Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rafael bahr

Roadstar V12

Recommended Posts

E ai galera, faz um bom tempo que nao venho por aki... to trabalhando demais e acabei deixando um pouco de lado o som automotivo...

entao, montei um pequeno som em meu carro e me surgiu uma duvida agora...

Meu CD player, tem saida sub (apenas uma saida RCA - não o par)e um par de RCA front...

Dessa maneira, liguei a saida front nos canais 1 e 2 do RODASTAR V12, entao, tocando o kir 2 vias de 6"

Da saída sub do cd, liguei nos canais 3 e 4 (entao ficou um conector RCA sobrando), e liguei o sub em bridge nesses canais...

ESTÁ TOCANDO... mas.. ta tocando a metade? se eu colocar um Y para alimentar a outra entrada RCA, vai melhorar alguma coisa? Sera que existe algum "jump" interno no amplificador?

Sds

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai galera, faz um bom tempo que nao venho por aki... to trabalhando demais e acabei deixando um pouco de lado o som automotivo...

entao, montei um pequeno som em meu carro e me surgiu uma duvida agora...

Meu CD player, tem saida sub (apenas uma saida RCA - não o par)e um par de RCA front...

Dessa maneira, liguei a saida front nos canais 1 e 2 do RODASTAR V12, entao, tocando o kir 2 vias de 6"

Da saída sub do cd, liguei nos canais 3 e 4 (entao ficou um conector RCA sobrando), e liguei o sub em bridge nesses canais...

ESTÁ TOCANDO... mas.. ta tocando a metade? se eu colocar um Y para alimentar a outra entrada RCA, vai melhorar alguma coisa? Sera que existe algum "jump" interno no amplificador?

Sds

pode botar o Y que vai melhorar sim e muito ! inclusive é recomendação da roadstar (não me lembro em manual de qual modelo lí tal coisa) alimentar os dois canais quando ligados em bridge

abraço

EDIT: ó link do manual do seu amp : http://www.roadstar.cd/br/files/00001/file1616.pdf?SESS25106=1eb5e6da40b3ad81687df92f7f77ca3f

veja na pagina 05 o que falam do cabo Y

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza meu velho... obrigado...

vou providenciar o cabo Y e ver se tem diferença...

O que me chamou a atenção é que está tocando...

Compartilhar este post

Link para o post

é igual mexer no FADER , R ,L vai tocar mas tipo só a metade .

bota o Y. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza meu velho... obrigado...

vou providenciar o cabo Y e ver se tem diferença...

O que me chamou a atenção é que está tocando...

ué ?

tem que tocar !

quando se faz bridge no amp não somamos a potencia de dois canais transformando-os em 1 só ? Se vc não excitar as duas entradas (os dois canais), excitando 1 só canal vc estará obtendo somente a potencia final dele sozinho e vai tocar também , mas só vai obter a potencia total da bridge (2 canais somados) se excitar os dois.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

ué ?

tem que tocar !

quando se faz bridge no amp não somamos a potencia de dois canais transformando-os em 1 só ? Se vc não excitar as duas entradas (os dois canais), excitando 1 só canal vc estará obtendo somente a potencia final dele sozinho e vai tocar também , mas só vai obter a potencia total da bridge (2 canais somados) se excitar os dois.

abraço

rsrsrsrs :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera...

Enfim, coloquei o cabo Y e...

Decepção...

ta a merma coisa!!!

pqp

utilizo o brudge da V12 pra tocar um sub selenium flex 2+2 12", fazendo a série e fechando os 4 ohms do bridge da V12...

Axei que poderia render mais, bem mais...

Tirei de uma caixa selada que eu tava usando, fiz uma caixa dutada pra ver se conseguiria algum ganho...

Mas fo muito pouco, quaee insignificante!!!

E se elevo um pouco mais o volume, o sub começa a distorcer, realmente axo q falta potencia!!!!

To utilizando em uma montana, sera q isso tem a ver? o sub grave nao tem a ajuda da ressonancia do carro de passeio (no meu caso era um palio) Ou é pq o som é fraco msm!?

Compartilhar este post

Link para o post

muito bem, vamos a teoria:

sub flex selenium - potencia RMS 200W, potencia musical 400W

roadstar V12 - potencia bridge 170W RMS

fatos:

sabemos que essa potencia do amp GERALMENTE eh medida com sinal puro, onda senoidal perfeita ou quadrada nao lembro.

sabemos tambem que a potencia oferecida por qualquer amp em sinal musical fica em torno de 30%.

considerando as colocacoes acima temos:

170W x 30% = 51w RMS que eh o q teoricamente o sub esta recebendo.

ou na melhor das hipoteses

170w do amp alimentando os 400w do sub

isso tudo teoricamente, sem levar em consideracao o fato do amp trabalhar em 12 ou 14 volts (nao achei essa info no manual)

nao quero dizer q o sub precise de um amp de 400w ou q o amp soh tocaria um sub de 51w.

isso eh teoria, mas ele ta faquim pra esse sub sim.

na pratica a coisa gira um pouco diferente, nem sempre os alto falantes suportam as potencias declaradas e nem os amps liberam toda potencia, ou qdo liberam eh em 14 volts, mas isso nao eh possivel em sistemas + simples, somente com baterias especiais, vasos auxiliares ou fontes automotivas.

espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

em sinal musical , no caso GRAVES , se não forem muito extendidos (hip hop, funk, bass) a potencia musical atingirá de 70~80% da potencia nominal RMS do amplificador

esses 30% citados aí seriam a média em um amp tocando em high pass e musicas com poucas batidas (batidas rápidas) acima dos 100 Hz

a bridge de fato é pouca pro sub em questão , mas devem ter outras variaveis que NÃO estão otimizadas , tais como : regulagem de ganho, corte do cross, Vb e Fs da caixa e por aí vai.

com essa potencia aplicada era pra se ter um resultado não fantástico , mas nunca tão desanimador assim

abraço :legal:

PS: só pra ilustrar , certa vez (Ford Focus hatch ) por falta de sub adequado (não havia chegado o novo sub) fiz tocar um nitro 12" 700 2+2 ohms na bridge (160~180 rms) de um hurricane 4.120 e tive uma imensa surpresa ao ver que respondia bem. DETALHE : o set NÃO era destinado a SPL .

Compartilhar este post

Link para o post

eh como eu disse rick, na pratica a coisa eh bem diferente.

eu mesmo to tocando um 307 com um brigde do 60.2, nao eh aquele grave, mas toca.

Compartilhar este post

Link para o post

galera, eu realmente imaginava que poderia render mais...

um amigo meu escutou o som tocando hoje, e ele disse que o resultado esta satisfatorio... (ele eh uma pessoa que entende um pouco de som tb - digo um pouco pq nunca sabemos tudo neh... - eu e ele ja estudamos muito sobre som e talz... ele ainda contiua com a pratica e eu dei uma parada e esqueci mt coisa - inclusive ele tb eh aki do forum - TINO MAGNO)

Mas, eu amanha vou fazer um teste tb trocando o player, e vou aumentar um pouco o tamanho do duto!

Outra coisa que eu acredito estar influenciando mt no resultado, é que não tenho mala, tipo eh na cabine da montana.

amanha passo detalhes das mudanças, e se possível umas fotinhos...

Compartilhar este post

Link para o post

amigo,

não sei qual o seu player , mas todos que vi com um só RCA pra saida sub , eram players xing ling os quais eram bem ruins de graves.

Um amigo meu tem na montana também , um power one, nitro 12" modelo antigo, 2 6x9 (no mesmo rack onde ficam amp e caixa do sub atras dos bancos) e kit duas vias nas portas.

Logo que ele instalou o set no carro novo ,estava com um DVD tela retratil de 7" (xing ling - e 1 unica RCA pra sub) e não eixstia definição de som , era ruim , o grave então uma mierda de dar vontade de chorar

Ele não chegou a ficar duas semanas com o DVD , isso de tanto eu falar na cabeça dele , colocou um sony que estava no carro anterior ....TOTAL transformação !

graves fortes , definição , tudo normal

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, meu player eh um Hbuster destes modelos novos...

sei q num eh um bom player, mas, ta quebrando o galho por enquanto...

O meu player pioneer, ta no carro de minha irma e ta com o aterramento do Cd com defeito, quando boto o RCa fica um zumbido fdp...

tenho certeza q se eu colocar o meu pioneer no lugar deste h buster, vai melhorar, o pro eh q to sem tempo de dar um jeito nesta zumbido!!!

quanto a aumetar o duto, nao posso fazer isso, pq ele ta bem no limite, fica faltando uns 3cm pra tocar no ímã do sub...

Creio q eu poderia colocar aquelas lã de vidro, pra simular uma maior litragem da caixa e assim conseguir diminuir a frequencia da mesma, e ai, da certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...