Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Air coupler pra colocar embaixo da cama, usando JBL GT152

Recommended Posts

Pra que carro é?

Tem foto da criança não? (sub)

O sub da casa naõ tenho!

Mas do carro, é um desses:

l_b907157880ed4f3abe3902960273200f.jpg

fabinhosom_08_002.jpg

MTX3.JPG

15 polegadas, 25mm de x-max.. 1000wrms (mas pode-se aplicar 3000wrms SEM MEDO! eu faço! rs)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o-o-

Esse já conheço BEM pessolmente.. rs

E acredite, com um pouco + de 1000rms na LT, ja vai dar pra brincar legal! [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Ia comprar as madeiras hoje cedo pra já fazer a LT/air coupler do quarto.. mas como não consegui ter ideias de como faze-la, o projeto ficou pra semana que vem --' rs

Compartilhar este post

Link para o post

como ambos os falantes são de 15", vc NÃO vai ter como escapar da AC!

tipo, debaixo da cama só caberia falante de 10" pra LT clássica (é meu projeto), a não ser q vc durma numa cama de hospital, daquelas BEM altas! hahahahha

então vai ter q jogar o falante virado pra cima no final da linha (como nas Air Couplers)... ai, SEM CHANCE de preencher, pq oq chega na boca tem que ser exatamente oq foi gerado pelo falante, até por isso que a AC usa sempre 1SD ou mais na seção!

lembre-se que a air coupler funciona como uma band pass! a parte da frente do falante também é modulada! e modulada pela parte de tras do falante!

é por isso que o ganho dela é tão foderástico! mas o decaimento é igualmente cavalar!

pra filmes eu sintonizaria a caixa em torno dos 35Hz, o decaimento começaria pra mais e pra menos a partir daí, e com 1/2 oitava acima (50Hz mais ou menos), vc teria o F3 alto, e o F3 baixo da mesma forma ficaria lá pelos 20 e poucos Hz, com F6 lá no subsonico já!

eu faria a air coupler "de cabeça pra baixo", com a "boca" saindo no chão, pra ter o ganho de half space e conseguir melhores subgraves, tirar um pouco esse decaimento brusco e ter um F6 pra baixo dos 15Hz (pra filme isso é interessante! e pra ouvir gravações da TELARC! e basicamente só pra isso! hauehuaehueah)

no caso do MTX, da pra fazer LT clássica, mas como a idéia é alto rendimento, vai de air coupler tbem, pra ter mais ganho ainda na faixa desejada! sintonia? joga onde vc quer mais SPL! vai existir um pico de 12dB reais na fundamental da caixa! decaindo 1 8ª abaixo e 1 acima, se a idéia é de 30-60Hz, joga o pico em 40Hz, vc vai ter os F3 ai pela região do limite, e um pico de uns 3-6dB (em relação aos limites) nos 40Hz

como o ganho de cabine do carro vai bater lá pelos 60Hz mesmo, talvez a opção seja ter uma sintonia da LT em 35Hz, vc com certeza in caritas a resposta vai esticar mais, lá para os 65-70Hz!

que carro é?

Compartilhar este post

Link para o post

o-o-

Esse já conheço BEM pessolmente.. rs

E acredite, com um pouco + de 1000rms na LT, ja vai dar pra brincar legal! [¨]

Air coupler, 1000RMS? HAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHHAHAHAHAHA

duvido aguentar ficar dentro do carro com 500RMS aplicados!

e PREPARA OS PARABRISAS!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

chega a esse ponto gabriel ?? agora me assustou eihn...

Compartilhar este post

Link para o post

como ambos os falantes são de 15", vc NÃO vai ter como escapar da AC!

tipo, debaixo da cama só caberia falante de 10" pra LT clássica (é meu projeto), a não ser q vc durma numa cama de hospital, daquelas BEM altas! hahahahha

então vai ter q jogar o falante virado pra cima no final da linha (como nas Air Couplers)... ai, SEM CHANCE de preencher, pq oq chega na boca tem que ser exatamente oq foi gerado pelo falante, até por isso que a AC usa sempre 1SD ou mais na seção!

lembre-se que a air coupler funciona como uma band pass! a parte da frente do falante também é modulada! e modulada pela parte de tras do falante!

é por isso que o ganho dela é tão foderástico! mas o decaimento é igualmente cavalar!

pra filmes eu sintonizaria a caixa em torno dos 35Hz, o decaimento começaria pra mais e pra menos a partir daí, e com 1/2 oitava acima (50Hz mais ou menos), vc teria o F3 alto, e o F3 baixo da mesma forma ficaria lá pelos 20 e poucos Hz, com F6 lá no subsonico já!

eu faria a air coupler "de cabeça pra baixo", com a "boca" saindo no chão, pra ter o ganho de half space e conseguir melhores subgraves, tirar um pouco esse decaimento brusco e ter um F6 pra baixo dos 15Hz (pra filme isso é interessante! e pra ouvir gravações da TELARC! e basicamente só pra isso! hauehuaehueah)

no caso do MTX, da pra fazer LT clássica, mas como a idéia é alto rendimento, vai de air coupler tbem, pra ter mais ganho ainda na faixa desejada! sintonia? joga onde vc quer mais SPL! vai existir um pico de 12dB reais na fundamental da caixa! decaindo 1 8ª abaixo e 1 acima, se a idéia é de 30-60Hz, joga o pico em 40Hz, vc vai ter os F3 ai pela região do limite, e um pico de uns 3-6dB (em relação aos limites) nos 40Hz

como o ganho de cabine do carro vai bater lá pelos 60Hz mesmo, talvez a opção seja ter uma sintonia da LT em 35Hz, vc com certeza in caritas a resposta vai esticar mais, lá para os 65-70Hz!

que carro é?

O carro é um gol g4 4portas! Então a AC com pico nos 40hz tá de bom tamanho né? 35hz ia ficar subgraves demais, abaixo de 30hz em MUSICA quase não se tem nada =/

E quanto à AC da cama, como fazer isso? O falante é alto.. já daria uns 25cm facil... não teria como coloca-lo na horizontal!

Só se eu fizesse uma caixa anexa à cama pra fazer o habitáculo do falante e o final da linha!

Compartilhar este post

Link para o post

chega a esse ponto gabriel ?? agora me assustou eihn...

Tambem fiquei assustado!

Eu costumo aplicar 2500wrms nesse sub... o parabrisa até excursiona.. mas nada perto de quebrar! =D

Compartilhar este post

Link para o post

quando chegar meu DD9915 eu ate animo de fazer uma air coupler pra ele... com 12k rms aplicados ehhehhe

PT no corsa ??

Compartilhar este post

Link para o post

Caraleo... DD9915 é insano OpO

Sonho de consumo! rssr Sò n penso em 9918 pq precisaria de caixa hiper enorme!

Alias, meu sonho era um RE-XXX mas aqui é sem condições =\

Compartilhar este post

Link para o post

Então pelo visto a AC de debaixo da cama tá fora de cogitação! A não ser que eu aumente a cama pra 40cm! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ACho que no quarto vou fazer a AC ATRÁS da cama =) Daí da pra fazer ela deixata, começando e terminando em 1SD e com a "boca" no chão ;) rsrsrsrs ah, em 35hz mesmo! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Caraleo... DD9915 é insano OpO

Sonho de consumo! rssr Sò n penso em 9918 pq precisaria de caixa hiper enorme!

Alias, meu sonho era um RE-XXX mas aqui é sem condições =\

Ta na produção ja, alan dante disse que a cor do cone eh surpresa ehheehhehe.

9918 eh impraticavel no meu carro.

Edit: produçao eh com Ç e nao com L. KKKK

Editado por vxice

Compartilhar este post

Link para o post

Air Coupler é caixa de 1/2 onda... então dobre os comprimentos aí... começa e termina com 1Sd... dá pra fazer com menos dependendo do falante, mas é constante, não é tapered não.

Se vc vai partir pra um caixotão, pq não o usa como cama, só colocando o colchão em cima dela?

Compartilhar este post

Link para o post

Air Coupler é caixa de 1/2 onda... então dobre os comprimentos aí... começa e termina com 1Sd... dá pra fazer com menos dependendo do falante, mas é constante, não é tapered não.

Se vc vai partir pra um caixotão, pq não o usa como cama, só colocando o colchão em cima dela?

Kleber, mas as medidas do sub dele são meio proibitivas! o sub tem 25cm de altura e uns 40 de diametro... a cama fica com 40cm de altura (somado a 30 do colchão, 70cm... meio bizarro deitar tão alto)

eu pensei em por o sub deitado de boca pra baixo, mas ele tem 25 de altura assim, mais no minimo uns 20 do "buraco" em baixo, já deu mais q os 40 de diametro!

sub de 15" em baixo da cama é comprexo!

dá pra por ele na cabeceira! ai fica legal!

em CASA, eu não faria air coupler não, muito picuda! eu achei q dava pra espremer a AC em baixo da cama, mas não dá como 15", então ja q vai ter q liberar espaço, faz logo uma LT clássica, começando em 1,2 e terminando em 1,8SD, com preenchimento só no começo, e leve

pronto! é caixa pra tocar 10Hz!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, mas as medidas do sub dele são meio proibitivas! o sub tem 25cm de altura e uns 40 de diametro... a cama fica com 40cm de altura (somado a 30 do colchão, 70cm... meio bizarro deitar tão alto)

eu pensei em por o sub deitado de boca pra baixo, mas ele tem 25 de altura assim, mais no minimo uns 20 do "buraco" em baixo, já deu mais q os 40 de diametro!

sub de 15" em baixo da cama é comprexo!

dá pra por ele na cabeceira! ai fica legal!

em CASA, eu não faria air coupler não, muito picuda! eu achei q dava pra espremer a AC em baixo da cama, mas não dá como 15", então ja q vai ter q liberar espaço, faz logo uma LT clássica, começando em 1,2 e terminando em 1,8SD, com preenchimento só no começo, e leve

pronto! é caixa pra tocar 10Hz!

Eu entendi bem? Começando em 1,2SD e terminando em 1,8SD? Nunca vi uma LT assim =S

Mas a ideia não é ruim! E a sintonia, 30, 35 ou 40hz???

Compartilhar este post

Link para o post

Air coupler é 1/2 onda e TL 1/4 de onda???

Compartilhar este post

Link para o post

Air coupler, 1000RMS? HAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHHAHAHAHAHA

duvido aguentar ficar dentro do carro com 500RMS aplicados!

e PREPARA OS PARABRISAS!

Bosta...

Me deixou com vontade de fazer uma dessas agora... OpO

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Air coupler é 1/2 onda e TL 1/4 de onda???

Alguem me esclarece isso pls =S rs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendi bem? Começando em 1,2SD e terminando em 1,8SD? Nunca vi uma LT assim =S

Mas a ideia não é ruim! E a sintonia, 30, 35 ou 40hz???

opa!

erro de digitation!

é pra terminar em 0,8!

mandaria 1/4 de 25Hz pra linha vazia, e adicionaria preenchimento leve no primeiro terço e MUUUITO leve no segundo terço com o final livre! vai tocar MUITO BEM até uns 70Hz, e descer nas profundezas das catacumbas amaldiçoadas!

e com um sub de 15" e com uns 500W ou mais aplicados é um sub de muito respeito!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber... 1/2 onda?

no artigo ele passa uma formula que daria um tubo de comprimento equivalente a 1/4 de onda!

eu não consegui ler o comprimento da caixa do artigo (vc tem ai uma versão mais legível?) mas do que eu saiba era algo em torno dos 2,5-2,8m... algo perto dos 40Hz.... justamente o ponto de pico do AC!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber... 1/2 onda?

no artigo ele passa uma formula que daria um tubo de comprimento equivalente a 1/4 de onda!

eu não consegui ler o comprimento da caixa do artigo (vc tem ai uma versão mais legível?) mas do que eu saiba era algo em torno dos 2,5-2,8m... algo perto dos 40Hz.... justamente o ponto de pico do AC!

Tb fiquei confuso! nunca vi nenhum paper falando de 1/2 onda.. são todos 1/4.. tanto que tem sites do estilo "quarterwave".... sei n viu??

Inclusive eu ia comentar isso no ultimo DIY do kleber, quando ele desistiu de fazer o AC por não ter usado 1/2 onda... putz.. num sei se eu tow precisando estudar mt isso ou se o kleber se confundiu!!!

opa!

erro de digitation!

é pra terminar em 0,8!

mandaria 1/4 de 25Hz pra linha vazia, e adicionaria preenchimento leve no primeiro terço e MUUUITO leve no segundo terço com o final livre! vai tocar MUITO BEM até uns 70Hz, e descer nas profundezas das catacumbas amaldiçoadas!

e com um sub de 15" e com uns 500W ou mais aplicados é um sub de muito respeito!

Ah tah... 0,8 é plausível =D

Putz cara.. essas sintonias em torno de 25hz.. não consigo ver como algo interessante... pq.. pense bem.. vai pegar de 12,5hz (quase nada) até uns 40hz NO MAXIMO... será que compensa? (Acredito que só compense pra ver filmes!)

Fora que 25hz a linha vai ficar IMENSA =P rsrssrrs

Outra coisa.. na TL/AC (a decidir) do quarto, não tem limite de espaço nem nada.. mas na do carro.. é melhor fazer TL mesmo e sempre abaixo de 1SD, senão fica um trambolho enorme (Já ia ficar mesmo! rsrsrs)

vlw =D

Compartilhar este post

Link para o post

1/2 nao e quando a LT e do tipo "fechada"?

Eu tenho esse artigo no outro comp. ele fala e mostra uns graficos que "tubo aberto" e 1/4 e "tubo fechado" e 1/2.e explica os motivos

Editado por neil

Compartilhar este post

Link para o post

1/2 nao e quando a LT e do tipo "fechada"?

Eu tenho esse artigo no outro comp. ele fala e mostra uns graficos que "tubo aberto" e 1/4 e "tubo fechado" e 1/2.e explica os motivos

Nunca pesquisei sobre LTs fechadas... mas até hoje TODAS aas lts e ACs que li, eram 1/4 de onda! =S

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...