Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Só pra dar uma noção de como a pressão é forte.

Na Semana Santa, o meu paredão queimou um SUB1000 por distorção (Excesso de cerveja, deixei clipar, ja era), de forma que a bobina inchou

e travou no gap.

No dia seguinte, sabendo disso, fui pra praia com o som, e lá um cara botou de frente, tive que rachar. Quando cheguei em casa novamente,

fui olhar o estado dos autofalantes, e notei que esse falante que tinha queimado, estava com o cone solto da bobina/centragem.

E olhe que o cone é colado com resina epox.

Na montagem original atualmente está sendo utilizado cianoacrilato pra esse fim, caso o falante já tenha sido reparado utilizando resina epoxi, existem técnicas de colagem que jamais aconteceria esse tipo de descolamento.

A verdadeira causa desse problema seu aí foi o excesso de excursão e não a pressão, e a causa aí foi um corte inadequado do filtro subsonico ou sintonia inadequada da caixa.

O desgaste do falante, ocorre de qualquer forma, independente da angulação da caixa.

Só que acho que com as paredes paralelas, o desgaste é menos severo, pois se distribui por todo o altofalante.

Quem tem um sistema com manifold a muito tempo, pode tirar o falante e olhar como o lado de dentro está mais desgastado, a centragem está mais surrada, o cone também.

A coisa não é tão crítica assim. No meio automotivo com certeza ocorreria a queima da bobina bem antes desse desgaste na borda, hehehe... Pra chegar à rasgar ali em um cone de boa qualidade, poderia demorar meses, isso se chegar à rasgar. Os casos em que aconteceram, o tecido da borda do falante era bem fino.

Sobre a caixa com angulo reto, pode crer que a sonoridade dela tem muito mais coloração que em a V.

Caixa Manifold já é queimadeira de falante por natureza, pois ela disfarça muito a distorção do falante que na maioria das vezes acaba queimando antes que o usuário perceba a distorção, se o módulo não tem led de clipping então, piorou.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber,

Não entendi muito bem o que falou sobre a ripa entre os autofalantes.

Seria uma madeira dividindo parcialmente a camara central?

Eu não creio que mudaria a pressão naquela região do cone não.

Não sei. É uma coisa a ser testada.

Creio que mude bastante, pois se pensarmos no que acontece lá dentro, fica fácil ver que a borda do cone que fica dentro da caixa, além da força contrária que ele mesmo sofre em seu movimento (lei da ação e reação) também sofre com a força proveniente do movimento do outro cone. É pouco ar ali no meio, temos um meio pouco elástico (entenda o meio pouco elástico como o pulo do gato no rendimento desse tipo de caixa!!!!), então temos poucas perdas...

Com a travessa no meio separando parcialmente, estas forças reduzem um pouco. Não sei se resolve... mas deve atenuar.

Compartilhar este post

Link para o post

Com a travessa no meio separando parcialmente, estas forças reduzem um pouco. Não sei se resolve... mas deve atenuar.

Já vi muito desse artificio sendo usado, mas só o fato do falante estar mandando pressão sobre uma parede (ripa), o retorno do ar ali vai funcionar da mesma maneira que outro falante trabalhando de frente. Acredito que esse não seja o remédio não, hehehe...

Veja meu comentário no posto anterior sobre esse problema...

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, você não entendeu o que aconteceu.

O falante estava bom, só que ele estava com a bobina inchada, travada no gap, ele ja estava desligado do amplificador na verdade.

O que fez o cone descolar da bobina foi justamente a pressão gerada pelos outros autofalantes.

Quanto a cola, eu jurava que era resina epox.

Bom saber que é cianoacrilato. :D

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

O falante estava bom, só que ele estava com a bobina inchada, travada no gap, ele ja estava desligado do amplificador na verdade.

O que fez o cone descolar da bobina foi justamente a pressão gerada pelos outros autofalantes.

Ah sim, agora entendi o motivo.

Só que leve em conta aí que o fato da bobina já estar queimada e travada, essa colagem tbm já estava danificada. Um problema sério que tinha antes nos protech era com aquela fita gomada que envolvia o pescoço da bobina que soltava da mesma. Isso foi solucionado com as novas bobinas não utilizando mais isso, agora o cone e a centragem são colados diretamente na fibra.

O cianoacrilato está sendo utilizado como na maioria das grandes marcas por motivo de produção, pois o tempo de secagem é muito menor, mas em compensação é uma cola muito dura, que pode quebrar com impactos. Na minha opinião a cola mais resistente ainda é a boa e velha epoxi 24horas, que é um pouco mais flexível e não tão dura, assim consegue trabalhar um pouco junto com as peças, aguentando mais tranco. Mas se a Protech hoje já não vence os pedidos, se utilizasse cola de secagem lenta demoraria bem mais pra entregar a mercadoria pronta, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Fui eu que projetei as manifolds desse clio de João Pessoa;PB.

O dono ta hiper satisfeito, pois usava aquelas aberrações chamadas de "turbo Bass" e hj segundo ele, o som ta rendendo o dobro do que rendia antes.

Segundo palavras do proprio dono, ele deu coro num golf com 4 de 18" em caixas "Turbo Bass" e o cara enlouqueceu pra copiar as caixas do cliozinho.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso daquela SB1000 tabajara da Snake eu tenho relato de rasgos nos cones dos falantes ali no começo do V devido ao ponto de pressão muito grande, note que ela tem câmaras separadas e não tem duto ali mas na frente da caixas, igual a maioria dos projetos sem sentido que se vê por aí.

Eu escutei essa caixa "in solo", e o som dela não me agradou nem um pouco, mexi em tudo quanto foi regulagem disponível no som e não tinha acerto. Pode ser que trabalhando em conjunto com várias caixas. muita potência aplicada e muito processamento, se consiga um coice fortíssimo, mas uma só não é nada agradável de ouvir.

Note também que o centro de pressão entre os falantes é bem mais afastado que o da SB1000, além do duto ali. Portanto acho improvável um desgaste irregular dos falantes maior do que nos demais modelo de manifold.

O que vai ocorrer ao colocar os falantes retos um de frente pro outro é a redução da área frontal da caixa e a criação de frequencias estacionárias ali na boca da caixa devido às paredes paralelas. Creio que possa ocorrer alguns cancelamentos em certas áreas e criação de picos absurdos em outras, estreitamento da banda útil de resposta entre outras anomalias...

Sandrão ... vc fala de um jeito , que parece que esse canselamento e esse pico é uma coisa assim , MONSTRUOSA ... Vc deve saber que TODA BOA CAIXA de grave TEM canselamentos , e que pra isso existe a FAIXA ÚTIL da Caixa ... Acredito que quando dei meu primeiro post no tópico expliquei sobre isso ... (da faixa útil da caixa que fiz)

Então , é só saber usar a caixa , que vc tem uma caixa fo** de Sub-Grave ... e GARANTO ... TOCA MUITO BEM !

Compartilhar este post

Link para o post

Sandrão ... vc fala de um jeito , que parece que esse canselamento e esse pico é uma coisa assim , MONSTRUOSA ... Vc deve saber que TODA BOA CAIXA de grave TEM canselamentos , e que pra isso existe a FAIXA ÚTIL da Caixa ... Acredito que quando dei meu primeiro post no tópico expliquei sobre isso ... (da faixa útil da caixa que fiz)

Então , é só saber usar a caixa , que vc tem uma caixa fo** de Sub-Grave ... e GARANTO ... TOCA MUITO BEM !

Ah sim, isso é verdade.

Mas a gente precisa pelo menos "tentar" minimizar um pouco que seja os defeitos né, hehehe... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

mas ae que tá ... a relação , DEFEITO x EFICIÊNCIA é boa ... a caixa é uma caixa de SUB-GRAVE ... então qum usa , tem que saber que não vai adiantar cortar ela acima de 120hz né ? sabendo isso , tá bom ...

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, você não entendeu o que aconteceu.

Quanto a cola, eu jurava que era resina epox.

Bom saber que é cianoacrilato. :D

Preste mais atenção antes de negativar alguém, senhor Elias Soares.

Só pra esclarecer, o referido indivíduo me negativou por "desvirtuar o tópico".

Tosco, podre, não deve nem ter acompanhado a brincadeira e ter lido o tópico INTEIRO, como eu, que estava acompanhando...

O Kleber tem TODA razão, isso pq eu que só "respondi" a brincadeira que ele fez, gente SEM NOÇÃO mesmo...

Perdi até o tesão de ler...

Autofalante é um alto-falante que fala sozinho?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, existe a MP no fórum justamente pra discutirem assuntos particulares.. parem de FERRAR com um tópico tão bom e útil com seus posts de briguinha.

E deixem as msgs engraçadas e demais para outros tópicos, esse aqui ta tendo um rendimento tão bom.. nao precisa disso. Só dificulta depois achar alguma coisa no futuro, vai ter que olhar pagina por pagina e vai perder tempo com posts que nao acrescentam em nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, esta é a lógica de qualquer caixa de alto desempenho...

Até as dutadas são assim. Você perde banda passante pra ganhar um pico. Cornetas, ídem... quanto maior o rendimento, menor a banda passante.

bem... isso que você disse resume em que as manifolds só tem sentido em sistemas 4 vias? isso?

Resposta prática:

A caixa dutada de antes foi mal projetada, hehehe...

Na maioria das vezes uma manifold vai parecer tocar mais forte devido ao pico criado pela sintonia alta, câmara pequena ou ganho ocasionado pela câmara frontal, mas a curva dessa caixa é uma verdadeira "montanha russa", em detrimento da musicalidade e da durabilidade do alto falante, que sempre irá trabalhar além do seu limite mecânico.

Outra coisa: O fato do falante trabalhar em ângulo com relação às demais vias causa rotação de fase, sendo nescessário o uso de monstruosos processadores, capazes de corrigir esse giro de fase, o atrazo (Delay), atenuar os picos na resposta e corrigir os vales. Em geral, o preço de um processador desses custa mais caro que o PA inteiro, hehehehe...

Pra quem já viu um PA com manifold tocando forte, antes de prestar atenção nas caixas, dá uma olhada lá no rack de periféricos e veja certinho onde tá o "pulo do gato" na parada, hehehe... ;)

ké dizer que nós, que possuímos trios comuns, que vai ter só o crossover rs-6dx pra "tentar" dá uma manejada na parada, não compensaria o uso das mesmas?

Se vc soubesse disso, poderiamos fechar esse topico !!!!! kkkk

O que eu queria descobrir aqui, trocando experiencias... Seria de onde e como partir para construir uma manifold sem erros grotescos... deixando o afino da sintonia pelo duto...

Com uns 4 tamanhos de dutos diferentes acho que consegueriamos acertar a caixa para o que iriamos tocar...

e isso quer dizer que não tem nada hj disponivel para saber qual a sintonia exata de uma manifold como se faz em uma dutada comum?

Caraca... ta complicando o trem!

esse tópico já alcançou dados que meu simples conhecimento em som não alcança!

só resta eu fazer a minha última pergunta e seguir acompanhando pra ver se eu aprendo algo também né...

vou ter 4 wpu 1507 em maõs...

curto principalmete:

Sertanejo (dos mais variados);

pancadão (não o toc toc pra raxa, aqueles remixes de funks que geralmente tem);

Axé (carnaval sempre).

e algo eletronico (não bem psy, electro house e etc, mais puxado pro pop).

pretendo no futuro colocar os 4 412mg e assim formar meu sistema 4 vias.

pelo que eu vi, o estilos musicais postos exigem mais na via de graves entre 60 a 80hz. Pretendo seguir o restante (a partir dos 80hz) com os 412mg (que vai ajudar muito no pancadão também), formando a outra via. Fenólicos e titanium com o médio agudo e assim, finalizando o set.

Agora vem a pergunta msm:

Se eu colocar os 4 1507 nas manifolds, pra fazer aquela pequena banda dos 60 a 80hz, estou indo no caminho certo ou não?

Esse woofer é o melhor pra isso também?

Responder que é bom... NADA! vlw :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha nem visto seu post, Thiago... é que às vezes entre uma resposta e outra a gente perde o fio da meada.

Sim, é uma caixa pra 4 vias. Convenhamos, em PA é praticamente impossível não trabalhar com 4 vias (grave/sub - médio-grave - médio - agudo).

Quando se tem menos vias, pelo menos uma via de médio grave que DESÇA é obrigatório, e uma via de médio que SUBA também... Em tempos de Lines, geralmente temos 2 vias penduradas e mais a via de grave...

Infelizmente, trabalhar com menos vias sai mais caro que trabalhar com mais vias, já que drivers que subam decentemente custam bem caro, e médios que desçam, também custam caro. Sempre se fica refém do dimensionamento...

Agora, de forma alguma uma manifold conseguiria se comportar como via de grave/médio-grave, como uma dutada até cconseguiria (não funciona direito, mas funciona...). A solução para isto seriam cornetas mesmo, multicelulares (uma célula por falante, corretamente acoplada!). Dá pra fazer algo assim, mas fica bem maior que uma Manifold dessas "projetadas para porta-malas).

O meu cornetão fullrange cabe no porta-malas (e leva ele todo), com 2 8" desce lá pelos 70Hz com MUITA força... pra um falante que se mexe pouco como o 8PW3, o médio grave delas é um tapão na orelha. E mesmo com 2 falantes de 8", corretamente acoplados, é BEM deficiente no médio, eu dependo de um driver pra cobrir os médios, senão fico com um buraco.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro tem mais fotos da caixa já com os falantes?

Outra coisa os falantes na sua caixa ficam normais ou invertidos e se testou das 2 maneiras viu diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha nem visto seu post, Thiago... é que às vezes entre uma resposta e outra a gente perde o fio da meada.

Sim, é uma caixa pra 4 vias. Convenhamos, em PA é praticamente impossível não trabalhar com 4 vias (grave/sub - médio-grave - médio - agudo).

Quando se tem menos vias, pelo menos uma via de médio grave que DESÇA é obrigatório, e uma via de médio que SUBA também... Em tempos de Lines, geralmente temos 2 vias penduradas e mais a via de grave...

Infelizmente, trabalhar com menos vias sai mais caro que trabalhar com mais vias, já que drivers que subam decentemente custam bem caro, e médios que desçam, também custam caro. Sempre se fica refém do dimensionamento...

Agora, de forma alguma uma manifold conseguiria se comportar como via de grave/médio-grave, como uma dutada até cconseguiria (não funciona direito, mas funciona...). A solução para isto seriam cornetas mesmo, multicelulares (uma célula por falante, corretamente acoplada!). Dá pra fazer algo assim, mas fica bem maior que uma Manifold dessas "projetadas para porta-malas).

O meu cornetão fullrange cabe no porta-malas (e leva ele todo), com 2 8" desce lá pelos 70Hz com MUITA força... pra um falante que se mexe pouco como o 8PW3, o médio grave delas é um tapão na orelha. E mesmo com 2 falantes de 8", corretamente acoplados, é BEM deficiente no médio, eu dependo de um driver pra cobrir os médios, senão fico com um buraco.

Obrigado pelas informações kléber, só reclamei pq vi que o tópico tava proseguindo e meu post ficando pra tras (como você me ajudou, dei um + lá na reputação, já recupera as cagadas cometidas com você atráz! rs). Valeu.

aproveitando sua boa vontade... dá pra arriscar um conselho para minhas futuras instalações?

Repostando...

vou ter 4 wpu 1507 em maõs...

curto principalmete:

Sertanejo (dos mais variados);

pancadão (não o toc toc pra raxa, aqueles remixes de funks que geralmente tem);

Axé (carnaval sempre).

e algo eletronico (não bem psy, electro house e etc, mais puxado pro pop).

pretendo no futuro colocar os 4 412mg Eros e assim formar meu sistema 4 vias.

pelo que eu vi, o estilos musicais postos exigem mais na via de graves entre 60 a 80hz. Certo? Pretendo seguir o restante (a partir dos 80hz) com os 412mg (que vai ajudar muito no pancadão também), formando a outra via. Fenólicos e titanium com o médio agudo e assim, finalizando o set.

Agora vem a pergunta msm:

Se eu colocar os 4 1507 nas manifolds, pra fazer aquela pequena banda dos 60 a 80hz, estou indo no caminho certo ou não?

Esse woofer é o melhor pra isso também?

Já agradeço!

Editado por thiago_tino
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera em partes de caixa ja disse varias vezes q naum entendo, bom resolvi postar no tópico justamente porq vi a caixa do Sandro tocando sabado durante o acabamento do meu golf sendo q elas estava tocando com falantes de 15 com uma ripa fazendo a fixação dele e ainda sobrando a diferença dos tamanhos ou seja vazando todo o ar no próprio buraco do falante,, como disse sou leigo mas sei quando toca e quando não toca na hora mandei ele ver oq daria pra mim utilizar no meu PA com falantes de 15" pois oq ela esta tocando é um absurdo perto das q eu tenho.. ele pode esplicar o modelo pois naum sei dizer,,, enfim pra kem curte som automotivo com frequencia baixa e claro tem um belo e generozo espaço essa é a CAIXA, toca muito mesmo se alguem ja viu as tão famozas t18 q tem umas fotos no inicio do tópico essas atropelam elas ...

OBS: desculpa sandro naum sei se poderia falar sobre elas mas falei oq eu vi sabado.. abraço e acompanhando apenas pois nessa parte naum posso dar opiniões ou sugestões como disse sei diferenciar o bom do ruim apenas projetar naum é minha praia pasmafaute a naum ser musicas kkkkk :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente cornetas são ótimas soluções, mas elas ficam inviaveis na via de graves (No caso do som automotivo!) por exigir grandes volumes e/ou grandes quantidades.

Eu tenho muita curiosidade em brincar com cornetas, até arrisco projetar algumas, mas sem muito teste. Tento simular no hornresp e jogar na pratica.

No geral tenho tido bons resultados depois que aprendi melhor como utilizar o software, e o que se deve esperar de uma corneta, etc etc.

Como eu sempre disse... Eu queria só um patrocinio de uma madereira!!!

----

Off:

É a ultima vez que falo sobre isso no tópico:

Eu julguei os posts negativamente pois não acrescentam em nada na discursão e poluem o tópico.

Eu no lugar da moderação seria um pouco mais severo quanto a essas brincadeiras.

Uma coisa é brincar no final de um post seu, ou brincar com algo NO CONTEXTO.

Outra coisa é fazer um post pura e exclusivamente para BRINCAR. :)

Abraço,

Editado por EliasSoares

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro tem mais fotos da caixa já com os falantes?

Outra coisa os falantes na sua caixa ficam normais ou invertidos e se testou das 2 maneiras viu diferença?

Ainda não, estamos aguardando a chegada dos falantes definitivos.

Fizemos apenas uma gambiarra e adaptamos dois novik velhos de 15" nela com os imãs pra fora. Mesmo com um módulo bem fraco empurrando o subgrave foi de impressionar, muita pressão pela potencia aplicada. Taí o César de prova.

Com os imãs pra dentro, os falantes responderam melhor os médios, mas não vi grande alteração nos graves.

A caixa foi feita com madeira bem fina (15mm) e devido ao tamanho ainda estamos estudando um método eficiente de travamento, além do acabamento. Mas mesmo assim, o resultado foi muito além do esperado.

Assim que ela tiver 100% pronta e com os falantes definitivos tocando à toda potencia, eu posto aqui as fotos e possivelmente até video.

Compartilhar este post

Link para o post

tem como dar as medidas prévias?

pq por exemplo, na caçamba da minah caminhonete o maximo que cabe é 50cm de altura, pra nao pegar na lona maritima... já a largura acredito que uns 110~115cm entre as caixas de roda.

Compartilhar este post

Link para o post

ké dizer que nós, que possuímos trios comuns, que vai ter só o crossover rs-6dx pra "tentar" dá uma manejada na parada, não compensaria o uso das mesmas?

Usar pode, sem problemas, compensaria sim.

Tem q tomar cuidado só na hora de projetar pra não fazer caca como muita gente faz e depois sai xingando marca de falante porque não aguenta.

Compartilhar este post

Link para o post

tem como dar as medidas prévias?

pq por exemplo, na caçamba da minah caminhonete o maximo que cabe é 50cm de altura, pra nao pegar na lona maritima... já a largura acredito que uns 110~115cm entre as caixas de roda.

Medidas externas, se me lembro bem A x L x P = 50 x 89 x 100 cm

Compartilhar este post

Link para o post

Fui eu que projetei as manifolds desse clio de João Pessoa;PB.

O dono ta hiper satisfeito, pois usava aquelas aberrações chamadas de "turbo Bass" e hj segundo ele, o som ta rendendo o dobro do que rendia antes.

Segundo palavras do proprio dono, ele deu coro num golf com 4 de 18" em caixas "Turbo Bass" e o cara enlouqueceu pra copiar as caixas do cliozinho.

Eu fiz o video e ajudei a montar, realmente ta tocando muito e dispertando o interesse da galera da paraiba pelas manifold. aqui 99% usa Turbo Bass, q apesar do que muitos falam se tiver as medidas corretas toca e muito, teoria teoria, pratica é bem diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Medidas externas, se me lembro bem A x L x P = 50 x 89 x 100 cm

Sendo assim , sim! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...