Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DJ César

Pancadão

Recommended Posts

pancada, batida, seca, soco no peito... OK, são representações de algo que não se tem muito como explicar em palavras, no SQ tbem se fala que um sub é seco, que um determinado tweeter é "borrachudo"... são conceitos per se abstratos, que realmente necessitam de artifícios linguísticos pra que se entenda!

agora; potencia, boca, panela... ai é usar errado o termo mesmo! não são sinônimos e estão sendo usados para conceitos CONCRETOS E ABSOLUTOS! são amplificadores, drivers, alto-falantes, enfim... são coisas que têm um nome específico, conciso e não dependem de interpretação para serem entendidos!

no SQ, um tweeter é um tweeter, um subwoofer é um subwoofer, um midbass é um midbass... sim, existem muitos estrangeirismos no SQ, mas existem pela falta de um termo conciso e equivalente, diferente do que se faz no pancadão!

Acho q a maioria dos estrageirismos, por exemplo, são usados por motivos menos nobres q esse. Até p/ mim do sq conota esnobismo. O uso do termo 'clean', por exemplo, tem explicação?

Abs

Editado por AFCosta

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

panela , boca , potencia , pancada , batida, seca ....tbmmm

A diferença é que muitos termos, como extensão, recorte, arejamento e etc não têm um NOME oficial. São figuras de linguagem que explicam um fenômeno.

Já Panela é um jeito chulo de dizer alto-falante.

Boca, um jeito chulo de dizer falante, corneta, tweeter...

Pancada = batida = pressão... um bando de nome pra dizer a mesma coisa... batida, ou punch, como dizem os gringos. E isto não está errado, afinal este tipo de grave vem de BATIDAS em tambores ou o que o valha.

Aí veio o gênio e lançou a estucada. Triste.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de um cd pancadao sem aquelas falacoes!! ta loco isso abusa mesmo...,

:legal:

Então véio axo q só se vc mandar fazer um pra vc ai sai do geito q vc quizer :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que muitos termos, como extensão, recorte, arejamento e etc não têm um NOME oficial. São figuras de linguagem que explicam um fenômeno.

hummm, pressao esparramada, estucada... vai que sao fenomenos tambem...

sao nomes tao ridiculos quando arejamento, brilho.

Compartilhar este post

Link para o post

Então véio axo q só se vc mandar fazer um pra vc ai sai do geito q vc quizer :legal:

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Os caras querem o CD do DJ Cesar com as musicas do DJ Cesar mas sem as vinhetas?

Ou vira DJ e faz o CD ou então paga pra alguem que é DJ e manda fazer sem vinhetas msm..

Mas hj em dia não tem nada demais usar musica com vinhetas, claro tem uns que abusam 10 vinhetas por musica ai complica mesmo.. Mas nos eventos de som hj em dia ja é a coisa mais normal do mundo musica com vinheta de DJ..

Eu achava o cumulo tbm mas depois acostumei afinal é o trabalho deles, eles não vendem CD avulso, então o unico marketing deles é esse mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

hummm, pressao esparramada,

OU grave extendido

estucada...

OU grave sem extensão... seco...

vai que sao fenomenos tambem...

felomenal0vj.jpg

sao nomes tao ridiculos quando arejamento, brilho.

E qual é a alternativa para arejamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Já Panela é um jeito chulo de dizer alto-falante.

Boca, um jeito chulo de dizer falante, corneta, tweeter...

Pancada = batida = pressão... um bando de nome pra dizer a mesma coisa... batida, ou punch, como dizem os gringos. E isto não está errado, afinal este tipo de grave vem de BATIDAS em tambores ou o que o valha.

rapaz eu nao escuto alguem falar PANELA referindo se a som automotivo ha anos.......garanto q no meio do racha (se é q se pode dizer,profissional) ngm usa...

qcho que linguajar nao deve ser discutido nesse meio do som autmotivo, pois como em qualquer mundo(ou submundo) existem paralavras ou termos proprios engracados ou nao, jamais iremos mudar

Compartilhar este post

Link para o post

Nao eh a mesma coisa aos olhos (e ouvidos) dos doidos do pancadao...

cada doido coloca uum nome no seu fenomeno ne? :)

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz eu nao escuto alguem falar PANELA referindo se a som automotivo ha anos.......garanto q no meio do racha (se é q se pode dizer,profissional) ngm usa...

qcho que linguajar nao deve ser discutido nesse meio do som autmotivo, pois como em qualquer mundo(ou submundo) existem paralavras ou termos proprios engracados ou nao, jamais iremos mudar

esse negocio de panela para se referir a alto-falante ja é bem antigo,,,,,,digo isso pois quando tinha meus 10 anos de idade apresentando para um amigo as caixas de P.A q meu véio usava na banda dele o cara me larga um " esses panelão são de 15?!!!" olha q isso a 15 anos atras!!

Compartilhar este post

Link para o post

aqui na cidade entre alguns conhecidos " Zufers" :banghead:vts

"Zufers" é fo** kkkk

mas a questão da panela faz muiiiitooooo tempo q naum ouço mas falavam muito mas a um bom tempo...

kara mas isso é normal em qualquer area ramo ou profissão tudo tem suas girias manias de dar nomes e tals

acompanhando..... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Boca é comum até hoje.

Aqui na região boca não é falado como o driver, mas sim só a corneta (principalmente aquelas HL 1425).

Já quando se refere a d405, não importa qual modelo de corneta, o conjunto sempre é chamado de "Cornetão".

É engraçado, mas até eu caio na onda! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui muita gente "antiga" ainda fala:

"Bohh o cara tinha 4 panelão de 15 e um monte de corneta, maior sonzeira"

Compartilhar este post

Link para o post

aqui tem um cara que chama os drives fenólicos, assim: e aquelas "cornetas eufóricas" tua, tá batendo bem??? não eh mentira.. kkkkkkkkkk

daí eu tenho q fala tá batendo pra karaleo.. kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na região boca não é falado como o driver, mas sim só a corneta (principalmente aquelas HL 1425).

Já quando se refere a d405, não importa qual modelo de corneta, o conjunto sempre é chamado de "Cornetão".

É engraçado, mas até eu caio na onda! rs

aqui os mais leigos chamam as d405 de berrona, :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Tem "jarrão" pras cornetas de alumínio de 2"... hauhauhauhauhauhau

lá na audiolist o pessoal escumunga esse jarrão! huhauahuha

Compartilhar este post

Link para o post

lá na audiolist o pessoal escumunga esse jarrão! huhauahuha

pra trios automotivos de pequeno porte que visam alto spl, nao tem melhor em combinado com 405fenolica +st

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q a maioria dos estrageirismos, por exemplo, são usados por motivos menos nobres q esse. Até p/ mim do sq conota esnobismo. O uso do termo 'clean', por exemplo, tem explicação?

Abs

AFCosta, concordo com você que os termos estrangeiros do SQ tem até um certo esnobismo envolvido, mas tem uma explicação:

O pessoal do SQ/Hi-Fi costuma ler muito reviews gringos, fóruns como o DIYMA etc... Então a comunidade inteira fica mais familiarizada com termos como "Smooth", "Clean", "Old School" e por aí vai!

Eu acho válido essas terminologias, tudo tem sua própria lingua, Direito, Medicina, Engenharia, SQ e Pancadão. O problema é que a do Pancadão é um tanto quanto "coloquial demais" (desculpem o eufemismo =P).

Compartilhar este post

Link para o post

trios automotivos de pequeno porte que visam alto spl

traduzindo:

nego sem cacife nem conhecimento pra montar um trio decente querendo impressionar com gritaria

a extinção desse "estilo" de trio seria um bem aos ouvidos da humanidade

Compartilhar este post

Link para o post

traduzindo:

nego sem cacife nem conhecimento pra montar um trio decente querendo impressionar com gritaria

nao quiz dizer isso, interprete da maneira que achar conveniente.

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post

nao quiz dizer isso, interprete da maneira que achar conveniente.

:huh:

se o cara ta montando um trio de pequeno porte, que monte com uma corneta de alto rendimento sim, mas uma corneta que tenha uma boa dispersão e que não distorça o timbre!

Snake 5028, por exemplo! BAITA rendimento e timbre excelente! o SPL é menor que uma jarrão, mas não muito menor!

se o cara tá disposto a jogar a qualidade de áudio na privada por um pouco a mais de SPL é pq ele não tem cacife pra montar um trio maior (colocar 1 driver a mais, por exemplo) e quer SPL acima de tudo... e qual o objetivo disso? impressionar, com gritaria pq com áudio decente não dá conta!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...