Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Air coupler pra colocar embaixo da cama, usando JBL GT152

Recommended Posts

e ai ? ate agora ? pasmafaute

Cara.. as madeireiras fecharam sab meio dia.. e até o momento eu ainda nem tinha decidido como ia ser!

Se for fazer agora (Compraria as madeiras amnhã, na verdade) faria AC em 1SD fixos... mas ainda não sei se é 1/4 de onda ou 1/2 onda! =)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. as madeireiras fecharam sab meio dia.. e até o momento eu ainda nem tinha decidido como ia ser!

Se for fazer agora (Compraria as madeiras amnhã, na verdade) faria AC em 1SD fixos... mas ainda não sei se é 1/4 de onda ou 1/2 onda! =)

Faz as 2 e testa! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca pesquisei sobre LTs fechadas... mas até hoje TODAS aas lts e ACs que li, eram 1/4 de onda! =S

Bloom, LT "selada" (Nautilus, por exemplo) realmente é 1/2 onda!

mas a AC, até onde eu sei, é somente uma LT de 1/4 de onda onde tenta-se aproveitar ao máximo o efeito de 1/4 de onda colocando o falante sujeito à impedancia do final da linha, que está EM FASE com o falante (se fosse 1/2 onda estaria em oposição de fase)!

por isso que na metade e no dobro da Fs da AC se tem um cancelamento tão forte, pq a saida e o falante estão em fases opostas!

pelo menos é assim que eu SEMPRE entedi a Air Coupler!

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, LT "selada" (Nautilus, por exemplo) realmente é 1/2 onda!

mas a AC, até onde eu sei, é somente uma LT de 1/4 de onda onde tenta-se aproveitar ao máximo o efeito de 1/4 de onda colocando o falante sujeito à impedancia do final da linha, que está EM FASE com o falante (se fosse 1/2 onda estaria em oposição de fase)!

por isso que na metade e no dobro da Fs da AC se tem um cancelamento tão forte, pq a saida e o falante estão em fases opostas!

pelo menos é assim que eu SEMPRE entedi a Air Coupler!

Agora bateu a dúvida... se faço mesmo a AC/LT do carro ou a AC/LT de casa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se bem que a do carro tow pensando em fazer LT mesmo, com sintonia alta (40~50hz) pra tocar coisas mistas... pq sintonias ultra-baixas vão ficar MUITO subgrave e POUCA música =/

Compartilhar este post

Link para o post

Agora bateu a dúvida... se faço mesmo a AC/LT do carro ou a AC/LT de casa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se bem que a do carro tow pensando em fazer LT mesmo, com sintonia alta (40~50hz) pra tocar coisas mistas... pq sintonias ultra-baixas vão ficar MUITO subgrave e POUCA música =/

a vantagem da LT clássica é que com preenchimento vc consegue expandir MUITO a faixa útil (tem LT fullrange, como o caso das Sublimes, praticamente sem vales), a AC é rígida, é aquilo, se ficar bom, ótimo, se ficar ruim... vai ter que quebrar a cabeça pra reformar a caixa, e a faixa é SEMPRE estreita!

lembre-se que as frequencias abaixo da ressonancia são MUITO menos afetadas pelo preenchimento! se a caixa estiver sintonizada alto, oq ela descer sem preenchimento é oq vai descer e pronto, ganha-se pouca coisa "pra baixo" com preenchimento (teria que ser um prenchimento violento pra dar um maior comprimento "virtual" e assim descer a resposta significativamente), mas se ficar sintonizada baixo demais, com preenchimento se corrige isso!

mas para carro, 40Hz me parece uma ótima frequencia! BASTANTE força até os 30Hz, desce firme até 25Hz e com força ainda nos 20Hz, mesmo com um sub de Fs 31 como o MTX! e vai subir, mesmo sem preenchimento algum, aos 80Hz úteis (com atenuação, sem preenchimento, se preencher essa atenuação acaba, o SPL tbem reduz, mas a potencia admissivel sobe, o que compensa parcialmente a perda de SPL)

com uma SD da linha perto de 1SD, e o MTX sendo um sub com suspensão pesada, vc vai ter bastante controle de cone! isso é ótimo pq dá pra mandar potencia! motor o MTX tem de sobra pra receber potencia, controlando a parte mecanica, vc tem um monstrinho!

em casa eu usaria LT classica tbem! é mais flexível! pra falar verdade eu só usaria air coupler em casos bem específicos com grave de 2 vias! ela é o que eu não gosto, uma caixa picuda! útil, as vezes, mas na maioria das vezes é problemática!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, novidades.. meia hora de conversa com o subsonic no MSN me rendeu o projeto da LT.. ele me deu mó força.. e já tow com as medidas aqui, vou agora na madeireira comprar as madeiras e levar na showcar, pois ele tem as ferramentas adequadas!

=D

É isso! Ainda hoje volto com novidades!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber... 1/2 onda?

no artigo ele passa uma formula que daria um tubo de comprimento equivalente a 1/4 de onda!

eu não consegui ler o comprimento da caixa do artigo (vc tem ai uma versão mais legível?) mas do que eu saiba era algo em torno dos 2,5-2,8m... algo perto dos 40Hz.... justamente o ponto de pico do AC!

Cara, oa rtigo do CCDB é meio confuso com as terminologias atuais.

No artigo dele, onde se diz "air coupler", leia TL. O air coupler é mais um acoplador/somador que um tubo ressonante.

Na LT, é 1/4 de onda pq a onda caminha 1/4 e volta 1/4... volta com 180 graus de defasagem.

No Air Coupler as ondas traseiras são acopladas com as dianteiras. Por isto a linha tem 1/2 comprimento.

Meu maior problema quando "entrei" no mundo das LTs foi compreender esse "probleminha" com o artigo. Convenhamos que em 79 o mundo não era tão mundo assim... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

No artigo dele, onde se diz "air coupler", leia TL. O air coupler é mais um acoplador/somador que um tubo ressonante.

Na LT, é 1/4 de onda pq a onda caminha 1/4 e volta 1/4... volta com 180 graus de defasagem.

No Air Coupler as ondas traseiras são acopladas com as dianteiras. Por isto a linha tem 1/2 comprimento.

Meu maior problema quando "entrei" no mundo das LTs foi compreender esse "probleminha" com o artigo. Convenhamos que em 79 o mundo não era tão mundo assim... :vts

Ah, agora ficou mais claro!

INda bem q investi na LT! rsrsrs

Kleber, apenas pra constar.. tem MTX 9515 + LT vindo aí! E no gol!

Vou amanhã na loja terminar a caixa e tirar o banco traseiro! Vamo ver se a bagaça toca direitin! *_* rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

agooora q eu entendi o que vc queria dizer! hahahahah

verdade, na 1/4 é a ida e a volta, sendo a volta em fase inversa!

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas atualizando, a LT ainda nao tá pronta.. tudo indica q vou buscar amanhã! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas atualizando, a LT ainda nao tá pronta.. tudo indica q vou buscar amanhã! =)

Mandou fazer?!

Ahhhh... DIY é melhor! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Mandou fazer?!

Ahhhh... DIY é melhor! :P

Eu tb ADORARIA fazer... mas nem tico-tico eu tenho! No maximo um serrote velho que era de meu avô e tá aqui por estimação! --'

Nem é falta de querer, mas de equipamentos mesmo!

Já lá na showcar, tem TUDO e da pra fazer de boas!

Compartilhar este post

Link para o post

Novidades?? [¨]

SIM! ele me falou por MSN... depois ele fala ai!

FIQUEM CURIOSOS! auehueahuaehueh

Compartilhar este post

Link para o post

Garanto que ta la, deitado na cama só sentido o grave violento vindo por baixo...

:vts

hahahha

da cama não! ele tinha me falado do carro!

eu nem tinha visto q ele tinha aberto akele tópico no SPL! hauehuaehuaehaue

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...