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Tang Band W3-871B + MB Quart QWC-160 + Peerless XXLS 12

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Pessoal a um tempo atrás iniciei esse tópico com a proposta abaixo (no post "cotado"). Hoje, ao invés de adotar o Fostex FF85K, utilizarei um Tang Band W3-871B (Referências no site: http://www.tb-speaker.com/detail/1208_03/w3-871sc.htm).

 

Portanto, o projeto atual contempla:

 

1) Um par de fullrange Tang Band W3-871B acima do painel;

2) O woofer (QWC-160) MB-Quart do kit add-a-woofer QSC-164;

3) E um crossover artesanal feito pelo Protheus com as seguintes características:

 

-- 4 ohms para o woofer;

-- 8 ohms para o fullrange;

-- aguentando até aprox. 500 WRMS;

-- com frequência de corte em 250Hz (12 dB / Oitava ou Segunda Ordem).

 

4) Um amplificador Helix P400 (fornecendo aprox. 110 WRMS pra cada lado + 350 WRMS pro sub;

5) Cabos Monster;

6) Subwoofer Peerless XXLS 12 (835017 - Referências no site: https://www.madisound.com/store/manuals/835017.pdf).

 

 

Estou pensando em montar um set com um fullrange + woofer.

 

Seria um Fostex FF85K + woofer MB Quart.

Esse o woofer é do kit add-a-woofer QSC-164 (Manual em: http://www.maxxsonics.net/manuals/mbquart/pdfs/qsc_164.pdf ).

 

Esse woofer vem com o crossover que corta em 250 Hz, mas este é pra ser ligado a um outro crossover do kit QSC 210 para transformá-lo num kit 3 vias.

 

A minha pergunta é: daria para eu ligar o fullrange FF85K no lugar do crossover do QSC 210 (ou seja, no lugar do tweeter + midrange)?

"Desenhei" qual é a minha ideia e anexei ao post. Só está mostrando o lado esquerdo, pois o direito é análogo. Apenas um crossover é necessário para os dois lados.

 

E para entender melhor como funciona ligação do QSC 164 + QSC 210 é só acessar esse link acima na página 8 do pdf. É o esquema de nº5.

 

Obrigado!

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Editado por hi-fi

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É tranquilo... Só não dá pra querer abusar muito do volume!

 

Se for pra ouvir mais alto... aí vai ter que usar um corte mais alto no Fostex.

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É tranquilo... Só não dá pra querer abusar muito do volume!

 

Se for pra ouvir mais alto... aí vai ter que usar um corte mais alto no Fostex.

 

Inicialmente, valeu pela resposta. Já aprendi bastante com você nesse fórum!

 

Voltando... acho que o volume não seria problema.

Mas o que me intriga - talvez seja ignorância - é o fato de o cabo vir do amp diretamente para o Fostex e só depois seguir para o crossover (como está mostrado no esquema). Aí está minha dúvida: de acordo como o esquema, o Fostex também está cortado em 250 Hz? Ou só o woofer está?

 

PS: Não sei se fui claro...

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Que eu saiba crossver tem que vir antes do falante. Mas vai saber.

 

O sistema em si acho que fica bom. Eu acho esses fostex legais, tenho medo de aplicar 5x a potencia maxima dele, mesmo em volumes moderados.

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Ih, achei que o cross fosse 2 vias... é só a via do mid.

 

Mas você pode cortar com capacitores... pode cortar a 350Hz (em 1a ordem mesmo) que deve casar legalzinho com o mid a 250Hz.

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Essa tua ligação ta errada. Esse cross só serve pra cortar o mid bass LP em 250hz. Ou seja: o midbass vai tocar de 20Hz até 250Hz. Coloque ele num amp ou num player que faça o corte HP tipo em 80Hz, que terá uma banda passante de 80Hz até 250Hz. O full é outra história. Tem que aplicar um corte nele senão vai queimar assim. Esse full aí, pode preparar um player ou crossover a parte que faça o corte em pelo menos 300 HP 12db/oitava. Dai vç liga o cross nele com outro amp.

 

Markto

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Pelo menos já deu pra entender o meu erro, mas eu não me sinto apto de produzir esses crossovers.

 

1) Teria alguém aqui do fórum, com experiência, e que faz este "serviço"?

2) Estava pesquisando por crossovers e achei o seguinte modelo da Beyma:

 

MODEL FD 25

Type 2 Way

Crossover Freq. 250 Hz

Power (RMS) 600 W

Impedance (LF) 4/8 Ohms

Impedance(HF) 8 Ohms

Att.slope 6-12 dB/oct

HF attenuation –

 

Quanto a essa potência de 600 W, eu só estaria enviando uns 150, teria problema? Este modelo serviria?

O ruim é que o preço é bastante salgado...

 

Obrigado a todos, novamente, pelas respostas esclarecedoras!

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se não tiver player que consegue fazer o corte, fale com o user Protheus, ele produz crossovers por encomenda de boa qualidade.

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Isso aê!! Protheus é o indicado. Preço e qualidade!

Ele desenvolve isso pra ti.

 

abs

 

Markto

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Já fiz um orçamento com o Protheus e agora só estou vendo se vale a pena levar essa ideia pra frente!

 

Valeu pela ajuda!

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Boa noite, a respeito da pergunta inicial, não aconselho instalar um full com um crossover, pois você perderia e muito os medios do mesmo e consequentemente o palco alto que ao meu ver é o grande diferencial. Como alguns sabem eu usei este sistema e fiquei muito feliz, e recomendo.

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Ué ronie, sem usar crossover, vai ligar como? Tocando graves?

 

Realmente me escrevi mal mesmo, perdi a mão, o que eu queria dizer e para não usar o cross de kit e sim fazer um pois é simples e o resultado vale a pena. Desculpem faz muito tempo que não posto nada

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Pessoal,

 

até tentei um Fostex FF85K, mas não consegui. Terminei comprando um Tang Band W3-871B... Portanto, para quem ainda não viu as mudanças no projeto, ele contemplará:

 

1) Um par de fullrange Tang Band W3-871B acima do painel (Referências no site: http://www.tb-speaker.com/detail/1208_03/w3-871sc.htm);

2) Um par de woofers (QWC-160) MB-Quart do kit add-a-woofer QSC-164;

3) Um crossover artesanal feito pelo Protheus com as seguintes características:

 

-- 4 ohms para o woofer;

-- 8 ohms para o fullrange;

-- aguentando até aprox. 500 WRMS;

-- com frequência de corte em 250Hz (12 dB / Oitava ou Segunda Ordem).

 

4) Um amplificador Helix P400 (fornecendo aprox. 110 WRMS pra cada lado + 350 WRMS pro sub);

5) Cabos Monster;

6) Subwoofer Peerless XXLS 12 (835017 - Referências no site: https://www.madisound.com/store/manuals/835017.pdf).

 

Minhas dúvidas:

 

1) A respeito do direncionamento dos fullrange. O instalador está sugerindo "mirar" no centro do carro (off-axis). Alguma sugestão?

 

2) A respeito do subwoofer Peerless XXLS 12, instalei ele numa caixa selada de 56l. Praticamente não dá para percebê-lo, mesmo com o ganho alto. Será que é porque ele é voltado ao uso residencial. Obs: O cabo entre ele e o amp tem 6m, provisioriamente, isso interfere? Detalhe: o amplificador está mandando 350 WRMS e a especificação do sub pede apenas 175 WRMS. Não sei o que fazer. Alguma ideia?

Editado por hi-fi

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hi-fi, sempre ví montagens de full, ao menos deste nível, on-axis. Talvez seja uma das grandes vantagens, aliás... já montei mids (não fulls, bem explicado) off-axis no painel,e por alguns dias on-axis. A diferença era grande. Eu tentaria, primeiro, on-axis, e voltado para o motorista o quanto fosse possível... ou no mínimo, apontados para o centro simetricamente, mas na altura do centro real do habitáculo do carro mesmo, não um full direcionado ao outro (isso sim, totalmente off-axis). É o que eu faria, mas deixa o pessoal postar mais algumas dicas, faz um bocado de tempo que não brinco com 3-way frontal, e usei sempre falantes bem mais simples.

 

abs,

Ricardo.

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Bem, você não vai usar tweeters, então esqueça off-axis. Vai MATAR seus agudos, que já não são muitos como os de um tweeter. Além disto, eu prefiro o refinamento de uma instalação direcionada para o motorista ou para o centro do carro (no meu caso, cada um aponta para o centro do banco que fica do seu lado, fiz por necessidade e gostei muito) do que o ganho em profundidade de uma instalação totalmente off-axis.

 

Quanto ao sub, tem erro na instalação, pode ter certeza. Com músicas cheias de grave ele excursiona bem? Se não, pode ser que algum High pass no amplificador esteja ativo.

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apontados para o centro simetricamente, mas na altura do centro real do habitáculo do carro mesmo, não um full direcionado ao outro.

(no meu caso, cada um aponta para o centro do banco que fica do seu lado, fiz por necessidade e gostei muito) do que o ganho em profundidade de uma instalação totalmente off-axis.

 

Gosto das duas opções acima. No seu caso, Kleber, você preferiria apontado para o centro ou acha que do jeito que está é de fato melhor?

 

 

Quanto ao sub, tem erro na instalação, pode ter certeza. Com músicas cheias de grave ele excursiona bem? Se não, pode ser que algum High pass no amplificador esteja ativo.

 

Quanto ao sub, pelo que me lembre, o crossover utilizado é o da unidade central, enquanto que o do amp está ajustado para o modo "full" (ou seja, deixando passar toda a gama de frequência).

 

 

Abs,

Alexandre

Editado por hi-fi

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Gosto das duas opções acima. No seu caso, Kleber, você preferiria apontado para o centro ou acha que do jeito que está é de fato melhor?

 

Do jeito que está hoje (cada um apontado para o banco correspondente) eu achei até melhor que do jeito que sempre usei, que era cada um apontado para a orelha correspondente (ou seja, totalmente on-axis), pois acabou com o problema que eu tinha antes, de ter que mexer no Balance toda vez que andava com o vidro aberto.

 

Quanto ao sub, pelo que me lembre, o crossover utilizado é o da unidade central, enquanto que o do amp está ajustado para o modo "full" (ou seja, deixando passar toda a gama de frequência).

 

Então, era pro sub aparecer sim. Veja se ele exxcursiona, se não excursionar tem que procurar a causa.

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Então, era pro sub aparecer sim. Veja se ele exxcursiona, se não excursionar tem que procurar a causa.

 

Acabei de dar uma analisada. De fato, o sub está ligado como disse. Ele está excursionando moderadamente, mas para isso é preciso do ganho no máximo e ainda de uma boa quantidade de equalização e volume.

Está estranho, não faz sentido ganho no máximo, uma vez que estou fornecendo o dobro da potência necessária...

Editado por hi-fi

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Acabei de dar uma analisada. De fato, o sub está ligado como disse. Ele está excursionando moderadamente, mas para isso é preciso do ganho no máximo e ainda de uma boa quantidade de equalização e volume.

Está estranho, não faz sentido ganho no máximo, uma vez que estou fornecendo o dobro da potência necessária...

 

 

Testa outro sub no seu carro... Para ver realmente se é o sub, ou ... O ampli que não está 100% ou ...

Editado por BYRONALD

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