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phodastico

Dutos retangulares.....

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Gostaria de saber como calcular as medidas dos dutos para dois tornados 15" 1100wrms, para conseguir um grave profundo? Dutos retangulares são melhores que os cilindricos, ou se bem dimensionados não tem diferença? A caixa vai ter de 74~80L, vou ver o máximo que consigo de volume... valeu galera.

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a diferença esta na praticidade de conseguir alterar a sintonia da caixa com o duto redondo.

 

com o duto retangular se você não acertar a sintonia, FUDEO! []-[]

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Não manjo nada de sintonia de caixas........ é de aordo com o som que eu quero que ajusto a sintonia, tá certo? mas pra 2 tornados com 72L cada câmara, como dimensiono os dutos para dar um grave menos seco possível? 2 dutos pos camara tá bom?

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TEORICAMENTE o dulto retangular e melhor, com menos perdas... na praticas nem sei se da pra sentir.

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TEORICAMENTE o dulto retangular e melhor, com menos perdas... na praticas nem sei se da pra sentir.

 

vc poderia explicar porque TEÓRICAMENTE o duto retangular é melhor?

 

 

pelo o que eu já li até agora aqui no forum, o que importa é a área x comprimento do duto, tendo o mesmo comprimento e abertura em m³ tendem a funcionar igual.

 

acho que o pessoal escolhe os retangulares pela estética.

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Os dois tem a mesma fução não são nem melhor nem pior um que o outro,a diferença é que normalmente em uma caixa feita sem um projeto adequado com a litragem e dutos errados a tendência é o duto redondo ficar soprando talvez pelo material ou ela espessura do PVC já com o duto retangular feito de mdf, e com as bordas lixadas, acaba não soprando,mas isso não quer dizer que a caixa ficou boa apenas o ar que está saindo por ele não está fazendo barulho, e outra coisa um duto redondo não é igual a um duto retangular com a mesma aréa de abertura e coprimento igual,ok!se alguem quiser alterar algum duto ou ver a sintonia emque este está sintonizado posso conferir isso com o POWERX!

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Os dois tem a mesma fução não são nem melhor nem pior um que o outro,a diferença é que normalmente em uma caixa feita sem um projeto adequado com a litragem e dutos errados a tendência é o duto redondo ficar soprando talvez pelo material ou ela espessura do PVC já com o duto retangular feito de mdf, e com as bordas lixadas, acaba não soprando,mas isso não quer dizer que a caixa ficou boa apenas o ar que está saindo por ele não está fazendo barulho, e outra coisa um duto redondo não é igual a um duto retangular com a mesma aréa de abertura e coprimento igual,ok!se alguem quiser alterar algum duto ou ver a sintonia emque este está sintonizado posso conferir isso com o POWERX!

 

O que faz soprar ou não, é a área do duto. :pirou:

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O que faz soprar ou não, é a área do duto. :pirou:

 

e o duto retangular tem muito mais turbilhonamento que o redondo!

 

primeiro que PVC comum é BEM fraquinho pra dutos de falantes grandes que deslocam muito ar, o ideal é usar o cano PBS ou similar (PVC pressurizado industrial, parede de 7,5mm de espessura no cano de 100mm de diametro), ou NO MINIMO um tubo de esgoto reforçado (série R), o tubo comum vibra muito e perde-se bastante fluxo com isso!

 

o duto retangular muitas vezes é mais fácil de encaixar no projeto, mas ele tem inúmeras desvantagens em relação ao redondo, se ele for muito estreito tem-se o tal do "fluxo laminar" que é "um veneno" para o fluxo de ar, os cantos geram turbilhonamentos...

 

mas nem tudo é mau para o duto retangular, ele é a melhor forma de se obter uma área realmente GRANDE e contígua (se for usar 3 dutos redondos de 4", por exemplo, meu voto vai pra fazer um retangular com área semelhante), o que é muita vantagem, além da rigidez da parede!

 

para falantes que deslocam muito ar, caixas pequenas sintonizadas baixo, o duto retangular tem suas vantagens pela enorme área que se consegue facilmente (sets de SPL), para falantes que deslocam menos ar, o redondo é vantajoso!

 

se eu vou TESTAR uma caixa, eu sempre faço com um único duto redondo, vou até o som ficar do meu gosto, dai sim penso no duto definitivo, se serão mais de 1, retangular, whatever, claro, recalculando o comprimento de acordo com a sintonia q me agradou!

 

pra tornado tocar macio em caixas de 75-85L, 2 dutos de 4" por 25-30cm funcionam bem! pode soprar qdo tiver tocando no talo, mas vc nem vai ouvir com tanto barulho! hahaha sério!

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Prá quem quiser apontar as diferenças tá ai duas caixas iguai, com autofalantes iguais mas com dutos diferentes(formato do duto), freq. de sintonia do duto igual,oque uma tem de melhor que a outra??

http://img25.imageshack.us/i/tornadodutocomparao.jpg/

 

Velocidade do ar no duto. Se formos entrar nessa área, teriamos que estudar a mecânica dos fluidos ( já li algumas coisas, postas pelos João`s Guilherme`s ( Gui_MA e o João Guilherme, o Jão da montana ) e apenas o programa não seria capaz de calcular isso, tudo é muito relativo ). Até a vibração que o SubSonic falou, pode gerar turbulência no duto circular e alterar a velocidade do ar. Novamente, tudo isso é muito relativo, não chegaremos à uma conclusão correta, a não ser estudando a fundo cada caso ( não tenho conhecimento suficiente pra isso haha ).

Pra mim, o que faz a caixa soprar ou não, é a área do duto. Se formos partir pra um estudo mais afundo nas Bass Reflex, famosas dutadinhas, poderiamos DIMINUIR nossa perda de rendimento brincando com o "caminho" percorrido pelo ar nas nossas caixas. Um exemplo que ta aí, é o próprio Gui_MA, faz "milagre" com um P3 12", um MTX JH600 e uma bateria de 45Ah, porque diminuiu essas perdas e trabalhou com eficiência maior. :legal:

Se alguém tiver mais conhecimento e puder ajudar, ficariamos gratos. EU tenho muito interesse nisso, e até pretendo brincar quando me sobrar tempo.

 

Edit: Simulação não é tudo. Na prática PODE ser bem diferente. E na boa, você oferecendo caixa em tudo quanter tópico ja encheu. Faz um topic nos classificados e espere que te procurem, seja mais ético. :legal:

Editado por Barroso

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Velocidade do ar no duto. Se formos entrar nessa área, teriamos que estudar a mecânica dos fluidos ( já li algumas coisas, postas pelos João`s Guilherme`s ( Gui_MA e o João Guilherme, o Jão da montana ) e apenas o programa não seria capaz de calcular isso, tudo é muito relativo ). Até a vibração que o SubSonic falou, pode gerar turbulência no duto circular e alterar a velocidade do ar. Novamente, tudo isso é muito relativo, não chegaremos à uma conclusão correta, a não ser estudando a fundo cada caso ( não tenho conhecimento suficiente pra isso haha ).

Pra mim, o que faz a caixa soprar ou não, é a área do duto. Se formos partir pra um estudo mais afundo nas Bass Reflex, famosas dutadinhas, poderiamos DIMINUIR nossa perda de rendimento brincando com o "caminho" percorrido pelo ar nas nossas caixas. Um exemplo que ta aí, é o próprio Gui_MA, faz "milagre" com um P3 12", um MTX JH600 e uma bateria de 45Ah, porque diminuiu essas perdas e trabalhou com eficiência maior. :legal:

Se alguém tiver mais conhecimento e puder ajudar, ficariamos gratos. EU tenho muito interesse nisso, e até pretendo brincar quando me sobrar tempo.

 

Edit: Simulação não é tudo. Na prática PODE ser bem diferente. E na boa, você oferecendo caixa em tudo quanter tópico ja encheu. Faz um topic nos classificados e espere que te procurem, seja mais ético. :legal:

 

basicamente é isso!

 

o winisd e o bassbox têm uma correção pra dutos retangulares, mas ela é abaixo da realidade!

 

essa questão de fluxo de ar varia DEMAIS, quanto mais denso o ar, mais viscoso, logo ele sofre mais com o fluxo laminar, que é o fenomeno estudado pela mec flu que demonstra que um fluido viscoso tende a se movimentar mais rapidamente na porção central de um tubo cilindrico, pq o fluido, no caso o ar, literalmente gruda nas bordas, e isso retarda seu movimento, por isso, quanto mais liso o tubo mais proximo da simulação vai ficar, o duto retangular tem os cantos, e quanto mais agudo o angulo, pior fica esse fluxo laminar (acho q nem precisa explicar pq, é só imaginar o ar como um fluido muito viscoso, um óleo por exemplo, q da praver q angulos são POBREMA), por isso que é complicado fazer caixas com duto triangular, elas "enganam" mais!

 

por esse mesmo motivo é complicado usar dutos muito estreitos, já vi subão de 18" com dutos de 3cm de largura... claro q não tocava bem, deslocava metade do ar que deveria, não importa se o duto tem 2m de largura, se ele é estreito demais o ar não vai fluir!

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Velocidade do ar no duto. Se formos entrar nessa área, teriamos que estudar a mecânica dos fluidos ( já li algumas coisas, postas pelos João`s Guilherme`s ( Gui_MA e o João Guilherme, o Jão da montana ) e apenas o programa não seria capaz de calcular isso, tudo é muito relativo ). Até a vibração que o SubSonic falou, pode gerar turbulência no duto circular e alterar a velocidade do ar. Novamente, tudo isso é muito relativo, não chegaremos à uma conclusão correta, a não ser estudando a fundo cada caso ( não tenho conhecimento suficiente pra isso haha ).

Pra mim, o que faz a caixa soprar ou não, é a área do duto. Se formos partir pra um estudo mais afundo nas Bass Reflex, famosas dutadinhas, poderiamos DIMINUIR nossa perda de rendimento brincando com o "caminho" percorrido pelo ar nas nossas caixas. Um exemplo que ta aí, é o próprio Gui_MA, faz "milagre" com um P3 12", um MTX JH600 e uma bateria de 45Ah, porque diminuiu essas perdas e trabalhou com eficiência maior. :legal:

Se alguém tiver mais conhecimento e puder ajudar, ficariamos gratos. EU tenho muito interesse nisso, e até pretendo brincar quando me sobrar tempo.

 

Edit: Simulação não é tudo. Na prática PODE ser bem diferente. E na boa, você oferecendo caixa em tudo quanter tópico ja encheu. Faz um topic nos classificados e espere que te procurem, seja mais ético. :legal:

 

KKK valeu ae pelo reconhecimento, mas não faço tantos milagres assim não!

 

Bom, este assunto é muito complexo, acho que teriamos que consultar alguem muito profissional para saber as reais diferenças... mas já adianto, com minha experiencias com dutos de 3, 4 e 6 polegadas, realmente, quanto maior a área menor o sopro, até porque muda bastante o comportamento do fluxo de ar.

 

Mais tarde quando estiver com tempo, dou uma lida no tópico todo, agora to indo comer.

 

Valeu!

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Edit: Simulação não é tudo. Na prática PODE ser bem diferente. E na boa, você oferecendo caixa em tudo quanter tópico ja encheu. Faz um topic nos classificados e espere que te procurem, seja mais ético. :legal:

Valeu fabio, sei que vc só quer ajudar hehe, mas concordo com o amigo.....

 

 

Pelas dimensões máximas que eu consigo e o espaço que sobra, os dutos terão que ser retangulares mesmo...

A caixa vai ter 40cm de altura(quase a medida do falante), e a litragem entre 72~80L,com qual medidas de altura e largura faço o duto? o duto será vertical, faço ele na medida da caixa? no manual diz 3 dutos de 10cm de diâmetro, mas se eu fizesse com apenas 2 dutos por falante, 15cm de diâmetro cada um ou não tem nada a ver?

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Eu sei que simulação não é tudo mas peguei um sub qualquer em uma caixa com 90litros e 3 dutos de 4"X16cm cada um, ai alterei os dutos para 2 de 6X16cm e não deu o mesmo resultado da primeira,pra ficar na mesma sintonia precisei aumentar o comprimeto do duto para 28cm, 2 dutos de 6"X28cm mesma sitonia F3 e fB da caixa com 3 dutos de 4"X16cm.

Mas é só uma simulação!

Editado por fabiogaucho

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Eu sei que simulação não é tudo mas peguei um sub qualquer em uma caixa com 90litros e 3 dutos de 4"X16cm cada um, ai alterei os dutos para 2 de 6X16cm e não deu o mesmo resultado da primeira,pra ficar na mesma sintonia precisei aumentar o comprimeto do duto para 28cm, 2 dutos de 6"X28cm mesma sitonia F3 e fB da caixa com 3 dutos de 4"X16cm.

Mas é só uma simulação!

 

Simples, área de duto hehe. Mas o programa não é capaz de alterar os gráficos, mantendo a mesma sintonia, na simulação o resultado vai ser sempre o mesmo. O qual não representa a prática. Não se esqueça também que área do duto MUITO GRANDE pode mandar o controle de cone pras "cucuias"..

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