Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Penélope Charmosa

Instruções básicas para mulheres! rs

Recommended Posts

Olá.

 

Acabei de comprar (com muito custo) meu primeiro carro: um Ford Ka Preto.

Procurando informações de como mante-lo com a pintura 0 km, cai neste bacana e bem elaborado fórum.

Além de ser marinheira de primeira viagem tenho também a uma "desvantagem" em ser mulher e em ser nova(22 anos), pois nas lojas de produtos automotivos e nas oficinas tem mto malandro querendo passar a perna. É perigoso ter vendedor querendo me vender vaselina a preço de ceras de qualidade e dono de oficina cobrando R$15 em uma troca de pneu (Aconteceu c minha vizinha! :P)

 

Tenho o grande problema de não possuir garagem nem em casa nem no trabalho (fica no sol o dia todo!)e também de não poder lavar o carro em casa( o sindico surta!!!)(Aqui em Brasília, é fod*!)

 

Portanto estava pensando em levar todo o meu material de limpeza para o posto.(O posto qual eu frequento não utiliza os temidos rolos. Só bomba d'agua.)

E produtos de qualidade que tenham boa cobertura, proteção UV...

 

Me sentindo meio intrusa neste ambiente(rs), peço orientações quanto a manuntenção:

 

1) LAVAGEM- Shampoos indicados (marca, com ou sem cera...) esponjas e até mesmo técnicas e dicas. 2) MELHOR PANO PARA SECAGEM- Por ser preto as pequenas gotinhas que ficam (que o pano deixa) já é suficiente para deixar marcas.

3) CERA- Marca, tipo (cristalizadora, com ou sem silicone...), dicas de aplicação e materiais utilizados (algodão, flanela normal ou microfibra, estopa...), tempo de intervalo entre as aplicações, entre outros.

4) PRODUTOS PARA MANUTENCÃO DAS PARTES PLÁSTICAS- Frisos, painel, maçanetas.

5) PRODUTOS PARA MANUTENÇÃO DAS PARTES DE BORRACHA- Que evitem o ressecamento dos pneus e tapetes.

6) PRODUTOS PARA EVITAR O ACUMULO DE POEIRA (Aqui o clima é mto seco)- Nas fechaduras, na trava do porta mala, no encaixe do banco, cadeado do estepe...)

 

Mais uma vez gostaria de elogiar o site e agradecer por esta GRANDE ajuda!

Abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao sou profissional no assunto mas vamos la.

 

1) LAVAGEM - detergente neutro, comum; espuma macia, nao use aquela verdinha de louça por favor.

2) MELHOR PANO PARA SECAGEM - algodao, tipo uma camiseta velha serve, seca e vai dar uma volta pra tira aqueles pelinhos brancos q ficam, ou passa um pano seco depois.

3) CERA - uma com lata amarela (grand prix), eu acho q eh assim, se for com amor, carinho e muita paciencia algodao eh o melhor, nao deixa aqueles micro riscos circulares, mas precisa muiiiiiiiiiiiiiiiiita paciencia. o intervalo vc sente na palma da mao, passa a mao na pintura, se tiver aspero eh ora de dar uma encerada (6 meses por ex)

4) PRODUTOS PARA MANUTENCÃO DAS PARTES PLÁSTICAS - nao conheco nada q ajude sem estragar com o tempo (aceleram o ressecamento causado pelo sol) mas jimo silicone eh uma boa

5) PRODUTOS PARA MANUTENÇÃO DAS PARTES DE BORRACHA - idem anterior, mas um pretinho basico eh um charme nos pneus (serve suco de groselha - eh melhor q muitos produtos feitos pra esse fim, serio mesmo)

6) PRODUTOS PARA EVITAR O ACUMULO DE POEIRA (Aqui o clima é mto seco)- lave bem, retire aqueles produtos inuteis como graxas e oleos lubrificantes e utilize grafite em po, eh um otimo lubrificante e nao gruda poeira.

 

espero ter ajudado e desculpe pelas brincadeiras... agora um conselho, sol soh causa ressecamento das partes plasticas e enborrachados, o orvalho estraga muito mais a pintura, procure um lugar protegido pra deixar o carro a noite, nem q seja uma arvore. e o principal: o carro fica na rua? vc pode amanhecer sem ele... aluga uma garagem :)...

 

mais ideias... ajuda ai pessoal... vamos cuidar do ka dela... (nao podia perder essa).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim como o colega, nao sou nenhum especialista mas recomendarei coisas que uso no meu carro ou que usaria, ja tendo obtido bons resultados.

 

1) Para lavar o carro eu indico algum shampoo para uso automotivo, sem cera, gosto bastante do Meguiars Soft Wash. Para lavar o carro eu nao uso espuma, uso uma luva de la (o ideal seria de microfibras) acho que a marca eh Perola, ela nao risca o carro, gosto bastante do resultado. A Meguiars tem uma luva de microfibras mas eh bem dificil de achar no Brasil.

 

2) Para enxugar o carro eu tambem uso da Meguiars, uso a Water Magnet, ela foi desenvolvida especialmente para esse fim.

 

3) Cera para protecao eu utilizo a Meguiars NXT Generation 2.0 mas eh uma cera bem cara, dura bastante e vale a pena mas pode escolher pelo modelo mais simples da marca como Cleaner Wax. Para a aplicacao eu uso uma espuma aplicadora tambem da marca.

 

4) Para manutencao de partes plasticas hoje eu nao utilizo mais, mas ja utilizei dois que fizeram bastante resultado. Ja consegui recuperar frisos ressecados com o Grand Prix Protetor UV mas demorou bastante, eu aplicava umas duas ou tres vezes por semana e so consegui um bom resultado depois de uns 2 meses.. O produto que obtive melhor resultado foi o Meguiars Trim Detailer.

 

5) Para os pneus eu uso o Meguiars Endurance Gloss, eh muito bom, passei mais de um ano com um frasco dele, aplicando semanalmente em dois carros.

 

6) Esse ultimo eu nao vou saber, aqui temos muita poeira mas nunca tive problemas com isso.

 

Os produtos que indiquei sao produtos top, sao caros porque sao importados e de alta qualidade. Voce me parece que realmente quer coisa boa para o seu carro, se preocupa bastante com ele e quer protege-lo, entao eu nao economizaria nisso. Eu compraria produtos apenas da 3M, Meguiars e Mothers por exemplo, pra mim sao as melhores empresas do segmento com produtos para utilizacao caseira, existe outras grandes empresas mais voltadas para o uso profissional.

 

Parabens pelo seu carro, cuide bem dele e boa sorte..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho o grande problema de não possuir garagem nem em casa nem no trabalho (fica no sol o dia todo!)e também de não poder lavar o carro em casa( o sindico surta!!!)(Aqui em Brasília, é fod*!)

 

Aqui em BSB é bastante comum ver carros com a pintura queimada. Bacana ver gente se preocupando em proteger o carro.

 

(...) aluga uma garagem :)...

 

Muuuuito difícil em BSB.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho carro preto também. Com alguns cuidados, é tranquilo. Dá pra ter aqueles 15 minutos de alegria extrema, até ver que a poeira vermelha já cobriu a pintura de novo.

 

Lavar em posto geralmente é a única solução pra quem mora aqui. Eu costumava (antes de morar numa casa) levar toda a tralha pro posto... chegava lá, aspirava, passava pano, tudo na fila. Depois de lavado, secava e encerava no posto mesmo. Mas dá trabalho e exige tempo! No seu caso, recomendo mais pagar uma lavagem com cera EM PASTA 1x ao mês, no máximo 1x a cada 2 meses. Cera jet não presta! Só serve pra ver as gotinhas passando rápido pelo seu parabrisa encerado no meio de uma chuva.

 

Me sentindo meio intrusa neste ambiente(rs), peço orientações quanto a manuntenção:

 

1) LAVAGEM- Shampoos indicados (marca, com ou sem cera...) esponjas e até mesmo técnicas e dicas.

 

Qualquer um neutro.

 

EU uso detergente de lavar louça mesmo. Ele precisa desengordurar e não manchar a pintura apenas. Os de posto são muito bons. O segredo é enxaguar direito, pois sabão seco deixa manchas.

 

2) MELHOR PANO PARA SECAGEM- Por ser preto as pequenas gotinhas que ficam (que o pano deixa) já é suficiente para deixar marcas.

 

O pano só deixa marcas quando fica muito molhado. Pano sempre seco (bem torcido) e passado em movimentos amplos não deixa marca.

 

3) CERA- Marca, tipo (cristalizadora, com ou sem silicone...), dicas de aplicação e materiais utilizados (algodão, flanela normal ou microfibra, estopa...), tempo de intervalo entre as aplicações, entre outros.

 

Grand Prix com teflon tem em qualquer supermercado. Você aplica e dá brilho com estopa. Espalhga uma FINA camada, em movimentos circulares, depois de seco, tira com movimentos circulares bem amplos.

 

Só que tem que ter braço! Meio carro já faz qualquer um suar. Cera líquida é mais fácil, é bom pra fazer manutenção, quando você encera regularmente. Como limpa menos a sujeira encrustrada, se você não encera sempre é bom sempre ir em pasta.

 

E cuidado com essas ceras milagrosas, ceras pra 1 ano e etc. Tudo enganação.

 

Pro resto do carro, você pode usar silicone líquido (NÃO USE NO VOLANTE!!!! vira uma manteiga!). Pneus eu uso aquelas ceras pretas pra piso de borracha, aplicado com pincel. Fica preto por 2 a 3 lavagens, evita acúmulo de poeira e ressecamento. 20 reais uma embalagem de 3 litros, e dura uma eternidade!

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada pelas dicas pessoal.

Foram de grande ajuda.

 

E quando a alugar uma garagem em bsb é quase missão impossível.

Já andei rodando todos os prédios aqui por perto, mas ainda não encontrei nada.

 

Sobre os produtos andei pesquisando e os da 3M realmente se destacam...

Mas quase caí pra trás qndo vi o preço. Apesae de meu carrinho merecer o meu bolso não aguenta! Então resolvi dar uma diversificada, shampoo mais simples (leia-se barato) e as ceras da 3M ou Meguiars.

 

Ouvi dizer que existem ceras específicas para carros pretos e ai galera faz alguma diferença?

Muitíssimo obrigada pelas dicas.

E adorei as brincadeiras! E a disposição de vcs em me ajudarem. :)

Valeu mesmo!

Até a próxima.

Abraços.

Editado por Penélope Charmosa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...