Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cassiouru

Dúvida caixa selada

Recommended Posts

Olá bom dia a todos.

Bom eu tenho um JL de 10'' no meu carro em uma caixa selada, até criei um tópico a uns tempos montando um SQ pra mim, ja to comprando as coisas inclusive :legal:

Bom a questão é:

Quando eu empurro o cone do meu JL com a mão ele volta bem devagar...

Uma vez criei um tópico num forum sobre isso e disseram que quando faz isso é pq a caixa não está bem selada.

Faz sentido, pois eu empurro o ar pra fora por algum ponto de vazamento e o sub volta devagar pois tem que ''sugar'' o ar devolta pra caixa através desse orifício...

Até que ontem assisti a um programa no Discovery Channel, acho que todos conhecem o Overhaulin' com o Chip Foose...

Então fizeram um Mustang GT 500 2005 e o sistema de som era da Kicker, como o carro era novo, focaram bastante na contrução do som, passou o engenheiro da kicker, ensinando como fazer a caixa, botando o sub com bastante pressão no recorte da caixa pra não ter vazamentos...

Até que quando tava tudo pronto ele explicou como testar se a caixa estava bem selada.

Ele empurrou o cone com mão e o sub voltou bem devagar,(igual o meu) ai ele falou que quando acontece isso quer dizer que a caixa está totalmente selada pronta pro uso...

Isso foi contra tudo que eu achava estar certo!

O cara é um engenheiro da Kicker! acho que ele deve saber fazer uma caixa...

Então qual é a verdade agora...

Eu sempre pensei que quando uma caixa esta bem selada você empurra o sub e ele volta bem rapido pro lugar dele pois foi criada uma ''pressão'' dentro da caixa...

Quem tá certo? eu o cara da kicker?

Eu sei que a dúvida é bem idiota, mas não achei em nenhum lugar falarem sobre isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante...

Em teoria de fato, o sub deveria voltar rápidamente à sua posição de repouso, uma vez que a caixa estivesse devidamente selada, isso devido à pressão de ar criada em seu interior ao se pressionar o cone para dentro...

Estranho o cara falar o contrário...

Acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, mais se voce fizer uma pressão com o falante fora da caixa ele voltará rapidamente correto....no caso do falante na caixa, o que deve contar seria quando pressionado para dentro ele seje bem duro, não entrando fácil, seria mais eficiente assim de verificar!E no caso dele voltar lentamente se deve mesmo pelo ar entrando aos poucos por isso a lentidão!

Editado por Guilherme_Vital

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa eu fiz em fibra. areia com resina e massa plastica por cima, é um concreto puro, usei massa de calafetar no sub e o sub fica duro tanto pra pressionar qto pra voltar

por ser de fibra acredito que nao tenha vazamento algum na caixa a nao ser pelo sub

agora qual o correto fiquei em duvida tbm, nunca tinha parado pra pensar nisso

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa eu fiz em fibra. areia com resina e massa plastica por cima, é um concreto puro, usei massa de calafetar no sub e o sub fica duro tanto pra pressionar qto pra voltar

por ser de fibra acredito que nao tenha vazamento algum na caixa a nao ser pelo sub

agora qual o correto fiquei em duvida tbm, nunca tinha parado pra pensar nisso

Pois entao, é interessante, mas a galera nao ta respondendo nao... :banghead

Sei que to sendo chato, mas nao tem isso em lugar nenhum da net...

e o assunto parece interessante...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu usava uma caixa selada com um sub de 12, e se eu empurrasse ele voltava rápido, e a caixa não tinha nenhum vazamento, pois eu testei com agua. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu ainda acredito mais na sua teoria da pressão... se não vaza nada de ar, e vc comprime o ar dentro pressionando o sub, qdo solta, fisicamente o ar comprimido volta a posição inicial de "relaxamento", como se fosse uma mola comprimida, ou uma bexiga...

algum engenheiro perdido por aqui no fórum tem a solução do causo? hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu vasculhei a net toda, e achei um forum nos EUA, onde um cara tinha a mesma duvida...

E la tb teve um cara que disse que se voce empurra o cone com a mao e ele volta rapido é pq esta bem selada, e se volta devagar é pq tem algum vazamento...

Alguem aqui ja empurrou o cone de um kicker L5 de 10'' em free air?? pq se ele volta devagar mesmo em free air dai explica tudo...

Não faz muito sentido um cara da kicker instalando um som num programa bem famoso fazer uma asneira dessas e ainda dizer que ta certo...

Editado por cassiouru

Compartilhar este post

Link para o post

Meu sub quando comprei o cara que vendeu e fez a caixa empurrou e disse que tinha que voltar devagar para estar bem selada,

quando cheguei na minha cidade para botar no carro o instalador falou o contrario e ainda me mostrou que estava vazando ar pelo plug do cabo.

Não sei qual o certo...

Duvida!

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginem uma seringa sem agulha ... com o dedão tapando a saída de ar e você empurrando o êmbolo na tentativa de expulsar esse ar. O que ocorre? E se soltarmos o êmbolo?

Uma vez eu ví um estalador fazendo esse teste de empurrar o cone .. só que numa caixa dutada huauhahua

Editado por NoiseSteel

Compartilhar este post

Link para o post

well... não sei se o certo é voltar devagar ou rápido, mas a última selada que fiz, e está comigo ainda, tem o volume recomendado pelo fabricante, era estupidamente vedada (mesmo) e o cone simplesmente não se movimenta com a mão. Não 'desce' praticamente nada.

Juntas internas vedadas com cola, plug vedado com silicone e do tipo apropriado (neutrik speakon/powerconn) selado, massa de calafetar bem aplicada e sub bem fixado. Não dá pra 'afundar' o cone sem arriscar danificá-lo. Não vai nem volta!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa RiQuati! Comprimir o ar dentro de uma caixa realmente selada exige boa força.

Resumindo tudo pra não ficar confuso: o cone deve voltar rápido!

Compartilhar este post

Link para o post

só tem uma explicação pra isso, caixa mal vedada, ou a suspensão do sub é porosa, não tem outro jeito se não for esse, :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É então parece que eu estava certo...

Ou o cara da kicker viajou, ou então um L5 de 10' em selada realmente volta devagar por alguma característica do próprio sub...

vlw pela ajuda pessoal...

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo na duvida... entendo os argumentos mas acho estranho ainda. Meu UXP está em caixa Selada de 48lts mas tem a borda muito dura também, quando mexe o sub ele volta muito rapido

o morel está na caixa com ar vazando pelo plug mas ele mexe muito devagar... Vou tentar revedar a caixa do Morel e ver o que acontece

Compartilhar este post

Link para o post

Outra duvida, porque o excursionamento do cone aumenta em caixa selada? a lógica não seria o contrário? todos falam que em selada trabalha mais preso mas os graficos do power x mostram o contrário

Compartilhar este post

Link para o post

O meu JL eu tinha eu dutada, e agora fiz em selada pois gosto mais do grave da selada...

Pud notar que ele está excursionando igual a dutada, então é mais um ponto pra que a minha caixa estege com vazamento, pois nã teoria a caixa selada não deixa o sub entrar muito devido a pressão e não deixa ele sair muito devido a sucção...

E eu já tive esse mesmo JL numa caixa selada, mas na época o som era do meu pai, e eu não entendia nada de som, ai não ligava pra selamento correto, mas naquela vez ele excrusionava a metade doque faz hoje, e o grave era mais agradável...

desculpem os erros de portugues, mas esse teclado ta todo errado e tenho preguiça de arrumar. :banghead

Editado por cassiouru

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...