Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Subgrave TEM que ser abafado, hehehehe, senão vira médio grave... :banghead

não to falando de SUBGRAVE,

e sim do GRAVE.

escuto muito psytrance e o bassline tem de a ser extremamente marcado acredito eu, em uma frequência abaixo dos 100hz. (bassline não é o kick da musica ok?)

seria + ou - como uma resposta de baixo bem marcada.

e o meu medo é fazer uma manifold (ou qualquer tipo de caixa com woofer invertido) e não tocar bem esse bassline, pois GERALMENTE o bassline é na mesma nota musical do kick porem com a mesma frequência ou pouca coisa acima.

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galerinha, lembrando de alguns comentários do Guto, usei a busca e achei eles rs.

Ta ai, agora percam a preguiça e leiam:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=130396&hl=guto+de+almeida

Bom , vamos lá ...

só de olhar , dá pra ver que tá MUITO aberto esse espaço entre os falantes mano ... lembre-se que a conta na teoria , é de 1/3 da area do cone pra chegar na abertura certa ... então já temos um erro ae !!!

Bom galerinha, em outro tópico, o usava os Sony Branquinho de 6", no caso 1/3 da Área de cone dele dava aproximadamente 43cm.

nããão são 43 de area TOTAL rsrsrsrs ( NA VERDADE NÃO A ÁREA, MAS SIM O PERÍMETRO, EDIT MEU AQUI ( Barroso ) )

são 43 cm dividos na boca toda rsrsrs ... calma rs !!!

um ex. então :

suponhamos que sua caixa tenho 17dm de altura ... 17cm * 2 = 34 ... 43 - 34 = 9 !

resumindo , sua boca tinha que ter 17 x 9 cm !!!

manjou ???

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

mas como as Mani são usadas 90% em forró no nordeste pra eles deve ser a 7ª maravilho do mundo essa caixa.. ainda mais que normalmente eles usam processador e equalizador e os Target Bass da EROS que rendem incrivelmente forte nessa faixa o resultado realmente deve ser bem interessante..

Mas eu não troco minha dutada por uma Mani justamente p/ não ficar preso nessa faixa de frequencia... Eu gosto de brincar um pouquinho abaixo disso lá pelos 50hz e subindo até uns 150pelo menos, dai venho de médio grave.. O som não fica aquela porrada, mas da uma qualidade que dificilmente não agrade alguem..

Ja ja eu posto um relato de outra caixa que o pessoal usa bastante agora tbm lá pro Nordeste principalmente..

Compartilhar este post

Link para o post

não to falando de SUBGRAVE,

e sim do GRAVE.

escuto muito psytrance e o bassline tem de a ser extremamente marcado credito eu em uma frequência abaixo dos 100hz. (bassline não é o kick da musica ok?)

seria + ou - como uma resposta de baixo bem marcada.

e o meu medo é fazer uma manifold (ou qualquer tipo de caixa com woofer invertido) e não tocar bem esse bassline, pois GERALMENTE o bassline é na mesma nota musical do kick porem com a mesma frequência ou pouca coisa acima.

Jovem, seu caso é a típica dependência de uma faixa de resposta mais estendida, e não estreita. Esqueça a Manifold então, ou, se a usar, pense em uma pilha de pelo menos 8 caixas, muita potência e um processamento decente (ou seja: subsônico de 4a ordem, crossover decente, equalizador de 1/3 de banda e um RTA ou muito ouvido).

Compartilhar este post

Link para o post

Ja que estamos falando de caixas, essa aqui é uma que o pessoal ta começando a usar muito, mas vou relatar aqui a conversa de um cara que usou as caixas e tbm o que ele fez nelas..

A caixa original é essa:

progeto.JPG

Sinceramente não sei pra que falante é, mas aqui são as medidas da caixa a cima pra usar para 2 Target Bass de 15"

Altura = 42 cm

Largura = 90 cm

Profundidade ¹(onde fica o imã) = 20 cm

Profundidade ² (parte interna) = 34 cm

Dutos Triangulares = 9 cm cada lado do triangulo por 20 cm de profundidade (50 hz)

51 lts cada câmara

Provavelmente o padrão pra colocar em qualquer carro tipo a mani..com 90cm de largura...

Segue fotos da construção:

70130810.jpg

34028542.jpg

18797392.jpg

Ai depois de muitos testes ele afirma que a caixa ficou muito melhor e mais forte o som, usando o falante na posição normal, virado pra dentro e além disso tirando aquelas divisórias internas da construção da caixa.. Sendo assim o resultado ficou assim:

92756116.jpg

E o dono afirma que fica mais forte que as dutadas, claro em alguns picos, como a mani tem um pico realmente mais alta.. e tbm com o falante virado pra dentro afirma que o resultado foi muito superior do que pra fora..

17982290.jpg

Não quero poluir o topic mas sim aproveitar a boa conversa que está rolando.

Compartilhar este post

Link para o post

pra escutar Psy , não recomendo a caixa que EU USAVA (eu gosto de falar de coisas que já testei ... por isso fico batendo tanto a tecla nessas coisas que já fiz) ...

Eu recomendo FORTEMENRTE uma Boa dutada !!! e de preferencia falantes do "tipo" Oversound 18.800 sa série Profissional ... se usar Tornado da vida ... vai ser uma embolera só rsrsrs !!! Digo isso , pq já testei rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Resultados práticos?

Pico de 70 a 100Hz. Não desce de 70 pq não tem acoplamento pra isto, não sobe de 100 por causa dos cancelamentos.

Nesta faixa estreitíssima, rende mais que uma dutada com 2 subs e tem tamanho um pouco maior.

O que casa com esta faixa? Forró, pancadão, coisas com bumbo seco, algumas eletrônicas.

Fora disto, fica devendo, a não ser que você altere o projeto pra reduzir a eficiência e aumentar a banda passante.

Kleber,

Por exemplo, aqui em Minas o que mais escutamos é Funk. Escutamos axé tmb. Mas 90% é funk.

Pelo que to vendo então, pra quem estuca mais funk(meu caso), essa caixa não serve. Certo??

Pq se não me engano as batidas do funk normalmente são entre 60 a 70 hz. Certo?

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

ImOrrIvEL == NUNCA escutei essa caixa , mas vou confessar que Quase fiz uma quando tava com os Protech de 15 "

Cara eu quase mandei fazer pros meus Target de 15" ainda mais que ja tem a medida ali pra eles, mas sabe aquele teu consciente falando em continuar com uma boa dutada bem calculada então ainda não criei coragem de fazer o teste, mas se um dia tiver tempo, local e disponibilidade provavelmente vai ser minha 1ª caixa a ser testada..

Mas do jeito que ele falou ali, com o falante normal, sem a divisória interna, seria basicamente uma dutada, com dutos triangulares e com umas paredes em volta da caixa, no caso quase uma Turbo Bass dutada não?

Então provavelmente pro meu tipo de música ja não agradaria, tendo uma litragem pequena na camera interna, provavelmente o pico da caixa seria parecido com os da mani..

Agora usar o falante invertido e com a divisória interna deve servir pra outro tipo de som provavelmente necessitando de ajuda de algum processador pra acertar as caixas..

Abraços

Editado por ImOrrIvEL

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

Por exemplo, aqui em Minas o que mais escutamos é Funk. Escutamos axé tmb. Mas 90% é funk.

Pelo que to vendo então, pra quem estuca mais funk(meu caso), essa caixa não serve. Certo??

Pq se não me engano as batidas do funk normalmente são entre 60 a 70 hz. Certo?

Grande abraço

se vc usar a caixa que tá na primeira postagem do tópico , vai passar nervoso !

Vai ter um LASTRO no porta-malas

Compartilhar este post

Link para o post

pra escutar Psy , não recomendo a caixa que EU USAVA (eu gosto de falar de coisas que já testei ... por isso fico batendo tanto a tecla nessas coisas que já fiz) ...

Eu recomendo FORTEMENRTE uma Boa dutada !!! e de preferencia falantes do "tipo" Oversound 18.800 sa série Profissional ... se usar Tornado da vida ... vai ser uma embolera só rsrsrs !!! Digo isso , pq já testei rsrsrs

tornado [o_]

minha duvida é realmente os over ou hpx.

então o jeito pra mim é uma dutada mesmo, por que o psy que escuto tambem é um pouquinho mais "nervoso" do que o normal o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Jovem, seu caso é a típica dependência de uma faixa de resposta mais estendida, e não estreita. Esqueça a Manifold então, ou, se a usar, pense em uma pilha de pelo menos 8 caixas, muita potência e um processamento decente (ou seja: subsônico de 4a ordem, crossover decente, equalizador de 1/3 de banda e um RTA ou muito ouvido).

bom ai jah se torna muito inviavel pra um simples trio pro dia a dia. alem de que o porta malas do classic nem é tão grande assim :rolleyes:

o jeito mesmo é a dutada :legal:

edit: será que é só eu que não consigo colocar 2 quotes em uma resposta? :banghead

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post

Dutada ou um projeto já testado e recomendado de bandpass... caso o fabricante recomende alguma, pode ser sim uma boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu quase mandei fazer pros meus Target de 15" ainda mais que ja tem a medida ali pra eles, mas sabe aquele teu consciente falando em continuar com uma boa dutada bem calculada então ainda não criei coragem de fazer o teste, mas se um dia tiver tempo, local e disponibilidade provavelmente vai ser minha 1ª caixa a ser testada..

Mas do jeito que ele falou ali, com o falante normal, sem a divisória interna, seria basicamente uma dutada, com dutos triangulares e com umas paredes em volta da caixa, no caso quase uma Turbo Bass dutada não?

Então provavelmente pro meu tipo de música ja não agradaria, tendo uma litragem pequena na camera interna, provavelmente o pico da caixa seria parecido com os da mani..

Agora usar o falante invertido e com a divisória interna deve servir pra outro tipo de som provavelmente necessitando de ajuda de algum processador pra acertar as caixas..

Abraços

aquela divisão no fundo , é Justamente pra evitar o que sempre falamos ... Canselamento e onda estacionária ... aquela madeira dá uma quebrada na direção do ar que sai pelos dutos ! Se o cara tirou e disse que ficou melhor , é pra tem algo estranho ae rsrsrs OU pode ser Efeito Placebo ! Sei lá ... tem que ver com cuidado , antes de afirmar algo nessas coisas de som , pois sempre dá mer** rsrsrs !

MAS TAMBÉM pode ter casado realmente melhor da forma que ele disse que fez né ... vai saber rs ...

Mas aquilo tá longe de ser uma "turbo bass" , pois a turbo é uma caixa que tem um TUBO na frente , sintonizado em alguma freq. (normalmente é na cada dos 120hz) , e com aquele tamanho de TUBO que tem na caixa que vc postou , não tem ajuda nenhuma , pois o pico daquilo passa LONGE do Grave rs !!! Mas som é uma coisa Loka rs

Compartilhar este post

Link para o post

se vc usar a caixa que tá na primeira postagem do tópico , vai passar nervoso !

Vai ter um LASTRO no porta-malas

Guto...

Então, logo não compensa. Melhor continuar na boa e velha Dutada. :-D

Abraxx

Compartilhar este post

Link para o post

92756116.jpg

E o dono afirma que fica mais forte que as dutadas, claro em alguns picos, como a mani tem um pico realmente mais alta.. e tbm com o falante virado pra dentro afirma que o resultado foi muito superior do que pra fora..

Não tem muito segredo não, e o resultado parte do mesmo preceito das dutadas, manifolds e etc: Fazer o falante tocar em um ponto menos hostil que o ar livre... ou seja, fazê-lo empurrar uma quantidade menor de ar, com maior pressão, para em seguida este ar deslocado empurrar uma quantidade maior de ar com menor pressão. Ganha-se em eficiência.

Neste caso, a banda passante vai ser a mesma de uma dutada qualquer... Ela não tem GANHO real. Apenas tem menos perdas, por isto não tem aspectos negativos em relação a uma dutada comum.

E, provavelmente, os tais picos a que ele se refere, se devem à sintonia.

Bem, e pq tocou melhor com o falante instalado de forma normal? Porquê o cone se movimenta rente à parede da caixa, melhora o acoplamento mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui a mani recomendada para SDS ou Target 18"

OgAAALkEaB0RzFdYpmywUuz-ZMrEvET6fZkr_4bXQdbNFJPHmdO9vDT8PDV_iwVreBuzs0I2FN1qZmPmXBc0vM5CB54Am1T1UKjvGVU01gihKmYzPdUi1yxq5vyO.jpg

ps. retirado STE

ps2. só pra ficar salvo aqui no topic como referencia.

Editado por ImOrrIvEL

Compartilhar este post

Link para o post

PICO = MANIFOLD (ou faixa estreita de banda passante)

PLANA = DUTADA

certo?

Compartilhar este post

Link para o post

PLANA = Selada

Dutada não é plana, e sofre das mesmas perrengas que qualquer caixa com artifícios pra aumentar o SPL sofre, ou seja, pico e redução de banda passante.

Compartilhar este post

Link para o post

PLANA = Selada

Dutada não é plana, e sofre das mesmas perrengas que qualquer caixa com artifícios pra aumentar o SPL sofre, ou seja, pico e redução de banda passante.

eitah trem compricado sô :banghead

ueahuae mais to intendendo.

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentando ainda mais o acervo do topic, novas caixas do pessoal da Paraíba..

Na verdade eu não sei ainda que caixa são, são sempre 4 falantes, meio que com angulações diferentes, não sei se é selada, dutada, ou tipo uma turbo bass..

mas ja que estamos discutindo caixas diferentes, segue elas pra enriquecer esse belo topic:

OgAAAAkxbdPDp1KeUYjGf5pMcXeV4xqjrUvvDOqsaAErRhWsRLj7_6bH7MMyC0AZJXStT4KlXkLutb8H_nJFmpzmaQkAm1T1UJSiLZsyh8ufcEurQUfDwAiA88o0.jpg

OgAAAD-ylv4yJb0iNnDHx3d0sgyiWrxaSXPzyEV0X1pyBakwKjwcS_KvZQZ8OfiFg-ic_q2C-Cni3z8XRUiNvBIc2CoAm1T1UMizmZAJTU2b7pWNHythUWnbcvgn.jpg

OgAAAKt9LBZakJk97WhCazfk79zPv5BkOwM-S3k8HfMvGPAFR7vFtPBjHPzrYPjnqZZ91eUWoVs66AU4fbSrw99bY_AAm1T1UBvBbizRCbtqJCbQhPJvjn0tz8tG.jpg

OgAAAAQtyh0SrO4Fb0vnXuiOTOGbcHNbV7HhmMFejs1O5hEvgZC7-hon_da7EVGd-4IVk-ZrIN4s_ZCg3vZyoWyv8OcAm1T1UMQtVXttIIozKKVY1rtWUF2lhoI6.jpg

OgAAAOjkvigPiS6FndF_TG5qZb5QtuUTUPpZmKr7qVOjHh_adErF-nCN9Vx6L2l5DscZBRMMfik8VBiMbCY3FEN_YGwAm1T1UIWzI3d7HtqjKhHsoJW667BlUUDi.jpg

OgAAANA8eLfVZDDssJVK75iIUyBQNj0FvhYkuT9Fz-XptEczEcUY3LL06qZRj9VkEN1cBF9mMsVWpf3z6MAGOoPNO3sAm1T1UKD57dWAZ5N7j-o_SL0gqnf0fyOD.jpg

OgAAAHG-V-_u-V9JSV7FNvaRIQr2vF4xzDaTpJh_KpQNHJlMpBABqZaODHh03rE-VPu0gvpFiDVktGi0s8Cssd1opNcAm1T1UA5ieLUvFz49YJ-dcHNxEf6o1NVe.jpg

OgAAAN7eunmtRnc1OCqQofUzwXaWfseJQVURr6zqJmj7Z-xzXCD4gmQgLz-J1axaIAB9qOQKYLnhvKN7N2npQD7Jy1YAm1T1UF025rUzWOeMkBjx-tdu1uNrlFoK.jpg

OgAAADpdTsy1-8Bg3EAdYgDo5MZhdMAg4Gtbr1ewm6SEChwr8nCEUz-_3pplC_fcvnrKpe60v8DmG6M8O9jkpJ1wuzIAm1T1UB4bjPWx4GGdQn6oV82xQoaI5qk-.jpg

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

PICO = MANIFOLD (ou faixa estreita de banda passante)

PLANA = DUTADA

certo?

MANIFOLD não é PICUDA gente ... a BANDA PASSANTE QUE É ESTREITA , isso não significa que seja PICUDA !!!

Compartilhar este post

Link para o post

o astra 1ª foto

e o uno 3ª foto

deve ta tocando MUITO bonito!

Compartilhar este post

Link para o post

o astra 1ª foto

e o uno 3ª foto

deve ta tocando MUITO bonito!

Até pode tocar bonito, mas o coisinha feia né, parece o carro do transformer, se fosse pra dar nome do carro esse certamente seria o Uninho Megazord viu...

Eu já não gosto acho muito escandaloso, se é pra enxer de coisa assim melhor caçamba, claro minha opinião, mas não tiro o mérito de quem tem coragem pra fazer isso.. E realmente deve ta tocando forte mesmo..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

IMORRIVEL,

Eu acho que nas caixas paraibanas, eles inclinaram os subs para os mesmos caber dentro do veiculo, os 4. Não conseguir ver uma lógica de projeto e tals... talvez algo puxado para uma "turbo bass piorada"

Essa caixa que vc postou no começo! dos target bass! eh febre pelo Nordesde! acho que ela eh apenas uma bass-reflex montada de uma maneira diferente... eu acho ela terrivel de feia, um visual muito poluido!

Acho que apos todas essas postagens o GUTO DE ALMEIDA, O SANDRO NESCAFÉ e o KLEBER estão nos mostando que não tem misterio construir uma manifold... e sim muito cuidado na sua sintonia, partindo do principio que sua banda passante eh estreita por volta dos 100hz.

Intão não seria recomendada a gregos e troianos...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...