Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SparxxD

Sai Protech, entra..??

Recommended Posts

Bom dia galera!

Seguinte, meu amigo está tendo problemas com 2 Protech SUB 600 de 18' e vai vender eles pra comprar AF's melhores

Ele possui uma Saveiro com caixa de 100L pra cada, amplificador SD 2000 (2ohms) e Baterias 180Ah+70Ah(cofre). Fiação 21mm.

Pra não precisar trocar o módulo, optou-se por AF's de 800 rms e 4ohms. A única coisa que pode ser alterada é a caixa, visto que os over pedem 172L..

Ele gosta de gravão pra longe do carro, então aí vem a dúvida: qual seria melhor pra isso, Over SUB800 ou SDS 800?? Ambos de 18'.

O SDS não teria necessidade de trocar a caixa, porém é mais caro que os Over...

O que vcs acham? Qual deles é mais forte pra essa finalidade? (batida estendida, tipo gravão)

Espero que possam ajudar. Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera!

Seguinte, meu amigo está tendo problemas com 2 Protech SUB 600 de 18' e vai vender eles pra comprar AF's melhores

Ele possui uma Saveiro com caixa de 100L pra cada, amplificador SD 2000 (2ohms) e Baterias 180Ah+70Ah(cofre). Fiação 21mm.

Pra não precisar trocar o módulo, optou-se por AF's de 800 rms e 4ohms. A única coisa que pode ser alterada é a caixa, visto que os over pedem 172L..

Ele gosta de gravão pra longe do carro, então aí vem a dúvida: qual seria melhor pra isso, Over SUB800 ou SDS 800?? Ambos de 18'.

O SDS não teria necessidade de trocar a caixa, porém é mais caro que os Over...

O que vcs acham? Qual deles é mais forte pra essa finalidade? (batida estendida, tipo gravão)

Espero que possam ajudar. Abraços!!

De boa mesmo!

Se tá tendo problemas é pq tem algo errado aí...

Antes de tomar qualquer conclusão precipitada, posta aqui as fotos da caixa, tamanho dos dutos, configurações e regulagens...

Duvido que com qualquer um desses falantes citados vc consiga um resultado muito melhor do que com o equipamento que já tem. O que tá faltando aí é instrução...

Se for continuar com Protech, eu posso ajudar aqui à medida do possível e do tempo disponível...

Att

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma "tara" pelo over sub e com certeza usaria eles. Inclusive se um dia eu tiver uma pick up é neles que eu vou.

Dizem que o sds consegue mandar o grave mais longe e é mais seco. Seria meio que uma questão de gosto pessoal.

Eu particularmente prefiro um som mais flat com qualidade, gravão pesado e que agrade quem está em volta.

Compartilhar este post

Link para o post

De boa mesmo!

Se tá tendo problemas é pq tem algo errado aí...

Antes de tomar qualquer conclusão precipitada, posta aqui as fotos da caixa, tamanho dos dutos, configurações e regulagens...

Duvido que com qualquer um desses falantes citados vc consiga um resultado muito melhor do que com o equipamento que já tem. O que tá faltando aí é instrução...

Se for continuar com Protech, eu posso ajudar aqui à medida do possível e do tempo disponível...

Att

Sandro

Opa, valeu Sandro!

Como dizem, se vc falou tá falado! Vamos as specs:

CAIXA:

P = 37 cm

L = 130 cm

A = 47 cm

OBS.: o P (profundidade) é da parte de cima da caixa. A de baixo não sabemos se é maior, pois a caixa é muito "justa" na caçamba e é muito ruim de tirar pra conseguir medir, e esquecemos que dava pra medir pelo lado de dentro hehehehe

Dutos:

L = 5 cm

A = 43 cm

P = 14,5 cm

Compensado Náutico 18mm

PLAYER (Pioneer 6080UB):

Custom 1:

50 Hz = -1

125 Hz = -1

315 Hz = 0

800 Hz = +2

2000 Hz = +2

5000 Hz = +2

12500 Hz = +2

LOUD: High

SUB W.2 = -1 63 Hz

BASS = 0

HPF = OFF

SLA = 0

Cabeamento 21mm no positivo e negativo.

Regulagens do SD 2000:

Está com o ganho no mínimo.

Os cortes não lembro pois os módulos ficam num rack que não da de ver as regulagens, mas sai pouca voz pelos falantes.

Fotos:

p1206101251.th.jpg p120610125202.th.jpg p1206101253.th.jpg p1206101259.th.jpg p1206101300.th.jpg

OBS.: Ignorem a sujeira (o Cássio saiu em estrada de terra e ainda não limpou), o dedo numa das fotos e o Bob Esponja heheheh

Os Protech são bons, tocam MUITO forte, porém o Cássio já se encomodou mais de 3 vezes com o AF. Primeiro um veio raspando (antes de instalar o som), depois o outro travou a bobina e agora esse parou de tocar... É um som que, mesmo cuidando com o Clip a cada música, não passa confiança alguma... Por isso ele tem intenção de partir pra marcas mais conhecidas, que também a garantia é mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra usar essa caixa só precisa fazer alterações no duto, se preecisar depois de escolher o novo falante posso ver isso prá vc!Uso o POWERX nos projetos, essa caixa foi projetada ou feita à rumo prá ver como tocaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra usar essa caixa só precisa fazer alterações no duto, se preecisar depois de escolher o novo falante posso ver isso prá vc!Uso o POWERX nos projetos, essa caixa foi projetada ou feita à rumo prá ver como tocaria?

Foi feita conforme o manual do falante!

Opa, qualquer coisa conversamos então

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu Sandro!

Como dizem, se vc falou tá falado! Vamos as specs:

CAIXA:

P = 37 cm

L = 130 cm

A = 47 cm

OBS.: o P (profundidade) é da parte de cima da caixa. A de baixo não sabemos se é maior, pois a caixa é muito "justa" na caçamba e é muito ruim de tirar pra conseguir medir, e esquecemos que dava pra medir pelo lado de dentro hehehehe

Dutos:

L = 5 cm

A = 43 cm

P = 14,5 cm

Compensado Náutico 18mm

PLAYER (Pioneer 6080UB):

Custom 1:

50 Hz = -1

125 Hz = -1

315 Hz = 0

800 Hz = +2

2000 Hz = +2

5000 Hz = +2

12500 Hz = +2

LOUD: High

SUB W.2 = -1 63 Hz

BASS = 0

HPF = OFF

SLA = 0

Cabeamento 21mm no positivo e negativo.

Regulagens do SD 2000:

Está com o ganho no mínimo.

Os cortes não lembro pois os módulos ficam num rack que não da de ver as regulagens, mas sai pouca voz pelos falantes.

Fotos:

p1206101251.th.jpg p120610125202.th.jpg p1206101253.th.jpg p1206101259.th.jpg p1206101300.th.jpg

OBS.: Ignorem a sujeira (o Cássio saiu em estrada de terra e ainda não limpou), o dedo numa das fotos e o Bob Esponja heheheh

Os Protech são bons, tocam MUITO forte, porém o Cássio já se encomodou mais de 3 vezes com o AF. Primeiro um veio raspando (antes de instalar o som), depois o outro travou a bobina e agora esse parou de tocar... É um som que, mesmo cuidando com o Clip a cada música, não passa confiança alguma... Por isso ele tem intenção de partir pra marcas mais conhecidas, que também a garantia é mais eficiente.

eu tentaria deixar tudo em flat no player e fazer as regulagens pelo AMP.

no caso o loud no high acredito que em volumes elevados possa mandar um pouco de distorção. eu colocaria no low.

o equalizador deixaria tudo em 0

o SLA é um nivel de acordo com sinal de rádio (alguem confirma?) sempre deixo em +4 e não vejo distorção.

faz isso ae que vai da uma melhorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira falha detectada: Dutos estreitos demais !!!

Eu recomendo aí dutos com pelo menos uns 12 cm de abertura, claro que o comprimento sintonizado corretamente e um pouquinho mais de volume na caixa pra compensar...

A posição dos dutos está correta, ambos para o centro da caixa.

Antes de gastar com uma caixa nova, tente uma opção barata: Retire a divisória entre as duas câmaras e faça os dois falantes tocarem em um compartimento comum.

Enquanto isso vou analizar aqui a caixa no WinISD e te passo a modificação mais fácil pra vc fazer nesse duto, ok...

Quero que seu som renda o máximo possível com o mínimo de gasto, pois seu equipamento é muito bom, inclusive os falantes. Então, vamos fazer esse troço funcionar corretamente... hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, depois das modificações feitas na caixa, retire o sinal da saída de subwoofer e coloque numa saída full do toca CD, faça o corte LP diretamente no módulo e mantenha o HPF do player em 50 ou até 63hz, com a equalização toda em flat. Isso fará o serviço de filtro subsonico, já o subsonico do módulo, deixe todo zerado.

Depois feche todo o ganho do módulo e suba o volume até uns 90%, logo vá subindo o ganho até piscar o led de clipping. Volte um pouquinho e deixe aí.

Feita a regulagem do grave, abra o ganho das cornetas até se equiparar com os graves.

Compartilhar este post

Link para o post

A falha na verdade não é da Protech, e sim da transportadora que eles trabalham, que na verdade é bem ruim, quando vai pelos correios então, piorou... Os falantes levam muita pancada durante a viajem e descentraliza tudo...

Desde já vou pegando no pé do Rafael pra parar de colar as centragens com borracha líquida, pois essa cola demora muito pra secar e é flexível demais, descentralizando o conjunto com qualquer vibraçãozinha ou aquecimento. O ideal é montar as centragens com resinas mais duras.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

A falha na verdade não é da Protech, e sim da transportadora que eles trabalham, que na verdade é bem ruim, quando vai pelos correios então, piorou... Os falantes levam muita pancada durante a viajem e descentraliza tudo...

Desde já vou pegando no pé do Rafael pra parar de colar as centragens com borracha líquida, pois essa cola demora muito pra secar e é flexível demais, descentralizando o conjunto com qualquer vibraçãozinha ou aquecimento. O ideal é montar as centragens com resinas mais duras.

Sandro caixa com uma proteção melhor pros falantes também não ajudaria? Pelo que vi aqui no fórum, eles usam apenas uma simples caixa de papelão. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro caixa com uma proteção melhor pros falantes também não ajudaria? Pelo que vi aqui no fórum, eles usam apenas uma simples caixa de papelão. pasmafaute

Na verdade, isso seria sim uma outra opção, mas a embalagem da Protech é a mesma utilizada por várias outras marcas. A prioridade aí é mudar a cola das centragens. É uma crítica construtiva pra fábrica.

Esse falante que parou de tocar, foi justamente pela descentralização da bobina, que ficou raspando e acabou rompendo o fio da bobina...

Compartilhar este post

Link para o post

MUITO obrigado pelas dicas Ю€åÐ!* XD *! e Sandro Café!!!

Ю€åÐ!* XD *!, som sem o LOUD fica muito ruim! O som fica horrivel...

SLA pelo que me consta manda muuuuita distorção... tanto é que os falantes ficam infinitamente mais forte se ativar ele! Então optamos por deixar em FLAT

E equalizador no 0 ai mesmo que explode o falante!! hehehehe tem que deixar no -1 mesmo

As cornetas (Protech também) são fraquinhas, por isso o +2 nas frequencias altas.

Sandro Café, os dutos foram feitos conforme o manual da Protech.

Mas o Cássio ja decidiu, vai trocar de falante hehehehe

o sinal não sei se está na saida SUB, pois nela tem um JL de 10' (como pode-se ver nas fotos)... mas aquela regulagem (SUB W.2) aparentemente faz diferença no som de trás, então achamos estranho!

Mas amanha vamos fazer essa regulagem pra ver, mesmo estando com um falante só

O ganho das cornetas já está no máximo hehehehe

O problema é que o ampli delas é ligado junto com um Kit 2 vias CS 60D, ai fica 300rms pro kit e 300 pras cornetas+tweeters, por isso aumentamos no player!

Vc disse que os falantes são bons, mas até agora eles só provaram o contrário! Agora o outro falante (o único que sempre funcionou desde que o som foi montado) começou a fazer cheiro de queimado hehehehe tava demorando pra ele apresentar defeito... Mesmo ouvindo no volume 32 (muito longe de clipar) ele subiu cheiro...

Editado por SparxxD

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, depois das modificações feitas na caixa, retire o sinal da saída de subwoofer e coloque numa saída full do toca CD, faça o corte LP diretamente no módulo e mantenha o HPF do player em 50 ou até 63hz, com a equalização toda em flat. Isso fará o serviço de filtro subsonico, já o subsonico do módulo, deixe todo zerado.

Depois feche todo o ganho do módulo e suba o volume até uns 90%, logo vá subindo o ganho até piscar o led de clipping. Volte um pouquinho e deixe aí.

Feita a regulagem do grave, abra o ganho das cornetas até se equiparar com os graves.

Sandro muito obrigado mesmo cara.

Com você simulando a caixa não tem como dar errado :rever1:

Mas o meu problema ainda continua sendo a Protech, além desse que parou de tocar e estava invertido, o outro que nunca incomodou comeou a feder a bobina parece até praga! Tava ouvindo música num só normal, (volume no 32) muito, mas muito longe de pensar em clipar e o bichinho começou a feder.

Você acha que é a caixa que tá estragando meus AF´s??

Vlw, abraços.

Opa foi mal ai, respondi aqui mas não vi que voce ja tinha respondido + vezes heuaheua.

Bom então o problema é transporte, mas agora vou ter que trocar os dois... e tenho certeza que vão vir com defeito denovo..

to com muita vontade de mudar pra oversound, mas posso sim antes disso testar essas modificações que voce falou na caixa.

Vlw Cara.

Editado por cassiouru

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, isso seria sim uma outra opção, mas a embalagem da Protech é a mesma utilizada por várias outras marcas. A prioridade aí é mudar a cola das centragens. É uma crítica construtiva pra fábrica.

Esse falante que parou de tocar, foi justamente pela descentralização da bobina, que ficou raspando e acabou rompendo o fio da bobina...

exatamente Sandro! Esse negócio de romper o fio o cara da loja de som falou o mesmo!

Editado por SparxxD

Compartilhar este post

Link para o post

Bom então o problema é transporte, mas agora vou ter que trocar os dois... e tenho certeza que vão vir com defeito denovo..

to com muita vontade de mudar pra oversound, mas posso sim antes disso testar essas modificações que voce falou na caixa.

Vlw Cara.

Eu já escrevi em vermelho acima um alerta pro pessoal da Protech mudar a cola utilizada entre a centragem/carcaça, hehehe, tomara que o Rafael dê uma espiada aqui...

Quanto aos Sub600 eu garanto que são bons, pois todos os que instalei, vendi ou indiquei estão tocando muito bem. No caso dos Over, nada impede que queimem ou dê defeito da mesma maneira, pois resistência não é uma virtude da Oversound...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o meu problema ainda continua sendo a Protech, além desse que parou de tocar e estava invertido, o outro que nunca incomodou comeou a feder a bobina parece até praga! Tava ouvindo música num só normal, (volume no 32) muito, mas muito longe de pensar em clipar e o bichinho começou a feder.

Você acha que é a caixa que tá estragando meus AF´s??

Se a bobina cheirar resina epoxi aquecida, não quer dizer que vá queimar. Agora, se o cheiro for de "queimado" mesmo é pq a caixa tá com o rendimento baixo, sendo nescessário forçar um pouco o falante pra ela tocar descentemente.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a bobina cheirar resina epoxi aquecida, não quer dizer que vá queimar. Agora, se o cheiro for de "queimado" mesmo é pq a caixa tá com o rendimento baixo, sendo nescessário forçar um pouco o falante pra ela tocar descentemente.

Humm.. o problema é que não sei o cheiro de resina epoxi aquecida! Hehehehehe

mas o cheiro é de queimado mesmo!

O problema é que a caixa está como o manual da Protech manda... Aliás, pra ser exato, com 10L a menos pra cada falante, resultando em 90L pra cada...

Porém a fabrica recomenda duas caixas, uma com 80 e outra com 100 litros... será que esses 90 dão alguma diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa litragem (+ou- 87 litros) bruto, e com um duto com essas medidas de largura e altura o comprimento dele deveria ser com mais de 90cm, para dar uma melhorada é de mais,só que com um duto desse comprimento diminuiria ainda mais a litragem livre para o sub e subiria a freq. de sintonia da caixa que já está alta. Qualquer duvida entra em contato pelo MSN. Flw!

Compartilhar este post

Link para o post

Humm.. o problema é que não sei o cheiro de resina epoxi aquecida! Hehehehehe

mas o cheiro é de queimado mesmo!

O problema é que a caixa está como o manual da Protech manda... Aliás, pra ser exato, com 10L a menos pra cada falante, resultando em 90L pra cada...

Porém a fabrica recomenda duas caixas, uma com 80 e outra com 100 litros... será que esses 90 dão alguma diferença?

A variação no volume da caixa altera apenas a resposta...Quanto maior, mais graves. A falha no rendimento dela tá no duto mesmo. Eu sempre preferi dutões mais "generosos", iguais ao que indiquei pro Fiat 147 do Guilherme Surdo. Dá uma olhada no tópico dele lá...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143375

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Com essa litragem (+ou- 87 litros) bruto, e com um duto com essas medidas de largura e altura o comprimento dele deveria ser com mais de 90cm, para dar uma melhorada é de mais,só que com um duto desse comprimento diminuiria ainda mais a litragem livre para o sub e subiria a freq. de sintonia da caixa que já está alta. Qualquer duvida entra em contato pelo MSN. Flw!

Caixa com sintonia baixa, só pra ambientes fechados e olhe lá...

A frequencia pra ar livre, utilizando um corte subsonico bem feito, é melhor sintonizar a caixa de 80 hz pra cima, mantendo um volume livre relativamente grande para os subs e de preferência que trabalhem em uma câmara única.

O rendimento assim é garantido, sendo que a caixa se torna um autêntico "Boom Box".

Até que me provem que caixa plana toca bem ao ar livre, a minha idéia de graves fortes continua sendo essa... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa com sintonia baixa, só pra ambientes fechados e olhe lá...

A frequencia pra ar livre, utilizando um corte subsonico bem feito, é melhor sintonizar a caixa de 80 hz pra cima, mantendo um volume livre relativamente grande para os subs e de preferência que trabalhem em uma câmara única.

O rendimento assim é garantido, sendo que a caixa se torna um autêntico "Boom Box".

Até que me provem que caixa plana toca bem ao ar livre, a minha idéia de graves fortes continua sendo essa... :legal:

Então Sandro, pelo que entendi você recomenda que eu remova a divisória completamente e depois de uma alargada nos dutos, é isso?

Isso eu posso fazer eu mesmo nem preciso da loja.

Então mesmo que eu bote oversound ou qualque marca que seja + conhecida por resistência, tb poderá apresentar problemas pois a caixa é que está facilitando isso certo?

Bom tudo oque eu quero é poder ter um som que funcione quando eu precise, pq assim eu não consigo ouvir nada, sempre dá alguma zica...

queria que meu trio tocasse igual o JL dentro da cabine, aquele ali pode errar na caixa, abusar de distorção, fazer de gato e sapato que ele nem sequer esquenta... eauehau.

FLW! Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, a minha experiencia com LOUD é de queima.

Desliga esse loud que só faz te mandar distorção.

o loud reforça graves e agudos, e não reforça os medios, o que vai fazer

com que o teu modulo de grave clipe muito antes do modulo de médios, te

fazendo sentir necessidade de aumentar o volume.

Desliga o loud, e reforça a via de agudos através do equalizador.

Quanto a saida SUB, as regulagens dela são exclusivamente delas, não devem interferir nas outras saidas não.

Se tá interferindo, ou não tá ligado certo, ou o seu player está ruim.

Eu usava 4 SUB600 em um T8500 no limite do clip, e eles só queimaram uma vez quando meu amigo vacilou e aumentou acima do limite.

Compartilhar este post

Link para o post

kra isso naum tem nada haver com falantes naum pepino seu é caixa e ligação saida pra sub pra trio nem pensar... conselho antes de nada peça um projeto de caixa para o café (sandro) e modifique as ligações de acordo com oq ele lhe passar tenho certeza q ficara surpreso com os protechs,, eu estou deixando a marca mas naum por problemas ou outras coisas e sim por dever varios favores ao fabricante da nova marca que vou uzar q nem vem ao caso... eu utilizo no meu PA 8 protechs trio de 350 no grave ja faz mas de um ano nunca nenhum deu problema todos estão tocando como vieram.. sendo q cada é de 350 rms eu axo, eu uso 4000 rms de amplificador na bunda deles tocando só gravão e detalhe são os de 15" como disse faz mais de um ano e nunca tive problemas..... problema ai é configuração e caixa....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...