a intenção for carro, ouvir música apenas.. de 40 a 50hz já traz bons resultados (a depender do falante).

Compartilhar este post

Link para o post

340/43/4 = ~1,98m

ele tem uma limitação de espaço TENSA, como ele tem 2m de linha pra mexer, e dá pra ter 1Sd constante, e a única alternativa de design q não bate nas paredes é essa... creio que ele terá resultados superiores a dutada assim, e já vai aprender a fazer LT!

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, ela sintonizada em 25hz como citou daria 3,44m de linha! ;)

A intenção de sua caixa.. qual é? HT? Carro? Se for HT.. sintonias entre 20 e 40hz são muito bem vindas! Já se a intenção for carro, ouvir música apenas.. de 40 a 50hz já traz bons resultados (a depender do falante).

Primeiramente, preciso confessar que FOI fo** acertar as medidas da caixa , meu senhor HUAHUAHU

SubSonic quem o diga, merece uma foto estampada na caixa, UHAHUAHUA

depois de umas 2 horas discutindo, acertando isso , aquilo, mudando altura, mandando recortar o armario, quebrar parede, deu certo!

AUHAHUAHUHUAHUA

agora axo que ta certo! vou ver durante a semana o preco dos MDF e talz, vamo tira isso do papel logo!!

12111199.jpg

Muito obrigado a todos, cara, vcs me ajudaram muito! muito!vlw graande gabriel! hahah vlw bloom, cenoura!

quando for adquirindo as coisas vou atualizando! hehehe

Editado por d4rkbl0od

Compartilhar este post

Link para o post

Com 2m de linha ficaria em 42,5Hz.

O que voce busca? Tipo, qual o objetivo da sua TL? Subgrave, misto, eletro, filmes?

EU faria em 35~40Hz, qualquer coisa é so ajeitar com um preenchimento depois, porem irá perder SPL.

A minha esta sem preenchimento e está otima pro meu gosto, até porque gosto mesmo é de sobgrave, frequencias mais altas nao me preocupam!

Vai se acostumando, usei 10 folhas de caderno e 3 madrugadas lendo sobre TLs pra chegar em um projeto definitivo.

EDIT: enrolei muito pra digitar, vc foi mais rapido que eu!!rs

To acompanhando isso ai!! Quero ver como vai ficar!!

sobgrave = sUbgrave [^]

Editado por cenorasound

Compartilhar este post

Link para o post

Com 2m de linha ficaria em 42,5Hz.

O que voce busca? Tipo, qual o objetivo da sua TL? Subgrave, misto, eletro, filmes?

EU faria em 35~40Hz, qualquer coisa é so ajeitar com um preenchimento depois, porem irá perder SPL.

A minha esta sem preenchimento e está otima pro meu gosto, até porque gosto mesmo é de sobgrave, frequencias mais altas nao me preocupam!

Vai se acostumando, usei 10 folhas de caderno e 3 madrugadas lendo sobre TLs pra chegar em um projeto definitivo.

ela sintonizou em aprox 40 HZ, exatamente como eu queria!

da uma olhadinha no post acima amigao, abracoo hihihi

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...