Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Laio

AJUDA PLS - Crossover Roadstar Digital RS-6DX

Recommended Posts

Ola galera, sou novo no Forum.

Mais estou com uma duvida. comprei um crossover Roadstar Digital RS-6DX, muito bom o cross.

Só que estou com dificuldades em fazer as Etapas de Ajustes 12/24db, para cortar nos Canais. Ja mexi em todo o Menu do aparelho e nao conseguir axar essa opçao, caso eu esteja certo. Vou ultilizar em um sistema de TRIO, e queria o corte de 24db para os Driver Snake.

VLWWW... HELP-ME !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola galera, sou novo no Forum.

Mais estou com uma duvida. comprei um crossover Roadstar Digital RS-6DX, muito bom o cross.

Só que estou com dificuldades em fazer as Etapas de Ajustes 12/24db, para cortar nos Canais. Ja mexi em todo o Menu do aparelho e nao conseguir axar essa opçao, caso eu esteja certo. Vou ultilizar em um sistema de TRIO, e queria o corte de 24db para os Driver Snake.

VLWWW... HELP-ME !

Amigo, o cross ja vem configurado em 24db/8ª nos seus cortes.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, o cross ja vem configurado em 24db/8ª nos seus cortes.

Blz, entao o crosso ja vem configurado em 24/8... tipo mais tem alguma opçao de mudar para 12db ?

grato !

Compartilhar este post

Link para o post

Blz, entao o crosso ja vem configurado em 24/8... tipo mais tem alguma opçao de mudar para 12db ?

grato !

Não tem como, é fixo em 24 dBs.

Mas pq vc quer um corte de 12 dBs ? Qual a vantagem de um corte com menas atenuação?

Compartilhar este post

Link para o post

grato !

Mudar pra pior? Pra que? rsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

grato !

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

vcs estao certos , pra que ir de 24db pra 12 !!!! so que existe um detalhinho ai , do tipo que se a pessoa nao souber ajustar onde comeca e onde para , os vales ficam imensos em 24db !!!! claro que se vc equilibrar nao tera problema nenhum a nao ser um resultado muito bom !!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando uma carona aqui...

Estou pensando em usar um desses pra som residencial (stereo), ele tem qualidade de audio? (Pretendo usar um pré "Hi-Fi" DIY)

Ele faz 4 vias? BP? Quantos? Não achei o manual dele pra baixar.

TKS

Compartilhar este post

Link para o post

:pirou:

Tipo nao sópra me informar mesmo. Quero em 24db msm, pra nao ter perigo de torar os Driver Snake sd110.

To cortando eles em 2 HKZ / 24db. - Seria certo esse Corte ?

Compartilhar este post

Link para o post

vcs estao certos , pra que ir de 24db pra 12 !!!! so que existe um detalhinho ai , do tipo que se a pessoa nao souber ajustar onde comeca e onde para , os vales ficam imensos em 24db !!!! claro que se vc equilibrar nao tera problema nenhum a nao ser um resultado muito bom !!! :legal:

Tipo nao sópra me informar mesmo. Quero em 24db msm, pra nao ter perigo de torar os Driver Snake sd110.

To cortando eles em 2 HKZ / 24db. - Seria certo esse Corte ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando uma carona aqui...

Estou pensando em usar um desses pra som residencial (stereo), ele tem qualidade de audio? (Pretendo usar um pré "Hi-Fi" DIY)

Ele faz 4 vias? BP? Quantos? Não achei o manual dele pra baixar.

TKS

é o Manual dele, quase vc nao axa, só comprando o aparelho, mais eu possuo o manual. Vou postar Aki !

Compartilhar este post

Link para o post

depende, praia!

cortes de 12dB são úteis, e até de dB! quantos sistemas hi fi tem por ai com corte de 6dB no tweeter, ou no fullrange?

TUDO depende das caracterísiticas do falante!

vc ter a oportunidade de cortar em 24dB é EXCELENTE, mas nem sempre, e nem em todas as vias essa é a melhor opção!

pelo foobar eu podia cortar até em 64dB/8ª, eu usava corte em 18 e para os graves em 32... pq assim era o jeito que dava o melhor acoplamento ao OUVIR! um desenho de curvas a 64dB/8ª é a coisa mais linda do mundo, mas nem sempre toca bem na hora de OUVIR!

não tem jeito, os ouvidos são os únicos juizes definitivos num sistema de som!

Compartilhar este post

Link para o post

não tem jeito, os ouvidos são os únicos juizes definitivos num sistema de som!

até que enfim a galera tá começando a valorizar isso! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

é o Manual dele, quase vc nao axa, só comprando o aparelho, mais eu possuo o manual. Vou postar Aki !

Opa, fico muito grato!

Se quiser pode mandar por e-mail no: regis.miashiro arroba gmail ponto com

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

+ 1 qrendo o manual manda ae pra noix no site da rodista nao tem

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, coveiro detected; hehe

reavivando o tópico..

e ai gente, to com um cross roadstar digital aqui, peguei numa conta, esta novo, porem, nao veio o manual...

algem ai conseguiu o manual desse cross?

se conseguiu posta aqui, ou manda no meu email por favor: meirelles_ead@hotmail.com

abraço

Meirelles

Compartilhar este post

Link para o post

+1 manual

Solanobage@hotmail.com

Se alguem conseguir postar ai fica mais fácil.

Abraços e obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico desenterrado:

É extremamente interessante ter cortes com vários slopes e também várias topologias, por exemplo: a topologia Linkwitz-Riley tem menos problemas com lóbulos nas transições, porém um filtro 12dB/8ª L-R rotaciona a fase e isso tem que ser atentado. Drivers respondendo a frequências mais baixas aumenta o centros acústicos entre os falantes, o que melhora consideravelmente o acoplamento na região de crossover, e para isso é interessante um slope de 24dB/8ª para proteger o driver, mas já no ponto de crossover entre sub e woofer, um slope de 12dB/8ª deixa a transição mais natural e melhora consideravelmente o timbre do sistema, já que não temos corte tão abruptos.

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Renan teria como simplificar um pouco para os leigos? Pelo que eu entendi pra driver o melhor seria corte de 24db/8 e pra falante 12db? Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico desenterrado:

É extremamente interessante ter cortes com vários slopes e também várias topologias, por exemplo: a topologia Linkwitz-Riley tem menos problemas com lóbulos nas transições, porém um filtro 12dB/8ª L-R rotaciona a fase e isso tem que ser atentado. Drivers respondendo a frequências mais baixas aumenta o centros acústicos entre os falantes, o que melhora consideravelmente o acoplamento na região de crossover, e para isso é interessante um slope de 24dB/8ª para proteger o driver, mas já no ponto de crossover entre sub e woofer, um slope de 12dB/8ª deixa a transição mais natural e melhora consideravelmente o timbre do sistema, já que não temos corte tão abruptos.

RenanLopes

:legal:

a stetsom devia ter lido isso antes, pq fizeram o inverso hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

:legal:

a stetsom devia ter lido isso antes, pq fizeram o inverso hehehe

Tenho um destes tambem sem manual o que nao consegui fazer nele até hoje é regular os ganhos individualmente mais o resto é fino demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Renan teria como simplificar um pouco para os leigos? Pelo que eu entendi pra driver o melhor seria corte de 24db/8 e pra falante 12db? Valeu

pelo o que eu entendi.

não exatamente é melhor, mas fica mais agradável aos ouvidos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

se tiver um sistema 4~5 vias .. .o corte 24/8 pode ser util, nao sentindo falta nas frequencias

se tiver um sistema 3 vias apenas, um corte de 24/8 vai ficar vários buracos no seu som ou vai ter que subir demais os graves... etc!!!

vamos dizer assim um corte de 24db é um corte "seco" por ex: em 200hz... um corte de 12db em 200hz... ele vai tocar um pouco a mais macio acima disso atenuando gradualmente! isso deixa o som mais agradavel de ouvir! ex: -3 db em 300hz -6 db em 500hz e assim vai.. (no forum tem um grafico mostrando certinho a atenuação de acordo com o corte)

abs

Editado por belancia

Compartilhar este post

Link para o post

Andre,

Além dos slopes (definidos como ordens: 1ª, 2ª, 3ª..), que seriam os decaimentos (6dB, 12dB, 24dB...), existem as topologias, que é a plataforma de construção do filtro. Essa topologia pode ser Butterworth, Linkwitz-Rilley, Bessel, Chebeychev.. Cada um desses pesquisadores encontraram maneiras diferentes de definir a forma de trabalho de um filtro, ajustando fase, ponto de crossover e outras infinidades de parâmetros que fazem os filtros terem diversos comportamentos. Cada um atuando de maneira específica para que possamos fazer o alinhamento ideal de um sistema.

Sabemos que cada transdutor tem comportamentos diferentes, e esses filtros nos ajudam a fazer o melhor acoplamento ("casamento") entre todas as vias, para ter um sistema soando com naturalidade e boa inteligibilidade, mesmo que você saia do eixo frontal da caixa. Evitamos assim os "comb filters", que seriam cancelamentos quando caminhamos lateralmente ou nos distanciamos de um sistema. A ideia principal, é que uma caixa acústica bem alinhada (ou melhor, verdadeiramente alinhada) possa projetar o som de maneiras homogênea em um ambiente, sem que você perceba alterações abrupta de volume ao caminhar nesse ambiente (isso para todo ranger de frequência audível).

Tudo isso pode até parecer muito complexo, mas para exemplificar o que eu falei sobre os slopes, imagine o seguinte:

Temos um sistema com ponto de crossover, entre o grave e o médio, muito abrupto (24dB, 48dB..). Ao ouvir uma bateria dando uma virada a sensação que temos é que iniciando no bumbo, na transição para os ton-tons notamos uma mudança muito repentina de uma via para outra, alterando o timbre e tornando fácil de identificar de qual alto-falante está vindo cada som. Porém, quando se usa um filtro com slope menor, os falantes das via distintas tem uma maior interação, e você acaba não notando a variação de timbre nessa virada. Isso não é bem uma regra, já que depende da curva de resposta de cada transdutor, e por isso que existem tantos filtros

No caso da transição entre um médio e um driver, o comprimento de onda é muito pequeno, o que faz com que, em função da distancia entre as vias, esses falantes desacoplem e acabe formando um buraco na curva de resposta. Por isso que neste caso é interessante usarmos um slope alto para podermos baixar o ponto de crossover, o que aumenta o comprimento de onda emitido pelo driver e assim acopla melhor com a via de médio, para não cairmos no problema de timbre citado anteriormente, ajustamos a melhor topologia para a transição soar naturalmente.

Nessa nova era dos processamentos digitais, onde temos a flexibilidade de mexer a vontade em um determinado filtro, fica muito mais fácil alinhar um sistema e fazer com que, mesmo um sistema de múltiplas vias (3, 4, 5..), toque parecendo uma única fonte sonora! Claro, que todo esse artifício, quando mal administrado, pode "ferrar" toda resposta da tua caixa acústica.

Sendo assim, temos que concordar que um bom sistema não é aquele que tem apenas uma curva de resposta plana, mas aquele que está bem alinhado em fase no acoplamento entre as vias.. E sinceramente, um sistema alinhado em fase, toca bem mais natural que um sistema apenas com uma curva de resposta plana, afinal, nossos ouvidos não são acostumados com um sistema "flat"!

Fique a vontade para perguntar se ainda tiveres dúvidas.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...