Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Victor Koerich

Sistema sem tweeters

Recommended Posts

Postado em

Alguem já montou um sistema de qualidade sem utilizar tweeters?

Curto tweeter de seda por ser mais suave mas em alguns momentos quero me livrar deles... Talvez um alto falante pequeno 2" ou 3" possa fazer um agudo suave?

[]s

Victor

Postado em

Use um full-range...

Um fostex de 3" sobe a 20Khz com pouquissima atenuação.

Mas provavelmente você não está com um bom tweeter. Um bom tweeter é suave, gostoso de ouvir, sem perder o brilho e a definição.

Eu tentaria um bom tweeter primeiro.

Abraços.

Postado em

O user offtime ta vendendo um par de:

- Mids Focal utopia Be 3W2 - Mids da linha BE, top da marca Focal. Mids de 3" e 4 Ohms, dos melhores do mundo! Peguei com o Fabio Arisa, mas não sei se vou chegar a instalar, por enquanto ficam a venda. Estão na caixa com telas de montagem. São iguais os que o Balam usou pra ganhar o campeonato QualitySound na última etapa em Curitiba! - R$1000

Será que é uma opção pra abandonar o tweeter?

[]s

Postado em

O user offtime ta vendendo um par de:

- Mids Focal utopia Be 3W2 - Mids da linha BE, top da marca Focal. Mids de 3" e 4 Ohms, dos melhores do mundo! Peguei com o Fabio Arisa, mas não sei se vou chegar a instalar, por enquanto ficam a venda. Estão na caixa com telas de montagem. São iguais os que o Balam usou pra ganhar o campeonato QualitySound na última etapa em Curitiba! - R$1000

Será que é uma opção pra abandonar o tweeter?

[]s

Não.

Estes falantes não são full-ranges.

São mid-ranges.

Abraços.

Postado em

Alguem já montou um sistema de qualidade sem utilizar tweeters?

Curto tweeter de seda por ser mais suave mas em alguns momentos quero me livrar deles... Talvez um alto falante pequeno 2" ou 3" possa fazer um agudo suave?

[]s

Victor

Sim, o Alberto Moço por exemplo. O sistema dele não tem TW e ele foi o campeão da categoria profissional do Campeonato de Qualidade de 2009. :legal:

Postado em

Sim, o Alberto Moço por exemplo. O sistema dele não tem TW e ele foi o campeão da categoria profissional do Campeonato de Qualidade de 2009. :legal:

O que não quer dizer que os agudos sejam perfeitos... mas que o sistema, como um todo, foi excelente.

Eu mesmo não gosto de agudo de fullrange. Por mais que suba, por mais que seja um bom fullrange, não tem o refinamento de um bom tweeter, e ainda sofre com uma intermodulação from hell dependendo dos cortes empregados e da mecância do falante.

Postado em

O que não quer dizer que os agudos sejam perfeitos... mas que o sistema, como um todo, foi excelente.

Eu mesmo não gosto de agudo de fullrange. Por mais que suba, por mais que seja um bom fullrange, não tem o refinamento de um bom tweeter, e ainda sofre com uma intermodulação from hell dependendo dos cortes empregados e da mecância do falante.

Desculpe a discondância, com todo o respeito, mas acho que falar de refinamento extremo a 1 ou 1,50m de distância é um pouco incoerente, pois a extensão de um bom tweeter relamente é melhor que um full range mas vc necessita de um arejamento infinitamente maior do que um habtáculo automotivo.

Com relação a intermodulação, isso tem total relação com o corte errado executado entre os alto-falantes, não diria com a mecânica dos falantes e sim com suas dimensões e alguns parâmetros.

Sou a favor do uso de um ótimo e bem acertado fullrange do que um ótimo tweeter; sem falar das não coerências entre as fases dos diversos alto-falantes quando se trata de multi vias e a avaliação da imagem sonora no que tange a (altura, largura, profundidade, posição de audição e ambiência) no conjunto fica melhor do que um multi vias; guardadas as devidas proporções dos equipamentos é claro.

Abraços,

Vinicius Wagner Mathias

Postado em

Desculpe a discondância, com todo o respeito, mas acho que falar de refinamento extremo a 1 ou 1,50m de distância é um pouco incoerente, pois a extensão de um bom tweeter relamente é melhor que um full range mas vc necessita de um arejamento infinitamente maior do que um habtáculo automotivo.

Sendo assim, então, todo tweeter em ambiente automotivo deveria tocar igual, não? Em compensação, mesmo entre tweeters renomados, vemos resultados em distintos em termos de refinamento. Ou seja, a prática mostra que as questões envolvidas no áudio nunca são tão sintéticas.

Com relação a intermodulação, isso tem total relação com o corte errado executado entre os alto-falantes, não diria com a mecânica dos falantes e sim com suas dimensões e alguns parâmetros.

Mas é uma questão mecânica, claro... tudo é uma questão de compliãncia mecânica. E esta compliância que vai ditar a ressonância, o correto funcionamento em altas frequências (muita compliância = distorção harmônica, perda da inteligibilidade e etc), e, claro, a própria intermodulação. Quanto maior a compliância, maior a intermodulação.

Sou a favor do uso de um ótimo e bem acertado fullrange do que um ótimo tweeter; sem falar das não coerências entre as fases dos diversos alto-falantes quando se trata de multi vias e a avaliação da imagem sonora no que tange a (altura, largura, profundidade, posição de audição e ambiência) no conjunto fica melhor do que um multi vias; guardadas as devidas proporções dos equipamentos é claro.

Também sou... tanto é que hoje uso fullrange de 6" complementado por tweeter, acima de 12k, tudo em peitinhos. Quanto mais se puder jogar acima do painel, e quanto menos vias, melhor. Porém é algo muito mais complicado que jogar um tweeter ali, então o risco de ficar pior é tão maior quanto for a inexperiência de quem está instalando.

Mesmo adepto desta idéia, ainda prefiro manter o refinamento de um bom tweeter, em conjunto com um bom médio, proporcionado por uma via exclusiva para tal.

Em breve, talvez, mude meu set para fullrange, sem tweeter, mas aí é um brinquedinho novo que estou desenvolvendo... ainda não posso afirmar nada sobre ele.

Postado em

Eu também prefiro agudos suaves, com tweeters de seda. Vou testar um Morel MT-23 para ver se gosto do som. Mas não sei se um som sem tweeters ficaria bom...

Particularmente acho melhor você partir para tweeters mais caros. Os Morel e Dynaudio tem uma assinatura sônica mais próxima do que você busca. Ouvi o carro do triatletadan aqui do forum durante o Quality Sound e possuia um agudo bem suave. Se puder colocar um tweeter da Focal Utopia, ai você vai ter um agudo perfeito (acho que o melhor que já ouvi em som automotivo de longe, no carro do Balan, porém era três vias ali tudo Utopia). Esse sim é um tweeter top.

Postado em

Utopia é mto caro, o Kit 3 vias ta na faixa de 16k aqui no brasil...

Utopia ainda é o que se tem de melhor no meio automotivo?

Ví que os tweeters da focal por ter domo invertido eles falam ser mais suave por espalhar o som praticamente 180º, consiste isso?

Os tweeters do kit 165 KR alguem já ouviu?

Postado em

Utopia é mto caro, o Kit 3 vias ta na faixa de 16k aqui no brasil...

Utopia ainda é o que se tem de melhor no meio automotivo?

Ví que os tweeters da focal por ter domo invertido eles falam ser mais suave por espalhar o som praticamente 180º, consiste isso?

Os tweeters do kit 165 KR alguem já ouviu?

O tweeter do 165KR, o TNK, eh muito bom Victor.

Suave e com timbre corretissimo. Vale a pena escuta-lo.

Eu ja tive este kit, usei por uns 5 meses, eh um excelente kit. Gostei tanto que me arrependi de ter vendido e comprei outro, esta aqui, parado, novo na caixa, para ser instalado no Troller, no lugar do Morel Elate 3 way (que foi uma decepcao).

Vale a pena escuta-lo.

Abracos.

Postado em

A questão aqui não é simplesmente se dá pra fazer um bom sistema sem tweeter ou não. O Alberto e o Diana provaram que dá. Mas isso não significa que um full-range que suba até 20K (ou 32K, como o FF85K) seja mais suave que qualquer tweeter. Muito pelo contrário, existem muitos tweeters mais soft que um full fostex, que normalmente tem que ser atenuado.

Trocar o tweeter por um full não é solução pra deixar o som mais suave.

Postado em

Não mesmo!

Tem coisas que podem ajudar bastante a eliminar a incomodação de um tweeter chato:

- Zobel calculada para atuar nas últimas oitavas

- Trocar a atenuação do crossover (geralmente resistor em série) por L-Pad

- Posicionar off-axis, onde as frequências mais altas são naturalmente atenuadas.

Postado em

Não consiste. Nem mesmo os domos normais conseguem 180 graus de dispersão em todo o range de frequências.

Postado em

Gostei tanto que me arrependi de ter vendido e comprei outro, esta aqui, parado, novo na caixa, para ser instalado no Troller, no lugar do Morel Elate 3 way (que foi uma decepcao).

Como fez colunas no troller? o parabrisa é bem proximo do motorista e as colunas bem verticais, o Palco é bom no troller?

[]s

Postado em

Como fez colunas no troller? o parabrisa é bem proximo do motorista e as colunas bem verticais, o Palco é bom no troller?

[]s

Nao fiz.

Os tweeters e os mid-range estao em cima do painel, nos copinhos.

Palco? Esse kit tem problemas bem maiores do que palco.

Abracos.

Postado em

Não mesmo!

Tem coisas que podem ajudar bastante a eliminar a incomodação de um tweeter chato:

- Zobel calculada para atuar nas últimas oitavas

- Trocar a atenuação do crossover (geralmente resistor em série) por L-Pad

- Posicionar off-axis, onde as frequências mais altas são naturalmente atenuadas.

Aliar tudo isto com um tweeter domo de seda que geralmente é mais suave e menos estridente!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...